Notícias

Institucional • 11 abr 2023
Iscte cria Núcleo de Estudos da Deficiência

Seminário inaugural realiza-se a 18 de maio de 2023

O Iscte criou o Núcleo de Estudos da Deficiência, estrutura para intervir nas vertentes do ensino, da investigação e da extensão universitária. Orientado para os princípios da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, o Núcleo de Estudos da Deficiência pretende contribuir para o aprofundamento do estudo da deficiência em Portugal, na Europa e no Mundo, através da produção de informação científica de excelência, em estreita parceria com entidades públicas e privadas. O núcleo tem coordenação científica do Professor Luís Capucha, do CIES.

O lançamento formal do Núcleo de Estudos da Deficiência será a 18 de maio de 2023, no Seminário Internacional «Vida independente e direitos sociais, que futuro?», no Iscte.  O evento contará com a presença de especialistas e tem como principais oradores Wenn Lawson (Austrália) e Edurne Iriarte (Irlanda). A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição e limitada à capacidade do auditório.

Em breve serão divulgados o programa e o link para inscrições.


+ Informação: O Decreto-Lei nº 129/2017 de 9 de outubro aprova o programa "Modelo de Apoio à Vida Independente" (MAVI), define regras e condições para beneficiários/as. O programa MAVI disponibiliza assistência pessoal a pessoas com deficiência ou incapacidade, através de assistentes pessoais para a realização de atividades de vida diária. Conheça o Modelo de Apoio á Vida Independente – MAVI.

Voltar ao topo