Ciência Política

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
16 dez 2014
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1043/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração
Contactos
Candidate-se 
O Mestrado em Ciência Política fornece uma sólida formação, teórica e empírica, nesta área científica, oferecendo a possibilidade de especialização numa das seguintes áreas de formação temáticas:
  • Governação e Políticas para o Desenvolvimento,
  • Opinião Pública e Comunicação Política, ou
  • Instituições Políticas e Comportamento Político.

Entre outros aspetos, neste mestrado os estudantes poderão contar com: (1) Um corpo docente, nacional e estrangeiro, qualificado nas áreas em que leciona, e com amplo currículo no campo do ensino e da investigação política; (2) A possibilidade de realizarem estágios junto de entidades externas, com vista a desenvolver a sua dissertação de mestrado (por ex.: a CNE, a Assembleia da República, a OIM, a Amnistia Internacional, diversos media, ou a sede da Comissão Europeia em Portugal); (3) A possibilidade de frequentarem o ciclo de conferências doutorais, que conta com a participação de investigadores internacionais de prestígio e foca temas atuais e relevantes para a formação em Ciência Política; (4) Ainda, com o incentivo para que frequentem períodos em universidades estrangeiras, designadamente ao abrigo do programa de intercâmbios Erasmus, ou outro, havendo desde já vários protocolos estabelecidos.

Por último, o curso mantém uma relação privilegiada com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e o Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL), centros que tiveram sempre a classificação de “excelente” ou de “muito bom”. Estes centros de investigação integram com regularidade estudantes de mestrado para realização de estágios, ou para fazer parte de projetos de investigação.

Mensagem do(s) diretor(es)

O Mestrado em Ciência Política visa especializar licenciados / profissionais com formação em áreas distintas, fornecendo instrumentos teóricos e empíricos essenciais à compreensão do mundo da política. Oferece, por isso, uma sólida formação teórica na área da Ciência Política aliada a abordagens atuais e aplicadas do estudo da esfera política. A existência de três áreas de especialização temáticas possibilita aos estudantes o aprofundamento das suas competências em sub-áreas que resultam do cruzamento da Ciência Política com a Comunicação e a Economia Política. Os estudantes podem seguir quatro percursos diferentes: a opção por uma das três áreas temáticas acima referidas (concluindo a formação em Ciência Política com menção a uma das áreas temáticas), ou a opção pela realização de outras disciplinas que não as fixadas para cada área (sendo que neste caso a sua formação é genericamente em Ciência Política, sem menção a qualquer área).

De realçar ainda a oferta de um conjunto de disciplinas optativas específicas da área da Ciência Política (tais como: Política Internacional, ou Política Africana Contemporânea) que visam potenciar o aprofundamento dos conhecimentos dos estudantes na área científica em que realizam o mestrado.

Por último, os estudantes que demonstram mais talento e interesse na investigação em Ciência Política são usualmente integrados em projetos de investigação dos docentes, participando em diversas atividades, designadamente em co-autorias de papers a apresentar em congressos, ou de publicações nacionais ou internacionais.

Informações Gerais

Duração
2 anos
Língua
Português
ECTS
120
Vagas
30
Horário
Pós-laboral
Candidaturas
15 jan 2019 - 25 fev 2019
26 fev 2019 - 06 mai 2019
08 mai 2019 - 15 jul 2019
1.ºAno 1100.00
2.ºAno 1000.00
1.ºAno 3000.00
2.ºAno 1600.00
* Informação para o ano letivo de 2019/2020
Voltar ao topo