O Programa de Doutoramento em Ciência Política do ISCTE-IUL confere formação teórica e metodológica que permite aos doutorandos desenvolver pesquisas sobre temáticas atuais com resultados apropriáveis nos campos profissionais e de investigação.
Esta formação, que tem a duração de 4 anos letivos, aliada aos acordos estabelecidos com diversas entidades, públicas e privadas, para a realização de estágios, permite alimentar boas expetativas de emprego para os futuros doutores.
O corpo docente tem larga experiência nos campos da investigação científica associados ao doutoramento, atestada pelas publicações, pelas participações em conferências e pelas participações em redes de pesquisa, quer nacionais, quer internacionais, dos professores/investigadores envolvidos. Tem igualmente larga experiência de ensino nas áreas principais do curso, nomeadamente em Ciência Política (CP) e Relações Internacionais (RI).
Seja em termos de investigação, seja em termos de ensino, o corpo docente está especializado sobretudo nas seguintes áreas. Para a Ciência Política, eleições, comportamento eleitoral, atitudes políticas e representação política; democracia e democratização; instituições políticas; elites políticas; comunicação política e eleitoral; género e política; regimes políticos, movimentos sociais e cidadania. Para as relações Internacionais, europeização; política africana; política externa; políticas de segurança; políticas de desenvolvimento; Médio Oriente.
A relação que existe entre o Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas e os centros de investigação associados – nomeadamente o CIES-Iscte (Centro de Investigação e Estudos em Sociologia, com valências em CP) e o CEI-Iscte (Centro de Estudos Internacionais, com valências em RI) (centros que tiveram sempre teve a classificação de “excelente” ou “muito bom”) – possibilita um maior apoio aos doutorandos para a realização das suas teses de doutoramento.
O curso tem duas áreas de especialização, refletidas em todas as Unidades Curriculares (sempre com uma componente CP e outra RI, e lecionadas por docentes doutorados e especializados em cada área) e em termos de área temática da Tese:
- Doutoramento em Ciência Política – especialização em Ciência Política;
- Doutoramento em Ciência Política – especialização em Relações Internacionais.
A parte curricular concentra-se nos dois semestres do 1.º ano do curso. Os três anos seguintes destinam-se essencialmente à realização do trabalho de tese, havendo ainda vários seminários sobre diversas matérias teóricas e metodológicas. Em cada ano será organizado um ciclo de conferências internacionais, em articulação com os outros cursos doutorais da Escola de Sociologia e Políticas Públicas.
A coordenação do doutoramento é assegurada pelo:
- Diretor, André Freire, Professor Catedrático de Ciência Política, Investigador Senior do CIES-Iscte e Diretor Observatório da Democracia e da Representação Política
- Coordenadora da Área de Relações Internacionais, Giulia Daniele, Professor Auxiliar de História, Investigadora Integrada do CEI-Iscte.
Dia Aberto - Doutoramentos | 20 de junho, 2024
Poderá vir a ser atribuída uma «bolsa de mérito» para os candidatos a este curso.
Existem também «bolsas de 3º ciclo», que implicam apoio pedagógico dos bolseiros aos docentes, em número a decidir anualmente pelo Conselho de Gestão do ISCTE-IUL.
Links úteis
Ciclo Internacional de Conferências Doutorais da ESPP 2023/24
Regras sobre a frequência das UC de 1.º ano [PT/EN]
Normas regulamentares gerais dos Doutoramentos do Iscte
Normas regulamentares específicas do Doutoramento em Ciência Política
Projeto de tese de Doutoramento em Ciência Política [PT/EN] e Declarações dos Orientadores [PT/EN]
Relatório de Progresso no Doutoramento em Ciência Política [PT/EN] e Declarações dos Orientadores [PT/EN]
Mensagem do(s) diretor(es)
O estudo comparado das inter-relações entre as sociedades e os sistemas políticos, bem como das inter-relações entre os diferentes Estados, é fundamental não apenas para compreender, mas também para transformar o mundo contemporâneo.
Informações Gerais