Sociologia

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
16 mai 2013
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 77/2013 de 31-05-2013
Registo de alteração
Contactos
Candidate-se 
O Mestrado em Sociologia do ISCTE-IUL foi o primeiro criado nesta área científica em Portugal.

Prepara profissionais altamente qualificados, como técnicos e quadros superiores, dirigentes e peritos, docentes e formadores, num leque muito variado de áreas de atividade, assim como investigadores e candidatos a doutoramento.

O seu objectivo é promover formação avançada e especializada sobre as sociedades contemporâneas. Esta formação incide sobre as estruturas e instituições, os processos e agentes de mudança, os problemas sociais atuais e as formas de ação individual e coletiva que se manifestam nas sociedades contemporâneas. Abrange tanto o nível da sociedade global como o dos contextos locais.

Este Mestrado tem como primeiros destinatários licenciados em sociologia. Dirige-se também a licenciados noutras áreas científicas interessados em obter uma formação sociológica especializada. Para estes existem optativas de introdução à sociologia, em teorias, metodologias e análise de dados.

Os estudantes são convidados a participar em projetos do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), e nas Conferências Internacionais organizadas em colaboração com o Programa Doutoral em Sociologia. Marcaram presença nestas conferências, entre outros, Anthony Giddens, Bernard Lahire, Catherine Wihtol de Wenden, Fernando Henrique Cardoso, François Héran, Hans Joas, Jean-Michel Berthelot, Jeffrey C. Alexander, John Scott, Jonathan H. Turner, Jürgen Habermas, Margaret Archer, Nicos Mouzelis, Philippe C. Schmitter, Randall Collins, Thomas Brante, e Tom R. Burns.

Os estudantes podem ainda beneficiar da colaboração do Mestrado com o Observatório das Desigualdades, o Observatório da Emigração, a Editora Mundos Sociais e a revista Sociologia, Problemas e Práticas.

As aulas são leccionadas em duas turmas, uma em língua portuguesa e outra em língua inglesa. Os interessados nas aulas em língua inglesa devem consultar esta página.

Com uma duração de dois anos e 120 créditos (ECTS), o curso em língua portuguesa está organizado num tronco comum, composto por cadeiras obrigatórias de sociologia e metodologia, e permite a focalização em sete áreas temáticas:

  • Trabalho e Emprego
  • Direitos Humanos
  • Comunicação e Cultura
  • Educação
  • Migrações Internacionais
  • Saúde
  • Teoria e Método

A menção a uma das áreas temáticas no suplemento ao diploma é atribuída a quem deseje formação focalizada nessa área específica e complete pelo menos duas disciplinas na área temática.

Estão disponíveis disciplinas em teoria sociológica e epistemologia para quem pretende a menção em teoria e método, ou deseje continuar estudos para doutoramento.

Existe uma optativa de Estágio em Sociologia, com cariz científico ou técnico, para alunos que procurem uma experiência profissional associada à formação.

Estão disponíveis Bolsas para os candidatos admitidos com maior pontuação.

Aos alunos que concluam o primeiro ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados em Sociologia, com 60 créditos (ECTS).

O Mestrado em Sociologia do ISCTE-IUL foi acreditado pela A3ES.

Diretor

Informações Gerais

Duração
2 anos
ECTS
120
Vagas
30
Horário
Pós-laboral
Candidaturas
15 jan 2019 - 25 fev 2019
26 mar 2019 - 06 mai 2019
28 mai 2019 - 15 jul 2019
06 ago 2019 - 02 set 2019
Propinas *
1.ºAno 1100.00
2.ºAno 1000.00
Propinas Estudantes Internacionais *
1.ºAno 3000.00
2.ºAno 1600.00
* Informação para o ano letivo de 2018/2019
Voltar ao topo