Sociologia

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
16 mai 2013
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 77/2013 de 31-05-2013
Registo de alteração
Contactos
Candidate-se 
O Mestrado em Sociologia do ISCTE-IUL foi o primeiro criado nesta área científica em Portugal.

Prepara profissionais altamente qualificados, como técnicos e quadros superiores, dirigentes e peritos, docentes e formadores, num leque muito variado de áreas de atividade, assim como investigadores e candidatos a doutoramento.

O seu objectivo é promover formação avançada e especializada sobre as sociedades contemporâneas. Esta formação incide sobre as estruturas e instituições, os processos e agentes de mudança, os problemas sociais atuais e as formas de ação individual e coletiva que se manifestam nas sociedades contemporâneas. Abrange tanto o nível da sociedade global como o dos contextos locais.

Este Mestrado tem como primeiros destinatários licenciados em sociologia. Dirige-se também a licenciados noutras áreas científicas interessados em obter uma formação sociológica especializada. Para estes existem optativas de introdução à sociologia, em teorias, metodologias e análise de dados.

Os estudantes são convidados a participar em projetos do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), e nas Conferências Internacionais organizadas em colaboração com o Programa Doutoral em Sociologia. Marcaram presença nestas conferências, entre outros, Anthony Giddens, Bernard Lahire, Catherine Wihtol de Wenden, Fernando Henrique Cardoso, François Héran, Hans Joas, Jean-Michel Berthelot, Jeffrey C. Alexander, John Scott, Jonathan H. Turner, Jürgen Habermas, Margaret Archer, Nicos Mouzelis, Philippe C. Schmitter, Randall Collins, Thomas Brante, e Tom R. Burns.

Os estudantes podem ainda beneficiar da colaboração do Mestrado com o Observatório das Desigualdades, o Observatório da Emigração, a Editora Mundos Sociais e a revista Sociologia, Problemas e Práticas.

As aulas são leccionadas em duas turmas, uma em língua portuguesa e outra em língua inglesa. Os interessados nas aulas em língua inglesa devem consultar esta página.

Na turma em língua inglesa leccionarão cientistas sociais estrangeiros de prestígio mundial como Ann Nilsen (University of Bergen, Noruega), Berth Danermark (Örebro University, Suécia), Craig Calhoun (Arizona State University, Estados Unidos da América), Danny Dorling (University of Oxford, Reino Unido), Dave Elder-Vass (Loughborough University, Reino Unido), Peter Brandon (University at Albany, Estados Unidos da América) e Richard Lachmann (University at Albany, Estados Unidos da América), além dos docentes regulares portugueses.

Com uma duração de dois anos e 120 créditos (ECTS), o curso em língua portuguesa está organizado num tronco comum, composto por cadeiras obrigatórias de sociologia e metodologia, e permite a focalização em sete áreas temáticas:

  • Trabalho e Emprego
  • Direitos Humanos
  • Comunicação e Cultura
  • Educação
  • Migrações Internacionais
  • Saúde
  • Teoria e Método

A menção a uma das áreas temáticas no suplemento ao diploma é atribuída a quem deseje formação focalizada nessa área específica e complete pelo menos duas disciplinas na área temática.

Estão disponíveis disciplinas em teoria sociológica e epistemologia para quem pretende a menção em teoria e método, ou deseje continuar estudos para doutoramento.

Existe uma optativa de Estágio em Sociologia, com cariz científico ou técnico, para alunos que procurem uma experiência profissional associada à formação.

Estão disponíveis Bolsas para os candidatos admitidos com maior pontuação.

Aos alunos que concluam o primeiro ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados em Sociologia, com 60 créditos (ECTS).

O Mestrado em Sociologia do ISCTE-IUL foi acreditado pela A3ES.

Diretor

Informações Gerais

Duração
2 anos
Língua
Português e Inglês
ECTS
120
Vagas
30
Horário
Pós-laboral
Candidaturas
15 jan 2019 - 25 fev 2019
26 fev 2019 - 06 mai 2019
08 mai 2019 - 15 jul 2019
06 ago 2019 - 02 set 2019
1.ºAno 1100.00
2.ºAno 1000.00
1.ºAno 3000.00
2.ºAno 1600.00
* Informação para o ano letivo de 2019/2020
Voltar ao topo