O Serviço Social no Iscte
A Licenciatura em Serviço Social iniciou-se no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) em 2010, após a realização do 1º programa de Doutoramento em Serviço Social, em 2004, em parceria com o Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (1ª escola de Serviço Social portuguesa – 1935). O Iscte é o primeiro estabelecimento de ensino universitário público a ministrar os 3 ciclos de estudo de formação em Serviço Social, em Portugal. 2008 – Programa de Mestrado em Serviço Social; 2010 – Licenciatura em Serviço Social; 2010 - Doutoramento em Serviço. 2020 – Pós-Graduação Serviço Social na Saúde. 2021 – ESWOCHY - European Master, in Social Work with Children and Youth.
No âmbito da Licenciatura em Serviço Social temos quase duas centenas de Protocolos de cooperação com a sociedade civil, o estado e com as organizações sociais para desenvolvimento de ações de formação, supervisão e avaliação de prática profissionais em especial a realização de estágios curriculares.
Objetivos
Horário
O horário do curso inicia às 16h30 e termina normalmente às 19h30.
Mensagem do(s) diretor(es)
Aos estudantes e candidatos à frequência da Licenciatura em Serviço Social no Iscte dou as Boas Vindas e desejo a todos/as uma formação de qualidade, sentimento de pertença e uma boa inserção no mercado de trabalho após a conclusão dos respetivos estudos.
No presente os grandes desafios societários mundiais centram-se essencialmente nas questões sociais com impacto cada vez maior nas relações humanas em sociedade, reconhecimento dos direitos humanos e nas garantias de Bem-Estar Social igual para todos promovendo sociedades/comunidades mais sustentáveis.
A licenciatura em Serviço Social tem como pressuposto uma intervenção afirmativa nas transformações societárias (sistema de trabalho e emprego, sociabilidade e cultura, relações Estado/Sociedade, dinâmica demográfica) ocorridas na última década com significativas consequências no exercício profissional dos assistentes sociais.
A emergência de novas questões sociais nomeadamente: novas formas de pobreza e exclusão, desemprego e mecanismos de inserção económica, migrações, superdiversidade, problemas sociais associados, importância acrescida da dimensão territorial e dos mecanismos de parceria e contratualização das políticas sociais locais, exigências de racionalização e eficácia dos projetos sociais, são na atualidade grandes desafios colocados ao Serviço Social.
Integra-te num projeto de formação inovador e atual para o desenvolvimento social e humano da sociedade contemporânea.
UM ABRAÇO
Informações Gerais