Programa Erasmus+

O Programa Erasmus+ é um programa financiado pela União Europeia, que oferece um vasto leque de oportunidades a pessoas e instituições de todos os setores da educação, formação, juventude e desporto.

O programa está estruturado em 3 ações-chave (key action KA) e ações Jean Monnet da forma seguinte:

  • Ação-chave 1: Mobilidade individual para fins de aprendizagem
  • Ação-chave 2: Cooperação entre organizações e instituições
  • Ação-chave 3: Apoio ao desenvolvimento de políticas e à cooperação
  • Ações Jean Monnet;

No ensino superior, o Programa Erasmus+ proporciona a estudantes de todos os ciclos de estudo, docentes, staff e investigadores, oportunidades de mobilidade para países da Europa (países do Programa) e do resto do mundo (países parceiros).  Ao abrigo do Programa é possível ainda a participação das universidades em parcerias transnacionais com o resto do mundo, destinadas à inovação, modernização e internacionalização do ensino superior, através do desenvolvimento de projetos de cooperação e inovação.


PAÍSES DO PROGRAMA

Os Estados-Membros da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Espanha, Eslovénia, Eslováquia, Estónia, França, Finlândia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia.

Estados da EFTA: Islândia, Liechtenstein e Noruega;

Estados candidatos à adesão: Antiga República Jugoslava da Macedónia, Islândia, Listenstaine, Noruega, Sérvia e Turquia.


O PROGRAMA ERASMUS+ NO ISCTE

A participação do Iscte no Programa Erasmus+ realiza-se ao abrigo da sua Carta Erasmus para o Ensino Superior (ECHE) Erasmus Charter for Higher Education 2021-2027 - ISCTE concedida em 2014 e renovada em 2020, para o período 2021-2027.

Atualmente, no âmbito da sua Declaração de Política Erasmus  ISCTE_ErasmusPolicyStatement_Erasmus_2021_2027 o Iscte tem aprovados projetos Erasmus+, todos eles com uma oferta diversificada de oportunidades para estudantes, docentes, staff e investigadores do Iscte incluindo:

Conheça melhor o Programa neste guia Programa Erasmus+ no Iscte.

Voltar ao topo