Sociologia

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
17 abr 2015
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1038/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1038/2011/AL01 de 22-07-2015
Contactos
A Licenciatura em Sociologia do ISCTE-IUL foi o primeiro curso a ser criado em Portugal nesta área disciplinar, destacando-se ainda hoje como principal oferta educativa em termos de número de estudantes e número de diplomados na área.

O curso proporciona uma formação sólida e atualizada, envolvendo a aprendizagem de conceitos e perspetivas sociológicas sobre temas fundamentais para uma compreensão abrangente das sociedades atuais.

A aposta formativa nas metodologias intensivas e extensivas, incorporando uma forte componente demonstrativa de investigação e operacionalização de conceitos e teorias sociológicas, conferem ao curso de Sociologia no ISCTE-IUL traços de diferenciação de amplo reconhecimento e prestígio no panorama nacional e internacional.

Ao longo do processo formativo os alunos são desafiados a exercer e a "experimentar" a sociologia, quer no plano da investigação académica, quer com igual força e consistência, no plano da intervenção social e da prática profissional.

Neste quadro formativo um dos traços que se constitui particularmente vantajoso decorre da clara prevalência no corpo docente de membros integrados nas unidades de investigação do ISCTE-IUL - principalmente no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) e Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINAMIA'CET-IUL).

Outros

Revista “Sociologia”, da Associação Portuguesa de Sociologia: nº 9, especial sobre a atividade profissional em Sociologia; composto por artigos escritos por alunos do 2.º ano da Licenciatura em Sociologia do ISCTE-IUL, no âmbito da UC Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia.
Projecto “Portfólio Profissional de Sociólogos”, de alunos da UC de LEPS.

Mensagem do(s) diretor(es)

Enquanto instituição de ensino superior o ISCTE-IUL oferece aos seus estudantes um Programa de aprendizagens que não se resume, longe disso, à frequência das aulas. Todos os estudantes que ingressam no curso de Sociologia estão assim desafiados a participar em inúmeras atividades que têm lugar no contexto do campus académico, numa base quase quotidiana. Este envolvimento é um dos pilares que sustenta o alargamento do potencial de competências reflexivas e sentido crítico que é esperado os nossos estudantes adquirirem ao longo do seu processo formativo.  A nossa principal missão perante os estudantes é contribuir para que obtenham uma formação sólida, técnica e cientificamente competente, que os ajude a superarem-se a si mesmos, e os capacite para a construção de projetos alternativos e a fazer escolhas com futuro. 

Informações Gerais

Duração
3 anos
ECTS
180
Vagas
Diurno e pós-laboral: 63 | Pós-laboral: 35
Horário
Diurno e pós-laboral
Provas de ingresso
11 História ou 16 Matemática ou 18 Português
Nota do último colocado *
Diurno: 135,5 | Pós-laboral: 109,5
Propinas **
1.ºAno 1063.47
2.ºAno 1063.47
3.ºAno 1063.47
Propinas Estudantes Internacionais **
1.ºAno 5500.00
2.ºAno 5500.00
3.ºAno 5500.00
* Informação para o ano letivo de 2016/2017
** Informação para o ano letivo de 2018/2019
Voltar ao topo