Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
17 abr 2015
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1038/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1038/2011/AL01 de 22-07-2015
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português
A Licenciatura em Sociologia do Iscte foi o primeiro curso a ser criado em Portugal nesta área disciplinar, destacando-se ainda hoje como principal oferta educativa em termos de número de estudantes e número de diplomados na área.

O curso proporciona uma formação sólida e atualizada, envolvendo a aprendizagem de conceitos e perspetivas sociológicas sobre temas fundamentais para uma compreensão abrangente das sociedades atuais.

A aposta formativa nas metodologias intensivas e extensivas, incorporando uma forte componente demonstrativa de investigação e operacionalização de conceitos e teorias sociológicas, conferem ao curso de Sociologia no Iscte traços de diferenciação de amplo reconhecimento e prestígio no panorama nacional e internacional.

Ao longo do processo formativo os alunos são desafiados a exercer e a "experimentar" a sociologia, quer no plano da investigação académica, quer com igual força e consistência, no plano da intervenção social e da prática profissional.

Neste quadro formativo um dos traços que se constitui particularmente vantajoso decorre da clara prevalência no corpo docente de membros integrados nas unidades de investigação do Iscte - principalmente no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte) e Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINAMIA'CET-Iscte).

Oferta em inglês

A licenciatura em Sociologia verifica uma procura crescente de público internacional e oferece um conjunto de Unidades Curriculares lecionadas em inglês, cuja informação completa pode ser consultada aqui.

Mais informação

Os resultados do ingresso na licenciatura em Sociologia no Iscte têm revelado um aumento na procura da licenciatura, sendo a nota do último colocado na 1ª fase do concurso nacional de acesso em 2019/2020, de 14,1 valores.

A licenciatura em Sociologia é oferecida, no Iscte, em regime diurno e pós-laboral, verificando-se uma procura crescente de público adulto, com o objetivo de completar a sua formação e de enriquecer as suas competências para as exigências do mercado de trabalho.

Outros

Revista “Sociologia”, da Associação Portuguesa de Sociologia: nº 9, especial sobre a atividade profissional em Sociologia; composto por artigos escritos por alunos do 2.º ano da Licenciatura em Sociologia do Iscte, no âmbito da UC Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia.
Projecto “Portfólio Profissional de Sociólogos”, de alunos da UC de LEPS.

Mensagem do(s) diretor(es)

Enquanto instituição de ensino superior o Iscte oferece aos seus estudantes um Programa de aprendizagens que não se resume, longe disso, à frequência das aulas. Todos os estudantes que ingressam no curso de Sociologia estão assim desafiados a participar em inúmeras atividades que têm lugar no contexto do campus académico, numa base quase quotidiana. Este envolvimento é um dos pilares que sustenta o alargamento do potencial de competências reflexivas e sentido crítico que é esperado os nossos estudantes adquirirem ao longo do seu processo formativo.  A nossa principal missão perante os estudantes é contribuir para que obtenham uma formação sólida, técnica e cientificamente competente, que os ajude a superarem-se a si mesmos, e os capacite para a construção de projetos alternativos e a fazer escolhas com futuro. 

Candidatar

Informações Gerais

Duração
3 anos
Língua
Português
ECTS
180
Horário
Diurno e Pós-laboral
Provas de ingresso
11 História ou 16 Matemática ou 18 Português
Nota do último colocado *
Diurno: 141.00 | Pós-laboral 124.50
1.ºAno 871.52
2.ºAno 871.52
3.ºAno 871.52
1.ºAno 5500.00
2.ºAno 5500.00
3.ºAno 5500.00
* Informação para o ano letivo de 2019/2020
** Informação para o ano letivo de 2020/2021
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo