De forma integrada, o mestrado proporciona um percurso formativo que privilegia duas áreas temáticas:
A primeira área temática permite a concretização de uma formação abrangente em História Moderna e Contemporânea, contemplando a sociedade, a economia e a cultura política. Pretende-se que o estudante contacte com os novos problemas e caminhos gerados pela moderna agenda historiografia nacional e internacional, facultando-lhe os conhecimentos e o desenvolvimento de competências, os recursos teóricos e metodológicos que possibilitem a sua integração nos problemas e debates atuais.
A segunda área temática percorrida pelo mestrado permite alargar a dimensão clássica das Relações Internacionais (relações políticas, diplomáticas e militares entre estados), englobando igualmente toda a circulação de ideias, culturas, tecnologias, populações, mercadorias e capitais, realizada à escala internacional e global.
O mestrado tem como área científica dominante a da História, que é complementada com os contributos de outras áreas disciplinares como as Relações Internacionais, a Ciência Política, os Estudos da Cultura, entre outras.
A inscrição no Mestrado em História Moderna e Contemporânea permite o acesso ao Master Europeu em História Política e Cultural da Europa Medieval, Moderna e Contemporânea, programa de mobilidade discente desenvolvido em conjunto pelo Iscte, a Universidade de Paris I (França), a Università Degli Studi di Pisa (Itália), a Universidade Pablo Olavide de Sevilha (Espanha) e a Universidade de Atenas (Grécia).
Direção
Informações Gerais