Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
03 fev 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 72/2011
Registo de alteração
25 jul 2011
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português
Inaugurado em 1998 o Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (MCCTI) confere competências, teóricas e práticas, para a pesquisa académica e atividade profissional nas diversas áreas da comunicação e cultura intercruzadas pelas tecnologias de informação e comunicação.

Este mestrado duplamente pioneiro e inovador está vocacionado para alunos com interesse na comunicação e cultura e as áreas científicas predominantes são: Ciências da Comunicação, Sociologia, Estudos Culturais, Ciência Política e Políticas Públicas, Gestão e Marketing.

Proporciona um percurso formativo sólido que privilegia e articula áreas temáticas como a comunicação digital em rede, média sociais, indústrias criativas, média e jornalismo, comunicação política e opinião pública, regulação e políticas de média, inovação comunicacional e social, intervenção e gestão cultural, influenciadores digitais entre outras, adotando uma abordagem multidisciplinar e com uma robusta articulação com a investigação.

O curso está vocacionado tanto para profissionais já inseridos no mercado de trabalho como para licenciados de 1.º ciclo provindos das Ciências Sociais, tais como Sociologia, Antropologia, Economia, das Ciências da Comunicação como Publicidade e Marketing e de disciplinas da área das Humanidades como Estudos Literários ou Estudos Artísticos.


Apesar desta amplitude formativa de banda larga o MCCTI oferece a possibilidade de especialização num dos quatro ramos de especialização:

• Internet e Comunicação em Rede
• Cultura e Indústrias Criativas
• Comunicação e Política
• Media e Jornalismo
*

 

A oferta destes quatro ramos proporciona a possibilidade de especialização em temáticas mais finas da comunicação e cultura sendo esta complementada com três disciplinas optativas do Iscte de acordo com a escolha dos candidatos e que possibilita uma construção personalizada do currículo.

O corpo docente é constituído por professores do Iscte e conferencistas internacionais de renome e com larga experiência de investigação e produção nas suas áreas e procura proporcionar um ambiente de partilha debate e reflexão entre alunos e docentes.

Para além da possibilidade de aprendizagem com um corpo docente qualificado os alunos poderão ter acesso à crescente rede de contactos institucionais do curso para realizar estágios em empresas do setor como forma de aplicação dos seus conhecimentos e introdução no mercado de trabalho.

Já no plano da pesquisa, o curso mantém uma relação privilegiada com centros de investigação e observatórios que agrupam investigadores que produzem pesquisa na linha de ponta da inovação em investigação, tais como o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte)Observatório da Comunicação (OberCom), MediaLab CIES-Iscte e Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) e que poderão servir como interface de cooperação e ajuda em projetos de investigação dos próprios alunos ou de integração em pesquisas dos centros.

Em termos de mobilidade os alunos poderão frequentar ao abrigo do programa de intercâmbios Erasmus temporadas em universidades estrangeiras com protocolos estabelecidos – mais informações com a Unidade de Relações Internacionais:

Estão disponíveis Prémios de Excelência Académica para os candidatos admitidos com maior pontuação. 

Aos alunos que concluam o primeiro ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação com 60 créditos (ECTS).

(*) no ano letivo 2021/2022 o ramo de Media e Jornalismo não será disponibilizado como área de especialização.

Mensagem do(s) diretor(es)

Num mundo cada vez mais mediático o Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de informação visa preparar profissionais e investigadores com capacidade de leitura, pensamento crítico e atuação sobre os aspetos comunicacionais e culturais do mundo no qual vivemos.

Alavancado por uma formação polivalente, transdisciplinar e atualizada visa fornecer competências teóricas e práticas nas áreas da comunicação e cultura que sejam aplicáveis em contextos profissionais e/ou de investigação.

Desde a sua criação, em 1998, formámos já centenas de mestres estando muitos deles ativos a trabalhar e/ou investigar nos setores da comunicação e cultura.

Candidatar

Informações Gerais

Duração
2 anos
Língua
Português
ECTS
120
Vagas
90
Horário
Pós-laboral
Candidaturas
12 jan 2021 - 15 mar 2021
09 abr 2021 - 14 jun 2021
06 jul 2021 - 30 ago 2021
1.ºAno 2500.00
2.ºAno 1250.00
1.ºAno 3500.00
2.ºAno 2000.00
* Informação para o ano letivo de 2021/2022
Contactos
Voltar ao topo