Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
03 fev 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 72/2011
Registo de alteração
25 jul 2011
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Leccionado em Português
Inaugurado em 1998 o Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (MCCTI) confere competências, teóricas e práticas, para a pesquisa académica e atividade profissional nas diversas áreas da comunicação e cultura intercruzadas pelas tecnologias de informação e comunicação.

Este mestrado pioneiro e inovador está vocacionado para estudantes com interesse na comunicação e cultura e as áreas científicas predominantes são: Ciências da Comunicação, Sociologia, Estudos da Cultura, Ciência Política e Políticas Públicas, Gestão e Marketing.


Proporciona um percurso formativo sólido que privilegia e articula áreas temáticas como a comunicação digital em rede, média sociais, indústrias criativas, média e jornalismo, comunicação política e opinião pública, regulação e políticas de média, inovação comunicacional e social, intervenção e gestão cultural, influenciadores digitais entre outras, adotando uma abordagem multidisciplinar e com uma robusta articulação com a investigação científica.


O curso está vocacionado para licenciados de 1.º ciclo provindos das Ciências Sociais, tais como Sociologia, Antropologia, Economia, das Ciências da Comunicação como Publicidade e Marketing e de disciplinas da área das Humanidades como Estudos Culturais, Estudos Literários ou Estudos Artísticos, mas também para profissionais já inseridos no mercado de trabalho.

Apesar desta amplitude formativa de banda larga o MCCTI oferece a possibilidade de aprofundar estudos em quatro áreas temáticas no âmbito da comunicação:

• Internet e Comunicação em Rede

(ramo base no ano letivo 2022-2023)

• Cultura e Indústrias Criativas

• Comunicação e Política

• Media e Jornalismo

(disponíveis em UC optativas no ano letivo 2022-2023)


A oferta destas quatro áreas proporciona a possibilidade de aprofundar conhecimento em áreas temáticas da comunicação e cultura, frequentando unidades curriculares optativas do Iscte de acordo com a escolha dos candidatos e que possibilita uma construção personalizada do currículo.


O corpo docente é constituído por professores do Iscte e conferencistas internacionais de renome e com larga experiência de investigação e produção nas suas áreas e procura proporcionar um ambiente de partilha debate e reflexão entre estudantes e docentes.


Para além da possibilidade de aprendizagem com um corpo docente qualificado os estudantes poderão ter acesso à crescente rede de contactos institucionais do curso para realizar estágios em empresas do setor como forma de aplicação dos seus conhecimentos e introdução no mercado de trabalho.


Já no plano da pesquisa académica, o curso mantém uma relação privilegiada com centros de investigação e observatórios que integram investigadores que produzem pesquisa na linha de ponta da inovação em investigação, tais como o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Observatório da Comunicação (OberCom), MediaLab CIES-Iscte e Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) e que poderão servir como interface de cooperação e ajuda em projetos de investigação dos próprios estudantes ou de integração em pesquisas a decorrer nos centros de investigação ou nos observatórios.


Em termos de mobilidade os alunos poderão frequentar ao abrigo do programa de intercâmbios Erasmus estadias em universidades estrangeiras com protocolos estabelecidos – mais informações disponíveis na Unidade de Relações Internacionais:


Estão disponíveis Prémios de Excelência Académica para os candidatos admitidos com maior pontuação.


Aos estudantes que concluam o primeiro ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação com 60 créditos (ECTS).

Mensagem do(s) diretor(es)

Num mundo cada vez mais mediático o Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de informação visa preparar profissionais e investigadores com capacidade de leitura, pensamento crítico e atuação sobre os aspetos comunicacionais e culturais do mundo no qual vivemos.

Alavancado por uma formação polivalente, transdisciplinar e atualizada visa fornecer competências teóricas e práticas nas áreas da comunicação e cultura que sejam aplicáveis em contextos profissionais e/ou de investigação.

Desde a sua criação, em 1998, formámos já centenas de mestres estando muitos deles ativos a trabalhar e/ou investigar nos setores da comunicação e cultura.

Candidatar

Informações Gerais

Duração
2 anos
Língua
Português
ECTS
120
Vagas
90
Horário
Diurno e pós-laboral
Candidaturas
13 dez 2021 - 17 jan 2022
18 jan 2022 - 14 fev 2022
15 fev 2022 - 04 abr 2022
05 abr 2022 - 23 mai 2022
24 mai 2022 - 04 jul 2022
1.ºAno 2500.00
2.ºAno 1250.00
1.ºAno 3500.00
2.ºAno 2000.00
* Informação para o ano letivo de 2022/2023
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