Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
03 fev 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 72/2011
Registo de alteração R/A-Cr 72/2011/AL01 de 29/01/2023
25 jul 2011
Contactos

Período de aulas

Ínicio 25 set 2023
Fim 25 mai 2024

Propinas estudantes UE (2023/2024)

1.ºAno 2500.00 €
2.ºAno 1250.00 €

Propinas estudantes fora da UE (2023/2024)

1.ºAno 3500.00 €
2.ºAno 2000.00 €
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Com uma duração do ciclo de estudos de 2 anos (4 semestres) o MCCTI funciona em regime diurno e pós-laboral* e corresponde à obtenção de um total de 120 créditos (European Credit Transfer System - ECTS). 

Com um conjunto de unidades curriculares obrigatórias, o MCCTI oferece ainda optativas em áreas de temáticas diferenciadas.

As unidades curriculares obrigatórias são as seguintes:

 

No 1º ano:

1º semestre:

  • Dinâmicas Sociais da Internet
  • Práticas Discursivas
  • Teorias em Média e Comunicação
  • Redes Sociais Online
  • Fãs e Cultura Participativa

2º semestre:

  • Desenho da Pesquisa
  • Media e Opinião Pública
  • Literacia dos Media
  • Media e Participação Política

 

No 2º ano:

1º semestre:

Dissertação em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação ou Trabalho de Projeto em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação.

2º semestre:

Dissertação em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação ou Trabalho de Projeto em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação.

No final do curso os alunos terão de apresentar e defender uma dissertação ou projeto de mestrado (48 ECTS) em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação com um tema escolhido pelo candidato(a).

 

Para além das UC já indicadas, os estudantes escolhem:

No 2º semestre do 1º ano:

Uma optativa (condicionada) em Ciências da Comunicação, entre as seguintes:

  • Media e Jornalismo
  • Geopolítica dos Media
  • Comunicação Política
  • Gestão Indústrias Criativas
  • Gestão dos Meios de Comunicação Social

 

No 1º semestre do 2º ano:

Para além da unidade curricular de Dissertação e/ou Trabalho de Projeto, os estudantes têm ainda de frequentar 2 unidades curriculares optativas, sendo uma livre (a escolher entre a oferta existente no ISCTE), e uma optativa relativa a um Método de Pesquisa Social** com o intuito de apoiar a realização da dissertação ou projeto.

 

Esta possibilidade de construção pessoal do currículo é uma das mais valias diferenciadoras deste mestrado.

 

Entre a oferta na área das ciências da comunicação, recomendam-se as seguintes unidades curriculares, a frequentar como optativa livre:

  • Marketing Político
  • Recepção, Fruição e Públicos da Cultura 
  • Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia

Ou

  • Estágio em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação

 

O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um número mínimo de inscrições e podem funcionar em regime diurno ou pós-laboral, sendo possível ser frequentadas pelos estudantes inscritos em qualquer dos turnos.

No final do curso os alunos terão de apresentar e defender uma dissertação ou projeto de mestrado (48 ECTS) em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação com um tema escolhido pelo candidato(a).

As sessões presenciais distribuem-se predominantemente nos primeiros 3 dias da semana. Os estudantes podem selecionam optativas lecionadas em qualquer dos turnos (diurno ou pós-laboral).

os candidatos devem indicar na candidatura qual o regime que pretendem frequentar (diurno ou pós-laboral). As vagas são distribuídas igualmente em função da 1ª opção e vagas disponíveis em cada turno, no momento da seriação dos candidatos.

 

**Métodos de Pesquisa Social:

  • Análise de Arquivos e de Outras Fontes Documentais
  • Análise de Conteúdo com Programas Informáticos
  • Análise de Indicadores Estatísticos
  • Análise de Redes em Ciências Sociais
  • História e Imagem
  • História Oral
  • Métodos Avançados de Análise de Dados
  • Métodos de Análise de Dados
  • Métodos de Análise de Multimédia
  • Métodos de Inquirição Online
  • Pesquisa de Terreno

Plano de Estudos para 2023/2024

1º Ano
Dinâmicas Sociais da Internet
6.0 ECTS
Práticas Discursivas
6.0 ECTS
Teorias em Média e Comunicação
6.0 ECTS
Desenho da Pesquisa
6.0 ECTS
Questões Contemporâneas da Comunicação e da Cultura
6.0 ECTS
Marketing Político
6.0 ECTS
Média e Opinião Pública
6.0 ECTS
Comunicação Política
6.0 ECTS
Política e Regulação dos Média
6.0 ECTS
Organizações, Profissões e Criatividade
6.0 ECTS
Recepção, Fruição e Públicos da Cultura
6.0 ECTS
Gestão das Indústrias Criativas
6.0 ECTS
Globalização, Arte e Cultura
6.0 ECTS
Estudos Críticos em Média e Jornalismo
6.0 ECTS
Políticas Europeias para os Média
6.0 ECTS
Geopolítica dos Média
6.0 ECTS
Gestão dos Meios de Comunicação Social
6.0 ECTS
Optativas > Ccti
Fãs e Cultura Participativa
6.0 ECTS
Redes Sociais Online
6.0 ECTS
Literacia dos Novos Média
6.0 ECTS
Media e Participação Política
6.0 ECTS
2º Ano
Dissertação em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
48.0 ECTS
Trabalho de Projecto em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
48.0 ECTS
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS
Optativas > Livres Ou Supletivas
Optativas > Técnicas Especializadas de Pesquisa
Contactos
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