Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
03 fev 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 72/2011
Registo de alteração
25 jul 2011
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português

Corpo Docente para (2020/2021)

Directora
Dissertação em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação | Dissertação em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação | Desenho da Pesquisa
Rita Espanha. Professora Auxiliar com Agregação do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Diretora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação. Investigadora do CIES-Iscte, desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da "Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde", "Literacia em Saúde", "Gerações e Tecnologia de Comunicação". Membro da Equipa de Missão para a área da Saúde do Iscte. Coordenadora ERASMUS do Departamento de Sociologia. É Associated Editor da revista Observatório (OBS*- http://obs.obercom.pt/index.php/obs), membro do Comité Científico das Edicciones-InCom-UAB e do Comité Editorial da Revista de Comunicación y Salud (www.revistadecomunicacionysalud.org ). É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal.
Subdirector
Teorias em Média e Comunicação | Desenho da Pesquisa | Culturas Digitais, Fãs e Web 2.0
Jorge Vieira nasceu no Porto e é atualmente Professor Auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É doutorado em Sociologia, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e licenciado em Sociologia. Para além da docência desenvolve investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e no OberCom - Observatório da Comunicação enquanto investigador integrado.  Media e cultura, e a forma como se interligam, são as suas principais áreas de interesse.
Geopolítica dos Média
Carreira multidisciplinar, com licenciatura em jornalismo e comunicação, pós-graduação em sociologia e doutoramento em ciência política. Recebi bolsas de doutoramento em Portugal e no México, uma bolsa de doutoramento na Argentina e um convite para ser investigado visitante na na LSE, em Londres. Actualmente sou investigador do CEI-IUL / ISCTE em Lisboa, Portugal. Em 2009 obteve o doutoramento em Ciência Política na Universidade de Salamanca, Espanha, com uma dissertação que se converteu no meu primeiro livro: Retórica, política e administração pública. Por quê as reformas administrativas? (CLACSO e Universidade Autónoma Metropolitana, 2011). Alem desse trabalho, publiquei outro livro (Ser violento - Capital Intelectual, 2013), bem como 40 artigos em revistas indexadas. Publiquei também várias publicações não-académicas como relatórios institucionais/de consultoria, policy papers, e artigos em jornais e blogs especializados. Fui leader researcher e coordenador de projectos internacionais financiados pela Comissão Europeia e de projectos nacionais com fundos públicos. Coordenei Escolas de Verão sobre Transparência, Integridade e Luta contra a Corrupção e sobre Estudos Latino-Americanos no Instituto Universitário de Lisboa. Desde 2013, tenho leccionado cursos, seminários e conferências em universidades do México, Argentina, Espanha e Portugal (Mestrados e Doutoramentos). Trabalhei como jornalista (rádio e jornal) durante cinco anos, e continuo a colaborar com jornais de América Latina e Europa.
Gestão dos Meios de Comunicação Social
Estudos Críticos em Média e Jornalismo
Jornalista e especialista em comunicação digital, é doutorando em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-IUL. É investigador assistente no CIES-IUL e no Obercom, diretor executivo do Mestrado em Gestão de Novos Media, foi coordenador da Pós- Graduação em Jornalismo ISCTE-IUL/ Media Capital entre 2013 e 2018 e é assessor da direção e vogal do conselho técnico-pedagógico do Cenjor. É docente no ISCTE-IUL, na pós-graduação em Marketing Digital do IPAM e formador do Cenjor (desde 2001) e da ETIC. Foi jornalista em vários diários nacionais e diretor, diretor editorial e publisher de diversas revistas e projetos online. Recebeu uma dezena de distinções nacionais e internacionais com projetos online e multimédia.
Política e Regulação dos Média | Práticas Discursivas
Doutoramento em Ciências Sociais (Sociologia Política) em 2012 pelo Instituto de Ciências Sociais (Universidade de Lisboa). Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação em 2007 pelo ISCTE-IUL. Licenciatura em Sociologia em 2002 pelo ISCTE-IUL. Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Comunicação Social (Instituto Politécnico de Lisboa). Professor Auxiliar Convidado no ISCTE-IUL (Departamento de Sociologia). Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Possui 14 capítulo(s) de livros e 2 livro(s). Orientou 2 tese(s) de doutoramento e coorientou 1. Orientou 28 dissertação(ões) de mestrado. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Sociologia, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação, Humanidades com ênfase em Filosofia, Ética e Religião com ênfase em História e Filosofia da Ciência e Tecnologia e Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudos de Cinema, Rádio e Televisão. Nas suas atividades profissionais interagiu com 17 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
Dinâmicas Sociais da Internet | Média e Opinião Pública | Políticas Europeias para os Média | Práticas Discursivas
Investigadora Principal, nos últimos anos, de quatro projectos de investigação (três financiados pela FCT e outro, a decorrer, financiado pelo Civil Society Empowerment Programme da Comissão Europeia) e investigadora de três projectos internacionais de consórcio, Cláudia Álvares integra actualmente o European Science Foundation College of Experts. Tem exercido funções de avaliadora, desde 2014, para o European Research Council, Acções Cost, a British Academy, FCT e A3ES. Foi eleita presidente da European Communication Research and Education Association (ECREA) para o mandato 2012-2016, tendo sido editora da colectânea Routledge Studies in European Communication Research and Education e editora sénior da revista em acesso aberto ‘Cogent Social Sciences’ do Grupo Taylor & Francis (Routledge). Entre as suas publicações principais encontram-se Media in Europe: New Questions for Research and Policy (co-authoria, 2014), Gendered Transformations: Theory and Practices on Gender and Media (co-autoria, 2010), Teorias e Práticas dos Media: Situando o Local no Global (org. conjunta, 2010), Representing Culture: Essays on Identity, Visuality and Technology (org., 2008), Humanism after Colonialism (2006). Os seus artigos peer-review mais recentes foram publicados nas revistas Feminist Media Studies, Empedocles: European Journal for the Philosophy of Communication, European Journal of Communication, International Commmunication Gazette, Javnost – The Public e The International Journal of Iberian Studies. Doutorada pela Goldsmith’s College, University of London (2001), é professora associada no Departamento de Sociologia (área de Comunicação e Media) do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Participação Política e Poder na Era Digital
Sou Professora Auxiliar em Ciência Política no ISCTE-IUL e investigadora integrada no CIES-IUL. É coordenadora do projeto 'HOPES: HOusing PErspectives and Struggles. Futures of housing movements, policies and dynamics in Lisbon and beyond (2018-2021, FCT, PTDC/GES-URB/28826/2017) e co-chair da Research Network Movimentos Sociais do Council of European Studies. A sua área de investigação são os movimentos sociais, com especial interesse para os processos de radicalização política, o papel do protesto na mudança política, o ativismo digital, a gentrificação e os movimentos pelo direito à habitação. Tem vários artigos publicados nas revistas Mobilization, Social Movement Studies, Journal of Contemporary Religion, West European Politics, Estudos Ibero-Americanos, Democratization, Cultures & Conflicts, Análise Social, Storia e Problemi Contemporanei, Historein. É autora  da monografia The Revolution before the Revolution (2016, Berghahn) e co-organizadora do livro Social Movements Studies in Europe: The State of the Art (2017, Berghahn). Tenho lecionado cursos na área dos movimentos sociais, democracia, cidadania, cultura política e era digital. Os meus principais interesses de investigação e ensino são sobretudo: os processos de mobilização social e política, os efeitos do activismo e do protesto (quer na sociedade e na política, quer nas biografias dos activistas), a radicalização e violência política, a ordem pública, os movimentos urbanos de direito à cidade e à habitação e as dinâmicas de gentrificação e mudança urbana. 
Dinâmicas Sociais da Internet | Questões Contemporâneas da Comunicação e da Cultura
  Gustavo Cardoso is an associate researcher at CIES, ISCTE-IUL and Professor of Technology and Society at ISCTE - Lisbon University Institute. He also works with the Department of Communications and Performance Studies of the University of Milan and with the Portuguese Catholic University. His international cooperation in European research networks brought him to work with IN3 (Internet Interdisciplinary Institute) in Barcelona, WIP (World Internet Project) at USC Annenberg, COST A20 "The Impact of the Internet in Mass Media" and COST 298 "Broadband Society". Between 1996 and 2006 he was adviser on Information Society and telecommunications policies to the Presidency of the Portuguese Republic and In 2008 was chosen by the World Economic Forum as a Young Global Leader. He is co-editor, with Manuel Castells, of the book Network Society: from Knowledge to Policy and Associate Editor at the peer-reviewed journals IJOC at USC Annenberg and IC&S at Routledge. He is a member of the evaluation panels of the European Research Council (ERC) and of the ESF (European Science Foundation).
Estágio de 2º Ciclo
Marketing Político
Principais competências - Investigações nas áreas de Marketing Desportivo, Retalho, Marca e Novas Tendências de Marketing. Competências profissionais - Direção do Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral durante 6 anos; Membro do Comité Científico do Laboratório de Investigação de Marketing Aplicado - Marketing FutureCast Lab Ambições - Desenvolvimento de atividades de investigação que façam a ligação entre o conhecimento científico e as necessidades da sociedade nos domínios da investigação a que me dedico.
Comunicação Política
Susana Santos é investigadora integrada no CIES-IUL e professora auxiliar convidada no departamento de Sociologia, Escola de Sociologia e Políticas Públicas. Doutorada em Sociologia (2012) pelo ISCTE-IUL. é mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (2007) e licenciada em Sociologia (2002). Dirige uma investigação dedicada ao estudo da formação de elites transnacionais, focando-se na formação académica e profissional de jovens advogados. No ensino dedica-se ao estudo da formação de esferas públicas em diferentes contextos, com particular interesse pela produção discursiva, apoiando os estudantes ao nível de mestrado no desenvolvimento das suas pesquisas.
Desenho da Pesquisa | Literacia dos Novos Média
Tiago Lapa exerce funções como professor auxiliar e investigador integrado no CIES-IUL, na área da comunicação, no Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Coordena e/ou lecciona unidades curriculares de 1º, 2º e 3º ciclo nas áreas da sociologia da informação e das redes, comunicação e métodos de inquirição online. Tem cerca de 10 anos de experiência no ensino académico na área da sociologia e das ciências da comunicação, tendo leccionado unidades curriculares como Sociologia da Comunicação, Teorias da Comunicação e Competências Comunicacionais no ISCTE-IUL mas igualmente noutras instituições nacionais, como a ESECS do Instituto Politécnico de Leiria e a Universidade Europeia. É igualmente nesta área que tem efetuado orientações de mestrado e doutoramento, colaborado como revisor em publicações e participa em programas COST e Erasmus+ e em redes científicas de âmbito internacional como o World Internet Project e o European Media Coach Initiative, relacionados com os estudos da internet, a divisão digital e a literacia dos novos media. Também pertence ao conselho consultivo do Centro Internet Segura da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O produto do seu trabalho científico tem sido publicado em formato de livros, capítulos e artigos em revistas indexadas de circulação internacional.  
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo