Notícias

Recertificação ISO 9001, ISO 14001 e NP 4469

O Iscte mantem a certificação ISO 9001, ISO 14001 e NP 4469 pelo Bureau Veritas.

A certificação demonstra o compromisso do Iscte na implementação de um sistema de gestão da qualidade, do ambiente e da responsabilidade social e da melhoria contínua.

NP 4469
ISO 9001 ISO 14001
Iscte melhora o desempenho no ranking ambiental Greenmetric
Bicicleta_gree

Em ano marcado pelos investimentos em sustentabilidade, o Iscte registou:

  • Práticas de sustentabilidade na realização de eventos
  • Redução dos consumos (energia, água, papel…) por pessoa
  • Aumento de postos de carregamento de veículos elétricos

Começamos o ano com boas notícias! O Iscte - Instituto Universitário de Lisboa está de novo no grupo das universidades com maior investimento na área da sustentabilidade, segundo o UI GreenMetric, um ranking que classifica as universidades quanto ao seu desempenho ambiental.

O Iscte posicionou-se no 390º lugar, entre mais de 1000 instituições, e melhorou a sua pontuação recuperando o 3º lugar nacional, no conjunto das 7 universidades portuguesas participantes. Em primeiro lugar deste ranking está novamente a Wageningen University & Research (Países Baixos).

Este ano o ranking incluiu novas questões, nomeadamente em relação às adaptações do campus a pessoas com necessidades específicas - no qual o Iscte obtive pontuação máxima - e outras relativas à dimensão social e cultural da sustentabilidade.

O Iscte destaca-se na categoria Educação e Investigação devido à forte presença da sustentabilidade no ensino e na realização de eventos e iniciativas nesta área. Ao nível do campus, evidenciou-se na área de Gestão de Resíduos e Energia e Clima e nas iniciativas para incentivar a redução do uso individual de automóvel. Estes resultados dizem respeito ao desempenho em 2021. O contexto da pandemia, ao mesmo tempo que forçou a redução do consumo ético, influenciou a regressão de outros indicadores, como a utilização de plásticos de uso único ou a utilização do automóvel. No ano transato aprofundou-se a aposta em algumas destas áreas.

2022 foi também de vários investimentos na sustentabilidade do campus. Há mais lugares de estacionamento para bicicletas (dentro e fora do parque de estacionamento) e postos de carregamento para veículos elétricos, e realizaram-se vários eventos de promoção de mobilidade sustentável, como o inquérito à comunidade e workshops de incentivo à mobilidade ciclável. Foi ainda o ano em que o trabalho concertado entre serviços resultou numa candidatura a financiamento para a transição energética do campus (programa ECO.AP2030). Isto ao mesmo tempo que continuam a destacar-se resultados monitorizados na diminuição dos consumos por pessoa, face a 2019.

Também na construção do novo edifício do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias (CVTT Iscte) foi atribuído o Pré-Certificado Energético com classificação máxima (A+), que evidencia as boas práticas de sustentabilidade de arquitetura, uma das nossas áreas de formação.

Vamos, pois, trabalhar para que o ensino e a investigação do Iscte continuem a capacitar para comportamentos mais sustentáveis, seja ao nível da gestão do campus, ou na missão, mais alargada, de interação com a sociedade.

atualização: janeiro 2023

Workshop “Rethinking sustainable mobility at local scale”


Workshop


Reunião do Projeto QualEnv: Change the Climate Project

Foi realizado nos passados dias 22, 23 e 24 de Junho a reunião do Projeto QualEnv na Universidade da Costa Rica. Que contou com a participação do Iscte, enquanto coordenaçao, e de 10 Universidades Latino-Americas e mais 2 Universidades Europeias.

QualENV

Legenda: Grupo de trabalho do projeto QualEnv

Semana da Sustentabilidade 2022
Semana_Sus

No âmbito das comemorações dos 50 anos do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, foi realizada uma semana dedicada ao tema da sustentabilidade, de 2 a 6 de maio, com a realização de diversas atividades e iniciativas dedicadas a esta área.

Dada a importância da Educação para a transição digital e climática e para a persecução dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a atingir até 2030, foi realizada uma conferência dedicada ao tema “As Universidades na era da transformação digital e climática”.

O Iscte pretendeu assim promover uma reflexão sobre o papel das Instituições de Ensino Superior para a transição digital e climática, debatendo os aspetos mais relevantes das oportunidades e desafios desta transformação.

Com o objetivo de alargar a reflexão à comunidade académica do Iscte, entre outras iniciativas, foram também realizadas: uma Exposição sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim como um percurso pelo Campus do Iscte - Rota pelos ODS, uma Masterclass sobre a utilização de resíduos na arte e no design e ainda a construção de uma obra de arte feita de lixo.


O registo fotofráfico do evento poderão ser consultadas aqui.

Ação de sensibilização sobre a separação seletiva de resíduos
Troféu sustentabilidade

No passado dia 23 de novembro de 2021, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e a par de outras atividades levadas a cabo pela Sustentabilidade do Iscte, a Unidade de Edifícios e Recursos convidou a Direção Municipal Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa (CML) a dinamizar uma ação de sensibilização sobre a Separação Seletiva de Resíduos.

Nesta ação de sensibilização estiveram presentes mais de 16 elementos afetos à prestação de serviços do Iscte (limpeza, manutenção e vigilância), concessionários, parceiros e a direção da AEISCTE.

No encerramento dos trabalhos a equipa técnica da CML foi agraciada com o “troféu” da Sustentabilidade do Iscte como forma de agradecimento pelo envolvimento e disponibilidade de participação nas inúmeras atividades desenvolvidas pelo Iscte nestas temáticas.

BioBlitz
Bioblitz

No próximo dia 24 de setembro o Iscte promove mais uma edição do BioBlitz @Iscte, que este ano se junta a duas iniciativas europeias: o primeiro BioBlitz conjunto europeu que decorre ao longo de 48 horas, e à Noite Europeia dos Investigadores.  

Esta atividade de ciência cidadã tem um propósito científico útil, mas é também um momento lúdico e de aprendizagem para os participantes. Entre as 9h00 e as 19h00 junte-se a diversos especialistas no Iscte, e vamos procurar medir a biodiversidade no campus da Cidade Universitária, em Lisboa, através da contagem das espécies de aves, líquenes, insetos, plantas e répteis. Ao final do dia visite-nos na Noite Europeia dos Investigadores e venha observar os morcegos e as borboletas noturnas no Jardim Botânico da ULisboa.  

Inscreva-se para participar nesta atividade. Se ainda não o fez, irá precisar de se registar no BioDiversity4All e descarregar a aplicação iNaturalist (Android ou iOS) para poder adicionar observações e contribuir para o maior Bioblitz europeu! 

Esta é uma iniciativa organizada pelo Iscte e pelos parceiros do projeto europeu Noite Europeia dos Investigadores 2021 – Science for Climate, o qual o Iscte integra. Contamos ainda com a associação BioDiversity4All, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Museu de Lisboa, e a Sustentabilidade Iscte como parceiros desta iniciativa.

+Informação em: http://noitedosinvestigadores.org/bioblitz

CHOVE?
R-Coat

Está a chover e o teu guarda-chuva partiu-se? Não deites no caixote de lixo, traz para o Iscte! Recolhemos guarda-chuvas partidos para o projeto R-Coat @shoprcoat, desenvolvido por uma antiga aluna do Iscte, que os transforma em novos impermeáveis, chapéus e calções. Procura o contentor (feito de guarda-chuvas) na entrada do Piso 2, edifício II.

+ Informações em sobre o projeto: https://r-coat.com/

Iscte obteve a certificação “GOLD” no Healthy Campus da FISU
Fisu


O Iscte alcança o nível “GOLD” no Healthy Campus, reconhecimento atribuído pela Federação Internacional de Desporto Universitário – FISU. Esta conquista deve-se à comunidade académica que, com as suas boas práticas de estilo de vida saudável, fazem do Iscte uma universidade sustentável!

O Iscte foi a primeira Instituição de Ensino Superior a ser reconhecida pela FISU, em 2019. Após a integração do Bem-Estar na Sustentabilidade do Iscte, e consequente desenvolvimento e implementação de um plano de ação no âmbito do Sistema Integrado de Garantia de Qualidade (SIGQ_Iscte), o Iscte viu reconhecido mais de 80 critérios dos 100 elegíveis.

Mais informação sobre os sistemas certificados do Iscte, clique aqui

Ciclo de Conferências do Iscte A Emergência da Sustentabilidade
CartazGeral_CicloConferencias

O Alumni Clube Iscte, em parceria com a Sustentabilidade do Iscte, organizou um Ciclo de 5 Conferências denominado “A Emergência da Sustentabilidade“. Esta iniciativa contou com 18 oradores de diversars empresas e instituições, 5 moderadores da academia e 714 participações.

  1. A Sustentabilidade e a Ação Humanitária (18/5/2021)
  2. A Investigação para a Sustentabilidade (25/5/2021) - Link de acesso à gravação da sessão: https://youtu.be/JGF3q05WQN4
  3. A Sustentabilidade e as Pessoas (01/6/2021) - Link de acesso à gravação da sessão: https://www.youtube.com/watch?v=mmpuCfmcYTE
  4. A Sustentabilidade e a Prosperidade (08/6/2021) - Link de acesso à gravação da sessão: https://youtu.be/qCxefTLsRqg
  5. A Sustentabilidade e o Planeta (15/6/2021) - Link de acesso à gravação da sessão: https://youtu.be/ouDjpYPd2dw


Academia GRACE 2020/2021 | Concurso de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Corporativas

As inscrições para a VII Edição da Academia GRACE já estão a decorrer, participa!

A sétima edição da Academia GRACE, um dos pilares do Projeto Uni.Network, tem como principal objetivo promover a ligação entre as empresas e os estudantes das  Entidades Académicas portuguesas na temática da Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade.

Este ano letivo 2020/2021, deves trabalhar o tema da Agenda 2030 - O desafio de Build Back Better.

As candidaturas encontram-se abertas até dia 21 de Maio de 2021 e todas as informações e Regulamento estão disponíveis em https://gracept.wixsite.com/academiagrace.

Nova certificação de Responsabilidade Social
Logo TUV


No seu 48º aniversário, o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, vê reconhecido o seu compromisso institucional com a sustentabilidade através da certificação do sistema de gestão da Responsabilidade Social, segundo a norma portuguesa NP 4469:2019. Esta certificação reconhece o que tem sido a cultura do Iscte na promoção de um sistema de práticas socialmente responsáveis e orientadas para a agenda do desenvolvimento sustentável. Foi igualmente renovada a certificação da Qualidade, segundo o referencial NP EN ISO 9001:2015, e a Certificação Ambiental, NP EN ISO 14001:2015.

A sustentabilidade e a qualidade são elementos fundamentais no Iscte. A gestão eficiente dos recursos segue princípios de responsabilidade social e ambiental e serve a missão de produzir e disseminar conhecimento que beneficia a sociedade em geral.  Tem sido esse o papel do Iscte, visível e constante no passado, no presente e nos projetos futuros.

A comunidade Iscte é composta por cidadãos responsáveis e conscientes do seu papel enquanto agentes da mudança. Estudantes, docentes, investigadores e funcionários técnicos fazem do Iscte uma universidade sustentável que constrói o futuro, um espaço para crescer. 


Certificado NP 4469

Publicação do Relatório de Sustentabilidade do Iscte 2018/2019

No dia Mundial da Qualidade o Iscte publica o seu primeiro relatório de sustentabilidade espelhando, desta forma, a perfeita integração entre estas duas áreas. O Iscte é certificado pela qualidade há mais de 10 anos, sendo a primeira universidade portuguesa com certificação ambiental (ISO NP 9001:2015 e ISO NP 14001:2015).

Com este Relatório de Sustentabilidade, o Iscte comunica à comunidade académica, e a todos os interessados, o seu desempenho nas diferentes dimensões da sustentabilidade: Planeta (Ambiente), Pessoas (Social) e Prosperidade (Económica).

O relatório é o reconhecimento da responsabilidade institucional na promoção da sustentabilidade, em alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Pode aqui conhecer melhor a abordagem do Iscte à sustentabilidade e saber o que tem sido feito nos últimos dois anos (2018 e 2019). O relatório foi elaborado de acordo com as Normas da Global Reporting Initiative (GRI), que garantem a qualidade das informações relatadas, e contou com a colaboração de toda a comunidade.

Apresenta informação sobre o ensino-aprendizagem, a investigação, a interação com a sociedade e o nosso campus, indicando em cada caso quais são os ODS mais relevantes.

Esperamos que a leitura deste relatório seja inspiradora!

Consulte o Relatório de Sustentabilidade 2018/2019 do Iscte.

infografia sustentabilidade 2020
Sessão Aliança ODS Portugal | Integração dos ODS na Estratégia das Instituições de ES

Reveja a sessão sobre a Integração dos ODS na Estratégia das Instituições de Ensino Superior, com a participação da Diretora de Sustentabilidade do Iscte.

Semana da Responsabilidade Social


Clique aqui para aceder à sessão

Semana do Mar
semana_mar







Vai decorrer a Semana do Mar no Iscte, de 20 a 23 de maio de 2019. Os objetivos desta iniciativa são para sensibilizar a comunidade para a correta deposição dos resíduos, em especial as beatas de cigarro e plásticos descartáveis. Trata-se de uma ação positiva, educativa e de cidadania, à qual o Iscte se associa e promove junto da sua comunidade académica.

Mais Informações - clique aqui

SEMINAR INTEGRATING THE SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS INTO HIGHER EDUCATION



Realizou-se no Iscte a 21 de março, o Seminário sobre a “Integração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Ensino Superior”.

Uma iniciativa conjunta do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Tratou-se de uma oportunidade de debate sobre a importância das Instituições de Ensino Superior na implementação das melhores práticas de Sustentabilidade, em particular dos ODS, assim como do reforço de sinergias entre as diferentes IES presentes.


Apresentações

Programa

Pierre Ibisch

Catarina Roseta Palma

Margarida Santos Reis

Luís Roberto

BioBlitz


 

Um BioBlitz é uma atividade que procura medir a biodiversidade de um local, pela contagem das espécies existentes! Esta atividade de ciência cidadã tem um propósito científico útil, mas é também um momento lúdico e de aprendizagem para os participantes.

Percurso - Campus Cidade Universitária, Lisboa

Ponto de encontro - Iscte, edifício Sedas Nunes

Programa

09h00 | grupo Aves

10h30 | grupo Plantas

14h00 | grupo Insetos

15h30 | grupo Líquene

Visita da Universidade do Minho

Com o objetivo de estabelecer sinergias e a partilha de boas práticas de sustentabilidade implementadas no campus, o Iscte recebeu no passado dia 25 de Fevereiro o Instituto da Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho. A visita procurou dar a conhecer o Sistema Interno de Garantia da Qualidade, e o Sistema de Gestão Ambiental, tendo sido realizada uma visita à eco árvore, mural solidário, VFABLAB e ao AUDAX.

 


 

Legenda: Nuno Catarino (Assessor da Direção do ib-s UMinho), Carla Matias (Gestora de Qualidade), Vasco Rato (Membro do Grupo de Trabalho Executivo para a Sustentabilidade), Nádia Romano (Coordenadora da Dimensão Ambiental), Rosário Candeias (Coordenadora da Dimensão Social), Raquel Velada (Diretora da Qualidade), Tiago Miranda (Diretor Executivo, ib-s UMinho), Catarina Roseta Palma (Diretora de Sustentabilidade), Carla Farelo (Gestora de Sustentabilidade).

Reunião do Grupo Alargado da Dimensão Social

Realizou-se no dia 21 de fevereiro a reunião do Grupo Alargado da Dimensão Social do Iscte, na qual estiveram presentes diversos membros da Comunidade Académica. Este grupo tem por objetivo discutir, recolher contributos e identificar recomendações e boas práticas no âmbito da Responsabilidade Social.

 

 

Legenda: Catarina Roseta Palma (Diretora de Sustentabilidade); Rosário Candeias (Coordenadora da Dimensão Social); Carla Farelo (Gestora de Sustentabilidade); Hermínio Henrique (Consultor); Ricardo Góis (GPSQ); Patrícia Duarte (UNIDE-IUL); Carla Mouro (CIS-IUL); Helena Santos (CIS-IUL); Letícia Moço (SGE); Silvia José (SGE); Cristina Monteiro (URH); João Fernandes (AEISCTE-IUL); Daniela Marques (AEISCTE-IUL); Sibila Marques (CIS-IUL).

Adesão à Aliança ODS Portugal

No dia 22 de janeiro 2019 o Iscte integrou a ALIANÇA ODS PORTUGAL, cuja missão é sensibilizar, informar, concretizar, monitorizar e avaliar a contribuição do setor empresarial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Iscte tem como embaixadores para a promoção da Agenda 2030, e dos ODS em particular, a Investigadora Ana Patrícia Duarte (UNIDE-IUL) e o Professor Rogério Roque Amaro (ESCH).

Legenda: Mário Parra da Silva (Chair of the Board Global Compact Network Portugal/ Presidente da Aliança ODS Portugal); Catarina Roseta Palma (Diretora de Sustentabilidade) e Anabela Vaz Ribeiro (Diretora Executiva do Global Compact Network Portugal).

V Edição Academia GRACE | 2018-2019
As inscrições para a V Edição da Academia GRACE já estão a decorrer, participa!

A Academia GRACE tem como centro o desenvolvimento de projetos académicos (individuais ou de grupo) sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Empreendedorismo Social ou sobre outra temática conexa.

Este ano letivo 2018/2019, os alunos deverão trabalhar o tema das Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Para isso deves apresentar um projeto a ser desenvolvido no contexto de uma empresa, no âmbito do Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, tendo em consideração o contexto português e especificamente uma ou mais das seguintes áreas:

  • Eficiência e Recursos endógenos
  • Inclusão e Coesão social
  • Inovação e empreendedorismo
  • Participação e cidadania
  • Património Cultural

O prazo de envio das candidaturas é até 6 de Maio de 2019

Poderás encontrar o Regulamento aqui e mais informações no site da Academia GRACE aqui.

Certificação Ambiental do Iscte
SELO


O Iscte é, desde 13 de dezembro de 2018, a primeira Universidade Portuguesa com Certificação Ambiental de acordo com a norma ISO 14001:2015. Este é um reconhecimento internacional atribuído apenas às instituições que garantem o cumprimento e a implementação das melhores práticas ambientais. Em 2018 o Iscte celebra ainda o seu 10º ano de Certificação da Qualidade.

Certificado ISO 14001 PT

Vencedores da primeira edição de ArtZero

Os vencedores da 1.ª edição de ArtZero foram:

1.º Prémio Júri: MicroPlástico no prato de Rui Dias

 

 

2.ª Prémio voto do público: Libertação às três pancadas do grupo T.R.O.L.H.A

 

 

17 a 25 de Novembro de 2018 - Semana Europeia de Prevenção de Resíduos
Logo SEPR


O Iscte associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com as seguintes atividades:

20 novembro das 14h30 ás 17h00 – Visita ao Ecocentro do Lumiar (mediante inscrição);

21 novembro das 9h45 às 10h30 – Caminhada com recolha de resíduos (Praça do Edifício Seda Nunes);

22 novembro das 10h00 às 12h00 – Ação de sensibilização, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (mediante inscrição);

Exposição ArtZero - VOTE até dia 09 de dezembro na obra que mais goste. A obra com mais likes vai ganhar!

(visite a exposição na sala de estudo do edifício Sedas Nunes)

 

Saiba mais sobre esta semana em http://www.ewwr.eu


Outras informações sobre estas ou outras atividades da Sustentabilidade Iscte, por favor contacte-nos

Exposição Vamos todos pelos objetivos globais
Logo Vamos Todos

“Vamos tod@s pelos Objetivos Globais!” é o mote da exposição que vai estar no Iscte até ao próximo dia 20 de dezembro.

A exposição foi desenvolvida no âmbito do projeto Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Cooperação mais Eficiente e pretende promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

De 15 de novembro a 20 de dezembro de 2018, no túnel de ligação entre o Edifício Seda Nunes e o Edifício II.

Vamos tod@s pelos objetivos globais!

Concurso ArtZero
Logo artzero

O Iscte convida toda a comunidade a participar no concurso de arte “ArtZero”.

Usa a tua criatividade e transforma os resíduos do campus do Iscte em arte.

Inscreve o teu projeto a partir do dia 24 de setembro de 2018.

1.º Prémio Júri: 300 €

2.ª Prémio voto do público: 50 €

 




Para mais informações consulta o regulamento do concurso Regulamento do Concurso ArtZero

Para se inscrever no concurso clique Inscricão

Encontro de interlocutores da qualidade e sustentabilidade do Iscte

 

No passado dia 11 de setembro realizou-se o Encontro de Interlocutores da Qualidade e Sustentabilidade do Iscte.

Os interlocutores são parte essencial do Sistema Interno Garantia da Qualidade do Iscte e têm por responsabilidade dinamizar práticas da qualidade e sustentabilidade dentro da estrutura funcional do Iscte. (+ informações, clique aqui).

A reunião teve por objetivo realizar, numa primeira parte, o ponto da situação e planeamento de atividades e, numa segunda parte, um workshop sob o mote “I, We, ALL OF US”.

Grupo alargado da Sustentabilidade do Iscte no Encontro Ciência 2018
ciencia 2018

Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal – Ciência 2018 – contou com a comunicação “The diffusion of scientific knowledge of HEI through the lens of the SDGs” (ver apresentação) da Professora Ana Simaens e com “A dimensão social da promoção da geração de energias renováveis e infraestruturas associadas: Alguns resultados e direções futuras” (ver apresentação) da Investigadora Susana Batel

Visita da Associação Columbus e da Universidade de Gotemburgo

No dia 2 de julho a Associação Columbus e a Universidade de Gotemburgo visitaram o Iscte com o objetivo de contribuir para o processo de implementação do Sistema de Gestão Ambiental.

No âmbito do projeto de Sustentabilidade no Iscte foi estabelecido em 2017 uma parceria com a Associação de Universidades Europeias e da América Latina (Associação COLUMBUS), a Universidade de Gotemburgo, e a Universidade de Aveiro (UA). Esta parceria colabora para a criação, implementação e certificação do Sistema de Gestão Ambiental.

 

 

Legenda: Nádia Romano (Coordenadora da Dimensão Ambiental do Iscte); Vasco Rato (Diretor de Sustentabilidade do Iscte); Ullika Lundgren (Universidade de Gotemburgo); Rosário Candeias (Coordenadora da Dimensão Social do Iscte); Carla Farelo (Gestora de Sustentabilidade do Iscte); Catarina Roseta Palma (Futura Diretora de Sustentabilidade do Iscte); Raquel Velada (Diretora da Qualidade do Iscte); Daniel Samoilovich (Associação Columbus)

Waste-Free Cold - Vídeo finalista da Agência Europeia do Ambiente

A aluna do Iscte Anna Masiello foi finalista no concurso “I LIVE GREEN” da Agência Europeia do Ambiente, com o seu vídeo “Waste-Free Cold”.

Organizado pela Agência Europeia do Ambiente (AEA) a iniciativa “I live Green” convida todos os partilhar as suas ações ecológicas através de vídeos de curta duração.

Visita da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)

O GPSQ (Gabinete de Planeamento, Sustentabilidade e Qualidade) e a Comissão de Sustentabilidade receberam, no passado dia 18 de junho, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Esta visita constituiu um momento interação entre ambas as instituições, de partilha de conhecimento e experiências sobre a Sustentabilidade e Qualidade e acontece no âmbito do Sistema Interno de Garantia da Qualidade e da implementação do Sistema de Gestão Ambiental no Iscte.

 


 

Legenda: Carla Farelo (Gestora de Sustentabilidade do Iscte); Fernando Henriques (Vice-presidente ESEnfC); Aida Mendes (Vice-presidente ESEnfC); Vasco Rato (Diretor de Sustentabilidade do Iscte)

Participação do Iscte no Congresso Internacional de Responsabilidade Social Universitária

O Iscte participou na Feira de Boas Práticas de Responsabilidade Social Universitária com a apresentação da do Sistema de Gestão Ambiental.

Decorreu no dia 23, 24 e 25 de maio na Faculdade Integradas de Taquara, Brasil a primeira edição do Congresso Internacional de Responsabilidade Social Universitária. O congresso foi organizado pela União de Responsabilidade Social Universitária Latino-americana (URSULA) e teve por objetivo criar um espaço de diálogo e partilha de experiências sobre a Responsabilidade Social no contexto do ensino superior.


 

Legenda: Grupo Congresso Internacional de Responsabilidade Social Universitária 2018
Think Responsible, Think Sustainable

Think Responsible, Think Sustainable, organizado pelo NEG – Núcleo de Estudantes de Gestão do Iscte e pelo NAGIL – Núcleo de Alunos de Gestão Industrial e Logística do Iscte, em parceria com a AEISCTE-IUL, foi um evento concebido em torno da temática da Responsabilidade Social & Sustentabilidade.

O objetivo primordial do Think Responsible, Think Sustainable foi o de atuar sobre o mindset dos Estudantes, sensibilizando-os para o papel crítico e preponderante que terão, em matéria de Responsabilidade Social & Sustentabilidade, já que serão os Futuros Agentes de Mudança. Tal como o slogan do evento sugere: “Boosting Social Responsible & Sustainable Minds”.

O painel de convidados foi composto pelo Sustainability@Iscte, pela consultora CORE, pela Delta Cafés e pela Iscte Junior Consulting.

Conciliar Indústria e Ambiente

Dia 19 fevereiro 2018, RTP3

O Programa Tudo é Economia da RTP3 traz o comentário da Professora do Iscte, Catarina Roseta Palma, à questão “Como manter a economia a crescer sem arruinar os recursos naturais que são de todos.”

Campanha de Sensibilização Ambiental – “O nosso Plástico, nosso Problema”

Dia 15 de março 2018 no bar da AEISCTE-IUL

“As palhinhas fornecidas em Portugal por restaurantes fast food, em apenas 1 ano, dão a volta à terra cerca de 5 vezes.” Esta 5.ªfeira a Quercus vai estar no Bar da Associação de Estudantes do Iscte a sensibilizar a comunidade académica para este problema.

Garrafas de Plástico

Fizemos as contas!

Veja aqui uma das vantagens de cada um de nós usa só uma garrafa para beber água.

Última reunião do Projeto QualEnv: Change the Climate Project

De 26, 27 e 28 de abril de 2023 decorre o encontro final do projeto QualEnv Change the Climate: Assuring the Quality of Environmental Strategies in Latin-American Higher Education (Mudar o clima: Garantindo a qualidade das estratégias ambientais no Ensino Superior latino-americano), projeto financiado pela Erasmus+.

O consórcio é formado por 15 instituições, sendo quatro universidades europeias e 11 latino-americanas. 

Esta conferência conta com a participação da Professora Catarina Roseta Palma e Professora Ana Simens.


Voltar ao topo