Acreditações
Período de aulas
Propinas estudantes UE (2023/2024)
Propinas estudantes fora da UE (2023/2024)
Para além das unidades curriculares de tronco comum e de frequência obrigatória, os estudantes têm a liberdade de criar o seu próprio percurso em áreas como África, Índia, China, Médio Oriente e Norte de África, América Latina, Europa e Estudos Transatlânticos, Gestão Internacional. Os alunos que escolham duas disciplinas numa área de especialização e que elaborem a dissertação sobre a mesma área regional ou temática terão essa escolha reconhecida em menção no suplemento ao diploma.
Plano de Estudos para 2023/2024
OG1. O seminário tem como objectivo oferecer aos estudantes uma compreensão crítica e analítica de tópicos contemporâneos relacionados com cidadania e direitos humanos, com base numa perspectiva antropológica.
OG2. Através de leituras estimulantes e de um debate aberto, os estudantes deverão poder apreender os problemas de marginalização e exclusão de grupos despriveligiados (pessoas e grupos deslocados, minorias discriminadas, mulheres, etc.), do desenvolvimento, do ambiente, entre outros.
OG3. Ao dar conta de teorias que examinam criticamente assunções tomadas como certas sobre os tópicos em análise, o seminário ajudará a desenvolver capacidades analíticas e críticas ao nível escrito e oral.
1. Introdução ao curso. Apresentação do syllabus. Métodos de avaliação.
Entre pesquisa colaborativa e antropologia pública.
Dilemas éticos e impasses.
2. Linhas na areia: fronteiras, demarcações, limites.
3. Para uma antropologia da discriminação. Um estudo de caso.
4. Direitos das mulheres.
O local e o global.
5. Quem é o sujeito dos direitos humanos?
Universalismo e relativismo cultural.
Uma abordagem crítica
6. Actos de cidadania e Direitos Humanos (projecção de filme e debate).
7. Representação. A política do sofrimento
8. Encontros e contradições de ajuda humanitária e desenvolvimento.
9. Ambiente. Mudanças e desafios societais.
10. Mesa redonda final.
Preparação dos trabalhos finais.
A avaliação integra a assiduidade e a participação informada nas aulas (10%) e a apresentação e debate em grupo de textos quer da bibliografia fornecida quer resultantes de pesquisas individuais seguido de entrega de relatório de grupo (30%).O trabalho final consiste na análise de um dos temas debatidos no seminário (60%). A ser submetido por e-mail.
Bibliografia-Agamben, G., 1998. Homo Sacer: Sovereign Power and Bare Life, Stanford, CA: Stanford University Press-Balibar, E 2002. Politics and the Other Scene, London/New York: Verso-Bauman, Zygmunt, 2004, Wasted Lives. Modernity and its Outcasts, Cambridge, Polity Press-Benhabib, S. 2004 The rights of others: Aliens, Residents and Citizens, Cambridge, Cambridge University Press-Boltanski, L 1999. Distant Suffering: Morality, Media and Politics, Cambridge: Cambridge University Press-Isin, Engin F., and Greg M. Nielsen (ed.). 2008. Acts of Citizenship, London/New York: Zed Books- MacClancy, J. (ed.) Exotic No More: Anthropology in the Front Lines, Chicago/London: The University of Chicago Press-Mezzadra, S & Neilson, B 2013. Border as method or the Multiplication of Labor. Duke University Press-Nixon, Rob, 2011, ?Introduction?, Slow Violence and the Environmentalism of the Poor, Cambridge, Harvard University Press
Bibliografia Opcional- Bangstad, Sindre, ed., 2017, Anthropology of our Times. An Edited Anthology in Public Anthropology, NY, Palgrave Macmilan, foreword and chap.1;-Balibar, E. 2004. Is a Philosophy of Human Civic Rights Possible? New Reflections on Equaliberty, South Atlantic Quarterly, 103 (2-3): 311-322;-Bloemraad, Irene, Anna Korteweg and Gökçe Yurdakul, 2008, "Citizenship and Immigration: Multiculturalism, Assimilation, and Challenges to the Nation-State", in Annual Review of Sociology, Vol. 34 153-179; -Brondo, KV 2015. The spectacle of saving: conservation voluntourism and the new neoliberal economy on Utila, Honduras, Journal of Sustainable Tourism, 23:10, 1405-1425, DOI: 10.1080/09669582.2015.1047377;-Cloud, Christine, 2010, Cherri?e Moraga's "Loving in the War Years": lo que nunca paso? por sus labios: Auto-ethnography of the "New Mestiza", in Confluencia, Vol. 26, No. 1, pp. 84-97;-Cody, Francis, 2016, "The obligation to act: Gender and reciprocity in political mobilization, in HAU: Journal of Ethnographic Theory, vol.6, no. 3, pp. 179-199;-Fassin, D. 2008. Compassion and Repression: The Moral Economy of Immigration Policies in France, Cultural Anthropology 20(3):362-387;- Ferguson, J 1990. The Anti-Politics Machine: "Development," Depoliticisation and Bureaucratic Power in Lesotho. Cambridge: Cambridge University Press;-Fluehr-Lobban, Carolyn, 2008. "Collaborative Anthropology as Twenty-first-Century Ethical Anthropology", in Collaborative Anthropologies, volume 1, pp. 175-182; -Frase, P 2016. Four Futures: Life after capitalism, Verso Books;-Friedman, Marilyn, ed.,2005, Women and Citizenship, Oxford, Oxford University Press, chaps. 5, 6, 10;-Gaventa, John and Rajesh Tandon, eds., 2010, Globalizing Citizens. New Dynamics of Inclusion and Exclusion, London and NY, Zed Books, chaps. 9, 10 and 11;-Glenn, Evelyn Nakano, 2011, "Constructing Citizenship: Exclusion, Subordination, and Resistance", in American Sociological Review, Vol. 76, No. 1, pp. 1-24; -Hage, G., 2016. "État de siège: A dying domesticating colonialism?" American Ethnologist, 43(1): 38-49;-Hughes, D. Mcdermott 2005. Third Nature. Making time and Space in the Great Limpopo Conservation Area, Cultural Anthropology 20(2):157-184;-Malkki, L.H. 1995. "Refugees and Exile: From 'Refugee Studies' to the National Order of Things" Annual Review of Anthropology 24, pp. 495-523;-Markowitz, Fran, Sara Helman and Dafna Shir-Vertesh, 2003, "Soul Citizenship: The Black Hebrews and the State of Israel", in American Anthropologist, New Series, vol. 105, no. 2, pp. 302-312;-Marais, Mike, 2014, Shame, Divine Cannibalism, and the Spectacle of Subaltern Suffering in Ken Barris's "What Kind of Child", in South African Literary History Project: Special issue: Community and Commonality, Vol. 41, No. 3, pp. 79-95;-Mathur, Nayanika, 2015, "'It's a conspiracy theory and climate change": Of beastly encounters and cervine disappearances in Himalayan India", in HAU: Journal of Ethnographic Theory, vol.5, no.4, pp.87-11;-McGloin, C. & Georgeu, N 2016 'Looks good on your CV': The Sociology of voluntourism in higher education, Journal of Sociology 52(2): 403-417;-McCLain, Linda and Joanna L. Grossman eds., 2009, Gender Equality. Dimensions of Women's Equal Citizenship, Cambridge, Cambridge University Press, chaps.2, 10,11;-Mentore, Laura, 2017, "The virtualism of "capacity building" workshops in indigenous Amazonia: Ethnography in the new middle grounds", in HAU: Journal of Ethnographic Theory , vol.7, no. 2, pp.297-307;-Moehn, Frederick, 2007, "Music, Citizenship, and Violence in Postdictatorship in Brazil;", in Latin American Music Review / Revista de Música Latinoamericana, vol. 28, no. 2, pp. 181-219;-Moore, Amelia, 2015, ?Anthropocene anthropology: reconceptualizing contemporary global change?, in Journal of the Royal Anthropological Institute, NS, 22, pp. 27-46;-Moreno, Melissa. 2008. "Lessons of Belonging and Citizenship Among Hijas/os de Inmigrantes Mexicanos." Social Justice 35 (1 (111): 50-75;- Neto, P.F. (2017). The consolidation of the Angola-Zambia border: Violence, Forced Displacement, Smugglers and Savimbi, Journal of Borderlands Studies 32(3): 305-324-Parasunaman, S., 1999, The Development Dilemma. Displacement in India, London, MacMillan Press, caps. 9, 10 and 11;- Perez, Rosa Maria, 2013, The Tulsi and the Cross. Anthropology and the Colonial Encounter in Goa, Delhi, Orient Longman;-Phadke, Shilpa, Shilpa Ranade, and Sameera Khan. 2009. "Why Loiter? Radical Possibilities for Gendered Dissent" In Dissent and Cultural Resistance in Asia's Cities, edited by Melissa Butcher and Selvaraj Velayutham, Oxon/New York: Routledge, pp. 185-203; -Rancière, Jacques 2004. 'Who is the subject of human rights?', South Atlantic Quarterly 103 (2/3);-Ross Source, Alistair, 2007, "Multiple Identities and Education for Active Citizenship", inBritish Journal of Educational Studies, Vol. 55, No. 3, pp. 286-303;-Secor, Anna, 2004, " 'There Is an Istanbul That Belongs to Me': Citizenship, Space, and Identity in the City", in Annals of the Association of American Geographers, vol. 94, no. 2, pp. 352-368; -de Waal, A 2002. "Anthropology and the Aid Encounter", in MacClancy, J. (ed.) Exotic No More: Anthropology in the Front Lines, Chicago/London: The University of Chicago Press, pp. 251-269;-Zizek, Slavoj 2005. Against Human Rights, New Left Review 34.
Aquisição da capacidade de conduzir análises críticas da política internacional em geral e da globalização em particular.
Programa1. Introdução: conceitos e tópicos - Globalização
2. Teorias clássicas da RI
3. Teorias Construtivistas das RI
4. Teorias Críticas das RI
5. Segurança global
6. A ONU
7. Governação dos fluxos de migrantes
8. Globalização, governação, ambiente e pandemia
9. Governação e política global em tempos de crescente competição entre grandes potências
Avaliação1) Avaliação contínua (online ou presencialmente):- ensaio final (4000 palavras) 100%2) Exame final:-ensaio final (4000 palavras) 100%
Bibliografia-Baylis, John et al. eds. 2019. The Globalization of World Politics: An Introduction to International Relations. Oxford: Oxford University Press.-Beck, Ulrich. 2000. What is Globalization? Cambridge: Polity Press.-Della Porta, Donatella et al. eds. 1999. Social Movements in a Globalizing World. Basingstoke: Palgrave Macmillan.-Held, David and Anthony McGrew. eds. 2000. The Global Transformations Reader. Cambridge: Polity Press.-Scholte, Jan Aart. 2005. Globalization: A Critical Introduction. London: Red Globe Press.
Bibliografia OpcionalOG1: Aquisição de uma perspectiva histórica da evolução das relações internacionais ao longo da época contemporânea que funcione como base para a compreensão crítica do presente e para o desenvolvimento de uma cidadania informada e consciente;
OG2: Explicação da relação existente entre os acontecimentos do presente e o passado histórico;
OG3: Distinguir, aplicar e avaliar criticamente as ferramentas teóricas usadas para analisar os principais atores, eventos e processos nas relações internacionais
OG 4: Análise das questões e dos temas que constituem, hoje em dia, o debate científico na área da história das relações internacionais na época contemporânea;
OG5: Consciência da natureza dinâmica e inacabada do trabalhão académico sobre as Relações Internacionais;
1: As Teorias das Relações Internacionais: modelos de interpretação do sistema internacional.
2: Westfalia e o moderno sistema de relações internacionais
3. As duas Guerras Mundiais do século XX
4. A Guerra Fria.
5. O fim dos impérios coloniais europeus.
6. A integração europeia.
7. O fim da Guerra Fria e o mundo após 1989.
8. O mundo pós-americano? As mudanças do sistema internacional no século XXI
Trabalho Individual com base em bibliografia a fornecer pelo docente.
BibliografiaBrands, Hal, From Berlin to Baghdad. America's Search for Purpose in the Post-Cold War World, University Press of Kentucky, 2008.Bretherton, C. & J. Vogler (2006), The European Union as a Global Actor, London, New York:RoutledgeBurchill, Scott et al, Theories of International Relations, 3rd edition, Palgrave Macmillan, 2005.Darwin, John, The Empire Project. The Rise and Fall of the British World-System, 1830?1970, Cambridge University Press, 2009. Judt, Tony, Postwar: A History of Europe since 1945, London, 2007.McCormick, Thomas, America's Half Century. United States Foreign Policy in the Cold War and After, Baltimore, Johns Hopkins University Press, 1995.Trachtenberg, Marc, The Craft of International History. A Guide to Method, Princeton University Press, 2006.Westad, Odd Arne, The Global Cold War, Cambridge, Cambridge University Press, 2007.Nye, Joseph, Compreender os Conflitos Internacionais: Uma Introdução à Teoria e à História. (Gradiva, 2002).
Bibliografia OpcionalArlene B. Tickner and Karen Smith (eds.). 2020. International Relations from the Global South: Worlds of Difference. London and New York: Routledge.Amitav Acharya and Barry Buzan. 2019. The Making of Global International Relations: Origins and Evolution of IR at its Centenary. Cambridge: Cambridge University Press.Baylis, John & Smith, S., ed. 2001. The Globalization of World Politics: an introduction to international relations. Oxford: Oxford University Press.Bell, P.M.H. 2007. The Origins of the Second World War in Europe. 3rd Edition. London: Longman. Black, Jeremy. 2002. European International Relations, 1648?1815. Palgrave Mac-millan. Buzan (Barry) & Little (Richard), International Systems in World History. Remaking the Study of International Relations, Oxford: Oxford UP, 2004?Buzan, Barry and George Lawson. ?The Global Transformation: The Nineteenth Century and the Making of Modern International Relations.? International Studies Quarterly, vol.57, no.3 (September 2013):620-634.Buzan, Barry, & Waever, Ole. 2003. Regions and Powers: The Structure of International Security. Cambridge: Cambridge University Press.Carr, E. H. (1984), The Twenty Years' Crisis 1919-1939: An Introduction to the Study of International Relations, Londres: Macmillan.Carr, William. 1991. The Origins of the Wars of German Unification. London: Long- man. Carvalho, Benjamin, Halvard Leira and John M. Hobson. ?The Big Bangs of IR: The Myths That Your Teachers Still Tell You about 1648 and 1919.? Millennium, vol.39, no. 3 (2011):735-758. Connelly, Matthew. A Diplomatic Revolution: Algeria?s Fight for Independence and the Origins of the Post-Cold War Era (New York: Oxford University Press, 2003) Dockrill, S. & G. Hughes, Palgrave Advances in Cold War History, London, 2006.Dockrill, S., The End of the Cold War Era. The Transformation of the Global Security Order, London, 2005.Ferro, Marc. 1973. The Great War, 1914 ? 1918. London: Routledge. Gaddis, John Lewis, The Cold War (Allen Lane, 2005).Hill, C.& M. Smith (eds) (2011), International Relations and the European Union, 2nd ed., New York:Oxford University PressHobsbawm, E., Age of Extremes: The Short Twentieth Century 1914-1991, London, 1994.Ikenberry (John), Mastanduno (Michael) & Wohlforth (William) (eds), International Relations Theory and the Consequences of Unipolarity, Cambridge: Cambridge UP, 2011?Joll, James, and Gordon Martel. 2007. The Origins of the First World War. 3rd Edition. London: Longman.Jørgensen, K.E.& K.V. Laatikainen (eds) (2013), Routledge Handbook on the European Union and International Institutions. Performance, Policy, Power, Abingdon:RoutledgeKayaoglu, Turan. ?Westphalian Eurocentrism in International Relations Theory.? International Studies Review, vol.12, no.2 (2010):193?217. Kennedy, Paul, The Parliament of Man: The United Nations and the Quest for World Government, London, 2006.Lawson, George. ?The eternal divide? History and International Relations.? European Journal of International Relations, vol.18, no.2 (2012):203-226. Leffler, Melvyn P. & Odd Westad (eds.) The Cambridge History of the Cold War, Vols. 3, Cambridge, 2010Leffler, Melvyn. A Preponderance of Power: National Security, the Truman Administration, and the Cold War (Stanford: Stanford University Press, 1993) Manela, Erez. The Wilsonian Moment: Self-Determination and the International Origins of Anticolonial Nationalism (New York: Oxford University Press, 2009). Mazower, Mark, No Enchanted Palace: The End of Empire and the Ideological Origins of the United Nations, London, 2009.Mearsheimer (John), The Tragedy of Great Power Politics, New York: Norton, 2001.?Osiander, Andreas. ?Sovereignty, international relations, and the Westphalian myth.? International organization, vol.55, no.2 (2001):251-287.Overy, Richard, and Andrew Wheatcroft. 1999. The Road to War. Revised and Updated Edition. London: Penguin Books. Reynolds, David, From World War to Cold War (Oxford University Press, 2006).Sarotte, M. Elise, 1989: the struggle to create post-Cold War Europe, Princeton, 2009.Schroeder, Paul W. ?History and International Relations Theory: Not Use of Abuse, but Fit or Misfit.? International Security, vol.22, no.1 (1997):64-74. Strachan, Hew. 2003. The First World War. New York: Penguin. Herrmann, David G. 1996. The Arming of Europe and the Making of the First World War. Princeton: Princeton University Press. Taylor, A.J.P. 1954. The Struggle for Mastery in Europe, 1848 ? 1918. Oxford: Oxford University Press.Taylor, A.J.P. 1961. The Origins of the Second World War. New York: Touchstone. Wedgwood, Cicely V. 1938. The Thirty Years War. New York: New York Review of Books. Wright, Gordon. 1968. The Ordeal of Total War, 1939 ? 1945. Prospect Heights: Waveland Press. Zubok, V., A Failed Empire. The Soviet Union in the Cold War from Stalin to Gorbachev, Chapel Hill, 2007.
Introduzir os estudantes na análise das principais teorias sobre o nacionalismo e das diferentes abordagens sobre etnicidade, procurando simultaneamente desenvolver as suas capacidades críticas.
ProgramaCP1. Breve história da palavra "nação" no Ocidente.
CP2. Definições de nação.
CP3. A nacionalização do mundo: um processo em curso de 1776 até ao presente.
CP4. Nacionalismo cívico-territorial e nacionalismo étnico-cultural.
CP5. Teorias do nacionalismo: exposição e o debate contemporâneo.
CP6. Diversidade cultural e etnicidade: conceitos e problemas.
Students assessment is based on an individual written essay and an oral team presentation.The classification system consists of 100 points:Written essay: from 0 to 50 pointsOral team presentation: from 0 to 50 pointsThe final score is translated, into the Portuguese grading system (in a scale of 20), as follows: X points / 5 = Y valores
BibliografiaANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: Reflexões sobre a Origem e a Expansão do Nacionalismo, Lisboa, Edições 70, 2005 [1983] BANKS, Marcus. Ethnicity: Anthropological Constructions, London, Routledge, 1996BHABBA, Homi . Nation and Narration, London, Routledge, 1990BREUILLY, John. Nationalism and the State, Manchester, Manchester University Press, 1993BROWN, David. Contemporary Nationalism: Civic, Ethnocultural, and Multicultural Politics, London, Routledge, 2000 ERIKSEN, Thomas Hylland. Ethnicity and Nationalism. Anthropological Perspectives, London, Pluto Press, 1993GELLNER, Ernest. Nações e Nacionalismo, Lisboa, Gradiva, 1993MAYALL, James. Nationalism and International Society, Cambridge, Cambridge University Press, 1990MORTIMER, Edward (ed.). People, Nation and State: The Meanings of Ethnicity and Nationalism, London, I.B.Tauris, 1999 SMITH, Anthony. Nações e Nacionalismo numa Era Global, Oeiras, Celta, 1999 [1995]
Bibliografia OpcionalBALAKRISHNAN, Gopal (ed.). Mapping the Nation, London, Verso, 1996BANTON, Michael. Ethnic and Racial Consciousness, London, Longman, 1997BARTH, Frederick. Introduction in Ethnic Groups and Boundaries: The Social Organization of Culture Difference, Oslo, Universitetsforlaget, 1969BRASS, Paul. Ethnicity and Nationalisms: Theory and Comparison, New Delhi, Sage, 1991CHATTERJEE, Partha. Nationalist Thought and the Colonial World: A Derivative Discourse, London, Zed Books, 1993 [1986] DIECKHOFF, Alain (ed.). The Politics of Belonging. Nationalism, Liberalism, and Pluralism, Lanham, Lexington Books, 2004 DUNN, John (ed.). Contemporary Crisis of the Nation-State?, Oxford, Blackwell, 1995HANNUM, Hurst. Autonomy, Sovereignty, and Self-Determination, Philadelphia, University of Pennsylvania Press, 1996HOBSBAWM, Eric. A Questão do Nacionalismo. Nações e Nacionalismo desde 1780. Programa, mito e realidade, Lisboa, Terramar, 1998 [1990]HOROWITZ, Donald. Ethnic Groups in Conflict, Berkeley, University of California Press, 1985 JAFFRELOT, Christophe. For a theory of nationalism, Questions de Recherche / Research in Question, 10, 2003LEOUSSI, Athena (ed.). Encyclopedia of Nationalism, New Brunswich, Transaction Publishers, 2000MAALOUF, Amin. As Identidades Assassinas, Lisboa, Difel, 2002 [1998]MOYTL, Alexander (ed.). Encyclopedia of Nationalism, San Diego - London, Academic Press, 2 Vols., 2001NEUBERGER, Benyamin. National Self-Determination in Postcolonial Africa, Boulder, Lynne Rienner Publishers, 1996PUHLE, Hans-Jürgen. Nation States, Nations and Nationalisms in Western and Southern Europe in J.G.Beramendi, X.M.Nuñez (eds.), Nationalism in Europe. Past and Present, Santiago de Compostela, Universidade de S.Compostela, 1994ROKKAN, Stein. Dimensions of State Formation and Nation-Building: a possible paradigm for research on variations within Europe in Ch.Tilly (ed.), Formation of National States in Western Europe, Princeton, Princeton University Press, 1983SMITH, Anthony. Theories of Nationalism, London - New York, Duckworth / Holmes & Meyer, 1983__________. A Identidade Nacional, Lisboa, Gradiva, 1997 [1991]__________. Nationalism and Modernism: A Critical Survey of Recent Theories of Nations and Nationalism, London, Routledge, 1998 SUNY, Ronald Grigor. The Revenge of the Past: Nationalism, Revolution, and the Collapse of the Soviet Union, Stanford, Stanford University Press, 1993
Este curso explora a forma como as políticas de desenvolvimento são moldadas, abordando as relações de poder entre os diferentes actores: governos nacionais, ONGs locais e internacionais, agências das Nações Unidas. Nesta unidade curricular são exploradas as relações entre políticas de desenvolvimento e as agenda política subjacentes, bem como as desigualdades sociais globais. A unidade curricular conta com convidados das organizações envolvidas em projectos de desenvolvimento.
ProgramaP1. Do conceito às políticas de desenvolvimento
P2. Organizações internacionais e desenho de programas de desenvolvimento
P3. O papel das organizações internacionais: estudos de caso
P3.1. Intervenções em saúde em Africa: principais actores
P3.2. De Alma Ata aos programas verticais
P3.3. As ONG como novos actores do desenvolvimento
P3.4. Programas de integração: o caso do SWAP Moçambique.
P4. Movimentos sociais e intervenção pública
Participação nos seminários: 25%Apresentação em seminário, com apresentação de outline e ficha de leitura (2 páginas): 25%Ensaio final (7/9 páginas): 50%Avaliação por exameOs alunos podem optar, em alternativa à avaliação periódica, pela avaliação por exameFaltasAs faltas, até ao máximo de 3 sessões duplas, implicam a apresentação de uma ficha de leitura sobre os textos discutidos nessa aula. Proposta de trabalho:baseado na análise de um relatório
BibliografiaCraig D, Porter D. 2003. Poverty Reduction Strategy Papers: a new convergence. World Dev. 31(1):53-69Escobar, Arturo, 1995, Encountering Development: The Making and Unmaking of the Third World, Princeton: Princeton University Press.Herz, Monica & Andrea R. Hoffman, 2004, Organizações Internacionais. História e Práticas, Rio de Janeiro, ElsevierPfeiffer J, Johnson W, Fort M, Shakow A, Hagopian A, et al. 2008. Strengthening health systems in poor countries: a code of conduct for nongovernmental organizations. Am. J. Pub. Health 98(12):2134-40 Pita, J. I. eds. 2006. Nuevos instrumentos de la cooperación española: la experiencia mozambiqueña. Madrid: Fundación Carolina CeALCI.Rincón Becerra, M. , Rodríguez Colmenares, I. 2010. "Barrio Adentro y Alma Ata", Revista de Ciencias Sociales (RCS) Vol. XVI, No. 3, Julio - Septiembre 2010, pp. 515 - 525 Stiglitz J. 2002. Globalization and its Discontents. New York: W.W. Norton
Bibliografia OpcionalBeyer, J. A. d., A. S. Preker, et al. (2000). "The role of the World Bank in international health: renewed commitment and partnership." Social Science and Medicine 50(2): 169-76Escobar, Arturo, 1991, "Anthropology and the Development Encounter: the Making and Marketing of Development Anthropology" in American Ethnologist, 18, 4, 658-682.Fassin, Didier, 2007, When bodies remember : experiences and politics of aids in South Africa, Berkeley, University of California PressFarmer, Paul (1999) Infections and Inequalities. The Modern Plagues, Berkeley, University of California Press. (preface, chap. 1 and 10)Ferguson, James, 1999, Expectations of Modernity. Myths and Meanings of Urban Life in Zambian Cooperbelt, Berkeley, University of California PressPfeiffer, J., 2003, "International NGOs and primary health care in Mozambique: The need for a new model of collaboration". Social Science & Medicine, 56(4), 725-738Porter, D. (1999). Health, civilization, and the state : a history of public health from ancient to modern times. London; New York, Routledge (parte 3)Turshen M. 1999. Privatizing Health Services in Africa. New Brunswick, NJ: RutgersTurshen M. 2007. Women Health Movements. A Global Force for Change. New York: Pallgrave MacMillan.
n.a.
ProgramaSemana 1: Introdução ao estudo do conflito e ao módulo
Semana 2: Prevenção, gestão e resolução de conflitos
Semana 3: O estudo da guerra
Semana 4: Terrorismo, contraterrorismo e conflito
Semana 5: Desenvolvimentos nos estudos da paz
Semana 6: Manutenção e consolidação da paz
Semana 7: Estados dilacerados pela guerra e reconstrução pós-conflito
Semana 8: Construção da paz por meio de reconciliação: África do Sul, Ruanda e Guiné
Semana 9: Conflito, DDR e justiça transicional na Colombia
Semana 10: Uma abordagem crítica à construção da paz na Bósnia-Herzegovina
assiduidade (10%);apresentação e debate nas aulas (10%);trabalho escrito composto por compilação de 5 blog posts de natureza académica (máximo de 500 palavras, excluindo referências). Critérios de avaliação: 1) estrutura e escrita; 2) teorização; 3) uso de exemplos; 4) reflexividade crítica. Penalidades: 1) prazo de entrega é às 23h59 do dia da submissão. 0,5 pontos deduzidos por casa dia de atraso da; 2) trabalhos que excedam o limite em mais de 10% receberão redução de 0,5 pontos (80%).
BibliografiaBrown, M. (1996) The International Dimensions of Internal Conflict. Cambridge, MA: MIT Press. Chesterman, S. (2004) You the People: The United Nations, Transitional Administration and State-Building. Oxford: Oxford University Press. Collins, A. (2019) Contemporary Security Studies. Oxford: Oxford University Press. Jackson, R. (2016) Routledge Handbook of Critical Terrorism Studies. London: Routledge. Paris, R. (2003) At War?s End. Cambridge: Cambridge University Press. Stedman, S., Rothchild, D. and Cousens, E. (2003) Ending Civil Wars, the Implementation of Peace Agreements. Boulder: Lynne Rienner.
Bibliografia OpcionalKeegan, J., 1993. The History of Warfare. London: Random House.Turney-High, H. 1991 (1949). Primitive war. Its Practices and Concepts. South Carolina: University of South Carolina Press
A unidade curricular Desenho da Pesquisa tem como objetivo principal fornecer aos estudantes de nível de mestrado os instrumentos conceptuais e operativos fundamentais para o desenho de um projeto de pesquisa e/ou intervenção em ciências sociais. Tratando-se de uma unidade curricular comum a vários mestrados, está desenhada para o cumprimento de um objetivo final: apetrechar os estudantes para a elaboração de um projeto próprio.
Programa1. A pesquisa como produtora de conhecimento para conhecer e/ou para intervir.
1.1. A pesquisa empírica como sendo teoricamente orientada.
1.2. A pesquisa como 'problem solving': diagnósticos, avaliações, intervenções.
1.3. A ética nos diferentes tipos de pesquisa.
2. Como desenhar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
2.1. Formulação do problema e definição de objetivos.
2.2. Conceptualização.
2.3. Operacionalização e observação.
2.4. Redação do projeto.
3. Estratégias metodológicas.
3.1. Adequação das estratégias metodológicas aos objetivos da pesquisa.
3.2. Pesquisa extensiva: grandes inquéritos, bases de dados estatísticos, etc.
3.3. Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, abordagem etnográfica, etc.
3.4. A investigação ação e a intervenção social.
3.5. Pesquisa comparativa: objetivos e problemas da comparação.
3.6. Os 'métodos combinados'.
Avaliação periódica, contemplando as seguintes componentes:a) Participação nas aulas e apresentação do projeto de pesquisa e/ou de intervenção (35%)b) Trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção (65%).Avaliação final, constituída por um trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção, complementado com uma discussão oral, caso o/a docente considere necessário (100%).A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
BibliografiaBabbie, E 1989 The practice of social research.Belmont:CWP.Blaikie, N 2007 Approaches to social enquiry.Cambridge:PP.Bryman, A 2012 Social Research Methods.Oxford:OUP.Burgess, R 2001 A pesquisa de terreno.Oeiras:Celta. Campenhoudt, L van 2003 Introdução à análise dos fenómenos sociais.Lisboa:Gradiva.Capucha, L 2008 Planeamento e avaliação de projectos: guião prático.Lisboa:DGIDC.Chen, H 2015 Practical program evaluation: theory-driven evaluation and the integrated evaluation perspective.Thousand Oaks:Sage.Creswell, JW 2003 Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches.Thousand Oaks:Sage.Della Porta, D&M Keating, eds 2008 Approaches and Methodologies in the Social Sciences.Cambridge:CUP.Quivy, R&Champenhoud,L 2003 Manual de Investigação em Ciências Sociais.Lisboa:Gradiva.Ragin, C 1994 Constructing social research. Thousand Oaks:Pine Forge.Silva, A S&Pinto, J M, org 1986 Metodologia das Ciências Sociais. Porto:Afrontamento.
Bibliografia OpcionalNa medida em que o desenho de pesquisa pode ter algumas especificidades em função da área científica de pesquisa, listam-se abaixo algumas sugestões de suporte bibliográfico.Mestrado em Ação HumanitáriaSe necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).Mestrado em Administração EscolarSe necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).Mestrado em Ciência PolíticaJohnson, J B & Reynolds, H T 2020 Political Science research methods, 9ª ed. Los Angeles: Sage.Silverman, D (2018) Doing qualitative research. Los Angeles: Sage.Pollock III, Philip H.& Edwards, B C 2019 The Essentials of political analysis. 6ªed., Washington D.C.: CQ Press.Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações LaboraisSe necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da InformaçãoBerger, A. A. 2018 Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications.Kubitschko, S., & Kaun, A. (eds). 2016 Innovative methods in media and communication research. Cham: Palgrave Macmillan.Quan-Haase, A., & Sloan, L. (eds.). 2022 The SAGE handbook of social media research methods. Sage.Treadwell, D, & Davis, A 2016 Introducing communication research: Paths of inquiry. Thousand Oaks: SAGE Publications, 3ª ed.Mestrado em Educação e SociedadeBogdan, R & Biklen, S 1994 Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.Mestrado em Estudos AfricanosOuédraogo, J-B & Cardoso, C (ed) 2011 Readings in methodology: African Perspectives. Dakar: CODESRIA. Em linha: https://www.codesria.org/spip.php?article1502&lang=enZeleza, T (ed) 2006 The Study of Africa. Disciplinary and interdisciplinary encounters (Vol I). Dakar: CODESRIA.Zeleza, T (ed) 2007 The study of Africa. The global and transnational engagements (Vol II). Dakar: CODESRIA.Mestrado em Estudos e Gestão da CulturaOsterwalder, A., & Pigneur, Y. 2010 Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers (Vol. 1). John Wiley & Sons.Quan-Haase, A., & Sloan, L. (Eds.). 2022 The SAGE handbook of social media research methods. Sage.Stein, T. S., Bathurst, J. R., & Lasher, R. 2022 Performing arts management: A handbook of professional practices. Simon and Schuster.Mestrado em Estudos InternacionaisLamont, C 2015 Research methods in International Relations. Thousand Oaks: Sage Publications (capitulo 1 on-line em: https://uk.sagepub.com/sites/default/files/upm-binaries/71316_Lamont_Research_Methods_in_International_Relations_Chapter_1.pdf).Sprinz, D F & Wolinsky, Y (eds.) 2004 Cases, numbers and models: International Relations research methods. Ann Arbor: Michigan University Press. (Em linha: https://pdfs.semanticscholar.org/89c3/34b5c514acb817b8862dcdf675bd7d4863de.pdfKlotz, A & Prakash, D (eds) 2008 Qualitative methods in International Relations: A pluralist guide. New York: Palgrave (v. plataforma moodle).Mestrado em Gestão dos Novos MediaBerger, A. A. 2018 Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications.Hine, C. (2017). Digital Ethnography. In The Wiley-Blackwell Encyclopedia of Social Theory, B.S. Turner (Ed.). https://doi.org/10.1002/9781118430873.est0628Kubitschko, S., & Kaun, A. (eds). 2016 Innovative methods in media and communication research. Cham: Palgrave Macmillan.Quan-Haase, A., & Sloan, L. (eds.). 2022 The SAGE handbook of social media research methods. Sage.Silverman, D. (2017) Doing Qualitative Research. Londres: Sage. https://us.sagepub.com/en-us/nam/doing-qualitative-research/book251108Treadwell, D, & Davis, A 2016 Introducing communication research: Paths of inquiry. Thousand Oaks: SAGE Publications, 3ª ed.Mestrado em Políticas PúblicasBukve, O 2019 Designing Social Science Research. Cham: Palgrave.Filho, Dalson Britto Figueiredo; Paranhos, Ranulfo; Rocha, Enivaldo Carvalho da; Silva Junior, José Alexandre da; Santos, Manoel Leonardo Wanderley Duarte 2012 Levando Gary King a Sério: Desenhos de Pesquisa em Ciência Política. In Revista Eletrônica de Ciência Política 3 (1-2), pp. 86-117.Howard, C 2017 Thinking Like a Political Scientist: A Practical Guide to Research Methods. Chicago: University of Chicago Press.Toshkov, D 2016 Research Design in Political Science. London: Palgrave.Mestrado em Serviço SocialBell, L 2017 Research methods for Social Workers. Londres: Palgrave.Hardwick, L et al (eds) 2017 Innovations in Social Work Research. London: Jessica Kingsley Publishers.Shaw, I, Briar-Lawson, K, Orme, J & Ruckdeschel, R 2010 The Sage Handbook of Social Work Research. Londres: Sage.Mestrado em SociologiaBecker, H S 2017 Evidence. Chicago: The University of Chicago Press.Blaikie, N 2010 Designing Social Research. The logic of Anticipation. Cambridge: Polity Press.Lenoir, R 1988 Objeto Sociológico e Problema Social. In: Champagen, P. et al. Iniciação A Prática Sociológica. Petropólis: Vozes, pp. 59-104.Outras referências bibliográficas complementaresBeckett, C (2010) Assessment and intervention in social work. Sage Publications: London.Bertaux, D. (2020) As narrativas de vida. LIsboa: Mundos Sociais.Booth, W C, Colomb, G G e Williams, J M (2003) The Craft of Research. Chicago: The University of Chicago Press.Brady, H E & Collier, D (2004) Rethinking Social Inquiry: Diverse Tools Shared Standards. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers.Brannen, J (2005) Mixed methods research: a discussion paper, Economic & Social Research Council, National Centre for Research Methods. URL: http://eprints.ncrm.ac.uk/89/1/MethodsReviewPaperNCRM-005.pdfCalley, N. (2011). Program development in the 21st Century: an evidence-based approach to design, implementation and evaluation. Thousand Oaks: Sage.Carvalho, H (2004) Análise Multivariada de Dados Qualitativos. Lisboa: Sílabo. Dogan, M & Pelassy, D (1990, 1984) How to Compare Nations. Strategies in Comparative Politics. New Jersey: Chatham House Publishers.European Institute of Public Administration (2004) Improving an organization through self-assessment? common assessment framework. Maastricht: European Institute of Public Administration.Foddy, William (1996) Como perguntar. Teoria e Prática da construção de perguntas para entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora.Ghiglione, R & Matalon, B (1992) O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora.Kettner, P., Moroney, R. & Martin, L. (2016). Designing and managing programs: an effectiveness-based approach. (5nd. Ed.). Thousand Oaks: Sage.Patton, M. (2018). Facilitating evaluation: principles in practice. Sage Thousand Oaks. Oyen, Else (1990) Comparative methodology. Theory and practice in international social research. London: Sage. Ragin, C C. (1987) The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press.Schiefer, U, et al. (2007) Método aplicado de planeamento e Avaliação. Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Estoril: Editora Principia.Scott, J. (1990) A Matter of Record: Documentary Sources in Social Research. Cambridge: Polity Press.Silverman, D (ed.) (2011) Qualitative Research. London: Sage. Turner, F J. (2005). Social Work Diagnosis in Contemporary Practice. New York, Oxford: University Press.Turner, Jonathan (2005) "A new approach for theoretically integrating micro and macro analysis", in Craig Calhoun, C. Rojek,B. Turner (Ed.) , The Sage Handbook of Sociology. London: Sage Publications.Whyte, William Foote (ed.) (1991) Participatory Action Research. London: Sage Publications.
Aptidões e Competências:
AC1: Aquisição de uma compreensão crítica do presente que contribua para o desenvolvimento de uma cidadania informada e consciente;
AC2: Capacidade para organizar e analisar de uma forma coerente resultados de pesquisa complexos;
AC3: Conhecimento e capacidade de usar ferramentas de obtenção de informação, tais como repertórios bibliográficos, inventários de arquivos, e recursos electrónicos
AC4: Consciência de que as questões e os problemas estudados na área de Estudos Internacionais podem mudar com o tempo e com a diversificação dos diversos contextos políticos e sociais
1.Europa como actor global no século XXI;1.1A história da integração europeia;1.2Teorias da integração europeia e as teorias das Relações Internacionais;1.3Conceitos-chave: actor internacional, polity, organização internacional;1.4O Tratado de Lisboa e as suas implicações para a UE como um actor global;1.5Quadro institucional e procedimentos de tomada de decisão;
2.Políticas externas europeias e a ?comprehensive approach?;2.1A Política Externa e de Segurança Comum e da Política Comum de Segurança e Defesa;2.2A Política Europeia de ?vizinhança? e alargamento;2.3Euromed e a União para o Mediterrâneo;2.4UE e mecanismos de resposta a crises;2.5Justiça Global e Governança Global;
3.Dimensões externas das políticas internas;3.1Política Económica e Monetária;3.2Política de Ambiente e Energia;3.3A política comercial comum;
4.A UE e a ordem mundial multipolar emergente;4.1A UE e outras organizações internacionais;4.2A parceria transatlântica;4.3A UE e as potências emergentes
A avaliação assentará na entrega de dois comentários escritos. Cada um valerá 50% da nota e não deverá exceder 2000 palavras.
BibliografiaBindi, F. (ed), The Foreign Policy of the European Union, Assessing Europe's Role in the World, Brookings Institution Press, 2010.Bouchard, C., J. Peterson & N. Tocci (eds) (2013), Multilateralism in the 21 Century:Europe's Quest for Effectiveness, London:RoutledgeBretherton, C. & J. Vogler (2006), The European Union as a Global Actor,2nd ed., London, New York:RoutledgeHill, C.& M. Smith (eds) (2011), International Relations and the European Union, 2nd ed., New York:Oxford University PressJørgensen, K.E.& K.V. Laatikainen (eds) (2013), Routledge Handbook on the European Union and International Institutions. Performance, Policy, Power, Abingdon:RoutledgeKeukeleire, S.& J. MacNaughtan (2008), The Foreign Policy of the European Union, Houndmills:Palgrave MacmillanMarsh, S.& H. Mackenstein (2005), The International Relations of the European Union, London:Pearson LongmanSmith, K.(2008), European Union Foreign Policy in a Changing World, 2nd ed., Cambridge:Polity Press
Bibliografia OpcionalBäckstrand, Karin e Elgström, Ole, "The EU's role in climate change negotiations: from leader to 'leadiator'," Journal of European Public Policy, vol. 20, nº 10, 2013, pp. 1369-1386.Barry, Linda, "European Security in the 21st Century: The EU's Comprehensive Approach," The Institute of International and European Affairs, 2012. Disponível em http://www.iiea.com/publications/european-security-in-the-21st-century-the-eus-comprehensive-approachCameron, Fraser (2011), "The EU and the BRICs," DSEU Policy Paper, 3/2011. Disponível em http://dseu.lboro.ac.uk/Documents/Policy_Papers/DSEU_Policy_Paper03.pdfElgström, Ole, "Outsiders' Perceptions of the European Union in International Trade Negotiations," Journal of Common Market Studies, vol. 45, nº 4, 2007, pp. 949-967.Jørgensen, Knud Erik (ed), The European Union and International Institutions, 2013, Routledge.Ludlow, Piers, "European Integration and the Cold War", in Leffler, Melvyn & Westad, Odd Arne, The Cambridge History of the Cold War, Vol. 2, Cambridge University Press, 2010, pp. 179-197. [cota ISCTE: H.123(0) Cam v.1-3]Maurer, Heidi e Simão, Licínia, "From regional power to global power? The European Neighborhood Policy after the Lisbon Treaty," paper apresentado na 13ª conferência bianual EUSA, Baltimore, maio de 2013. Disponível em http://euce.org/eusa/2013/papers/12c_maurer.pdfNiemann, Arne e Bretherthon, Charlotte, "Introduction: EU external policy at the crossroads," International Relations, vol. 27, nº 3, 2013, pp. 261-275. Versão provisória disponível em http://internationale.politik.uni-mainz.de/files/2012/10/Niemann-and-Bretherton_Special-edition_introduction_final.pdfThody, Philip, An Historical Introduction to the European Union. London and New York: Routledge, 1997.Vogler, John, "The European contribution to global environmental governance," International Affairs vol. 81, nº 4, 2005, pp. 835-850. Disponível em http://cesruc.org/uploads/soft/130311/1-130311152133.pdfWiener, Antje e Thomas Diez (eds), European Integration Theory, 2ª ed., Oxford University Press, 2009.Woolcock, Stephen (2010), "The Treaty of Lisbon and the European Union as an actor in international trade," ECIPE Working Paper, Nº 01/2010. Disponível em http://www.ecipe.org/media/publication_pdfs/the-treaty-of-lisbon-and-the-european-union-as-an-actor-in-international-trade.pdfWright, Nick, "The European Union: What Kind of International Actor?", Political Perspectives, vol. 5, nº 2, 2011, pp. 8-32. Disponível em http://www.politicalperspectives.org.uk/wp-content/uploads/PPVolume5-Issue2-2011-Wright-1_final.pdf
O Programa da disciplina de Globalização e Desafios de Desenvolvimento visa alcançar três tipos de objectivos distintos:
a) Providenciar uma perspectiva crítica e informada sobre a complexidade dos processos de globalização.
b) Promover o conhecimento e a discussão dos principais desafios de desenvolvimento gobal.
c) Discutir as formas de acção colectiva (estatal e não-estatal) mais adequadas para lidar com as causas e os impactos dos problemas de desenvolvimento global.
1. Globalização e desenvolvimento: aspectos conceptuais e históricos
2. Comércio internacional e investimento
3. Pobreza e desigualdade
4. Migrações
5. Ambiente
6. Inovação Social Transformadora
7. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
A avaliação da disciplina consistirá na elaboração de um trabalho de grupo com apresentação (25% da nota final) e na elaboração um ensaio individual (75% da nota final). Para os alunos que optarem por avaliação final, o ensaio individual valerá 100% da nota. Em época de recurso, os alunos serão avaliados por exame escrito (100% da nota final).
BibliografiaAllen, R. (2011). Global economic history: a very short introduction. Oxford: Oxford UPDauvergne, P (2021) The globalization of artificial intelligence: consequences for the politics of environmentalism, Globalizations, 18(2): 285-299Milanovic, B. (2016). Global inequality: A new approach for the age of globalization. Cambridge MA: Harvard BelknapMunck, R. (2008). Globalization, governance and migration. Third World Quarterly. 29 (7):1227?1246Peet, R. & Hartwick, E. (2015), Theories of Development: Contentions, Arguments, Alternatives, Third Edition. New York: Guilford Press.Ravenhill, J. (ed.) (2020). Global Political Economy, 6th edition. Oxford: Oxford UPRodrik, Dani (2011). The Globalization Paradox: Why markets, states and democracy can't coexist. Oxford: Oxford UPStiglitz, Joseph (2018). Globalization and Its Discontents Revisited. New York and London: W.W. Norton.Sumner, A. (2016). Global poverty: Deprivation, distribution, and development since the cold War. Oxford UP
Bibliografia OpcionalBetts, Alexander (2019). Nowhere to Go: How Governments in the Americas Are Bungling the Migration Crisis. Foreign Affairs, 98 (6): 122-133.Birdsall, Nancy (2006). The World is not Flat: Inequality and Injustice in our Global Economy. WIDER Annual Lecture 9. Helsinki: UNU-WIDER.Chang, Ha-Joon (2003). Globalisation, Economic Development and the Role of the State. London and New York: Zed BooksChang, Ha-Joon (2007). Bad samaritans: rich nations, poor policies, and the threat to the developing world. Londres: RH Business Books. Clark, David A. (ed.) (2006). The Elgar companion to development studies. Cheltenham: Edward Elgar.Colgan, Jeff D. and Robert O. Kehoane (2017). The Liberal Order is Rigged: Fix It or Watch It Wither?.Foreign Affairs, 96(3): 36-44.Craig, Alastair, David Hulme and Mark Turner (2007), Challenging Global Inequality: Development Theory and Practice in the 21st Century, Basingstoke, Palgrave Macmillan.Currie-Alder, B., R. Kanbur and R. Medhora (eds.) (2014). International Development: Ideas, Experiences and Prospects. Oxford: Oxford University Press.Dauvergne, P (2021) The globalization of artificial intelligence: consequences for the politics of environmentalism, Globalizations, 18:2, 285-299Desai, V. and R. Potter (ed.) (2007). The Companion to Development Studies, 2nd edition. London: Routledge.Eriksen, Thomas Hylland (2013). Globalization: The Key Concepts. London and New York: Bloomsbury.Frieden, J (2006). Global Capitalism: Its Fall and Rise in the Twentieth Century. New York: Norton.Fukuda-Parr, S. (2015). From the Millenium Development Goals to the Sustainable Development Goals: shifts in purpose, concept and politics of global goal setting for development. Gender and Development, 24(1), pp.43-52.Gamble, Andrew (2014). Crisis Without End? The Unravelling of Western Prosperity. Basingstoke: Palgrave Macmillan.Gong, H., Hassink, R., Foster, C., Hess, M., & Garretsen, H. (2022). Globalisation in reverse? Reconfiguring the geographies of value chains and production networks. Cambridge Journal of Regions, Economy and Society, 15(2), 165?181Harris, Jerry (2020). China-US Tensions: Is Globalisation Dead?. International Critical Thought, 10 (2): 263-281.Harvey, David (2005), A Brief History of Neoliberalism, New YorK: Oxford University Press.Hu, Fred and Michael Spence (2017). Why Globalization Stalled, and How to Restart It?. Foreign Affairs, 96(6): 54-63.Lee Hsien Loong (2020). The Endangered Asian Century: America, China, and the Perils of Confrontation. Foreign Affairs, 99 (4): 52-64.Lighthizer, Robert E. (2020). How to Make Trade Work for Workers: Charting a Path Between Protectionism and Globalism. Foreign Affairs, 99 (4): 78-92.Maddison, Angus (2006). The world economy. Paris: Development Centre Studies, OCDE.Nayyar, Deepak (2009).Developing Countries in the World Economy: The Future in the Past?. WIDER Annual Lecture 12. Helsinki: UNU-WIDER.Piketty, Thomas (2014). Capital in the Twenty-First Century. Cambridge: Belknap Press. Piketty (2019). Capital et idéologie. Paris: Seuil.Reinert, Erik (2007), How Rich Countries Got Rich ... and Why Poor Countries Stay Poor, London: Constable.Ritzer, George (2010), Globalization: A Basic Text, Chichester: Wiley-Blackwell.Rockstrom, J. et al. (2009) Planetary Boundaries: Exploring the Safe Operating Space for Humanity. Ecology and Society 14(2): 32.Rodrik, Dani (2011). The Globalization Paradox: Why markets, states and democracy can't coexist. Oxford: Oxford University Press. Shan, Weijian (2019). The Unwinnable Trade War: Everyone Loses in the US-Chinese Clash ? but Especially Americans. Foreign Affairs, 98 (6): 99-108.Steger, Manfred B. (2013), Globalization: A Very Short Introduction, Oxford: Oxford University Press.Stiglitz, Joseph (2006). Making Globalization Work. London: Allen Lane. Stiglitz, Joseph (2020). Conquering the Great Divide. Finance & Development, September: 17-20WCED - World Commission on Environment and Development (1987). Our Common Future. New York: United Nations. Wolf, Martin (2004). Why globalization works. Yale University Press.
n.a
ProgramaCP1: Apresentação da Unidade Curricular.
CP2: Auscultação de ideias para projectos de dissertação. Consulta de modelos.
CP3: Indicações sobre orientação das dissertações de Mestrado.
CP4: Explicitação das normas regulamentares em vigor para a elaboração de dissertações de mestrado
CP5: Elaboração de um projecto de pesquisa (objectivos, teoria, metodologia, base empírica, bibliografia).
CP6: Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas.
CP7: Elaboração do ?Estado da Arte? e recurso a bases de dados bibliográficas.
CP8: A recolha e utilização de fontes primárias.
CP9: Apresentação de relatórios de progresso da dissertação de Mestrado pelos alunos.
Em termos de avaliação, a dissertação de mestrado em Estudos Internacionais é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri.A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação, nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos em vigor no ISCTE-IUL.
BibliografiaBooth, Wayne, Gregory Colomb e Joseph Williams (2003), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press, 2ª ed.ISCTE (2008), Normas Orientadoras para a Dissertação ou Trabalho de Projecto de Mestrado.May, T. (1997) Social research: Issues, methods and processes, Open University Press.O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications.Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE.Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage.Robson, C. (1993) Real world research: A resource for social scientists and practitioner-researchers, Oxford University Press.Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press.Wallimann, N. (2001) Your research project: A step-by-step guide for the first-time researcher, Sage.
Bibliografia OpcionalCP1: Apresentação da Unidade Curricular.
CP2: Identificação e formulação de temas para o trabalho de projecto.
CP3: Pesquisa bibliográfica e elaboração do “Estado da Arte”.
CP4: Utilização de bases de dados bibliográficas e de recursos disponíveis para o projecto.
CP5: Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas.
CP6: Desenvolvimento e acompanhamento do trabalho de projecto.
CP7: Apresentação oral de relatórios de progresso e redacção do trabalho de projecto.
Em termos de avaliação, o trabalho de projecto em Estudos Internacionais é apresentado e defendido em provas públicas e será avaliado por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico do trabalho de projecto, nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos em vigor no ISCTE-IUL.
BibliografiaBooth, Wayne, Gregory Colomb e Joseph Williams (2003), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press, 2ª ed.ISCTE (2008), Normas Orientadoras para a Dissertação ou Trabalho de Projecto de Mestrado.Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage.O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications.Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE.Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage.Robson, C. (1993) Real world research: A resource for social scientists and practitioner-researchers, Oxford University Press.Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press.Walliman, N. (2005). Your research project (2nd Ed.). London. SAGE.
Bibliografia OpcionalO Estágio tem como objetivos:
1. Proporcionar uma experiência de atuação profissional e de aplicação prática de conhecimentos e competências adquiridas ao longo do mestrado;
2. Estabelecer uma relação positiva entre formação, investigação e profissão.
1. Temática e problema de estágio
2. Plano de estágio
3. Quadro teórico e metodológico
4. Metodologia de investigação-ação colaborativa
5. Avaliação
6. Relatório
Relatório individual de estágio, que contém os seguintes elementos:a) Caracterização do contexto institucional (história, organização, políticas e serviços, atividades, estrutura orgânica e funcionamento);b) Enquadramento do local do estágio;c) Descrição das atividades desenvolvidas (funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas)d) Balanço crítico e teoricamente fundamentadoe) Bibliografia A UC não contempla a modalidade de avaliação por exame.
Bibliografia- Capucha, Luís (2008), Planeamento e Avaliação de Projetos. Guião Prático, Lisboa: ME/DGIDC- Courtney, Roger (2013), Strategic Management in the Third Sector, Basingstoke: Palgrave Macmillan- Della Porta, Donatella e Keating Michael (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press- Neves, José, Garrido, Margarida, Simões Eduardo (2008), Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática, Lisboa: Editora SÍLABO- Reeher, Gant e Mariani, Mack (2002), The Insider's Guide To Political Internships: What To Do Once You're In The Door, Nova Iorque: Basic Books- Sweitzer, H. Frederick e King, Mary A. (2014), The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning.
Bibliografia OpcionalOptativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
1.º ano | 2.º semestre
00022 | Estado e Política em África
02081 | Dinâmicas Políticas da Região Mona
02491 | China Contemporânea
03310 | Organizações Internacionais
03394 | Governação Empresarial (Sege)
M8269 | Sociedade e Sistemas Políticos Europeus
M8533 | Negócios e Gestão Globais
2.º ano | 1.º semestre
00809 | Gestão Intercultural (Mim)
02859 | Desafios Globais
03219 | Gestão Internacional, Ética e Responsabilidade Social
Optativas recomendadas em Técnicas Especializadas de Pesquisa
00555 | Análise de Indicadores Estatísticos
M8106 | Análise de Arquivos e de Outras Fontes Documentais
M8109 | Pesquisa de Terreno
Acreditações