Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
04 fev 2021
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 109/2014 de 22-07-2014
Registo de alteração R/A-Cr 109/2014/AL01 de 04-12-2020
Candidatar
Leccionado em Inglês
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2022/2023)

Luís Nuno Rodrigues é Professor Catedrático do Departamento de História do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. É Diretor do Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte) e do Mestrado e Doutoramento em Estudos Internacionais, na mesma instituição. Doutorado em História Americana pela Universidade do Wisconsin e em História Moderna e Contemporânea (especialidade História das Relações Internacionais na Época Contemporânea) pelo ISCTE-IUL, foi Visiting Professor na Brown University, Estados Unidos da América, Diretor da revista científica Portuguese Journal of Social Science e Diretor do Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa (em colaboração com a Academia Militar). As suas áreas de especialização são a História das Relações Internacionais, História da Guerra Fria, História de Portugal do século XX e História dos Estados Unidos da América. Orientou dezenas de teses de doutoramento e de teses de Mestrado. Organizou mais de uma centena de colóquios, conferências e seminários e apresentou comunicações orais em número idêntico de eventos científicos, em Portugal e no estrangeiro. É autor de 9 livros, coordenador de outros 8 e publicou 55 capítulos de livros ou entradas em obras coletivas e mais de 30 artigos em revistas especializadas. A sua obra Kennedy-Salazar: A Crise de Uma Aliança. As Relações Luso-Americanas entre 1961 e 1963, publicada em 2002, foi galardoada com os Prémios Fundação Mário Soares e Aristides Sousa Mendes. Entre as suas publicações mais recentes contam-se o livro Spínola, publicado pela Esfera dos Livros em 2010, a obra coletiva intitulada Perceptions of NATO and the New Strategic Concept, que editou com Volodymyr Dubovyk, o artigo “Establishing a ‘Cultural Base’? The Creation of the Fulbright Program in Portugal”, publicado em 2017 na International History Review e a obra coletiva L'Aviation et son impact sur le temps et l'espace, publicada em 2019 pelas Editions Le Manuscript. Coordena presentemente o projecto de investigação "NoWall: Europe and the Fall of the Berlin Wall", no CEI-IUL.
Dissertação em Estudos Internacionais | História e Teoria das Relações Internacionais
Ana Mónica Fonseca é Professora Auxiliar do Departamento de História do Iscte-IUL e é, desde Janeiro de 2022 Diretora do Mestrado em História Moderna e Contemporânea e, desde Setembro de 2019, sub-diretora do Mestrado em Estudos Internacionais. É investigadora integrada no Centro de Estudos de Internacionais do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL), tendo sido membro eleito da sua Comissão Científica entre 2016 e 2022. Entre 2006 e 2015 foi assistente de investigação (2007-2011) e investigadora no Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-NOVA). Concluiu o seu doutoramento em História Moderna e Contemporânea em 2011 no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) com uma tese intitulada «É Preciso Regar os Cravos!» A Social-Democracia Alemã e a transição portuguesa para a Democracia (1974-1976), que recebeu a Menção Honrosa do Prémio Vitor de Sá de História Contemporânea 2012 e também a Menção Honrosa do Prémio Fundação Mário Soares-EDP 2012. A sua tese de Mestrado em História das Relações Internacionais (ISCTE-IUL), que recebeu o Prémio Fundação Mário Soares em 2006, foi publicada em 2007: A Força das Armas: O apoio da República Federal da Alemanha ao Estado Novo (1958-1968) [Lisboa: MNE-ID, 2007]. As suas áreas de investigação incidem sobre as transições para a democracia na Europa do Sul, as relações luso-alemãs durante a Guerra Fria e a social-democracia europeia e a promoção da democracia. Tem publicado regularmente em revistas nacionais e internacionais (Journal of European Integration History, Portuguese Journal of Social Sciences, Ler História, Relações Internacionais), e participado em diversas obras colectivas.
Globalização e Desafios de Desenvolvimento
Conflitos, Peace-Building e Regulação Internacional
João Terrenas é Professor Auxiliar Convidado no Departamento de História da Escola Superior de Políticas Públicas do ISCTE-IUL e Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior. Concluiu um doutoramento no Departamento de Política da University of York (2015-2020) sobre Estudos Críticos de Segurança e a teoria da segurança como emancipação. Foi Graduate Teaching Assistant na University of York (2016-2018) e Junior Visiting Fellow no Centre on Conflict, Development and Peacebuilding (CCDP) do Graduate Institute of International and Development Studies (2018), em Genébra, Suíça. Após a Licenciatura em Relações Internacionais no ISCSP-ULisboa (2011-2014), concluiu um Mestrado em Estudos de Segurança na Aberystwyth University (2014-2015).
Desenho da Pesquisa
Pedro Seabra é Investigador no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte) e Professor Auxiliar Convidado do Iscte-IUL. É doutorado em Ciência Política, com especialização em Relações Internacionais, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS, ULisboa) e Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Anteriormente foi Assessor no Instituto da Defesa Nacional (IDN), Nuclear Security Fellow da Escola de Relações Internacionais-Fundação Getúlio Vargas (FGV), SUSI Fellow do Departamento de Estado dos EUA, e Leibniz-DAAD Research Fellow do German Institute for Global and Area Studies (GIGA). Em 2022 foi selecionado como Paris Young Defence Leader pelo Institut de Recherche Stratégique de l'Ecole Militaire (IRSEM) e como Marshal Memorial Fellow pelo German Marshall Fund of the US (GMF). Em 2019 foi Professor Visitante do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL-UnB) e da Universitas Islam Indonesia (UII). Entre 2013 e 2016, foi Investigador Visitante do IREL-UnB, do Centre for Governance Innovation da Universidade de Pretória (GovInn-UP) e do ICS, ULisboa. Trabalhou igualmente como Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança (IPRIS). Os seus interesses de investigação concentram-se na área de Relações Internacionais, Segurança Internacional, dinâmicas regionais do Atlântico Sul e security capacity-building em África.
Europa Como Ator Global
Europa Como Ator Global
Professora Auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa nos ciclos de licenciatura, mestrado e doutoramento em Relações Internacionais e convidada do Mestrado em Estudos Internacionais e do Doutoramento em Ciência Política do ISCTE-IUL. Investigadora Integrada do Observare e associada do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) e do CISDI-UM – Centro de Investigação em segurança e defesa do Instituto Universitário Militar. É doutorada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (especialização em Estudos Europeus), com tese intitulada “A União Europeia e a Segurança Humana: um ator de gestão de crises em busca de uma cultura estratégica? Análise e considerações prospetivas.” (2011). É Mestre em Sociologia do Desenvolvimento e da Transformação Social (2006) e licenciada em Relações Internacionais (2003) pela mesma Faculdade. É pós-graduada (2005) em Direitos Humanos e Democratização pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Auditora do Curso de Defesa Nacional em 2011/2012 foi, de 2014 a 2016, Presidente da Direção da Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional (AACDN). Auditora do Curso de Defesa para Jovens em 2004, na Base Naval do Alfeite, foi Presidente da Direção da DECIDE – Associação de Jovens Auditores para a Defesa, Segurança e Cidadania entre 2009 e 2013. Foi Formadora da rede de formadores portugueses da Comissão Europeia Team Europa de 2007 a 2016. Desde 2015, é formadora regular dos cursos do Colégio Europeu de Segurança e Defesa “CSDP Training for Eastern Partnership Countries” e “CSDP Reflection Seminar”. É conferencista convidada da Academia da Força Aérea nos cursos de promoção a Capitão e Sargento Chefe e no estágio dos comandantes de unidade. Em 2013 foi selecionada pela Fullbright Portugal para a frequência do programa SUSI – Study of United States Institute e, em 2016, foi a candidata portuguesa escolhida para o programa German Marshall Fund Fellowship. De Março de 2015 a Fevereiro de 2017, desempenhou as funções de Subdiretora-Geral de Política de Defesa Nacional na Direção Geral de Política de Defesa Nacional, tendo sido agraciada pelo Governo de Espanha com a Cruz del Mérito Aeronáutico con Distintibo Blanco (Agosto 2016) e com a medalha de Defesa Nacional de Primeira Classe (Dezembro 2017). É convidada residente do programa “Olhar o Mundo” da RTP e convidada regular de programas de informação da RTP 3, Antena 1, TSF e Rádio Renascença para comentar a atualidade internacional.  
Globalização e Desafios de Desenvolvimento
Globalização e Governação nas Relações Internacionais
Nacionalismo e Etnicidade no Sistema Internacional
FORMAÇÃO ACADÉMICA: Grau: Doutoramento em História Social Contemporânea, na especialidade de História das Mentalidades e da Cultura Instituição: ISCTE-IUL (Lisboa) Data: 28-03-1996 Classificação: Aprovada com distinção e louvor por unanimidade Instituição: ISCTE-IUL   CENTROS DE INVESTIGAÇÃO: Membro do CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ESPP) [História Moderna e Contemporânea] Sócio da Association for the Study of Nationalism and Ethnicity (London School of Economics and Political Science)   ORIENTAÇÕES: DOUTORAMENTO - Teses defendidas: - Rafael Almeida Serra Dias. Povos Irmãos? Os Brasileiros em Portugal: Disptas e Negociações Identitárias (1986-2007). Programa Inter-Universitário de Doutoramento em História, ISCTE-IUL (2016) - José Manuel Viegas Neves. Comunismo e Nacionalismo em Portugal. Política, Cultura e História no Século XX. Doutoramento em História Moderna e Contemporânea, ISCTE-IUL (2007) MESTRADO - Teses defendidas: - Pedro Pinto, O PCP e a Desagregação da URSS (1985-2007). Mestrado em História Moderna e Contemporânea. ISCTE-IUL (2018) - Salomão Arão Chipeco, O Fim da Guerra Fria na Imprensa Angolana. O Jornal de Angola (1988-1991). Mestrado em História Moderna e Contemporânea. ISCTE-IUL (2016) - Marcelina Macana Bungo, O Pensamento Político de Agostinho Neto no Contexto da Luta de Libertação Nacional em Angola. Mestrado em História, Defesa e Relações Internacionais, ISCTE-IUL (2015) - Pedro Castro. Os Banqueiros na Revolução (1974-75). Mestrado em História Moderna e Contemporânea. ISCTE-IUL (2014) - Davide Maldarella. Imprenditori italiani e trata dei coolies cinesi in America Latina (1847-1874). European Master in History, Università di Pisa & ISCTE-IUL (2013) - Rita Margarida Martins Viana. NATO: Aliança ou Organização de Segurança? Análise de 1991 a 2010. Mestrado em História, Defesa e Relações Internacionais, ISCTE-IUL (2012) - Rafael de Ávila Betencourt. O Discurso Contra-Hegemônico dos Direitos Humanos na Revolução Bolivariana. Mestrado em História Moderna e Contemporânea, ISCTE-IUL (2012) - Ana Matias. Imagens e Estereótipos da Sociedade Portuguesa sobre a Comunidade Chinesa. Mestrado em História Moderna e Contemporânea, ISCTE-IUL (2007) BIBLIOGRAFIA: Livros (autor)   A Invenção de Oliveira Martins. Política, Historiografia, Identidade nacional no Portugal contemporâneo (1867-1960). Lisboa. INCM. 2005   Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica   Um longo degelo: a guerra colonial e a descolonização nos ecrãs portugueses (1974-1994). Um inventário, Ler História, 2013, nº 65, p. 159-177   A guerra colonial e a descolonização vistas pelas sondagens de opinião (1973-2004). Nação e Defesa, 2011, 130, p. 267-295   Crescimento – Pobreza – Desigualdade. Assimetrias mundiais entre Estados e Regiões. Ler História, 2004, 46, p. 111-157 História nacionais: entre o passado e o futuro - apresentação / National histories: between the past and the future - introduction (Em colaboração com Magda Pinheiro). Ler História, 2001, 41, p. 5-13 O falso Portugal de Oliveira Martins. Ler História, 2000, 38, p. 57-86 O irmão inimigo. Revista da Universidade de Coimbra, 1999, 38, p. 203-220 Oliveira Martins historiador ou o problema da dupla vida de Portugal. Ler História, 1996, 30, p. 37-70 Entre silêncio e ouro. Sondando o milagre de Ourique na cultura portuguesa. Ler História, 1990, 20, p. 3-37 Na manhã fértil. Sondando o milagre de Ourique na cultura portuguesa. Ler História, 1988, 16, p. 3-28   Capítulos de livros   Da “ilusão bibliográfica” às Novas Biografias. In José Neves (ed.), Quem Faz a História. Ensaios sobre o Portugal Contemporâneo, Lisboa, Tinta-da-China, 2016, p. 101-113   A semente e os frutos. In M.J. Vaz, A. Pina & C. Maurício (eds.), Metamorfoses da Cultura. Estudos em Homenagem a Maria Carlos Radich, Edições CEHC, 2013, p. 9-11   O campo semântico de nação antes da Idade Contemporânea. In J.V. Serrão, M. Pinheiro e M.F.S.M. Ferreira (eds.), Desenvolvimento Económico e Mudança Social. Portugal nos últimos 2 séculos, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2009, p. 601-612 História. In António Barreto e Maria Filomena Mónica (eds.), Dicionário de História de Portugal - Suplemento, Porto, Livraria Figueirinhas, Vol. VIII, 1999, p. 172-177 Uma cronologia de J.P.O. Martins. In Espólio Oliveira Martins (Esp. E 20) - Inventário. Lisboa, Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 1995, p. 35-48   Outras contribuições em revistas de circulação internacional com arbitragem científica (exceto recensões críticas)   Hobsbawm, ou quando o nacionalismo inventa a nação. Ler História, 2012, 62, p. 113-116 Discriminação na União Europeia. Mundos separados, desígnios comuns. Ler História, 2007, 2, p. 213-220 Liberdade, Igualdade, Fraternidade no limiar do século XXI. Ler História, 2006, 50, p. 173-187 Recursos eletrónicos para o estudo da nação, etnicidade e sociedade global, Ler História, 2005, 48, p. 207-226   EDITOR ON-LINE: Editor do Site "Materiais para o Estudo da Nação, Etnicidade e Nacionalismo" (http://menen.dh.iscte.pt/index.htm)
Antropologia, Cidadania e Direitos Humanos
Catarina Frois é Doutorada em Antropologia Cultural e Social pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal. Actualmente é Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Antropologia e Presidente do Centro em Rede de Investigação em Antropologia. É autora de vários livros e artigos nacionais e internacionais com especial ênfase para a esfera das políticas de segurança, encarceramento, controlo e tecnologias de vigilância.
Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais
Globalização e Governação nas Relações Internacionais
Giulia Daniele é investigadora e professora auxiliar convidada no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL). Completou o doutoramento em Política, Direitos Humanos e Sustentabilidade (Universidade de Exeter e Escola de Estudos Avançados Sant’Anna) em abril de 2012.  Desde 2005 conduziu períodos de trabalho de campo na Cisjordânia, Faixa de Gaza, Israel e Tunísia, em projetos internacionais de investigação e de cooperação.  Os seus interesses de pesquisa centram-se na política do Médio Oriente, em particular Palestina e Israel; ativismo feminino no Médio Oriente e Norte de África; movimentos sociais; estudos de género; questões de resolução de conflito e narrativas etno-nacionais.  É autora do livro Women, Reconciliation and the Israeli-Palestinian Conflict: The Road Not Yet Taken (Routledge, hardcover em 2014 e paperback em 2018). Os artigos mais recentes são: "Political and Social Protests From The Margins: The Role of Mizrahi Jews in Israeli Grassroots Activism" (Etnográfica, 2019) e "Mizrahi Jews and the Zionist Settler Colonial Context: Between Inclusion and Struggle" (Settler Colonial Studies, 2020).
Dissertação em Estudos Internacionais | Dissertação em Estudos Internacionais | Estágio de 2º Ciclo | História e Teoria das Relações Internacionais
Investigadora Integrada no Centro de Estudos Internacionais do Iscte. Tem colaborado com a Direção Geral de Política de Defesa Nacional desde 2020 na qualidade de investigadora na preparação de estudos, aconselhamento, e preparação de documentação e discursos sobre Defesa Europeia e Transatlântica. Doutorada em História, Estudos de Segurança e Defesa com uma tese sobre análise crítica do discurso da justificação normativa da UE como actor de gestão de crises (Iscte). Mestre em European Political and Administrative Studies pelo College of Europe (Bruges), e pós-graduada em Estudos Clássicos (Universidade de Lisboa).  Professora Auxiliar convidada no departamento de História do Iscte. Funções anteriores: Assistente Editorial no Portuguese Journal of Social Science. Interesses de investigação: União Europeia, Política Comum de Segurança e Defesa, Geopolítica, discurso político, comunicação social, análise crítica de discurso, Pós-Estruturalismo, Construtivismo, Ciências da Comunicação. 
Globalização e Desafios de Desenvolvimento
Antropologia, Cidadania e Direitos Humanos | Conflitos, Peace-Building e Regulação Internacional
Desenho da Pesquisa
Maria José Sousa (PhD em Gestão, com Agregação em Gestão e Gestão Pública) é Pró-Reitora para o Desenvolvimento do Ensino à Distância e docente e investigadora do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa. É também especialista em Educação Digital e Competências Digitais, tendo assumido uma posição de pós-doutoramento de 2016-2018, investigando essa área, com várias publicações em revistas com elevado fator de impacto (Journal of Business Research, Journal of Grid Computing, Future Generation Computer Systems, e outros). Trabalhou como especialista, num projeto da Comissão Europeia para a criação de uma nova categoria de competências digitais a integrar no European Innovation Scoreboard (EIS). Foi membro da Comissão Coordenadora do Doutoramento em Gestão, da Universidade Europeia. Foi também Investigadora Sénior do GEE (Gabinete de Estratégia e Estudos) do Ministério da Economia Português, responsável pelas Políticas de Inovação, Investigação e Empreendedorismo, e Gestora de Conhecimento e Competências na AMA, IP, Agência para a Modernização Administrativa (Ministério da Presidência e do Conselho de Ministros). Também foi Gestora de Projetos do Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por Projetos de Inovação e Projetos de Avaliação e Desenvolvimento das Qualificações. Os seus interesses de investigação atualmente são as políticas públicas de Inovação e Educação. É autora best-seller em temas como Métodos de Investigação, Tecnologias de Informação e Gestão de Pessoas e é coautora de mais de 100 artigos científicos e capítulos de livros (European Planning Studies, Information Systems Frontiers, Systems Research, and Behavioral Science, Computational and Mathematical Organization Theory, e outros). É editora convidada de mais de 5 edições especiais da Elsevier e Springer. Foi Presidente da ISO/TC 260 – Gestão de Recursos Humanos, representando Portugal na ISO - International Organization for Standardization. Coordenou/na vários projetos europeus de inovação (financiados por programas como Erasmus+, Horizon Europe e ICMPD) e é também External Expert of COST Association - European Cooperation in Science and Technology.
Desenho da Pesquisa
Patrícia Ávila (patricia.avila@iscte.pt). Doutoramento e mestrado em sociologia. Professora Associada com Agregação no Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte. Investigadora Integrada no CIES-Iscte. Atualmente é diretora do Doutoramento em Sociologia (CIES e Iscte) e coordenadora do Grupo de Investigação "Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação” do CIES-Iscte.  Tem participado em vários projetos de investigação sobre diferentes temáticas, com particular destaque para a literacia e leitura, competências, educação de adultos, ciência e sociedade, e metodologias de investigação em ciências sociais. É autora de vários artigos e livros.  
Candidatar
Voltar ao topo