Apoio ao Alojamento

O ISCTE-IUL dispõe de uma residência que, não sendo do SAS, anualmente são disponibilizadas vagas para estudantes bolseiros a um preço reduzido (o valor da mensalidade é revisto anualmente).

Em 2018/2019 a mensalidade praticada é de 125€. Este valor é pago ao bolseiro, além do valor da bolsa base, conforme previsto no n.º 2, do artigo 19.º do atual Regulamento de atribuição de Bolsas de Estudo.

Complemento de alojamento para Bolseiros

Os estudantes bolseiros deslocados do ensino superior público que, tendo requerido a atribuição de alojamento em residência dos serviços de ação social não o tenham obtido, beneficiam, no período letivo em causa, de um complemento mensal igual ao valor do encargo efetivamente pago pelo alojamento e comprovado por recibo, até ao limite de 30% do indexante dos apoios sociais” (em 2018 o indexante de apoios sociais tem o valor de 428,90 euros).

Assim, se o bolseiro tiver solicitado alojamento na residência e não obtiver vaga e se estiver alojado num quarto/apartamento e tiver comprovativo da renda efetivamente suportada (contrato de arrendamento/recibos), pode solicitar este complemento. Um bolseiro nestas condições deve fazer chegar ao SAS os recibos de renda e o contrato de arrendamento validado pelas finanças para serem adicionados ao seu processo de bolsa.

Como candidatar-se a alojamento na residência ISCTE-IUL

Candidatos à bolsa de estudo (1ª vez) e renovação de bolsa de estudos

No preenchimento do formulário de candidatura a bolsa de estudo, devem assinalar "Sim" na opção "Requer lugar na Residência?".

Candidatos a bolsa de estudo que vão frequentar a instituição pela 1ª vez

As candidaturas ocorrem de 1 a 30 de setembro, através do preenchimento de um formulário disponível aqui.

Alunos candidatos a bolsa de estudo que já frequentam o ISCTE-IUL

Os alunos devem realizar a sua candidatura a alojamento a cada ano letivo, de 1 a 30 de junho aqui. Este mesmo prazo aplica-se a todos os alunos bolseiros já residentes (renovação da inscrição na residência).

Não bolseiros

Por favor contacte a residência para: residencia@iscte-iul.pt. Têm prioridade na colocação os alunos já residentes que mantenham a condição de bolseiro. Mais informações sobre a Residência ISCTE-IUL aqui.

A Associação de Estudantes do ISCTE-IUL (AEISCTE) disponibiliza na sua página oferta de alojamento para estudantes, através de uma Bolsa de Alojamento.

Ofertas de arrendamento particular

Informações sobre ofertas de arrendamento particulares podem ser obtidas nestes sítios:

Voltar ao topo