Bolsas de Estudo

A Bolsa de estudo é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de carácter obrigatório, atribuída a fundo perdido e no respetivo ano letivo, sempre que o aluno não disponha de um nível adequado de recursos financeiros.

A Bolsa é válida por um ano letivo, deve ser renovada todos os anos e o montante é variável, pois depende dos rendimentos do agregado.

Candidaturas

As datas importantes para a candidatura a bolsa para o próximo ano letivo de 2017/2018 são as seguintes:

Entre os dias 25 de junho e 30 setembro de 2017. De 1 de outubro a 31 de maio do ano letivo de 2017/2018 sendo o pagamento da bolsa proporcional à data de submissão do requerimento.

Inscrição

Até 30 de setembro, com o estudante a ter sempre um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento. Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro.

Para quem ingressa no Ensino Superior pela 1ª vez, através do concurso geral de acesso, a candidatura à bolsa é feita em simultâneo com a candidatura ao ensino superior, nas seguintes datas:

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (2016) Início Fim
1ª fase 19 julho 2017 8 agosto 2017
2ª fase 11 setembro 2017 22 setembro 2017
3ª fase 5 outubro 2017 9 outubro 2017

Procedimentos de Candidatura

A candidatura a bolsa é feita através da página online da DGES. Quando o candidato está a preencher o formulário de acesso ao ensino superior, irá encontrar uma questão, se pretende beneficiar de apoios sociais. Se responder “sim”, irá receber um sms da DGES (para o telemóvel pessoal do candidato indicado no formulário que preencheu) um login e uma password de acesso e a respetiva página de candidatura.

O candidato deve aceder à página indicada e preencher e submeter o boletim de candidatura a bolsa enquanto durar a respetiva fase de candidatura ao ensino superior. Atenção que nesta etapa além de preencher e submeter o formulário, os estudantes devem anexar documentos que serão fundamentais para completar a candidatura.

Para mais informações sobre como efetuar a candidatura a bolsa ir para as perguntas frequentes.

Quando saírem os resultados do concurso nacional de acesso, as candidaturas a bolsa corretamente submetidas, são entregues ao Serviço de Ação Social da instituição onde o aluno foi colocado.

Será redirecionada/o para a página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) Para efetuar a candidatura é necessário:

  • Estar um prazo de candidatura ativo.
  • Ter um login e password de acesso. Poderá solicitá-los pessoalmente no SAS/ISCTE-IUL (estes só podem ser gerados no decurso das respetivas fases de candidatura).

A candidatura a bolsa é feita através da submissão de um formulário online. Para ajudar no seu preenchimento disponibilizamos o Guia do Candidato (este também está disponível na área pessoal de cada candidato).

 A DGES disponibiliza também um Simulador de Bolsa para as candidaturas a bolsa de estudo onde, preenchendo corretamente os campos, poderá verificar se tem direito a bolsa de estudo.

Resultados da candidatura e calendário de pagamentos

RESULTADOS MAPA SÍNTESE 02-02-2018

RESULTADOS MAPA SÍNTESE 09-02-2018

RESULTADO MAPA SÍNTESE 16-02-2018

Calendário de Pagamentos de bolsas de estudo 17_18

DOCUMENTOS

Folheto - Bolsas de Estudo

Voltar ao topo