Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
07 abr 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1058/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1058/2011/AL01 de 01-09-2014 | R/A-Ef 1058/2011/AL02 de 07-06-2018 | R/A-Ef 1058/2011/AL03 de 01-04-2019 | R/A-Ef 1058/2011/AL04 de 17/12/2020
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2022/2023)

Desenho da Pesquisa
 Ana Lúcia Sá, Doutora em Sociologia, é Professora Auxiliar no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas e investigadora no Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. É membro eleita da Comissão Científica e subdirectora do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas. É Membro da Comissão Editorial da revista Cadernos de Estudos Africanos e Book Review Editor na African Studies Review. Pertence ao grupo de investigação African Politics and International Relations da Rede Europeia de Estudos Africanos (AEGIS). Foi Investigadora de pós-doutoramento no Conselho Superior de Investigações Científicas, em Barcelona, e investigadora visitante no Instituto de Estudos Africanos da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. A sua investigação centra-se em regimes autoritários em África, com destaque para Angola e a Guiné Equatorial, contextos sobre os quais já publicou livros, capítulos em livros e artigos em revistas.
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais | Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
Filipa Pinho é socióloga e doutorada em sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. É, desde 2019/2020, professora auxiliar convidada na Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP). Foi, entre janeiro de 2019 e setembro de 2021, investigadora de pós doutoramento no CES Coimbra, no projeto Experiências e expectativas de regresso dos novos emigrantes portugueses: reintegração e mobilidades, em que o CIES (onde é investigadora associada) também participou. Os interesses de investigação têm incidido sobretudo nas migrações internacionais (emigração portuguesa, emigração brasileira para Portugal, políticas de migração, refugiados). Foi investigadora auxiliar convidada nos projetos PandPAS e Below 10, no CIES-IUL, em 2018. Anteriormente, foi coordenadora executiva do Observatório da Emigração desde a sua fundação até 2013, coordenadora de projetos e investigadora na Organização Internacional para as Migrações (2004 e 2014) e investigadora independente em projetos diversos, entre os quais: Empreender 2020 - Regresso de uma Geração Preparada (2017), da Fundação AEP; Integração e participação política de imigrantes (2015), da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA); Support and Opposition to Migration in a Comparative Perspective (2017).
Cooperação Internacional em África | Dissertação em Estudos Africanos | Dissertação em Estudos Africanos
Relações Internacionais em África
Temas e Debates Contemporâneos sobre África
Edalina, Doutora em Ciência Política (Universidade de Lisboa), é Investigadora Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Os seus interesses de investigação incluem democratização, protesto popular, representação, instituições políticas, com enfoque em África. A sua investigação tem sido publicada em revistas como Journal of International Relations and Development, African Affairs, Journal of Contemporary African Studies, Parliamentary Affairs etc. Contribui regularmente para o blogue Africaye e publicou recentemente o livro  Party Systems in Young Democracies: Varieties of institutionalization in Sub-Saharan Africa (Routledge, 2018) e organizou o livro  Popular Protest, Political Opportunities, and Change in Africa (Routledge, 2022). Actualmente, está a desenvolver um projecto sobre a actividade parlamentar, ligações entre partidos e cidadãos e dedicação ao círculo eleitoral em África (ver Projecto HOME). 
Estágio de 2º Ciclo
Investigadora Integrada no Centro de Estudos Internacionais do Iscte. Tem colaborado com a Direção Geral de Política de Defesa Nacional desde 2020 na qualidade de investigadora na preparação de estudos, aconselhamento, e preparação de documentação e discursos sobre Defesa Europeia e Transatlântica. Doutorada em História, Estudos de Segurança e Defesa com uma tese sobre análise crítica do discurso da justificação normativa da UE como actor de gestão de crises (Iscte). Mestre em European Political and Administrative Studies pelo College of Europe (Bruges), e pós-graduada em Estudos Clássicos (Universidade de Lisboa).  Professora Auxiliar convidada no departamento de História do Iscte. Funções anteriores: Assistente Editorial no Portuguese Journal of Social Science. Interesses de investigação: União Europeia, Política Comum de Segurança e Defesa, Geopolítica, discurso político, comunicação social, análise crítica de discurso, Pós-Estruturalismo, Construtivismo, Ciências da Comunicação. 
História de África
Dinâmicas Sociais e Culturais de África
Diásporas Africanas, Migrações e Direitos
Otávio Raposo é pesquisador integrado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e professor auxiliar convidado do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Desenvolve pesquisas nas áreas dos estudos urbanos, juventude, arte, segregação e migrações em Portugal e no Brasil que resultaram em artigos em revistas nacionais e internacionais. Está atualmente a pesquisar as práticas artísticas e os engajamentos políticos dos jovens das periferias de Lisboa, bem como as políticas públicas a eles dirigidas. Realizou diversos documentários, entre os quais “Nu bai. O rap negro de Lisboa” (2007) e “Na Quinta com Kally” (2019).
Economias de África
Agregado em Gestão e titular de dois doutoramentos, Renato Pereira é Diretor Adjunto para a Internacionalização e a Investigação da Escola de Gestão do Iscte-IUL. Especializou-se em Empreendedorismo, em Inovação, em Gestão Internacional, e em Desenvolvimento Económico da África Subsariana. Antigo residente-estudante da Cité Internationale Universitaire de Paris, foi designado para o Conselho de Administração da fundação privada de utilidade pública que gere o campus internacional da capital francesa, eleito por um colégio representativo de 5.000+ votantes de 150+ nacionalidades. Trabalhou em várias empresas do cluster das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente a Outsystems, um dos três primeiros unicórnios portugueses. Enquanto Administrador da Inteli - Inteligência em Inovação - Centro de Inovação, integrou a estrutura de coordenação do consórcio Mobi.E, responsável pelo desenvolvimento da 1ª rede de âmbito nacional do mundo para carregamento de veículos elétricos, e o Conselho de Administração da SGORME - Sociedade Gestora de Operações da Rede de Mobilidade Elétrica, S.A. Durante treze anos consecutivos, desempenhou o cargo de Vogal do Conselho Fiscal da Taguspark, S.A., sociedade gestora de um dos maiores e mais relevantes parques de ciência e tecnologia do país. Foi Adjunto do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações dos XVII e XVIII Governos Constitucionais. Dirige, atualmente, o Mestrado em Gestão Internacional da Escola de Gestão do Iscte. Anteriormente, dirigiu o Mestrado Executivo em Gestão da Inovação da Iscte Executive Education, para além de várias unidades curriculares dos Mestrados da Iscte Business School, do Mestrado em Estudos Africanos e do Doutoramento em Estudos Africanos. Enquanto Professor Associado da Universidade Autónoma de Lisboa, coordenou: o Doutoramento em Economia da Empresa, o Seminário de Geoeconomia do Doutoramento em Relações Internacionais, o Mestrado em Gestão de Empresas, e a Licenciatura em Gestão, para além de várias unidades curriculares dos três ciclos universitários. O seu artigo Entrepreneurship role on dynamic capabilities: A longitudinal study on Brazilian and Portuguese firms, elaborado em co-autoria, foi nomeado para o Best Paper Prize da Special Conference da Strategic Management Society, em 2011. O seu artigo Resilient employees are creative employees, when the workplace forces them to be, publicado em co-autoria, foi galardoado com o Tudor Rickards and Susan Moger Creativity and Innovation Management Best Paper Award, relativo ao ano de 2019. Orientou 5 pós-doutoramentos, 17 doutoramentos e 172 mestrados. Tem uma longa e extensiva experiência académica internacional, tendo sido Professor e/ou Investigador Visitante em universidades de: Angola, Brasil,  Emirados Árabes Unidos, Eslovénia, Espanha, França, Hungria, Índia, Moçambique, Peru, Polónia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Uganda e Uzbequistão.
Teorias Sociológicas
Rui Pena Pires é professor no ISCTE-IUL, onde completou a licenciatura, mestrado e doutoramento em sociologia e onde é investigador no CIES-IUL. É coordenador científico do Observatório da Emigração desde 2009. Anteriormente, foi diretor do Departamento de Sociologia e Pró-Reitor do ISCTE-IUL. De 2007 a 2010 foi membro do Conselho de Administração da Agência dos Direitos Fundamentais (FRA) da União Europeia (UE). Os seus interesses de investigação incluem as teorias sociológicas, as migrações internacionais e a sociologia do desenvolvimento. É autor de várias publicações, entre as quais, o livro Migrações e Integração: Teoria e Aplicações à Sociedade Portuguesa (Celta 2003).
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo