Mestrado

Acreditações

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Acreditado
2 Anos
25 fev 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 260/2012 de 06-09-2012
Registo de alteração R/A-Ef 260/2012/AL01 de 04-06-2015
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Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2022/2023)

Direitos Humanos e Serviço Social | Dissertação em Serviço Social | Estágio de 2º Ciclo
Doutoramento com menção internacional pela Universidade de Huelva (UHU) no Departamento de Sociologia e Serviço Social. Professor Auxiliar em Serviço Social no ISCTE, lecionando diversas Unidades Curriculares na Licenciatura, Mestrado e Doutoramento dentro da área do Serviço Social. Diretor do Mestrado em Serviço Social do ISCTE. Investigador integrado no CIES-Iscte, Agora (UHU) e membro do Centro de Investigação das Migrações (CIM: UHU). As áreas de interesse para a investigação estão relacionadas com as migrações (interculturalidade, superdiversidade, herança cultural nas crianças), Formação em Serviço Social; Exclusão Social, Direitos Humanos e Serviço Social; e Serviço Social Digital.
Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade
Helena Belchior Rocha é Doutorada em Serviço Social, Professora Auxiliar no Departamento de Ciencia Politica e Politicas Públicas, sub-Diretora do Laboratório de Competências Transversais e investigadora integrada do CIES-ISCTE. Tem estado ligada a projetos nacionais e internacionais, dos quais se destacam 2 Marie Curie, é autora de artigos, capitulos de livro e comunicações em eventos cientificos nacionais e internacionais, nas áreas de teoria e metodologia de Serviços Social, sustentabilidade, intervenção comunitára, ética, direitos humanos, politicas socias e bem estar, educação e competências transversais. Membro do Conselho editorial e cientifico de revistas nacionais e internacionais.
Desenho da Pesquisa
João Sebastião, sociólogo, PhD em Sociologia. Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia-IUL (CIES-IUL), onde foi director entre 2014 e 2020. As suas principais áreas de investigação são as desigualdades sociais na educação, políticas educativas e violência escolar. Em convergência com a investigação em sociologia da educação trabalhou como especialista na área da violência escolar para diferentes instituições nacionais e internacionais (OCDE, UE, Conselho da Europa; ou como criador e coordenador do Observatório de Segurança Escolar do Ministério da Educação português, entre outros). No CIES mantém uma linha de trabalho de ciência aplicada sobre programas sobre sucesso escolar e abandono escolar precoce, violência escolar e planos municipais de educação, cooperando com escolas, autoridades locais ou ONGs.
Serviço Social Internacional
Jorge Ferreira, Doutor em Serviço Social na especialidade de Serviço Social, Politicas Sociais e Sociedade, (Aprovado com Distinção e Louvor) realizado em associação entre ISCTE/ISSSL, sobre o tema: Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância. Modus Operandi do Assistente Social na Promoção da Protecção à Criança e à Família. Mestrado em Serviço Social sobre o tema, Intervenção Social e Intervenção Judicial no problema Criança Maltratada. Relação e/ou Intersecção (ISSSL:1998), após a Licenciatura em Serviço Social (ISSSL: 1990). Realização de um curso pós-graduado no Instituto Superior de Psicologia Aplicada - História das Ideias e das grandes Doutrinas em criminologia (ISPA: 1993), frequência do ano Zero «Abordagem Sistémica» do curso de Terapia Familiar (Associação Portuguesa de terapia Familiar: 1997), realização de provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (ISSSL: 2000) sobre o tema, Mediação e Intervenção Social em Justiça. Realização de Formação Prática de aprofundamento após Licenciatura no estrangeiro, em Reabilitação Psiquiátrica na Fundação de Waterheuvel, Amsterdão / Holanda (1993), em Reabilitação Psiquiátrica na Société Parisiene d?aide á lá Santé mental - SPASM .Paris (1993); Reinserção e Integração Profissional na Scotish Association for mental healt . Escócia (1994). Participação em programas e projectos de investigação nas áreas da Transferência dos perfis de acção, formação, para desenvolvimento da relação de ajuda aos públicos em situação de abandono (Crianças, Adolescentes) ; Trabalho Social na Europa. Modelo Comparativo em Línguas Românicas e nos domínios do Sistema de Protecção à Criança; Direitos da Criança, politicas sociais de Infância e Intervenção Social com Famílias. Tem 13 artigos científicos publicados e várias comunicações em seminários nacionais e internacionais e comunicações em congressos. Colaborador da Revista Katálisis (revista semestral com circulação em países de língua hispânica e em Portugal dirigida a Assistentes Sociais e Profissionais de áreas afins, Professores, Investigadores). Professor de diferentes Unidades Curriculares ao nível de 1º e 2º Ciclo. Professor Visitante na Universidade Complutense de Madrid (Escuela de Trabajo Social), e na Universidade de Granada (Escuela de Trabajo Social), colaborador com instituições de ensino superior em Portugal (Instituto Universitário de Lisboa . ISCTE) e nos programas de cooperação científica de docentes da Universidade Lusíada de Lisboa (Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Beja, Universidade dos Açores). No ano de 2009, Acreditado Avaliador Externo das Novas oportunidades. Vogal de Júri do concurso de dirigente de grau intermédio de 2º grau da Administração Pública. Coordenador pedagógico e cientifico e professor do Curso de Especialização Tecnológica (CET) «Acolhimento em Instituição». (2008/2010). Várias participações no âmbito do Programa Socrates Erasmus (mobilidade de professores) com Universidades Europeia: Complutense de Madrid Espanha, universidade de Kalmar Suécia, Universidade de Mastrich, Holanda, Universidade Bicocca Milão Itália e Universidade de Granada Espanha. Áreas Cientificas de Formação: Teoria e Metodologia do Serviço Social, Teoria Critica e Serviço Social, Investigação em Serviço Social, Seminários de Prática em Serviço Social, Avaliação de Programas de Politicas Sociais, Serviço Social Internacional; metodologias de Investigação, Metodologias Especificas de Intervenção em Gerontologia Social, intervenção Social em Situações de Risco, Intervenção Social com Famílias Maltratantes, intervenção em Rede, Comportamentos Desviantes, Introdução à Criminologia e Vitimologia.
Métodos de Análise de Dados
Ética e Serviço Social
Maria Inês Amaro Maria Inês Amaro é doutorada em Serviço Social, pela Universidade Católica Portuguesa; mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE, e licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Professora na licenciatura, mestrado e doutoramento em Serviço Social do ISCTE-IUL e investigadora integrada do CIES. Tem interesses de investigação nas áreas da teoria e prática do Serviço Social, da Sociedade e Tecnologia e da Exclusão Social e Trabalho. Consultora na área do planeamento social e avaliação. Autora do livro Urgências e Emergências do Serviço Social: Fundamentos da profissão na contemporaneidade (2ª edição, 2015, UCE) e dos capítulos "A dimensão relacional do fenómeno da pobreza contemporânea: desafiliação, laço social e vida urbana" (in Estudos sobre a Pobreza em Portugal, Associação Portuguesa de Sociologia, 2015, Húmus) e "Um admirável mundo novo? Tecnologia e intervenção social na contemporaneidade" (in Serviço Social - Teorias, metodologias e práticas reflexivas, 2014, Lidel, PACTOR). Co-autora dos livros Vidas de Missão: 25 anos de voluntariado do Leigos para o Desenvolvimento (2012, UCE, coord.); Os Caminhos da Pobreza: perfis e políticas sociais na cidade de Lisboa (2010, SCML, coord.s Alexandra Castro e Isabel Guerra) e Estranhos: juventude e dinâmicas de exclusão social em Lisboa (2000, Celta, coord. José Luís Garcia). Autora de artigos e traduções nas áreas de investigação assinaladas.
Desenho da Pesquisa | Dissertação em Serviço Social
Maria João Pena é doutorada em Serviço Social pelo ISCTE-IUL; mestre em Sociologia pelo ISCTE-IUL e licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Diretora da licenciatura em serviço social, leciona igualmente no mestrado e doutoramento em Serviço Social e é investigadora integrada do CIES. Tem como interesses de investigação a teoria e a epistemologia em serviço social, as práticas de serviço social com crianças e famílias, na escola e na deficiência. 
Crime e Sociedade
Métodos de Análise de Dados
Maria Madalena Carlos Ramos tem licenciatura (ISCTE, 1989) e mestrado em Sociologia (FCSH-UNL), e doutoramento em Educação (Faculdade de Ciências, U.Lisboa, 2003). É Professora Associada, com agregação, no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona e coordena diversas disciplinas de Estatística e Análise de Dados. É Diretora do Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Tem participado em diversos projetos de investigação, designadamente nas áreas da sociologia da família, das migrações e da integridade académica. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, nacionais e internacionais, bem como livros e capítulos de livros. Foi Presidente e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Iscte. É Membro da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), da qual foi Vice-Presidente e onde coordenou o 1º levantamento nacional sobre as práticas profissionais dos diplomados em sociologia. Publicações recentes  Gaspar, Sofia, Ramos, Madalena e Ferreira, Ana Cristina (2021). Transnational divorce in binational marriages: the case of Portuguese-Brazilian and Portuguese-Cape Verdean couples. Population, Space and Place. DOI: 10.1002/psp.2435. Roque, Helena & Ramos, Madalena (2021). “Good Leadership Practices in Contexts of Unpredictability” in Costa, T.G., Lisboa, I. & Teixeira, N.M. (eds.), Handbook of Research on Reinventing Economies and Organizations Following a Global Health Crisis, IGI Global, USA. ISBN13: 9781799869269. [DOI: 10.4018/978-1-7998-6926-9.ch020] Ramos, Madalena e Morais, César (2020), “A prevenção do plágio no ensino superior. Ilações a partir de uma prática pedagógica”, In Novo, Ana, Nobre, Ana, Simão, João e Pereira Pedro (eds.), Plágio e integridade académica na sociedade da informação, Ebook, Portugal, Universidade Aberta. DOI: https://doi.org/10.34627/ftpm-hq41. Lopes João Teixeira, Abrantes, Pedro, Ferro, Lígia, Ramos, Madalena, Portugal e Melo, Benedita, Ferreira, Ana, Cerejo, Dalila & Aníbal, Alexandra (2020) “Sociology in Portugal: local, national, and international dialogues”, In Sari Hanafi and Chin-Chun Yi (eds.), Sociologies in Dialogue, SAGE Studies in International Sociology, Sage. Roque, Helena & Ramos, Madalena (2019). “Responsible Leadership and Expatriation: The Influence of National Culture” in Teixeira, N.M, Costa, T.G. & Lisboa, I.M. (eds.), Handbook of research on entrepreneurship, innovation, and internationalization, IGI Global, USA.  Chora, Mara, Monteiro, Lígia, Ramos, Madalena e Amaral, Rita (2019). Um olhar sobre o papel do pai na compreensão emocional das crianças: Os Estilos parentais e práticas de socialização das emoções negativas. PSICOLOGIA, 33(1): 19-32.  Ramos, Madalena e Capucha, Luís (coords.) (2018). Quem São e o Que Fazem os Sociólogos em Portugal? Lisboa, Mundos Sociais. Ramos, Madalena (2018). “As Práticas Profissionais dos Diplomados em Sociologia” in Ramos, M. e Capucha, L. (coords.), in Quem São e o Que Fazem os Sociólogos em Portugal? Lisboa, Mundos Sociais. Marques, Adilson, Peralta, Miguel, Ramos, Madalena, Lipert, Anna, Martins, João e Nunes, Luís Saboga (2018). “Prevalence and trends of older adults’ overweight and obesity in 10 European countries from 2005 to 2013”, Scandinavian Journal of Public Health, 46(5): 522-529.  Doi: 10.1177/1403494818764810. Martins, João, Anacleto, Francis, Ramos, Madalena, Torrado, Pedro, Marques, Adilson e Carreiro da Costa, Francisco (2018). “Estilos de vida e atividade física: identificação de perfis das representações e práticas de lazer em adolescentes: ", Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 13(2): 251-260. ISSN 1886-8576. Gaspar, Sofia, Ferreira, Ana Cristina e Ramos, Madalena (2017). Evolução e Perfis dos Divórcios em Casais Binacionais em Portugal (1995-2013), Lisboa, Alto Comissariado para as Migrações, Coleção Estudos OM, vol.61. ISBN 978-989-685-087-6. Gaspar, Sofia, Ferreira, Ana Cristina, Ramos, Madalena (2017). “European bi-national marriages in Portugal and EU social integration”, Portuguese Journal of Social Science, 16(3): 393-410. DOI: 10.1386/pjss.16.3.393_1.  Ramos, Madalena, Parente, Cristina, Santos, Mónica e Chaves, Miguel, (2017), “A typology of professional situations in the analysis of graduate transition from higher education to the labor market”, Sociologia, XXXIII: 47-72. ISSN: 0872-3419. Roque, Helena, Silva, Maria Rita, Ramos, Madalena, Caetano, António (2017). “Valores societais em Portugal: Replicação do Projeto Globe 17 anos depois e implicações para a gestão”, International Journal of Marketing, Communication and New Media, 9(5):24-42. ISSN: 2182-9306.  Ferreira, Ana Cristina, Ramos, Madalena & Gaspar, Sofia (2016). “Marriage and Migration in Portugal: Exploring Trends and Patterns of Divorce in Exogamous and Endogamous Couples” in Marzia Grassi e Tatiana Ferreira (Eds.), Mobility and Family in Transnational Space, Cambridge Scholars Publishing. p. 79-100. ISBN (13): 978-1-4438-8601-7. Calapez, Teresa, Ramos, Madalena e Botelho, Maria do Carmo (2016). “Describe all or just a few? The influence of verbal descriptors on Likert-type variables on items’ and scales’ distribution”, SOCIOLOGIA ON LINE, 12:87-109. ISSN 1647-3337. Chaves, Miguel, Ramos, Madalena, Santos, Rui (2016). Convergences and disparities of work orientations among recent graduates in Portugal. Sociologia Problemas e Práticas, 80, 9-29. DOI: 10.7458/SPP2015806679.  
Desigualdades Sociais Contemporâneas
Nuno Nunes, sociologist, PhD, is a researcher at the Centre for Research and Studies in Sociology (CIES) and Guest Professor in the School of Sociology and Public Policies, both placed at the University Institute of Lisbon (ISCTE-IUL), Portugal. He´s a member of the Observatory of Inequality (OD) and the Coordinator of the team in charge of the National Research Stream ‘Social Classes, Inequalities and Public Policies’ of the Portuguese Sociological Association (APS). He has been working in the subjects of inequality, class, collective action, work, education, well-being, sustainable development, the welfare state, public policies, digital society, and artificial intelligence. He has published several articles, book chapters, working papers, and books. His recent publications include: “Social inequalities and collective action in times of crisis: the case of the Lisbon Metropolitan Area” (with Renato Miguel do Carmo and Daniela Ferreira) in the Journal of Civil Society (2019); “Distributional and categorical inequalities in Europe” (with António Firmino da Costa, Rosário Mauritti, Susana da Cruz Martins and Ana Lúcia Romão) a book chapter in “Reducing Inequalities: a challenge for the European Union?” by Palgrave Macmillan (2018); “The inequality effect in the well-being of European OECD countries” (with Daniela Craveiro, Maria do Carmo Botelho and Rosário Mauritti) prepared for the 16th OECD IAOS Conference (2018); “The social structure of European inequality: a multidimensional perspective” (with Rosário Mauritti, Susana da Cruz Martins, Ana Lúcia Romão and António Firmino da Costa) in Sociologia, Problemas e Práticas (2016); “Collective action on an individual and local scale: sociological profiles and portraits” (with Rita Cachado, Otávio Raposo, Daniela Ferreira and Renato Miguel do  Carmo) in Sociologia, Problemas e Práticas (2016); “Class and social capital in Europe” (with Renato Miguel do Carmo) in European Societies (2013); “Social inequalities and collective action practices in Europe”, a book published by Mundos Sociais (2013); and “Social inequalities and collective action in contemporary societies: the theories of Pierre Bourdieu and Nicos Mouzelis” in Sociologia (2013). He participates or has participated in nine research-funded projects and currently is a national adviser for Horizon Europe. Currently, he supervises PhD thesis in the subjects of social inequalities, disabilities, collective action, social cohesion, and Europe. Occasionally he writes for the Portuguese press.      
Desenho, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas
  Sérgio Caramelo (Malange, 1972) é Professor Auxiliar do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, investigador no DINÂMIA’CET – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade de Nova de Lisboa, Pós-graduado em Estudos Europeus e Doutorado em Geografia (especialidade de Análise Regional) pela Universidade de Salamanca, com uma tese sobre a territorialização de políticas comunitárias à escala europeia. Foi Professor Associado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Professor Coordenador do Instituto Superior de Ciências da Administração, Professor Adjunto Convidado do Instituto Politécnico da Guarda e Vice-Presidente do IPPS - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais. As suas principais áreas de atuação/investigação são a análise, avaliação e planeamento de políticas públicas, o planeamento regional e local e a cooperação territorial.  
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