Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
07 abr 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 36/2012 de 06-06-2012
Registo de alteração
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português

O Mestrado constitui uma oportunidade de especialização interdisciplinar ímpar, simultaneamente teórica e prática, correspondendo às necessidades de uma área profissional polifacetada e em crescente valorização. De acordo com os estudos mais recentes, o sector cultural e criativo representa 2,8% do PIB português e tem taxas de crescimento e de criação de emprego superiores à da maior parte dos sectores da economia. Porém, um dos desafios mais importantes que este sector enfrenta actualmente consiste em aprofundar as sinergias entre as actividades criativas e os restantes sectores da economia, pelo que o objectivo central deste curso consiste em desenvolver ferramentas e estratégias que potenciem essa interacção. Organizações pertencentes aos sectores cultural e criativo, no seu sentido mais lato, englobando quer organizações activas no domínio da cultura, do património, da museologia, das artes plásticas e das artes performativas, quer as indústrias culturais activas nos domínios da comunicação, edição, do audiovisual e da produção de conteúdos de cultura e entretenimento em termos gerais.

Testemunhos de alumni
Bruno Monarca (Gestor cultural)
Tive o privilégio de frequentar o Mestrado em Gestão e Estudos de Cultura, no ISCTE-IUL, num momento de viragem para a cultura em Portugal. As organizações culturais começavam a enfrentar desafios que viriam a exigir soluções que primassem pela eficácia e pela diversificação das fontes de financiamento. O Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura, que atualmente se denomina Empreendorismo e Estudos da Cultura, ao apostar num currículo diversificado e atual, revelou-se uma oportunidade para conhecer a fundo o panorama artístico e cultural global, oferecendo uma visão clara, mas sempre crítica e problematizante, das questões debatidas no âmbito dos estudos da cultura. A aposta num corpo docente de excelência, a par da possibilidade de conhecer pessoas provenientes de várias áreas de formação académica, faz com que este curso seja a decisão natural para quem quer complementar a sua formação na área cultural.»
Francisco Santos
«O Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura permitiu-me ter uma maior compreensão e aproximação ao universo cultural e à sua gestão. Através do seu plano de estudos, tive a oportunidade de aprofundar conhecimentos de natureza teórica e aplicá-los em componentes mais práticas. Para além do tronco comum, tem-se a possibilidade de escolher um de quatro ramos, consoante a área de especialização pretendida. O caráter prático e multidisciplinar do Mestrado permitiu-me desenvolver um projeto cultural e uma tese com o apoio e acompanhamento dos docentes.»
Marina Polo (Gestora cultural)
«Frequentar o Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura foi uma oportunidade de aproximação com a pesquisa. Encontrei um corpo docente disponível e um ambiente de apoio que ajudaram a fortalecer a minha capacidade crítica. Foi uma experiência enriquecedora para o meu percurso académico tal que pretendo dar continuidade aos estudos e manter o vínculo ao ISCTE-IUL, frequentando um doutoramento.»
Ana Laura Cruz (Gestora cultural)
«O Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura no ISCTE-IUL foi o que me trouxe a Lisboa e foi uma decisão bastante acertada. O curso abrange os mais variados aspetos da gestão cultural, desde estudos de públicos da cultura ao controlo de gestão aplicado à instituições do setor. Convivi com professores atenciosos e disponíveis, bem como com colegas das mais diferentes origens académicas, situação que proporcionou trocas de experiências inspiradoras para a investigação na área da cultura. Este mestrado foi fundamental para o meu aprimoramento profissional.»
João Santos
«Sendo formado em gestão, encontrei neste mestrado uma oportunidade para canalizar os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico para o contexto das organizações culturais, algo que não me tinha sido permitido até aí. Para além dos recursos que encontrei à minha disposição e da possibilidade de discutir o papel da cultura e da criação artística com pares das mais diversas áreas, fiquei muito satisfeito com a forma como os docentes e técnicos acompanham e orientam o trabalho dos alunos durante toda a duração do curso, tendo esse sido um dos factores decisivos para o meu sucesso.»
Beatriz Uva
«Na minha opinião, o Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura é um complemento a múltiplas e distintas áreas de formação, muito enriquecedor na sua génese e conteúdo.»
Sofia Monteiro Diretora Editorial da Manuscrito
"O Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura, na sua especialização em Gestão Cultural, permitiu-me adquirir competências e ferramentas de gestão adequadas às atividades e organizações culturais e criativas. Com um currículo variado e abrangente, conjuga disciplinas teóricas com a aplicação prática, não esquecendo a realidade do sector cultural em Portugal e no mundo. Estando já no mercado de trabalho há vários anos, este mestrado foi fundamental para ter acesso a novos conhecimentos, experienciar novos desafios e enriquecer o meu currículo. Uma experiência que aconselho vivamente."
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo