Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
07 abr 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 36/2012 de 06-06-2012
Registo de alteração
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português

Corpo Docente para (2020/2021)

Desenho da Pesquisa | Estágio de 2º Ciclo | Dissertação em Estudos e Gestão da Cultura | Dissertação em Estudos e Gestão da Cultura
Doutorada em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE-IUL, em 2017, com uma Tese intitulada "A Defesa e Salvaguarda do Património em Portugal: as Associações de Defesa do Património (1974-1997)", com a orientação da Prof. Doutora Ana Maria Pina (ISCTE-IUL) e co-orientação do Prof. Doutor Jorge Custódio (IHC/FCSH/UNL). Completou a Pós-Graduação em Património e Projectos Culturais, no ISCTE-IUL, em 2009. Licenciada em História, variante de Arqueologia, pela Universidade de Lisboa, em 1994. O percurso profissional iniciou-se na Arqueologia, com a participação em várias intervenções arqueológicas no âmbito de Estudos de Impacto Ambiental, Prospecções de campo, Escavações Arqueológicas, Projectos de Valorização Patrimonial e Gestão de Património Cultural. Ligada ao movimento associativo de Defesa do Património, com uma participação na Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos (entre 2003 e 2013), sendo responsável pelo desenvolvimento de projectos de valorização e salvaguarda patrimonial, nomeadamente no campo da fortificação, e mais recentemente na Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, sendo membro da sua Direcção. Investigadora Integrada do CIES-IUL, sendo investigadora do projecto OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais, na área de Património Cultural. Investigadora colaboradora do IHC - Instituto de História Contemporânea. Projectos de investigação, coordenados por entidades académicas diversas: projecto "Arquitecturas do Mar" (2011-2014) coordenado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa; projecto "A Era do Vapor", projecto alojado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. Ligações ao Laboratório Sustenta (Faculdade de Arquitectura da UL) e ao Campo Arqueológico de Mértola (de quem foi bolseira entre os anos 2012 e 2013). É Professora Auxiliar Convidada no ISCTE-IUL e lecciona, no presente, as seguintes Unidades Curriculares: Inventário e Interpretação Patrimonial (Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura); Projectos Culturais de Património (Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura); Património Cultural: Conceito e Práticas (Licenciatura em História Moderna e Contemporânea). Faz ainda gestão de sítio, sendo responsável pela gestão e valorização do Palácio dos Condes de Anadia, em Mangualde.
Teorias da Cultura
Teorias da Cultura
Assistente Convidada do Departamento de História do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, onde lecciona a UC História e Cultura Portuguesa, dirigida a alunos de Mobilidade Internacional, e colabora na UC Teorias da Cultura. Assistente de Investigação do CIES-IUL, encontra-se em fase de conclusão da tese de doutoramento em História Moderna e Contemporânea, orientada pela Prof.ª Doutora Magda Pinheiro. Foi Bolseira de doutoramento FCT entre 2012 e 2016. Participou como investigadora no Projecto Exploratório financiado pela FCT «Controlo Social e Política Penal no Liberalismo português: reformas nacionais, circulações transnacionais, c. 1820-1867» (EXPL/EPHHIS/1600/2013), acolhido pelo ISCTE - IUL entre Março de 2014 e Maio de 2015.
Desenho da Pesquisa
Políticas Públicas da Cultura | Recepção, Fruição e Públicos da Cultura
José Soares Neves é doutorado em Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação (Iscte). É investigador integrado e subdiretor do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) e professor de Receção, Fruição e Públicos da Cultura e de Políticas Públicas de Cultura no Departamento de Sociologia/Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte. Foi investigador permanente e coordenador de projetos do Observatório das Actividades Culturais (OAC) durante a sua existência (1996 a 2013). Presidente do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas da Cultura (GTEC) do Conselho Superior de Estatística (2006 a 2010). Investigador ou coordenador em diversos projetos nos campos da sociologia da arte e da cultura e das políticas culturais, centrais e locais, e nos domínios das indústrias culturais (música e livro), das artes do espetáculo, da leitura, dos museus e do património. É diretor do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) desde a criação em dezembro de 2018.
Gestão Cultural
Assistant Professor (invited) of Management in the Marketing, Operations, and General Management Department at ISCTE - IUL Business School. Holds a BA and MA in Economics, an MSc in Finance, and a PhD in Management with specialization in strategy and entrepreneurship. He has supervised theses in various business areas, including art markets. His research interests include entrepreneurship and business models, art market studies, and management of arts organizations and currently lectures on cultural management and cultural entrepreneurship. In addition to academic activities, he has 20 years' experience in banking and financial markets. He is a CFA Charteholder and member of CFA Society Portugal and TIAMSA.       
História da Arte
Paula André é doutorada em Arquitectura pelo ISCTE-IUL e mestre em História da Arte pela FCSH-UNL. Professora do Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL; coordenadora da Área Cientifica de Teoria e História da Arquitectura e Urbanismo; docente no Mestrado Integrado em Arquitectura, no Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, e no Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura. Membro da Comissão Cientifica do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território - DINÂMIA’CET-IUL, e investigadora integrada tendo coordenado a Linha Temática “Imagens das Realizações Materiais” do Projecto FCT “Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)” – PTDC/CPC-HAT/4533/2014. Membro do Comité Editorial da Revista "Cidades, Comunidades e Territórios" editada pelo DINÂMIA’CET-IUL. Coordena o “Laboratório Colaborativo Dinâmicas Urbanas, Património, Artes. Seminário de Investigação, Ensino e Difusão” em parceria com Paulo Simões Rodrigues (Universidade de Évora), Margarida Brito Alves (Universidade Nova de Lisboa), Miguel Reimão Costa (Universidade do Algarve), Lúcia Rosas e Maria Leonor Botelho (Universidade do Porto), María Teresa Perez Cano (Universidad de Sevilla), Rodrigo de Faria (Universidade de Brasília), Sérgio Proença (Universidade de Lisboa) e Raimundo Bambó (Universidad de Zaragoza), Ana Esteban Maluenda (Universidad Politecnica de Madrid), Alexandre Pais (Museu Nacional do Azulejo) e João Branco Pedro e Marta Vicente (Laboratório Nacional de Engenharia Civil). Investigadora colaboradora do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora - CHAIA-EU. Membro da Asociación de Historiadores de la Arquitectura y el Urbanismo (AhAU). Realiza investigação no grupo "Cidades e Territórios" do DINÂMIA’CET-IUL centrada nas áreas: Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo; Dinâmicas Urbanas e Politicas da Cidade (Lisboa); História da Arte e Cultura Visual; Obras Públicas e Cultura Popular; Fotografia e Património.
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo