Acreditações
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES)
Gestão de Doutoramentos
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 2W6d
doutoramentos.cies@iscte.pt
(+351) 210 464 195
2.ª f - 6ª f, 10:00 - 13:00 / 14:30 - 18:00
Período de aulas
Propinas estudantes UE (2021/2022)
Plano de Estudos para 2021/2022
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
1º Ano | ||
A Investigação Sociológica em Portugal
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Metodologias Extensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia
18.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Teorias Sociológicas Clássicas: Grandes Obras
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Metodologias Intensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Teorias Sociológicas Contemporâneas: Grandes Obras
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Optativa > Livre Ou Supletiva
|
||
Optativa > Livre Ou Supletiva
|
||
2º Ano | ||
Tese em Sociologia
180.0 ECTS
|
Tese de Sociologia | 180.0 |
Tese em Sociologia
|
Tese de Sociologia | |
3º Ano | ||
4º Ano |
O objetivo geral desta unidade curricular é o de proporcionar aos doutorandos um contacto alargado com a investigação sociológica em Portugal analisada de um ponto de vista socio-histórico.
Programa1. Investigação sociológica em Portugal: para uma análise socio-histórica
2. O campo sociológico em Portugal: da pré-história à institucionalização avançada
3. Dois geradores institucionais de sociologia: gerador sociocultural e gerador político-social
4. Domínios consolidados de investigação sociológica
4.1 Domínios clássicos duradouros (desde 1964)
Estrutura e mudança social; juventude; educação; classes e desigualdades sociais.
4.2 Novos domínios clássicos (desde 1975)
Trabalho, organizações e profissões; cidade e território; política e Estado; cultura.
4.3 Domínios modernos consolidados (desde 1984)
Família, género e sexualidade; pobreza e exclusão social; saúde; comunicação e media; ciência; imigração e etnicidade; valores; ambiente.
5. Emergências, impasses, declínios e défices: outros domínios de investigação sociológica
6. A investigação sociológica e as suas fronteiras
A avaliação dos doutorandos tem em conta:
a) Realização de um trabalho individual escrito final sobre conteúdos do programa (dimensão máxima de 20 páginas, a entregar no fim do semestre).
b) Duas intervenções individuais previamente preparadas sobre conteúdos do programa.
c) Assiduidade e participação corrente nas aulas.
Ágoas, F (2013), ?Ensaio bibliográfico: narrativas em perspetiva sobre a história da sociologia em Portugal?, AS, 206.
Barreto, A (1996), A Situação Social em Portugal, 1960-1995, Lx, ICS
Bourdieu, P (2006), Para uma Sociologia da Ciência, Lx, Ed 70.
Cabral, M V et al (2008), Itinerários, Lx, ICS
Costa, A et al (2007), Sociedade e Conhecimento, Lx, Celta
Guerreiro, M et al (2007), Quotidiano e Qualidade de Vida, Lx, Celta
Machado, F (2020), Sociologia em Portugal, Porto, Afront
Merton R (1973), The Sociology of Science, Chicago, CUP
Nunes, A (2000), Antologia Sociológica, Lx, ICS
Pinto, J (2007), ?Ciências e progresso", Porto, Afront
Santos, B (2001), Globalização: Fatalidade ou Utopia? Porto, Afront
Santos, B (1999), ?Porque é tão difícil construir uma teoria crítica??, RCCS, 54
Silva, A (2006), A Sociologia e o Debate Público. Porto, Afront.
Torres, A, L Baptista (org), (2008), Sociedades Contemporâneas.Porto,Afront
Viegas, J et al (2007), Instituições e Política. Lx, Celta
Ver observações
No âmbito do Curso de Doutoramento em Sociologia, pretende-se que os estudantes atualizem e aprofundem competências metodológicas que lhes permitam conduzir uma investigação rigorosa e inovadora, de modo a poderem apresentar uma tese de doutoramento de qualidade. Ocupando as metodologias extensivas um lugar de destaque no património teórico-metodológico da investigação sociológica, o programa irá revisitar autores e investigações de valor histórico e sociológico consagrado, assim como pesquisas extensivas mais recentes, de âmbito nacional e internacional. A partir de um olhar centrado na estratégia metodológica de cada um desses trabalhos, serão apresentados e discutidos os recursos teóricos e metodológicos acionados, os instrumentos e as estratégias de recolha de informação, assim como os métodos de análise de dados e os modos de apresentação dos resultados. Serão também discutidas as potencialidades e os limites inerentes às metodologias extensivas.
ProgramaA partir de um olhar sobre a estratégia metodológica de obras de referência (exemplares), nacionais e internacionais, serão apresentados e discutidos os principais elementos das pesquisas extensivas. O Programa encontra-se organizado em cinco partes:
1.Pesquisas extensivas em ciências sociais; considerações teóricas, metodológicas e epistemológicas.
2.A utilização de dados secundários e de estatísticas oficiais na análise sociológica. Limites e potencialidades. O Suicídio, de Emilie Durkheim.
3.O inquérito por questionário na pesquisa extensiva. Métodos de amostragem e de análise de dados. A Distinção, de Pierre Bourdieu e Públicos da Ciência em Portugal (Costa et al).
4.Pluralidade teórica e metodológica na análise sociológica. A combinação de metodologias qualitativas e quantitativas.
5.Estudos extensivos internacionais. Desafios da comparabilidade: amostragem, instrumentos de recolha de informação e resultados. O European Social Survey
A avaliação dos alunos decorre de dois elementos: de uma exposição em aula, preparada e apresentada em grupo, sobre uma das obras de referência (30%) e de um ensaio individual, cuja dimensão não deverá ultrapassar as 10 páginas (cerca de 20000 caracteres).
BibliografiaDurkheim, Émile (2007, 1897), O Suicídio, Lisboa, Editorial Presença
Bourdieu, Pierre (2010, 1979), A Distinção. Uma Crítica Social da Faculdade do Juízo, Lisboa, Edições 70.
Bryman, Alan (2008), Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press (3ª ed.)
Chava Frankfort-Nachmias, Chava and David Nachmias (2007, 7ª edição), Research Methods in the Social Sciences w/Data Bank CD, Worth Publishers
Ghiglione R. e B. Matalon, (1996), O Inquérito. Teoria e prática, Oeiras, Celta Editora
Oyen, Else, (1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research, London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology
Quivy, Raymond e Luc Campenhout (1992), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva
Silva, Augusto Santos e José Madureira Pinto (1986), Metodologia das ciências sociais, Porto, Edições Afrontamento
Almeida, João Ferreira de, Fernando Luís Machado, Luís Capucha e Anália Torres (1994), "Metodologia da pesquisa empírica", em João Ferreira de Almeida (coord.), Introdução à Sociologia, Lisboa, Universidade Aberta, pp. 13-33; pp. 193-213; pp. 212-222.
Almeida João Ferreira de, e José Madureira Pinto (1982), A Investigação nas Ciências Sociais, Editorial Presença.
Bryman, Alan and Duncan Cramer (2011), Quantitative Data Analysis with IBM SPSS 17, 18 & 19: A Guide for Social Scientists, Routledge
Dillman D. A.(2007), Mail and Internet Surveys , New Jersey, John Wiley.
Giddens,Anthony (2004),"Métodos de Investigação em Sociologia", em Sociologia (4ª edição, revista e actualizada), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 2-19; pp. 641-663.
Hardy, Melissa and Alan Bryman (eds) (2009), Handbook of Data Analysis, Sage Publications.
Lazarsfeld, P. (1969), "Des concepts aux indices empiriques", in Boudon, R. Lazarsfeld, P. Vocabulaire des sciences sociales, Paris, Mouton.
Meynou, D. (1985), Les sondages d'opinion, Paris, La Découverte, 1985.
Nunes, A. Sedas (1981), Sobre o problema do conhecimento nas ciências sociais. Materiais de uma experiência pedagógica, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais
Lahire, Bernard (2005), L'Esprit Sociologique, Paris, La Découverte,
Vicente, P. et al, Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Lisboa, Sílabo, 1996
Desenvolvimento de conhecimentos e competências avançadas para a conceção, planeamento e realização de um projeto de investigação para tese de doutoramento em sociologia.
ProgramaCP1. A investigação em sociologia: objetivos, modalidades e resultados.
CP2. Projetos de investigação científica, enquadramento em centros de investigação, publicação científica.
CP3. Tipos de pesquisa e estratégias de investigação. Teoria e investigação empírica. Problemas de operacionalização. Familiarização e distanciamento: Problemas de interferência. Teorias auxiliares de pesquisa. Níveis de análise. Modos de inferência. Modos de explicação.
CP4. Questões éticas na investigação sociológica.
CP5. Desenho da pesquisa e componentes do projeto de investigação.
A avaliação incide sobre: i) a participação no seminário; ii) a elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, apresentado em documento escrito segundo modelo FCT.
BibliografiaBecker, HS (1998), Tricks of the Trade, The U. Chicago Press
Bryman, A (2012), Social Research Methods, Oxford UP
Costa, AF et al (2013), Mixed-methods evaluation in complex programmes, Evaluation and Program Planning, 39
Creswell, JW & Plano Clark, VL (2011), Designing and Conducting Mixed Methods Research, Sage
Elder-Vass, D (2012), Towards a realist social constructionism, Sociologia Problemas e Práticas, 70
Lahire, B (2005), L'Esprit Sociologique, Paris, La Découverte
Pires, RP (2015), Modos de explicação, Sociologia Problemas e Práticas, 78
Ragin, CC & Amoroso, LM (2011), Constructing Social Research, Sage
Velho, G (2013 [1981]), Observando o familiar, in Um Antropólogo na Cidade, R. Janeiro, Zahar
Brante, T (2001), Consequências do realismo na construção de teoria sociológica, Sociologia Problemas e Práticas, 36.
Costa, AF (1986), A pesquisa de terreno em sociologia, em Silva, AS & Pinto, JM (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento.
Danermark, B et al. (2002), Explaining Society, Routledge.
Glaser, BG & Strauss, AL (1967), The Discovery of Grounded Theory, Aldine.
Lahire, B (2002), Portraits Sociologiques: Dispositions et Variations Individuelles, Paris, Nathan.
Merton, RK (1996), Insiders and outsiders [1972], in Merton, RK (1996), On Social Structure and Science (ed. Sztompka, P), The Univ. Chicago Press.
Merton, RK (1970), The bearing of sociological theory on empirical research; The bearing of empirical research on sociological theory, in Social Theory and Social Structure, The Free Press.
Pinto, JM (2007), Indagação Científica, Aprendizagens Escolares, Reflexividade Social, Porto, Afrontamento.
Silva, AS & Pinto, JM (orgs.) (1986), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento.
Whyte, WF (1981 [1943]), Street Corner Society: The Social Structure of an Italian Slum, The Univ. Chicago Press.
Com esta unidade pretende-se contribuir para a formação avançada em Sociologia através de um trabalho aprofundado sobre as teorias clássicas. Trata-se de estudar obras de referência de autores fundadores e clássicos com o intuito de promover uma compreensão mais clara das especificidades, divergências e afinidades fundamentais nas teorias sociológicas. Dá-se, ainda, relevo aos modos de apropriação das teorias clássicas por parte de autores contemporâneos, e ao papel das obras clássicas nos processos de reflexividade social e de construção da contemporaneidade.
Programa1. Teorias clássicas: antiguidade e contemporaneidade
1.1. Modernidade e ciência social
1.2. Teorias sociológicas e reflexividade social
2. Obras de referência
2.1. Da Democracia na América, Alexis de Tocqueville (1835-40)
2.2. A Ideologia Alemã, Karl Marx e Friedrich Engels (1846)
2.3. A Filosofia do Dinheiro, Georg Simmel (1900)
2.4. As Formas Elementares da Vida Religiosa, Émile Durkheim (1912)
2.5. Economia e Sociedade, Max Weber (1922)
3. Teorias sociológicas: diversidade e processos de elaboração
3.1. Especificidades e articulações
3.2. Inovação e cumulatividade
A avaliação visa aferir o desenvolvimento dos conhecimentos e competências explicitados nos objectivos da disciplina. O processo de avaliação envolve um trabalho final escrito, a apresentação e debate de textos em aulas teórico-práticas, e a assiduidade e participação nas aulas. Estes elementos de avaliação têm a seguinte ponderação na classificação final: assiduidade e participação nas aulas: 20%; apresentação e debate de textos em aulas teórico-práticas: 30%; trabalho individual escrito: 50%.
BibliografiaDurkheim, Émile (2002), As Formas Elementares da Vida Religiosa, Oeiras, Celta Editora.
Jenks, Chris (org.) (1998), Core Sociological Dichotomies, London, Sage Publications.
Marx, Karl, e Friedrich Engels (1975), A Ideologia Alemã, Lisboa, Livraria Presença.
Ritzer, George (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Classical Social Theorists, Oxford, Blackwell.
Simmel, Georg (1982), The Philosophy of Money, Boston, Routledge & Kegan Paul.
Tocqueville, Alexis de (2008), Da Democracia na América, col. Antropos, Lisboa, Relógio d'Água.
Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to the Present, Newbury Park, CA, Sage.
Turner, Jonathan H., Leonard Beeghley, e Charles H. Powers (2002), The Emergence of Sociological Theory, Belmont, Wadsworth Thomson Learning.
Weber, Max (1971), Économie et Societé, Paris, Plon.
Collins, Randall (1994), Four Sociological Traditions, Oxford, Oxford University Press.
Cruz, Manuel Braga da (org.) (1995), Teorias Sociológicas ? Os Fundadores e os Clássicos (Antologia de Textos), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Giddens, Anthony (2005 [1972]), Capitalismo e Moderna Teoria Social, 6ª ed., Barcarena, Editorial Presença.
Ritzer, George, e Douglas J. Goodman (2004), Sociological Theory, Nova Iorque, McGraw-Hill.
Ritzer, George (org.), (2003), The Blackwell Companion to Major Classical Social Theorists, Oxford, Blackwell.
Scott, John (2011), Conceptualising the Social World. Principles of Sociological Analysis, Cambridge, Cambridge University Press.
Turner, Bryan S. (org.) (2000), The Blackwell Companion to Social Theory, Oxford, Blackwell.
Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology. A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Londres, Sage.
Turner, Jonathan H. (org.) (2001), Handbook of Sociological Theory, New York, Kluwer Academic.
Turner, Jonathan (2003), The Structure of Sociological Theory, Belmont (California), Wadsworth.
Waters, Malcolm (1994), Modern Sociological Theory, London, Sage.
O objectivo fundamental desta u.c. é o de promover entre os estudantes a capacidade para identificar, analisar e debater problemas e procedimentos associados a estratégias metodológicas de investigação de tipo intensivo, a partir da leitura e análise aprofundada de um conjunto de pesquisas empíricas, clássicas e contemporâneas, consideradas exemplares.
Programa1.Introdução
Objectivos, programa, bibliografia, organização do semestre. Panorama e fundamentos epistemológicos das metodologias intensivas.
2.Metodologias intensivas e desenhos de pesquisa.
Dos paradigmas às estratégias de investigação; o debate quantitativo-qualitativo e a combinação de métodos na análise sociológica.
3.Pesquisa de terreno
Dinâmicas observacionais na investigação sociológica; observação directa e observação participante; problemas éticos na pesquisa de terreno; apresentação e discussão de pesquisas.
4.Entrevistas
A metodologia da entrevista: tipos, objectivos e procedimentos; relações sociais de observação na entrevista; apresentação e discussão de pesquisas.
5. Análise comparativa de casos
Porquê comparar?; estudos de caso e análise comparativa; desenhos de pesquisa e selecção de casos na análise comparativa; apresentação e discussão de pesquisas.
O trabalho pessoal dos estudantes inclui os seguintes elementos:
a)participação nos seminários (supondo leitura cuidadosa da bibliografia de trabalho);
b)apresentação e discussão (em grupo) de uma das pesquisas em análise, de acordo com calendário previamente definido;
c)elaboração de um relatório individual de análise metodológica da obra apresentada, com a extensão máxima de 12 páginas A4 (espaço 1.5, margens de 3cm).
Becker, Howard (1996),'The Epistemology of Qualitative Research', in Jessor, R., A. Colby e R. A. Shweder (eds.) Ethnography and human development : context and meaning in social inquiry, Chicago, UCP, pp.53-71; Bertaux, Daniel (2020), As Narrativas de Vida, Lisboa, Mundos Sociais; Burgess, Robert G. (2001), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta Editora; Denzin, Norman S. e Yvonne S. Lincoln (orgs.) (2000), The Handbook of Qualitative Research, Londres, Sage; Ragin, Charles C. e H. Becker, eds. (1992), What is a Case? Exploring the Foundations of Social Inquiry, Cambridge, CUP; Ragin, Charles (1994), Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method, Thousand Oaks, Pine Forge; Silverman, David (2017) Doing Qualitative Research (5th edition), London, Sage; Strauss, A. e J. Corbin (1990) Basics of Qualitative Research: Grounded Theory Procedures and Techniques, London, Sage.
Bibliografia OpcionalAlves, Nuno de Almeida, Frederico Cantante, Inês Baptista e Renato Miguel do Carmo (2011) Jovens em Transições Precárias. Trabalho, Quotidiano e Futuro, Lisboa, Editora Mundos Sociais.
Bailey, Kenneth D. (1994). Typologies and taxonomies. An introduction to classification techniques. Thousand Oaks: Sage.
Bertaux, Daniel (1981) Biography and Society. The Life History Approach in Social Sciences, Beverly Hills, Sage.
Blanchet, A. et. al. (1985) L'Entretien Dans les Sciences Sociales, Paris, Dunod.
Bourdieu, Pierre (1993) La Misère du Monde, Paris, Seuil.
Caetano, Ana (2016) Pensar a Vida: Biografias e Reflexividade Individual, Lisboa, Editora Mundos Sociais.
Carmo, Renato Miguel do, e Maria Madalena d'Avelar (2020) A Miséria do Tempo: Vidas Suspensas pelo Desemprego, Lisboa, Tinta-da-China.
Carmo, Renato Miguel do, e Ana Rita Matias (2019) Retratos da Precariedade: Quotidianos e Aspirações dos Jovens Trabalhadores, Lisboa, Tinta-da-China.
Carreiras, Helena (2004) Gender and the Military. Women in the Armed Forces of Western Democracies, London, Routledge.
Castells, Manuel (2013), Redes de Indignação e Esperança. Movimentos Sociais na Era da Internet, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Collier, David e James Mahoney (1996) "Insights and Pitfalls. Selection Bias in Qualitative Research", World Politics 49:56-91.
Costa, António Firmino (2000), Sociedade de Bairro, Oeiras, Celta.
Demazière, Didier, e Claude Dubar (1997), Analyser les Entretiens Biographiques, Paris, Nathan.
Dexter, Lewis, (1970) Elite and Specialized Interviewing, Evanston, Northwestern University Press.
Ferraroti, F (1990) Histoire et Histoires de Vie. La Méthode Biographique dans les Sciences Sociales, Paris, Meridiens Klincksieck.
Fielding, Nigel & Fielding, Jane (1986). Linking data: the articulation of qualitative and quantitative methods in social research. Beverly Hills, London: Sage.
Fielding, Nigel & Schreier, Margrit (2001, February). Introduction: On the Compatibility between Qualitative and Quantitative Research Methods [54 paragraphs]. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research [On-line Journal], 2(1). Available at: http://www.qualitative-research.net/fqs-texte/1-01/1-01hrsg-e.htm [February 22, 2007].
Geertz, Clifford (1973). The interpretation of cultures: selected essays. New York: Basic Books.
Grunberg, Gérard e Étienne Schweisguth (1996), ?Bourdieu et la misère: une approche réductioniste? in Revue Française de Science Politique, 46(1)
Holstein, James A. e Jaber F. Gubrium, The Active Interview, London, Sage, 1995.
Howard S. Becker, The Life History and the Scientific Mosaic, in
Darin Weinberg (Ed.), Qualitative Research Methods, Blackwell Publishers, 2002, pp. 79 - 111.
Kaufmann, Jean-Claude, (1996), L'Entretien Compréhensif, Paris, Nathan.
King, Gary, Kehoane, Robert, Verba, Sidney, (1994) Designing Social Inquiry: Scientific Inference in Qualitative Research, Princeton, Princeton University Press.
Kvale, S. (1996) InterViews: An Introduction to Qualitative Research Interviewing Thousand Oaks: Sage.
Lahire, Bernard, (2004) Retratos Sociológicos. Disposições e variações individuais, São Paulo, Artmed Editora;
Lazarsfeld, Paul F. and Barton Allen H. (1951), "Qualitative measurement in the social sciences: classification, typologies and Indices", in Lerner, Daniel and Lasswell, Harold D. eds., The Policy Sciences, Stanford, Stanford University Press.
Lee, Raymond M. (2002), Métodos não Interferentes em Pesquisa Social, Lisboa, Gradiva.
Maxwell, Joseph A. (2005), Qualitative Research Design: An Interactive Approach Thousand Oaks: Sage Publications, 2005.
May, Tim (2001) Social Research. Issues, Methods and Processes, Berkshire, Open University Press.
Michael Burawoy,(1998) "The Extended Case Method" in Sociological Theory, Vol. 16, No. 1 (Mar., 1998), 4-33.
Miller, G., e R. Dingwall (orgs.) (1997), Context & Method in Qualitative Research, Londres, Sage.
Munck, Gerardo (1998), "Canons of Research Design in Qualitative Analysis," Studies in Comparative International Development, Fall 1998
Pais, José Machado (2003 [2001]) Ganchos, Tachos e Biscates. Jovens,Trabalho e Futuro, Porto, Âmbar;
Pinto, José Madureira e Augusto Santos Silva (orgs.)(1984), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento.
Pinto, José Madureira e João Queirós (orgs.) (2010), Ir e Voltar. Sociologia de uma Colectividade Local no Noroeste Português (1977-2007), Porto, Edições Afrontamento.
Poirier, J., Clapier-Valladon,S. Raybaut, P. (1999) Histórias de Vida. Teoria e Prática, Oeiras, Celta
Ragin, Charles (1997), "Turning the tables: How case-oriented research challenges variable-oriented research", Comparative Social Research, 16:27-42
Ragin, Charles C. (1987) The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies. Berkeley/Los Angeles/London, University of California Press;
Rubin, J. and Rubin, I. S. (1995) Qualitative Interviewing: The Art of Hearing Data Thousand Oaks: Sage.
Scott, J. (1990) A Matter of Record: Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press.
Seale, C. (1999) The Quality of Qualitative Research, London, Sage;
Silverman, D. (1985), Qualitative Methods and Sociology, Aldershot, Gower.
Silverman, D. (1993) Interpreting Qualitative Data: Methods for Analysing Talk, Text and Interaction. London: Sage.
Silverman, David (ed.)(2011) Qualitative Research (3rd ed), London, Sage
Velho, Gilberto (1981), "Observando o familiar", em Individualismo e Cultura, Rio de Janeiro, Zahar, pp. 121-132;
Velho, Gilberto (1994), "Unidade e fragmentação em sociedades complexas" em, Projecto e Metamorfose, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor
Walker, R. ed. (1985), Applied Qualitative Research, Aldershot, Gower.
War-Schofield, J. (1993) "Increasing the generalisability of qualitative research" in M. Hammersley, ed. Social Research: Philisophy, Politics and Practice, London, Open University, Sage
Webb, Elizabeth; Campbell, Donald; Schwartz, Robert & Sechrest, Lee (1966). Unobtrusive measures: non-reactive research in the social sciences. Chicago: Rand McNally.
Weinberg, Darin (2002) (ed.), Qualitative Research Methods, Blackwell Publishers, pp.112-126
Whyte, William Foote (1993) [1943], Street Corner Society. The Social Structure of an Italian Slum, Chicago, The University of Chicago Press [versão em português: Whyte William Foote (2005 [1943, 1955], Sociedade de Esquina. A Estrutura Social de uma Área Urbana Pobre e Degradada, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.]
On-line resources
http://www.qualitative-research.net/
(On-line journal)
http://www.aqr.org.uk/
(Association for Qualitative Research)
Aprofundamento da aprendizagem das principais correntes teóricas da sociologia contemporânea, através do estudo de grandes obras representativas daquelas correntes.
ProgramaI. Debates teóricos
01. Ascensão e queda do funcionalismo
02. Respostas ao funcionalismo: interaccionismo e acção racional
03. Movimentos de síntese: do estruturacionismo ao realismo
II. Grandes obras
04. Talcott Parsons (1937): The Structure of Social Action
05. Erving Goffman (1967): Interaction Ritual
06. Raymond Boudon (2003): Raison, Bonnes Raisons
07. Anthony Giddens (1984): The Constitution of Society
08. Margaret Archer (1995): Realist Social Theory
A avaliação consta de uma exposição em aula (25%), preparada e organizada em grupo de acordo com o guião do sumário, e de um ensaio individual (75%) com um máximo de 20.000 caracteres (com espaços). O ensaio inclui, obrigatoriamente, o tratamento de um tema com base em, pelo menos, duas das obras do programa. Prazo de entrega do ensaio: 30 de junho de 2018.
BibliografiaArcher, Margaret (1995), Realist Social Theory. The Morphogenetic Approach, Cambridge, Cambridge University Press.
Boudon, Raymond (2003), Raison, Bonnes Raisons, Paris, PUF.
Giddens, Anthony (1984), The Constitution of Society. Outline of the Theory of Structuration, Cambridge, Polity.
Goffman, Erving (1967), Interaction Ritual. Essays on Face-to-Face Behavior, Nova Iorque, Anchor Books.
Parsons, Talcott (1937), The Structure of Social Action, Nova Iorque, McGraw-Hill.
Scott, John (1995, 2012), Sociological Theory. Contemporary Debates, 2.ª ed., Cheltenham, Edward Elgar.
* Referências bibliográficas: aulas teóricas
Alexander, Jeffrey C. (1987), "What is theory?", em Jeffrey C. Alexander (1987), Sociological Theory Since 1945, Londres, Hutchinson, pp. 1-21.
Archer, Margaret (1995), "Realism and morphogenesis", em Margaret Archer (1995), Realist Social Theory. The Morphogenetic Approach, Cambridge, Cambridge University Press, pp. 135-161.
Boudon, Raymond (2003), "Introduction: la théorie rationnelle de l'action sociale?" e "Théorie du choix rationnel (TeR) ou modèle rationnel général (MRG)?", Raymond Boudon (2003), Raison, Bonnes Raisons, Paris, PUF, pp. 7-55.
Giddens, Anthony (1984), "Elements of the theory of structuration", em Anthony Giddens (1984), The Constitution of Society. Outline of the Theory of Structuration, Cambridge, Polity, pp. 1-40.
Goffman, Erving (1967), "The nature of deference and demeanor", em Erving Goffman (1967), Interaction Ritual. Essays on Face-to-Face Behavior, Nova Iorque, Anchor Books, pp. 47-95.
Parker, John (2000), "The 'structurationists'", em John Parker, (2000), Structuration, Buckingham, Open University Press, pp. 37-66.
Parker, John (2000), "Beyond the 'structurationists': back to reality", em John Parker (2000), Structuration, Buckingham, Open University Press, pp. 67-101.
Parsons, Talcott (1937), "Tentative methodological implications", em The Structure of Social Action, vol. 2, Nova Iorque, McGraw-Hill, pp. 727-775.
Pires, Rui Pena (2012), "O problema da ordem", Sociologia, Problemas e Práticas, 69, pp. 31-45.
Scott, John (1995), "Rational choice and social exchange", em John Scott (1995), Sociological Theory. Contemporary Debates, Cheltenham, Edward Elgar, pp. 73-98.
Scott, John (1995), "Structure, function and system", em John Scott (1995), Sociological Theory. Contemporary Debates, Cheltenham, Edward Elgar, pp. 138-154.
Scott, John (1995), "Symbolic interaction and social constructs", em John Scott (1995), Sociological Theory. Contemporary Debates, Cheltenham, Edward Elgar, pp. 99-117.
Scott, John (1995), "Talcott Parsons: where it all began", em John Scott (1995), Sociological Theory. Contemporary Debates, Cheltenham, Edward Elgar, pp. 29-72.
Turner, Jonathan H. (2003), "Sociological theory", em The Structure of Sociological Theory, 7.ª ed., Belmont (California), Wadsworth, pp. 1-20.
* Referências bibliográficas: aula prática sobre Parsons
Parsons, Talcott (1937), The Structure of Social Action, Nova Iorque, McGraw-Hill.
Parsons, Talcott (1945), "The present position and prospects of systematic theory in sociology", em Talcott Parsons (1954), Essays in Sociological Theory, 2.ª ed., Nova Iorque, The Free Press, pp. 212-237.
Lidz, Victor (2003), "Talcott Parsons", em George Ritzer (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Classical Social Theorists, Oxford, Blackwell, 2.ª ed., pp. 376-419.
* Referências bibliográficas: aula prática sobre Goffman
Goffman, Erving (1967), Interaction Ritual. Essays on Face-to-Face Behavior, Nova Iorque, Anchor Books.
Goffman, Erving (1983), "The interaction order", American Sociological Review, 48 (1), pp. 1-17.
Fine, Gary Alan, e Philip Manning (2003), "Erving Goffman", em George Ritzer (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Contemporary Social Theorists, Oxford, Blackwell, pp. 34-62.
* Referências bibliográficas: aula prática sobre Boudon
Boudon, Raymond (2003), Raison, Bonnes Raisons, Paris, PUF.
Boudon, Raymond, e François Bourricaud (1986), "Action", "Agrégation", "Individualisme" e "Rationalité", em Raymond Boudon e François Bourricaud (1982), Dictionnaire Critique de la Sociologie, 2.ª ed., Paris, PUF, pp. 1-8, 16-23, 301-309 e 479-487.
Dubois, Michel (2000), "Itinéraire d'un sociologue critique: Raymond Boudon", em Michel Dubois (2000), Premières Leçons sur la Sociologie de Raymond Boudon, Paris, PUF, pp. 3-19.
Dubois, Michel (2000), "Itinéraire d'un sociologue critique: Raymond Boudon", em Michel Dubois (2000), Premières Leçons sur la Sociologie de Raymond Boudon, Paris, PUF, pp. 3-19.
* Referências bibliográficas: aula prática sobre Giddens
Giddens, Anthony (1984), The Constitution of Society. Outline of the Theory of Structuration, Cambridge, Polity.
Giddens, Anthony (1979, 2000), Dualidade da Estrutura. Agência e Estrutura, Oeiras, Celta [ed. original (1979): "Agency, structure", em Central Problems in Social Theory. Action, Structure and Contradiction in Social Analysis, Cambridge, Polity Press, pp. 49-95].
Bryant, Christopher G.A, e David Jary (2003), "Anthony Giddens", em George Ritzer (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Contemporary Social Theorists, Oxford, Blackwell, pp. 247-273.
* Referências bibliográficas: aula prática sobre Archer
Archer, Margaret (1995), Realist Social Theory. The Morphogenetic Approach, Cambridge, Cambridge University Press, pp. 135-161.
Bhaskar, Roy (1989), "Societies", em Roy Bhaskar (1989), The Possibility of Naturalism. A Philosophical Critique of the Contemporary Human Sciences, 2.ª ed., Londres, Harvester Wheatsheaf, pp. 25-79.
Buckley, Walter (1967, 1976), "Sistemas", em Walter Buckley (1967, 1976), A Sociologia e a Moderna Teoria dos Sistemas, São Paulo, Cultrix, pp. 68-122 [ed. original (1967): "Systems", em Sociology and the Modern Systems Theory, Nova Jérsia, Prentice-Hall].
* Complementar: manuais, obras de referência
Abrutyn, Seth (org.) (2016), Handbook of Contemporary Sociological Theory, Nova Iorque, Springer.
Alexander, Jeffrey C. (1987), Sociological Theory Since 1945, Londres, Hutchinson.
Alexander, Jeffrey C., Bernhard Giesen, Richard Münch e Neil J. Smelser (orgs.) (1987), The Micro-Macro Link, Berkeley, University of California Press.
Giddens, Anthony, e Jonathan H. Turner (orgs.) (1987), Social Theory Today, Cambridge, Polity.
Knorr-Cetina, Karin, e Aaron V. Cicourel (orgs.) (1981), Advances in Social Theory and Methodology. Towards an Integration of Micro- and Macro-Sociologies, Londres, Routledge.
Ritzer, George (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Classical Social Theorists, Oxford, Blackwell.
Ritzer, George (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Comtemporary Social Theorists, Oxford, Blackwell.
Scott, John (2011), Conceptualising the Social World. Principles of Sociological Analysis, Cambridge, Cambridge University Press.
Turner, Bryan S. (org.) (2000), The Blackwell Companion to Social Theory, 2.ª ed., Oxford, Blackwell.
Turner, Jonathan H. (org.) (2001), Handbook of Sociological Theory, Nova Iorque, Kluwer Academic.
Turner, Jonathan H. (2003), The Structure of Sociological Theory, 7.ª ed., Belmont (California), Wadsworth.
Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to the Present, Newbury Park, CA, Sage.
* Complementar: de e sobre Talcott Parsons
Parsons, Talcott (1937), The Structure of Social Action, Nova Iorque, McGraw-Hill.
Parsons, Talcott (1951), The Social System, Nova Iorque, The Free Press.
Parsons, Talcott, Robert F. Bales e Edward Shils (1953), Working Papers in the Theory of Action, Nova Iorque, The Free Press.
Alexander, Jeffrey C. (1983), Theoretical Logic in Sociology, vol. 4, The Modern Reconstruction of Classical Thought. Talcott Parsons, Berkeley, CA, University of California Press.
Gerhardt, Uta (2002), Talcott Parsons. An Intellectual Biography, Cambridge, Cambridge University Press.
Hamilton, Peter (1983), Talcott Parsons, Londres, Routledge.
* Complementar: de e sobre Erving Goffman
Goffman, Erving (1959), The Presentation of Self in Everyday Life, Nova Iorque, Anchor Books.
Goffman, Erving (1963), Stigma. Notes on the Management of Spoiled Identity, Englewood Cliffs, NJ, Prentice-Hall.
Goffman, Erving (1974), Frame Analysis. An Essay on the Organization of Experience, Nova Iorque, Harper.
Goffman, Erving (1983), "The interaction order", American Sociological Review, 48 (1), pp. 1-17.
Burns, Tom (1992), Erving Goffman, Londres, Routledge.
Manning, Philip (1992), Erving Goffman and Modern Sociology, Cambridge, Polity.
* Complementar: de e sobre Raymond Boudon
Boudon, Raymond (1973), L'Inégalité des Chances, Paris, Armand Colin.
Boudon, Raymond (1979), La Logique du Social, Paris, Hachette.
Boudon, Raymond (2003), Raison, Bonnes Raisons, Paris, PUF.
Boudon, Raymond, e François Bourricaud (1986), Dictionnaire Critique de la Sociologie, 2.ª ed., Paris, PUF.
Boudon, Raymond, e Robert Leroux (2003), Y a-t-il Encore Une Sociologie?, Paris, Odile Jacob.
Dubois, Michel (2000), Premières Leçons sur la Sociologie de Raymond Boudon, Paris, PUF.
* Complementar: de e sobre Anthony Giddens
Giddens, Anthony (1976) New Rules of Sociological Method. A Positive Critique of Interpretative Sociologies, Londres, Hutchinson.
Giddens, Anthony (1984), The Constitution of Society. Outline of the Theory of Structuration, Cambridge, Polity.
Giddens, Anthony (1990), The Consequences of Modernity, Cambridge, Polity.
Giddens, Anthony, e Christopher Pierson (1999), Conversations with Anthony Giddens. Making Sense of Modernity, Cambridge, Polity.
Held, David, e John B. Thompson (orgs.) (1989), Social Theory of Modern Societies. Anthony Giddens and his Critics, Cambridge, Cambridge University Press.
* Complementar: de Margaret Archer
Archer, Margaret (1995), Realist Social Theory. The Morphogenetic Approach, Cambridge, Cambridge University Press.
Archer, Margaret S. (2003), Structure, Agency and the Internal Conversation, Cambridge, Cambridge University Press.
Archer, Margaret S. (2012), The Reflexive Imperative in Late Modernity, Cambridge, Cambridge University Press.
Archer, Margaret S., Roy Bhaskar, Andrew Collier, Tony Lawson e Alan Norrie (orgs.) (1998), Critical Realism. Essential Readings, Londres, Routledge.
* Complementar: novos desenvolvimentos
Alexander, Jeffrey C. (2003), The Meanings of Social Life. A Cultural Sociology, Oxford, Oxford University Press.
Alexander, Jeffrey C. (2006), The Civil Sphere, Oxford, Oxford University Press, 2006.
Alexander, Jeffrey C., Philip Smith e Ronald Jacobs (orgs.) (2012), The Oxford Handbook of Cultural Sociology, Oxford, Oxford University Press, 2012.
Crossley, Nick (2011), Towards Relational Sociology, Londres, Routledge.
Demeulenaere, Pierre (ed.) (2011), Analytical Sociology and Social Mechanisms, Cambridge, Cambridge University Press.
Elder-Vass (2010), The Causal Power of Social Structures. Emergence, Structure and Agency, Cambridge, Cambridge University Press.
Hedström, Peter (2005), Dissecting the Social. On the Principles of Analytical Sociology, Cambridge, Cambridge University Press.
Hedström, Peter, e Peter Bearman (orgs.) (2009), The Oxford Handbook of Analytical Sociology, Oxford, Oxford University Press.
Martin, John Levi (2009), Social Structures, Princeton, N.J., Princeton University Press.
Martin, John Levi (2011), The Explanation of Social Action, Oxford, Oxford University Press.
Martin, John Levi (2015), Thinking Through Theory, Nova Iorque, Norton.
Mouzelis, Nicos P. (2008), Modern and Postmodern Social Theorizing. Bridging the Divide, Cambridge, Cambridge University Press.
Sayer, Andrew (2011), Why Things Matter to People. Social Science, Values and Ethical Life, Cambridge, Cambridge University Press
Turner, Jonathan H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. I: Macrodynamics, Nova Iorque, Springer.
Turner, Jonathan H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. II: Microdynamics, Nova Iorque, Springer.
Turner, Jonathan H. (2012), Theoretical Principles of Sociology, vol. III: Mesodynamics, Nova Iorque, Springer.
Promover a produção pelos estudantes das suas teses de doutoramento em sociologia.
ProgramaOs conteúdos programáticos serão ajustados todos os anos aos projetos de investigação apresentados e realizados pelos estudantes de doutoramento. Incluirão: a) uma componente tutorial, com tópicos específicos para cada estudante, proporcionada pelos seus orientadores; b) uma componente seminarial, com discussão de tópicos de interesse comum sobre pesquisa e análise sociológica, basados na apresentação de resultados intermédios das suas pesquisas pelos doutorandos e em comentários dos professores; c) uma componente de conferências, com debate de investigações e análises de alto nível científico, realizadas e em curso, apresentadas por investigadores e académicos de referência, nacionais e estrangeiros; d) uma componente de apresentação pública do trabalho num Colóquio Doutoral.
Processo de AvaliaçãoAnualmente os doutorandos apresentam um texto de pesquisa ao seminário doutoral de investigação e um relatório de progresso (para transição de ano) que é avaliado pelo Painel de Avaliação designado pela comissão científica do doutoramento. No 3º ano apresentam uma comunicação no Colóquio Doutoral. A participação no ciclo internacional é monitorizada. A tese é discutida publicamente e avaliada por júri científico (art.º.31º e 32º, NRGD do ISCTE-IUL)
BibliografiaNão se aplica.
Not applicable.
Não se aplica.
Not applicable.
Promover a produção pelos estudantes das suas teses de doutoramento em sociologia.
ProgramaOs conteúdos programáticos serão ajustados todos os anos aos projetos de investigação apresentados e realizados pelos estudantes de doutoramento. Incluirão: a) uma componente tutorial, com tópicos específicos para cada estudante, proporcionada pelos seus orientadores; b) uma componente seminarial, com discussão de tópicos de interesse comum sobre pesquisa e análise sociológica, baseados na apresentação de resultados intermédios das suas pesquisas pelos doutorandos e em comentários dos professores; c) uma componente de conferências, com debate de investigações e análises de alto nível científico, realizadas e em curso, apresentadas por investigadores e académicos de referência, nacionais e estrangeiros.
Processo de AvaliaçãoAnualmente os doutorandos apresentam um texto de pesquisa ao seminário doutoral de investigação e recebem comentários de retorno de colegas e professores. Apresentam também anualmente um relatório de progresso que é avaliado pelo orientador e por outros professores designados pela comissão científica do doutoramento. A participação no ciclo internacional de conferências doutorais é monitorizada. No final, a tese é discutida publicamente, avaliada e classificada por um júri científico.
BibliografiaNão se aplica.
Not applicable
Não se aplica.
Not applicable
Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
2.º semestre
02328 | Temas Avançados em Sociologia (ESPP | Soc)
Objetivos
O ciclo de estudos dispõe de modos de funcionamento, conteúdos e procedimentos que garantem o cumprimento desses objetivos:
i) Está integrado e é cientificamente coordenado por um centro de investigação de excelência no domínio da Sociologia (CIES);
ii) Tem um primeiro ano de formação onde os doutorandos adquirem competências sociológicas avançadas no plano teórico, metodológico, técnico e de conhecimento do estado da investigação sociológica a nível internacional e nacional;
iii) Dispõe de um “Seminário de Projeto de Investigação em Sociologia”, onde os doutorandos começam a construir o seu projeto de tese de doutoramento, que é depois elaborado com o apoio de um orientador e submetido à aprovação formal, mediante parece de dois especialistas;
iv) Dispõe de um “Seminário Doutoral de Investigação em Sociologia”, que apoia o desenvolvimento do projeto de tese anteriormente aprovado. Nesse seminário, os doutorandos apresentam e discutem, por mais de uma vez, o seu trabalho perante outros doutorandos e um público mais alargado de docentes e investigadores;
v) Garante a orientação do projeto de tese de doutoramento por investigadores experimentados pertencentes ao CIES ou a outras unidades de investigação;
vi) Proporciona aos doutorandos o contacto com investigadores internacionais e nacionais de referência, através do ciclo de conferências doutorais anuais.
Tese de Doutoramento
Inclui a frequência de:
Notas
1) A inscrição em tese requer a aprovação de um projeto de investigação para doutoramento e o seu registo.
2) A preparação da tese requer a realização de uma investigação no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) ou, mediante autorização da direção do doutoramento, noutro centro de investigação.
3) Em alternativa à tese, e em condições de exigência equivalentes, os doutorandos podem optar por realizar uma compilação, devidamente enquadrada, de um conjunto coerente e relevante de trabalhos de investigação já objeto de publicação em revistas com comités de seleção de reconhecido mérito internacional.
4) A preparação da tese, ou da compilação de artigos, é obrigatoriamente orientada por um docente ou investigador do Iscte com o grau de doutor, para o efeito nomeado pela direção do doutoramento.
Acreditações