Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Sistema de avaliação de desempenho numa empresa multinacional

Autor
Duarte, Pedro Miguel Mansos
Resumo
pt
O tema deste trabalho está centrado na implementação do modelo de Balanced Scorecard e pretende descortinar como este pode servir como complemento e apoio à análise do sistema de avaliação e de desempenho, existente na organização. A empresa sob estudo insere-se num grupo multinacional que tem, em Portugal, uma das suas 56 subsidiárias de vendas, espalhadas geograficamente por todo o globo. O foco nesta empresa tem a ver com a complexidade que existe na gestão de empresas de grande dimensão; neste tipo de empresas as atividades desenvolvem-se em processos estruturados, exigindo aos gestores a garantia de sustentabilidade e êxito futuro. Umas das exigências, é a implementação da visão e da missão de forma transversal a todas as empresas do grupo, em primeiro lugar é de real importância que cada empresa conheça e tenha a noção do contributo que gera para os resultados consolidados do grupo; em segundo lugar também é importante que se elimine, tanto quanto possível, a falta de coesão estratégica entre empresas do mesmo grupo, já que isto leva a uma duplicação de esforços ao nível dos diferentes negócios, figurando-se como uma consequência da operacionalidade individualizadas da respetiva estratégia. Este projeto pretende contribuir para a aplicação do modelo de Balanced Scorecard numa empresa cujo o autor chamou de Empresa Eletrónica (EE), esta empresa está no mercado das tecnologias, eletrónica de consumo, telecomunicações e eletrodomésticos e na EE Portugal existe uma preocupação generalizada com o alinhamento em relação à estratégia da empresa mãe. A implementação do Balanced Scorecard na Empresa EE Portugal vai ser um teste piloto de forma a verificar a complementaridade entre o modelo e o atual sistema de Avaliação e incentivos existentes na empresa. Este sistema tenta ser, já há alguns anos, o mecanismo de alinhamento das várias empresas, o que se tem demonstrado insuficiente como medida única de alinhamento em relação à estratégia corporativa. A partir da Missão, Visão e valores da empresa mãe, são definidos objetivos, indicadores, metas e iniciativas para a EE Portugal; deste modo é possível implementar uma ferramenta de apoio à estratégia definida bem como à sua comunicação e subsequente monitorização dos resultados obtidos face aos objetivos esperados. Com o estudo e proposta de implementação do Balanced Scorecard espera-se alcançar uma maior integração de dados dispersos e a uniformização dos conceitos, criando desta forma uma linguagem comum em todos os departamentos e até a nível da própria empresa.
en
The subject of this thesis will be focused on the implementation of the BSC model and it intends to ascertain how this model can be use as a complement and a support mechanism to the analysis of the Performance Evaluation System that currently exists in the company. The company under analysis is part of a multinational group that has, in Portugal, one of its 56 sales subsidiaries spread across the globe. The focus on this company concerns its complexity, given its large dimension; in this type of company activities are developed through structured processes, requiring that managers assure sustainability and future success. On of the requirements is the implementation of the corporate mission and vision, in a transversal sense across all f the subsidiaries; firstly, it is of high importance that each company has a deep understanding of its contribution to the consolidated results of the corporation. Secondly, it is also important to eliminate, as much as possible, the lack of strategy cohesion amongst the several companies that constitute the corporation, given that this leads to duplication of efforts in the several business areas as a consequence of individualized operating abilities of the respective strategy. This project aims to contribute to the application of the Balanced Scorecard model in a company that belongs to the multinational group previously mentioned; this company is in the business of technology, consumption electronics, communications and home appliances and, in the EE Portugal there is a generalized preoccupation with the alignment to the Headquarters’ strategy. The implementation of the Balanced Scorecard in the EE Portugal company will be a pilot test so that one can ascertain the complementarities between this model and the currently existing system of evaluation and incentives. This system aims to be, for a few years now, the mechanism for alignment of the several companies; this has demonstrated to be insufficient as the only policy of alignment with corporate strategy. Based on the corporate mission, vision and values, objectives, indicators, goals and initiatives’ are created for the EE Portugal; through this it becomes possible to implement a new tool, which will support the designed strategy as well as its communication and subsequent monitoring of real results versus expected ones. With this thesis and proposal of implementation of the Balanced Scorecard it is expected to achieve a higher level of integration of the dispersed data and the uniformity of concepts, thus creating a common language between all departments of the company and even at the level of the company itself.

Data

08-mai-2014

Palavras-chave

Balanced scorecard
Performance evaluation
Avaliação de desempenho
Multinacional
Alinhamento
Alignment
KPI

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo