Título
Balanced scorecard no Brasil: estudo empírico nas “150 melhores empresas para você trabalhar”
Autor
Amorim, Deise Menezes de
Resumo
pt
Actualmente as organizações enfrentam um ambiente de alta competitividade onde a
sua capacidade de gestão estratégica é a chave para o seu sucesso. Um sistema que
integre diversas áreas da empresa, forneça uma visão global do seu desempenho e lhes
permita direccionar as suas acções, pode ser o diferencial competitivo da organização. O
Balanced Scorecard (BSC) é um sistema de gestão estratégica que permite o controlo
de gestão e desempenho através de um conjunto de indicadores alinhados à estratégia
organizacional. O presente trabalho visa estudar a aplicação do BSC e tem como
objectivos: averiguar o grau de conhecimento do Balanced Scorecard no grupo das 150
Melhores Empresas para Você Trabalhar divulgado pela Revista Você S/A | Exame
brasileira no ano de 2009; determinar a taxa de utilização do sistema nas empresas desse
grupo; avaliar a existência ou não de relação entre o nível de alinhamento estratégico de
cada empresa e o uso do BSC; testar a teoria que afirma haver relação entre o uso do
BSC e a dimensão das organizações. Concluiu-se através das informações recolhidas
que a taxa de conhecimento do sistema é alta, o grau de utilização da ferramenta se
assemelha ao verificado na teoria e chega quase à metade das empresas participantes.
Não foi possível encontrar dados que assegurassem haver relação entre o uso do sistema
e o nível de alinhamento estratégico das organizações e não foram obtidas evidências
que suportem haver relação entre a dimensão da empresa e o uso do Balanced
Scorecard.
en
Nowadays the organizations are facing a highly competitive environment in which the
strategic management´s ability will be the key to the company’s success. A system that
integrates several areas of the companies, provides an overview of performance and
enables to direct their actions, may be the competitive advantage of the organization.
The Balanced Scorecard (BSC) is a strategic management system that allows
management and performance control through a set of indicators aligned to
organizational strategy. This paper aims to study the BSC and its objectives are: assess
the degree of knowledge of the Balanced Scorecard in the group of 150 Best Companies
to Work For published by the Brazilian Você S/A | Exame magazine in 2009; to
determine system´s adoption rate in the companies of the group; to evaluate whether or
not it´s association between the level of strategic alignment of each company and the
use of the BSC; to test the theory that claims to have a relationship between the use of
BSC and organizations´ size. It was concluded through the collected information that
the system knowledge rate is quite high, the degree of the tool‘s adoption is similar to
the theory and reaches almost half of the participating companies, it was not possible to
find data that ensures a relationship between the system usage and level of strategic
alignment of the organizations and there was no evidence to support any relation
between the firm size and the use of Balanced Scorecard.