Teses e dissertações

Mestrado
Contabilidade
Título

Avaliação do desempenho económico-financeiro: Aplicação a um grupo do setor têxtil e vestuário

Autor
Salgueiro, Hélder Manuel Alves
Resumo
pt
Existe, cada vez mais, uma maior necessidade das organizações em deter um planeamento estratégico e poderem basear-se em metodologias quelhes permitam desenvolver um acompanhamento de todo o processo de implementação das estratégias que se definiram. Este projeto apresenta as potencialidades do Balanced Scorecardcomo ferramenta de gestão e acompanhamento estratégico, tendo como objetivos elaborar uma proposta de BSC e mapa estratégico aplicado às unidades de negócio do Grupo Inditex em Portugal, validá-lo e, consequentemente, avaliar o seu desempenho e identificar determinantes desse desempenho. Para a concretização destes objetivos foi necessário compreender as caraterísticas do setor têxtil e vestuário e, em especial, do Grupo Inditex. Também foi necessário selecionar uma amostra de unidades de negócio e recolher os dados que permitissem calcular os indicadores (KPI). Na análise dos dados foram utilizadas técnicas de estatística descritiva e inferencial e também técnicas de análise de dados multivariada (K-means e CART). Com base em 272 unidades de negócio, validou-se o mapa estratégico proposto ao identificarem-se relações entre as quatro perspetivas consideradas, financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Naavaliação verificou-se que a grande maioria das unidades teve desempenho razoável e umapequena minoria desempenho desfavorável. Esse desempenho é influenciado pela marca e pelo distrito a que pertence cada unidade de negócio. O projeto apresenta contributos importantes para a gestão do Grupo Inditex em Portugal, ao permitir que se consiga implementar um modelo de Balanced Scorecarddevidamente validado e utilizar a árvore de decisão como ferramenta de apoio na decisão de novos investimentos de aberturas de unidades de negócio.
en
There is, increasingly, a greater need for organizations to hold a strategic planning and be able to have methodologies that enable them to develop asystem for globally monitor the strategies implementation process that they have defined. This project shows the potential of the Balanced Scorecard as a management tool and strategic monitoring, aiming to draft a strategy map and BSC applied to the business units of the Inditex Group in Portugal, validate it and thereby assess its performance and identify performance determinants. To achieve these goals it was necessary to understand the characteristics of the textile and clothing sector and, in particular, the Inditex Group. It was also necessary to select a sample of business units and collect data that allowed calculating the indicators (KPI). For data analysis, descriptive and inferential statistical techniques were used as well as multivariate data analysis techniques (K-means and CART). Based on 272 business units, the proposed strategy map is validated by identifying relationships between the four perspectives considered, financial, customers, internal processes and learning and growth. In the evaluation process it was observed that the vast majority of units had reasonable performance and a small minority unfavorable performance. This performance is influenced by the brand and thedistrict each business unit belongs to. The project presents important contributions to themanagement of the Inditex Group in Portugal, allowing to implement a previously validated model of Balanced Scorecard and using the decision tree as a support tool when deciding to invest in new business units openings.

Data

15-mai-2013

Palavras-chave

Mestrado
Grupo do setor têxtil e vestuário
Textile and clothing sector group
Avaliação do desempenho -- Performance evaluation
Controlo de gestão -- Management control
Balanced Scorecard --
Trabalho de projeto -- Project work

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo