Título
Balanced Scorecard: Uma nova ferramenta de gestão para a EDP Serviço Universal
Autor
Silva, Paulo André Jorge
Resumo
pt
O Balanced Scorecard tem sido uma ferramenta de gestão muito estudada nos últimos
tempos. Em termos de revisão de literatura, analisaram-se diversos artigos que apresentam e
descrevem o Balanced Scorecard e que avaliam a forma como tem sido aplicado em situações
concretas. Foi neste contexto, que surgiu a oportunidade de efectuar um trabalho aplicado a
uma empresa regulada do sector da energia, a EDP Serviço Universal. Tendo por base a
revisão de literatura efectuada, este projecto pretende criar uma proposta de Mapa Estratégico
e de Balanced Scorecard para a EDP Serviço Universal. A abordagem seguida neste projecto
segue a vertente de investigação interpretativa e o método de investigação escolhido foi o
estudo de caso. Para a recolha de informação relevante sobre a empresa recorreu-se,
principalmente, a entrevistas semi-estruturadas, a análises de textos e documentos internos e a
consulta de websites da empresa e de entidades relevantes neste sector de actividade. Depois
de recolhida toda a informação necessária: prioridades estratégicas, conhecimento do sector
energético e do papel a desempenhar pela EDP Serviço Universal, dos instrumentos de gestão
utilizados na empresa para o planeamento estratégico e acompanhamento da estratégia;
procedeu-se à elaboração de um Mapa Estratégico e de um Balanced Scorecard para ajudar a
empresa a melhorar a forma como a estratégia é implementada e acompanhada.
en
The Balanced Scorecard has been a management tool quiet studied in recent times. In terms of
literature review, were analyzed several articles that presented and described the Balanced
Scorecard and evaluated how it has been applied in concrete situations. It was in this context
that I had the chance to carry out a study applied to EDP Serviço Universal , a regulated
company operating within the energy industry. Based on the literature review carried out, this
project aims to create a Strategy Map and a Balanced Scorecard for EDP Serviço Universal.
The approach taken in this project follows the interpretative aspect of research. The case study
was the research method chosen. For the collection of relevant information about the
company we resorted to: semi-structured interviews, analysis of texts and internal documents,
company websites and other websites from relevant entities in this business. Once all the
necessary information was collected (such as strategic priorities, knowledge of the energy
sector, the role of EDP Serviço Universal, the management tools used in business for strategic
planning and monitoring), was prepared a Strategy Map and a Balanced Scorecard to provide
the company with a tool to improve the way the strategy is implemented and monitored.