Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Aplicada - 1 Ano
Título

A aplicação do Balanced Scorecard à Jungheinrich Portugal

Autor
Pires, Sandra Nogueira
Resumo
pt
A crescente pressão dos mercados sobre as empresas tem sido o elemento catalisador de grandes mudanças a nível empresarial. De acordo com o especialista em estratégia, Michael Porter, é na vantagem competitiva que reside o sucesso ou fracasso de uma empresa. Entregar um produto/serviço a um preço mais baixo ou, por outro lado, justificar o preço mais alto através dos benefícios que traz à organização, são dois exemplos que per si têm abordagens diferentes em termos estratégicos. Neste contexto, o Balanced Scorecard revela-se uma ferramenta útil, que permite apoiar as organizações na necessária agilidade de resposta a todos os fenómenos a que estão sujeitas. O Balanced Scorecard proporciona às organizações uma importante ferramenta de formulação, implementação, monitorização e comunicação da estratégia. Desde a sua criação em 1992 que é crescente a popularidade do Balanced Scorecard, pela sua simplicidade e eficácia. A metodologia tem reunido adeptos não só em organizações privadas, mas também em organismos públicos a nível mundial. Este projeto tem como principal objetivo propor a criação e aplicação de um modelo Balanced Scorecard na Jungheinrich Portugal, filial portuguesa de uma multinacional alemã, que comercializa equipamentos intra logísticos. Propõe-se o esboço de um mapa estratégico e de um Scorecard, estruturados sob as perspetivas de performance e integrando os objetivos, os indicadores de monitorização e as metas definidas para um determinado período. Com esta proposta, pretende-se dar um contributo para a melhoria das práticas de gestão da empresa, com impacto esperado (1) no reforço do alinhamento entre os objetivos da filial portuguesa e os objetivos da casa-mãe, e (2) na sistematização de informação de gestão capaz de ajudar no processo de tomada de decisão e na melhoria da performance da organização.
en
The growing market pressure on companies has been the catalyst for major business changes. According to strategy expert Michael Porter, it is in the competitive advantage that lies the success or failure of a company. Delivering a product/service at a lower price or, on the other hand, justifying the higher price through the benefits it brings to the organization, are two examples that have different approaches in strategic terms. In this context, the Balanced Scorecard proves to be a useful tool, which allows organizations to support organizations in the necessary agility of response to all the phenomena to which they are subject. The Balanced Scorecard provides organizations with an important tool for formulating, implementing, monitoring, and communicating the strategy. Since it was born in 1992, the popularity of the Balanced Scorecard has been growing for its simplicity and effectiveness. The methodology has gathered supporters not only in private organizations, but also in public companies worldwide. This project’s main goal is to propose the creation and application of a Balanced Scorecard model at Jungheinrich Portugal, a Portuguese subsidiary of a German multinational, which core business is intra-logistics equipment. It is proposed to outline a strategic map and a scorecard, structured from the perspectives of performance, and integrating the objectives, monitoring indicators and goals defined for a given period. With this proposal, it is intended to contribute to the improvement of the company's management practices, with expected impact (1) in strengthening the alignment between the objectives of the Portuguese subsidiary and the objectives of the headquarters, and (2) in the systematization of management information capable of assisting in the decision-making process and in improving the performance of the organization.

Palavras-chave

Gestão
Management
Strategy
Estratégias
Mapa estratégico
Strategy map
Balanced Scorecard --

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo