Título
Gestão da performance e do desempenho numa IPSS
Autor
Anacleto, Inês Maria Alves Henriques de Correia
Resumo
pt
As organizações do setor social têm um papel importante e significativo nas sociedades atuais, em
vários domínios de atuação, prestando diferentes serviços aos seus públicos-alvo e mobilizando
recursos para sustentar as suas atividades.
Estas organizações, pela sua relevância em termos de criação de riqueza e de geração de novos
empregos, devem ser geridas com profissionalismo, seguindo padrões similares a quaisquer outras
organizações, para que sejam atingidos níveis de eficácia e eficiência similares, necessitando para tal
de aplicar instrumentos de gestão que lhes permitam atingir os seus objetivos.
Neste sentido, o presente trabalho incidiu no estudo de uma Associação que detém o estatuto de
Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), procurando conceber um modelo de gestão da
performance organizacional e do desempenho dos seus colaboradores, o qual permitirá diligenciar a
sua competitividade e sustentabilidade, bem como o seu alinhamento com os respetivos objetivos.
Para tal, foi utilizada uma metodologia qualitativa, nomeadamente o estudo de caso, permitindo
este a recolha de informação necessária à realização do diagnóstico organizacional, o qual alicerçou a
conceção de um projeto de intervenção, sendo este contemplado pela reformulação da missão, visão
e valores da Associação, bem como pela construção de um Balanced Scorecard (BSC) cooperativo e
operacional, de um sistema de gestão e avaliação de desempenho e de um sistema de recompensas.
en
Social sector organizations play an important and significant role in today's societies, in various fields
of activity. They provide different services to their target audiences and mobilize resources to sustain
their activities.
Due to their importance in terms of wealth creation and the generation of new jobs, these
organizations must be managed professionally. They follow comparable standards to any other
organization, in order to achieve similar levels of effectiveness and efficiency. For this they need to
apply management tools that allow them to achieve their objectives.
This study focused on an Association that has the status of a Private Social Solidarity Institution (IPSS).
It seeks to design a management model for both organizational and employee performance. This will
enable it to ensure its competitiveness and sustainability, as well as its alignment with its objectives.
To this end, a qualitative methodology was used, namely the case study, which enabled the collection
of information necessary to carry out the organizational diagnosis. This underpinned the design of an
intervention project, including the reformulation of the mission, vision and values of the Association,
as well as the construction of a cooperative and operational Balanced Scorecard (BSC), and a
performance management evaluation and rewards system.