Título
Sistema de controlo de gestão de desempenho numa empresa de venda e assistência a equipamentos industriais
Autor
Rocha, Francisco José Ribeiro
Resumo
pt
A crescente pressão competitiva, a necessidade de maior eficiência interna e a ausência de
indicadores estruturados levaram à proposta de um Sistema de Controlo de Gestão de
Performance e de Desempenho na empresa Meteoro, S.A., especializada na venda e assistência
técnica de equipamentos industriais. Este projeto tem como objetivo propor a implementação
de um modelo baseado no Balanced Scorecard (BSC), que permita alinhar a estratégia com a
execução operacional, contribuindo para o aumento da produtividade, redução de custos e
reforço da competitividade.
Este projeto adota uma metodologia qualitativa e exploratória, com base num projeto
empresa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas com elementos da gestão e a um
questionário aplicado aos colaboradores. Os resultados revelam um contexto organizacional
aberto à mudança, ainda que marcado por práticas de gestão informais e pouco sistematizadas.
A proposta desenvolve um modelo de BSC corporativo e operacional centrado no
Departamento de Serviços, definindo objetivos, indicadores de performance (KPIs), metas e
ações nas suas quatro perspetivas. Adicionalmente, inclui-se um sistema de avaliação de
desempenho e uma proposta de um modelo de incentivos.
Conclui-se que a adoção do BSC pode promover uma cultura de responsabilização,
melhorar a monitorização estratégica e operacional, e apoiar a tomada de decisão. O trabalho
contribui assim para a construção de um modelo replicável em PME´s industriais com desafios
semelhantes.
en
Growing competitive pressure, the need for greater internal efficiency and the lack of structured
indicators led to the proposal of a Performance Management Control System at Meteoro, S.A.,
a company specialising in the sale and technical assistance of industrial equipment. The aim of
this project is to propose the implementation of a model based on the Balanced Scorecard
(BSC), which aligns strategy with operational execution, helping to increase productivity,
reduce costs and strengthen competitiveness.
This project adopts a qualitative and exploratory methodology, based on a company project,
using semi-structured interviews with management and a questionnaire applied to employees.
The results reveal an organisational context that is open to change, although marked by informal
and unsystematic management practices.
The proposal develops a corporate and operational BSC model centred on the Services
Department, defining objectives, performance indicators (KPIs), targets and actions in its four
perspectives. It also includes a system for assessing performance and a proposal for an incentive
model.
The main aim is that the adoption of the BSC will promote a culture of accountability,
improve strategic and operational monitoring and support decision-making. The work thus
contributes to building a model that can be replicated in industrial SMEs with similar
challenges.