Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Contabilidade Financeira I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão do Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Matemática
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Microeconomia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Complementos de Matemática
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade de Gestão I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Informática de Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução às Finanças
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Escrita de Textos Técnicos e Científicos
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 1 | 2.0 |
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 1 | 2.0 |
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 2 | 2.0 |
Técnicas de Comunicação
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 2 | 2.0 |
Competências para o Mercado de Trabalho
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3 | 2.0 |
Excel Avançado
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3 | 2.0 |
Introdução ao Design Thinking
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3 | 2.0 |
Pensamento Crítico
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3 | 2.0 |
Gestão de Operações I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão do Retalho
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão Logística
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Investigação Operacional I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas Tecnológicos I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Análise de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Operações II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Investigação Operacional II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas Tecnológicos II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia Empresarial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão da Cadeia de Abastecimento
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão Integrada da Qualidade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Modelação de Sistemas e Processos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Projectos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto Aplicado em Gestão Industrial e Logística
24.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 24.0 |
Contabilidade Financeira I
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Compreender o objetivo da contabilidade financeira.
2. Compreender a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras.
3. Analisar e descrever o efeito das decisões e transações de negócio nas demonstrações financeiras.
Capítulo 1 - A contabilidade como linguagem dos negócios
Capítulo 2 - Demonstrações financeiras
Capítulo 3 - Balanço
Capítulo 4 - Demonstração dos resultados
Capítulo 5 - Demonstração dos fluxos de caixa
Capítulo 6 - Ativos fixos tangíveis
Capítulo 7 - Inventários
Capítulo 8 - Operações de final de período
1. Avaliação periódica:
Trabalho de grupo (30%).
Teste final individual (70%).
Requisitos:
Não é exigida assiduidade mínima.
Nota mínima de 8,5 valores no teste final individual.
Aprovação com uma média mínima de 10 valores.
2. Avaliação por exame:
Um exame final (100%).
Aprovação com classificação mínima de 10 valores.
Title: Stolowy, Paugam, and Ding, Financial Accounting and Reporting: a global perspective, Cengage (6ª edição)., 2020, null,
Lourenço et. al., Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos. Edições Sílabo (3ª edição)., 2020, null,
CNC, Sistema de Normalização Contabilística (SNC) - Legislação., 2023, null,
Authors:
Reference:
Year:
Title: Libby et al., Financial Accounting. McGraw Hill., 2020, null,
Lourenço and Morais, Contabilidade Financeira: resumo sistematizado dos conceitos, lançamentos e fórmulas usados em contabilidade financeira, 2018, Edições Sílabo., 2018, null,
Authors:
Reference:
Year:
Gestão do Marketing
No final da UC, o aluno deverá:
OA1. Descrever a evolução do conceito de Marketing;
OA2. Analisar os principais indicadores de mercado;
OA3. Identificar métodos de recolha de informação junto do consumidor;
OA4. Elaborar uma análise de portfólio com Visão Externa/Interna da organização;
OA5. Elaborar uma SWOT;
OA6. Identificar segmentos-alvo e definir uma estratégia de posicionamento;
OA7. Identificar a política de marketing-mix
OA8. Identificar tendências futuras no marketing
CP1. Evolução do conceito de Marketing
CP2. Plano de Marketing
CP2.1.Componentes do plano e controlo
CP2.2 Estrutura organizacional
CP3. Análise situacional (vertente física e digital)
CP3.1.Mercado
CP3.2.Comportamento do consumidor
CP3.3.Market Intelligence
CP3.4. Análise concorrencial
CP3.5.Análise da empresa
CP3.6. Análise Portfólio
CP 3.7. Análise SWOT
CP4. Segmentação e Target
CP5. Posicionamento
CP6. Marketing-Mix (vertente física e digital)
CP6.1.Produto
CP6.2. Preço
CP6.3. Distribuição
CP6.4. Comunicação
CP7. Tendências Futuras no Marketing
CP7.1 Transformação Digital
CP7.2 O papel da Inteligência Artificial Generativa no Marketing
CP7.3 O papel do Marketing para um futuro sustentável
Avaliação contínua: Participação individual nas aulas (15%); Discussão individual do trabalho de grupo (20%); Relatório do trabalho de grupo (10%); Casos individuais (15%); Teste final individual (40%). Nota mínima em cada uma das componentes é 8 valores. Nota final min. 10v. Assiduidade igual ou superior a 2/3 (menor será automaticamente excluído da avaliação periódica). Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
Nota final superior a 16 poderá levar a defesa de nota.
Title: BAYNAST, Arnaud; LENDREVIE, Jacques; LÉVY, Julien; DIONÍSIO, Pedro; RODRIGUES, Joaquim Vicente. (2021), MERCATOR 25 Anos, o Marketing na Era Digital, Dom Quixote.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Philip Kotler, Gary Armstrong, Sridhar Balasubramanian, Principles of Marketing, Global Edition, 2023, Kotler, P. , Armstrong, G, Balasubramanian. S. (2023). Principles of Marketing, Global Edition. Pearson,
Exercícios e artigos entregues aos alunos
Authors:
Reference:
Year:
Introdução à Gestão
No final do período curricular desta UC, o aluno estará capacitado a:
1. Discutir o papel das organizações e do gestor na sociedade, Identificar os vários modelos de gestão bem, como, os seus efeitos no trabalho e no desempenho da organização
2. Compreender a analisar os efeitos da envolvente nas organizações
3. Discutir e analisar o desempenho da gestão a partir das funções da gestão
4. Enquadrar e discutir a gestão no âmbito da inovação, responsabilidade social e da sustentabilidade
CP 1. Gestão nas organizações
1.1 As organizações e a gestão das organizações
CP 2. Teorias da gestão
2.1 Modelo de objetivos racionais
2.2 Modelo de processos internos
2.3 Modelo de relações humanas
2.4 Modelo de sistemas abertos
2.5 O modelo de valores contrastantes
CP 3. O meio envolvente dos negócios
3.1 O meio envolvente competitivo
3.2 O meio envolvente geral
3.3 Os stakeholders
CP 4. As funções da gestão
4.1 Planeamento
4.2 Organização (estruturas organizacionais e estruturas da gestão)
4.3 Liderança
4.4 Controlo
CP 5. A inovação nas organizações
5.1 O empreendedorimo e a inovação
5.2 O processo da inovação
CP 6. Responsabilidade social e sustentabilidade
6.1 Ética
6.2 Responsabilidade social da empresa
6.3 A questão da sustentabilidade
Estão previstas duas vias de avaliação da UC: A via de avaliação periódica e a de exames finais.
Avaliação periódica:
A avaliação periódica é composta pelos seguintes instrumentos:
Apresentação de trabalho de grupo em aula (prática) - 15%; e, apresentação do respetivo relatório - 20%,
Mini-teste - 10%;
Frequência final - 55%
A nota mínima para validação da avaliação em todos os componentes é de 7,50 valores.
Requer-se ainda uma assuidade mínima das aulas práticas de 80%.
Avaliação por exames finais:
Os exames finais acontecem no final do semestre e haverá, para o efeito, duas fases, a normal e a de recurso. A nota de passagem no exame é de 10 valores e conta em 100% para a nota final.
Nota:
Os alunos que não obtenham aproveitamento na avaliação periódica podem submeter-se a exame final da fase de recurso.
Os alunos com nota final igual ou superior a 17 valores terão de se apresentar a uma prova oral. É garantido ao aluno que a nota final não será, em caso algum, inferior a 17 valores.
Title: Case studies and other learning materials will be provided by the faculty.
Management: using practice and theory to develop skills / David Boddy (2020, 8th edition) / Pearson
Authors:
Reference:
Year:
Title: Casos e artigos serão providenciados pelos docentes
Introduction to Management / John Schermerhorn Jr. and Daniel Bachrach (2020, 13th edition) / Wiley
Authors:
Reference:
Year:
Matemática
OA1. Compreender o conceito de derivada enquanto limite especial e ferramenta essencial para resolver problemas de taxas de variação, otimização ou aproximação de funções por polinómios
OA2. Compreender o conceito de integral definido e a sua ligação ao cálculo diferencial; conhecer os métodos de integração para integrar funções simples, mas também funções mais complexas; aplicar o integral para, por exemplo, calcular áreas entre curvas
OA3. Reconhecer uma equação diferencial e sua importância na modulação matemática de fenómenos reais; saber resolver equações diferenciais separáveis e aplicá-las em modelos de crescimento populacional
OA4. Compreender o conceito de série e de convergência de série; saber determinar a convergência das séries geométricas e usá-las para resolver alguns problemas reais; justificar a importância das séries na representação de funções como somas de séries infinitas e analisar fenómenos substituindo uma função pelos primeiros termos da série que a representa
CP1. Derivadas:
Derivadas e a função derivada; a Regra da Cadeia; Derivação implícita; derivada da função inversa; aproximações lineares e quadráticas; polinómios de Taylor; aplicações da derivação (taxas de variação nas ciências naturais e sociais, Teorema do Valor Médio e regra de L'Hôpital)
CP2. Integrais
Introdução ao cálculo integral; primitivas; técnicas de primitivação; integral definido, Teorema Fundamental do Cálculo e integral indefinido; aplicações dos integrais (áreas entre curvas, valor médio de uma função, aplicações à economia)
CP3. Equações Diferenciais Ordinárias
Modelação com equações diferenciais; equações separáveis; modelos de crescimento populacional
CP4. Séries
Sucessões e séries; séries geométricas e alguns testes de convergência; aplicações de séries à economia e finanças
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação Periódica:
a) 8 quizzes online (10%) realizados na plataforma Moodle, no período letivo
b) 2 mini-testes (30%): prova escrita, realizada em aula teórica, no período letivo
c) Frequência (70%): prova escrita na 1ª ou 2ª épocas de avaliação com nota mínima de 8.5 valores
Se a nota obtida na Frequência é superior à nota obtida no total da avaliação periódica, a modalidade passa automaticamente para avaliação por exame.
2. Avaliação por exame:
Realização de uma prova escrita (com um peso de 100%), na 1ª época ou na 2ª época do período de avaliação.
A Frequência e o Exame serão a mesma prova para todos os alunos, englobando toda a matéria. A nota mínima de aprovação na unidade curricular é de 9.5 valores.
A avaliação na Época Especial tem de ser feita por exame, exclusivamente
Title: James Stewart, Cálculo Volume 1 - Tradução da 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage Learning. ISBN-13: 9788522125838
James Stewart, Cálculo Volume 2 - Tradução da 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage Learning. ISBN-13: 9788522125845
James Stewart, Calculus, Early Transcendentals, International Metric Edition, 8th Edition, Cengage Learning. Print ISBN: 9781305272378
Authors:
Reference:
Year:
Title: Knut Sydsaeter, Peter Hammond, Arne Strom & Andrés Carvajal, Essential Mathematics for Economic Analysis, 5th edition, 2016, Pearson. ISBN-13: 9781292074610
Authors:
Reference:
Year:
Microeconomia
No final da unidade curricular o aluno deve:
OA1. conhecer os principais conceitos da teoria microeconómica;
OA2. compreender as técnicas de modelização relevantes;
OA3. mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos observados em mercados reais;
OA4. articular as abordagens conceptual, matemática e gráfica na resolução de problemas concretos.
P1. Introdução ao funcionamento do mercado: procura, oferta e equilíbrio.
P2. Teoria do consumidor
Restrição orçamental e possibilidades de escolha; preferências e utilidade; escolha ótima; procura individual e de mercado; elasticidades; extensões ao modelo do consumidor racional.
P3. Teoria do produtor
Tecnologia e função de produção no curto e no longo prazo, produtividades marginais e rendimentos à escala; custos no curto e no longo prazo; maximização do lucro.
P4. A estrutura do mercado
Concorrência perfeita: condições; oferta individual e oferta de mercado; equilíbrio no curto e no longo prazo; excedentes do consumidor e do produtor; eficiência; introdução às falhas de mercado.
Monopólio: escolha do monopolista; Carga excedentária do monopólio; monopólios naturais; discriminação de preços.
Concorrência imperfeita: conceitos básicos de teoria dos jogos; equilíbrio de Nash; exemplos de modelos de oligopólio; coligações e regulação.
A avaliação contínua desta disciplina inclui os seguintes elementos:
- Dois mini-testes online, com um peso igual de 20% cada (haverá três mini-testes, contam os dois melhores);
- Participação nas aulas, incluindo a resolução de exercícios (10%);
- Prova escrita no final do semestre (50%).*
* Para obter aprovação na disciplina, a nota da prova escrita não pode ser inferior a 8,5v.
Title: Frank, R., and Cartwright, E., Microeconomics and Behavior, 2021, 10ª Ed, New York: McGrawHill.,
Pindyck, R.S. e D.L. Rubinfeld, Microeconomics, 2018, 9ª Ed, New Jersey: Pearson Prentice-Hall.,
Authors:
Reference:
Year:
Title: Krugman, P. e R. Wells, Microeconomics, 2017, 5ª Ed, New York: Worth Publishers.,
Varian, H.R., Intermediate Microeconomics, A Modern Approach, 2014, 9ª Ed, W. W. Norton & Company,
-
Authors:
Reference:
Year:
Complementos de Matemática
No final desta UC o aluno deverá:
OA1. Resolver sistemas lineares. Adquirir familiaridade com álgebra matricial, determinantes, e reconhecer a utilidade destes conceitos na discussão teórico-prática de sistema lineares. Calcular valores próprios, vetores próprios e reconhecer a importância teórico-prática da diagonalização de matrizes. Identificar e classificar formas quadráticas.
OA2. Identificar funções reais com múltiplas variáveis e adquirir familiaridade com as suas representações analíticas e gráficas. Compreender os conceitos de limite, continuidade e diferenciabilidade no contexto multivariável. Calcular e interpretar derivadas direcionais e vetores gradiente.
OA3. Calcular extremos locais de funções com 2 variáveis em pontos interiores. Calcular extremos absolutos de funções com 2 ou 3 variáveis sujeitas a uma restrição. Identificar e formular problemas de optimização no contexto multivariável.
1 Álgebra Linear
1.1 Sistemas lineares: matriz ampliada, eliminação de Gauss, rank e classificação de sistemas.
1.2 Álgebra matricial: soma, produto e transposição de matrizes. Inversão de matrizes.
1.3 Determinantes: definição e propriedades.
1.4 Valores e vetores próprios de uma matriz. Diagonalização.
1.5 Formas quadráticas.
2 Cálculo Diferencial multivariável
2.1 Funções com 2 e 3 variáveis.
2.2 Limites e continuidade.
2.3 Derivadas parciais. Diferenciabilidade e aproximações lineares. Segundas derivadas parciais e teorema de Clairaut.
2.4 A Regra da Cadeia.
2.5 Derivadas direcionais e o vetor gradiente.
3 Optimização
3.1 Extremos locais e absolutos. Pontos críticos.
3.2 Funções com 2 variáveis: pontos de sela, matriz Hessiana, Teste das Segundas Derivadas; teorema de Weierstrass e extensão do método dos intervalos fechados.
3.3 Funções com 2 ou 3 variáveis: extremos condicionados; multiplicadores de Lagrange.
- A UC apresenta duas opções de avaliação:
*(AS) Avaliação ao Longo do Semestre
Nesta opção, o aluno realiza:
- 3 mini-testes presenciais em aula;
- 3 quizzes online fora de aula;
- 1 exame final na 1ª ou 2ª época de exames do 2º semestre;
e a nota final é calculada, à unidade mais próxima, de acordo com a seguinte cotação:
NOTA FINAL = 10% x MT + 15% x QO + 75% x E
onde:
MT = média aritmética, calculada à centésima, das duas melhores notas obtidas entre os 3 mini-testes realizados pelo aluno;
QO = média aritmética, calculada à centésima, das notas obtidas em todos os quizzes online;
E = nota obtida no exame, calculada à centésima.
*(AE) Avaliação por exame
Nesta opção, o aluno realiza apenas 1 exame final na 1ª ou 2ª época de exames do 2º semestre. A nota final é a nota obtida no exame, calculada até à centésima e arredondada à unidade mais próxima:
NOTA FINAL = NOTA OBTIDA NO EXAME (ARREDONDADA À UNIDADE MAIS PRÓXIMA)
- Ambas as opções de avaliação referidas acima estão sujeitas a algumas regras (LEIA COM ATENÇÃO):
1. A nota obtida através da avaliação ao longo do semestre (AS) só é válida se forem satisfeitas as seguintes condições: > O aluno frequentou, com espírito participativo e respeitador do ambiente letivo, 24 das 36 aulas totais;
> O aluno atingiu as seguintes classificações mínimas: MT >= 10.00, QO >= 10.00 e E >= 8.50;
O incumprimento de pelo menos uma das duas condições acima exclui o aluno desta opção de avaliação, que será então avaliado por exame (AE).
2. Se um aluno satisfaz as condições impostas pela opção de avaliação ao longo do semestre (AS) e a sua potencial nota final for inferior à nota que obteria pela avaliação por exame (AE), então a sua avaliação passa automaticamente para esta última opção.
- As notas dos quizzes, mini-testes e exames finais são avaliados numa escala de 0.00 a 20.00. O aluno obtém aprovação à UC se a sua nota final for maior ou igual que 10 (numa escala de 0 a 20).
Title: Howard Anton & Chris Rorres, "Álgebra Linear com Aplicações", Tradução da 10ª Edição, 2012, Bookman.
James Stewart, "Cálculo, Volume 2", Tradução da 8ª Edição Norte Americana, 2016, Cengage Learning.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Knut Sydsaeter, Peter Hammond, Arne Strom & Andrés Carvajal, "Essential Mathematics for Economic Analysis", 5th Edition, 2016, Pearson.
Alpha C. Chiang & Kevin Wainwright, "Fundamental Methods of Mathematical Economics", 4th Edition, 2005, McGraw-Hill.
Authors:
Reference:
Year:
Contabilidade de Gestão I
Após frequência e aprovação nesta Unidade Curricular os alunos devem:
OA1: Compreender a relevância da Contabilidade de Gestão nas organizações;
OA2: Aplicar os métodos de imputação dos custos aos diferentes objetos de custeio;
OA3: Identificar os efeitos nos resultados do uso de diferentes sistemas de custeio;
OA4: Identificar e aplicar os princípios básicos para a tomada de decisão.
1. Objetivos da contabilidade de gestão
2. Introdução aos conceitos e classificação de custos
3. Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e inventários
4. Introdução à análise custos/volume/resultados
5. Regimes de fabrico e imputação de custos conjuntos
6. Imputação dos custos indiretos
7. Produção por ordens de encomenda e produção por processos
1. Avaliação periódica:
Dois mini-testes (25% cada um);
Frequência (50%).
Requisitos:
Assiduidade superior a 2/3 de todas aulas (teóricas e práticas);
Realização e entrega dos dois mini-testes;
Nota mínima de 7,5 valores na média dos dois mini-testes;
Nota mínima de 7,5 valores na frequência.
2. Avaliação não Periódica
Realização de exame (1ª época, 2ª época, época especial): peso de 100% na nota final (nota mínima: 10 valores).
Title: Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2023) Management and Cost Accounting, 8th Edition, Pearson.
Drury, C. and Tayles, M. (2021) Management and Cost Accounting, 11th Edition, South-Western / Cengage Learning.
Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2024) Managerial Accounting, 17th Edition, McGraw-Hill.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Franco, V., Oliveira, A.V., Morais, A.I., Oliveira, B.J., Lourenço, I., Major, M.J., Jesus, M.A. e Serrasqueiro, R. (2015) Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, 4ª Edição, Livros Horizonte, Lisboa.
Authors:
Reference:
Year:
Informática de Gestão
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
1. Descrever as variáveis e as fórmulas necessárias para construir um modelo de cálculo;
2. Utilizar funcionalidades básicas de uma folha de cálculo;
3. Utilizar funções para construção de modelos em folha de cálculo;
4. Construir modelos avançados aplicados à gestão em folha de cálculo;
5. Automatizar procedimentos com a utilização de VBA.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Introdução às folhas de cálculo
2. Construção de modelos de cálculo
3. Extração de Informação
4. Introdução ao Visual Basic for Applications
Avaliação ao longo do semestre:
- Trabalho de grupo (40%) - Projeto realizado em grupo. Obrigatório, sem nota mínima.
- Teste individual (60%) - Teste escrito, intercalar, previsto como não presencial, via e- learning e apoio por Zoom. Obrigatório, com nota mínima de 8 (em 20).
Exame Final (100%):
- Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria.
Realiza exame final – na época 1, 2 ou especial (segundo as regras pedagógicas) - quem não tenha concluído com sucesso a avaliação ao longo do semestre, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: - Dias Curto, José, & Vieira, Duarte (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Ed., Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-989-561-290-1.
- Lomonaco, Leonardo (2023). EXCEL - A Comprehensive Guide to Become an Expert on Excel 2023 With All-in-One Approach, 1st. Ed., Leonardo Lomonaco, Author edition, ISBN 979-821-534-773-7.
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Bernardo, Maria do Rosário; Negas, Mário Carrilho & Isaías, Pedro (2013). Excel Aplicado, FCA Editora, ISBN 978-972-722-755-6.
- Dreher, Gil (2023). Excel 2023: The Must-Have Guide to Master Microsoft Excel - From Beginner to Pro in less than 7 Days - Step-by-step Formulas and Functions with Tutorials and Illustration, Gil Dreher, Author edition, ISBN 979-837-552-249-4.
- Harvey, Greg (2016). Excel 2016 All-in-One for Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons.
- Lemonde, Carlos (2024). Python com Excel – Automação e Análise de Dados. Lisboa: FCA.
- Martins, António (2019). Aprenda Excel com Casos Práticos, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN: 978-972-618-996-1.
- Maxwell, Daniel (2024). Excel 2024 Bible: A comprehensive step by step guide from Beginner to Expert. Unlock Simple Strategies to Boost Productivity, Save Time, and Excel in Your Career, ISBN 979-832-120-814-4.
- Monk, Ellen F.; Brady, Joseph A. & Mendelsohn, Emilio I. (2017). Problem-Solving Cases in Microsoft Access And Excel, 15th Edition, Course Technology, Cengage Learning, Boston, USA., ISBN 978-133-710-133-2.
- Peres, Paula (2014). Excel Avançado (3ª Edição). Lisboa: Sílabo.
- Sengupta, Chandan (2009). Financial Analysis and Modeling Using Excel and VBA, 2nd Edition, John Wiley & Sons, USA, ISBN 978-047-027-560-3.
- Winston, Wayne L. (2019). Microsoft Excel 2019: Data Analysis and Business Modeling, 6th Edition, Pearson Education, USA., ISBN 978-150-930-588-9.
Authors:
Reference:
Year:
Introdução às Finanças
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Explicar os conceitos de valor financeiro do tempo, actualização e capitalização e saber comparar fluxos financeiros com diferentes timings;
2. Saber calcular fluxos financeiros de operações de aplicação e de financiamento.
3. Caracterizar o funcionamento dos principais mercados financeiros;
4. Saber operar com taxas de câmbio e taxas de juro;
5. Descrever o conceito de rendibilidade e sua articulação com a estrutura financeira de uma empresa e saber calcular e interpretar os principais indicadores de rendibilidade;
6. Saber analisar a situação financeira de uma empresa e calcular e interpretar os principais indicadores financeiros;
7. Descrever e calcular o conceito de working capital e analisar o seu efeito na situação financeira da empresa;
8. Descrever e calcular o cash flow num projecto de investimento;
9. Calcular e interpretar os principais critérios de avaliação de um projecto.
I - Valor Financeiro do Tempo
1. A noção de juro, consumo e poupança
2. Taxa de juro nominal e real
3. Intermediação financeira e risco
4. Juros simples e compostos
5. Conceitos de actualização e capitalização
6. Fluxos periódicos e regulares: rendas
7. Aplicações a operações de financiamento
II - Mercados, Instrumentos e Instituições Financeiras
1. Mercado cambial: a taxa de câmbio
2. Mercado monetário: a taxa de juro
3. Mercado de capitais: primário e secundário
4. As Instituições financeiras
5. A informação financeira: fontes e análise
III - A Análise Financeira da Empresa
1. Fluxos financeiros/económicos
2. Resultados e indicadores de rendibilidade
3. Leverage financeiro
4. Origens e aplicações de fundos
5. Working capital
6. Equilíbrio financeiro
7. Análise de fluxos financeiros
IV - Investimentos Reais
1. Natureza
2. Conceito de cash flow
3. Metodologia de avaliação
4. A taxa de actualização
5. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP e PRI
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação de quadros teóricos
2. Participativas, com análise/resolução de exercícios
3. Participativas, com análise/discussão de casos de estudo
4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo
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Avaliação periódica:
Realização de 3 Minitestes; 1º Miniteste 35% (presencial); 2º Miniteste 35% (presencial). 3º Miniteste 30% (presencial).
Não existe nota mínima para cada Miniteste individualmente;
Pode existir uma prova adicional para os alunos que obtiverem classificação final superior a 16.
Para a realização dos Minitestes pode ser requerida inscrição prévia obrigatória.
Avaliação por exame: 100% da nota.
Title: Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2023, "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 4ª Edição, Lisboa, EAN 9789895613298 - https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/financas/livro/introducao-as-financas/
Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2021, " Introduction to Finance - Fundamentals of Finance with Solved Exercises and Follow-up Exercises", Edições Sílabo, 3rd Edition, Lisboa, - ISBN 978-989-561-148-5 - https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/livro/introduction-to-finance-e-book/
Authors:
Reference:
Year:
Title: Brealey, Richard A., Myers, Stewart C. e Franklin Allen, 2019, "ISE Principles of Corporate Finance", 13th Edition, McGraw Hill Education. ISBN-13: 978-1260565553 - https://www.amazon.com/Principles-Corporate-Finance-Richard-Brealey/dp/1260565556/ref=sr_1_1?crid=15NY5DGEOK65Z&keywords=corporate+finance+brealey&qid=1704553527&sprefix=corporate+finance+brealey%2Caps%2C183&sr=8-1
Ross, S., Westerfield R. e B. Jordan, 2021, "Fundamentals of Corporate Finance ISE", 13th Edition, McGraw-Hill. ISBN: 9781265553609 - https://www.amazon.com/Fundamentals-Corporate-Finance-International-Textbook/dp/1265553602/ref=sr_1_1?crid=26P0JNL6N6KZL&keywords=fund
Authors:
Reference:
Year:
Escrita de Textos Técnicos e Científicos
Objetivos de aprendizagem (OA)1: Conhecer os processos básicos da investigação científica;
OA2: Saber resumir um artigo científico e identificar os elementos essenciais;
OA3: Saber como organizar a escrita num trabalho de investigação ou num relatório técnico;
OA4: Familiarizar-se com as normas de escrita científica.
1. Informação; a redacção; a revisão; a redacção final;
2. Estrutura de um texto técnico e científico;
2.1 Elementos pré-textuais;
2.2 Elementos textuais;
2.3 Elementos pós-textuais;
3. Utilização de elementos ilustrativos da argumentação técnica e científica ou de demonstração empírica;
3.1 Inserção de gráficos, quadros e outros elementos ilustrativos e a normalização dos respectivos títulos, fontes de informação e formas gráficas;
4. Normas de referenciação bibliográfica, citação e anotação;
4.1 Normas nacionais e internacionais. As normas adoptadas para a realização de trabalhos, dissertações e teses no ISCTE-IUL;
4.2 Utilização de software específico para a organização e gestão de bibliografias e produção de textos técnicos e científicos (Biblioscape, biblioexpress e End Note).
1. Expositivas: demonstração de casos reais.
2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos.
3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo.
4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
1) Avaliação contínua:
a) Realização com sucesso do curso online da UC (obrigatório) - a avaliação do curso pressupõe que o estudante atinja 50% ou mais nas respostas aos quizs que tem que fazer em cada módulo.
b Exercícios autónomos (inclui participação e feed-back de exercícios desenvolvido sob proposta da docente - 30%
c) Elaboração de um trabalho final - 70% da nota final
2) Avaliação por exame:
Realização de um trabalho de avaliação final - 100%
Title: Soares, M. A. (2001). Como Fazer um Resumo. Queluz de Baixo, Barcarena: Editorial Presença
Pereira, M. G. (2012). Artigos Científicos. Como Redigir, Publicar e Avaliar. Brasil: Guanabara Koogan
Nascimento, Z. & Pinto, J.M. (2001). A Dinâmica da Escrita: Como escrever com êxito. Lisboa: Plátano Editora
Madeira, A. C. & Abreu, M. M. (2004). Comunicar em Ciência? Como redigir e apresentar trabalhos científicos. Lisboa: Escolar Editora
Lindemann, K. (2018). Composing Research, Communicating Results: Writing the Communication Research Paper. USA: John Wiley & Sons, Inc
Gastel, B. & Day, R. A. (2016). How to Write and Publish a Scientific Paper (8th Edition). Santa Barbara, California: Greenwood
Cargill, M. & O'Connor, P. (2013). Writing Scientific Research Articles (2nd Edition). UK: Wiley-Blackwell
Brandão, M. L. (2009). Manual para Publicação Científica: Elaborando manuscritos, teses e dissertações. Rio de Janeiro: Elsevier
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Title: Wolton, D. (2006). É preciso salvar a comunicação. Casal de Cambra: Caleidoscópio
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Munter, M. (2006). Guide to managerial communication: effective business writing and speaking (7th Edition). New Jersey: Prentice Hall
Lipson, C. (2011). Cite Right: A Quick Guide to Citation Styles - MLA, APA, Chicago, the Sciences, Professions and More (2nd Edition). Chicago: University of Chicago Press
Júnior, J. M. (2008). Como Escrever Trabalhos de Conclusão de Curso? Instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Petrópolis: Editora Vozes
Hofmann, A. (2016). Scientific Writing and Communication. Papers, Proposals, and Presentations (3rd Edition). Oxford: University Press
Goins, J. (2012). You Are a Writer (so start ACTIHering, L. & Hering, H. (2010). How to Write Technical Reports: Understandable Structure, Good Design, Convincing Presentation. London, New York: SpringerNG like one). United States of America: Tribe Press
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Estrela, E., Soares, M. A. & Leitão, M. J. (2003). Saber escrever saber falar: um guia completo para usar correctamente a língua portuguesa. Lisboa: Publicações Dom Quixote
Bowden, J. (2011). Writing a Report - How to Prepare, Write and Present Really Effective Reports. United Kingdom: Little, Brown Book Group
Authors:
Reference:
Year:
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
"OA1. Conhecimento sobre a estrutura, linguagem e procedimentos éticos e normativos para elaboração de textos académicos.
OA2.Competências de utilização de algoritmos generativos para assistência à elaboração de trabalhos académicos.
OA3. Competências de análise e escrutínio da independência, pertinência e fiabilidade dos dados gerados por IA.
OA4. Competências gerais de reconhecimento das implicações éticas e cívicas subjacentes ao acesso, partilha e utilização de ferramentas de IA em contexto académico."
"CP1. Introdução: escrita académica e algoritmos generativos (3h)
CP2. Procedimentos de planeamento e construção de textos argumentativos com auxílio de IA (3h)
CP3. Análise crítica de textos produzidos: identificação e referenciação de fontes de dados e análise da sua relevância face aos objetivos dos trabalho académico (3h)
CP4. Oportunidades e riscos de utilização de IA: guia de boas práticas para acesso, partilha e utilização de ferramentas de IA em contexto académico (3h)"
"Modalidade de avaliação contínua:
Participação em aula: avalia a presença, envolvimento e contributo individual dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula (20%).
Trabalho em grupo: os estudantes terão que formar grupos para rever e editar os textos académicos entre os mesmos, utilizando os algoritmos generativos. A avaliação será baseada na qualidade das revisões, edições e feedbacks fornecidos (40%)
Relatório individual: com uma reflexão aprofundada sobre as questões cívicas e éticas colocadas na utilização de ferramentas de IA como auxílio de escrita académica (40%).
Existe nota mínima de 7 valores para todas as componentes de avaliação.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua o estudante tem de estar presente em 75% das aulas.
Ainda que não seja recomendado, os/as estudantes podem optar pela avaliação final através de um trabalho escrito e discussão oral (100%). "
Além das apresentações práticas, os estudantes irão ser solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados. Estes podem incluir: reflexões sobre técnicas aprendidas, análise de casos de estudo, respostas a perguntas teóricas ou, até mesmo, a criação de roteiros de apresentação. Estas atividades ajudarão a avaliar a compreensão concetual dos conteúdos lecionados.
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Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
Objetivos de Aprendizagem:
OA1. Desenvolver competências de comunicação oral
OA2. Melhorar a expressão corporal
OA3. Dominar a arte da utilização do aprelho vocal
OA4. Aprender técnicas de performance
Compatibilidade com o Método de Ensino:
O curso combina teoria e prática, proporcionando aos estudantes uma experiência imersiva no mundo das apresentações em público com técnicas teatrais. O método de ensino é interativo e participativo, incentivando os alunos a colocarem em prática os conceitos aprendidos através de exercícios individuais e em grupo.
Os conhecimentos adquiridos envolvem quer a teoria teatral, quer as técnicas específicas de comunicação oral. Os estudantes aprenderão sobre os fundamentos da expressão vocal, interpretação de personagens e improvisação, adaptando esses conhecimentos ao contexto das apresentações em público.
CP1 - Preparação para a apresentação (3 horas)
CP2 - Comunicação não verbal (3 horas)
CP3 - Introdução à utilização do aparelho vocal (3 horas)
CP4 - Introdução ao termo Performance (3 horas)
Modalidade de avaliação contínua:
Apresentações Práticas (50%): Os estudantes serão avaliados com base nas suas apresentações em público durante o curso. Serão considerados critérios como: clareza de comunicação, expressão vocal e corporal, uso de técnicas teatrais e performance. As apresentações poderão ser individuais ou em grupo, dependendo das atividades propostas.
Exercícios e Tarefas Escritas (50%): Além das apresentações práticas, os estudantes irão ser solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados. Estes podem incluir: reflexões sobre técnicas aprendidas, análise de casos de estudo, respostas a perguntas teóricas ou, até mesmo, a criação de roteiros de apresentação. Estas atividades ajudarão a avaliar a compreensão concetual dos conteúdos lecionados.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua o estudante tem de estar presente em 75% das aulas.
Embora não seja recomendado, os alunos poderão optar pela avaliação final através de um trabalho escrito e de uma apresentação presencial (100%).
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Técnicas de Comunicação
OA1. Adquirir conhecimentos e ferramentas para a observação, descrição e compreensão de situações e fenómenos que enquadram a atividade comunicativa.
OA2. Desenvolver competências para a comunicação em contextos multiculturais.
OA3. Aplicar as competências adquiridas em casos práticos, através de comunicação oral e escrita.
OA4. Utilizar as competências de forma proativa, tendo presente o papel desempenhado, a escolha de comportamentos e os recursos mobilizados na atividade comunicativa.
CP 1- Condições que desencadeiam e interferem na atividade comunicativa: modalidades, normas implícitas e explícitas e constrangimentos da atividade comunicativa em diferentes contextos;
CP 2- Etnometodologia da atividade comunicativa: interpretação de enunciados baseada em informações linguísticas, para-linguísticas, não linguísticas e contextuais.
CP 3- Observação da comunicação verbal e não-verbal: análise de gestos, postura, expressões faciais, contato visual (elementos da comunicação em interação, de reforço ou substituição da mensagem explicitada por palavras)
CP 4- Importância da escuta ativa na comunicação nos diferentes contextos culturais (interpretação e análise de fenómenos)
A metodologia adotada integra a teoria e a prática da atividade comunicativa em contexto académico e profissional. A primeira aula expositiva proporciona as bases teóricas sobre os conteúdos da comunicação enquanto processo que utiliza mecanismos verbais, para-verbais e extravertais, nas diferentes situações internacionais. As aulas seguintes envolvem discussões em grupo, exercícios práticos de observação, interpretação e análise de fenómenos, incentivando a reflexão crítica, o desenvolvimento e a aplicação progressiva das competências adquiridas. As atividades individuais de avaliação incluem a participação em aula e visam avaliar a aplicação dos conhecimentos e das competências desenvolvidas ao longo da UC. A estrutura da UC promove uma aprendizagem experiencial, permitindo aos estudantes, não apenas a compreensão teórica, mas também a aquisição de competências para o desenvolvimento de soluções envolvendo a atividade comunicativa.
Competências para o Mercado de Trabalho
OA1. Desenvolver competências de identificação e valorização dos recursos pessoais de conhecimentos técnicos e relacionais.
OA2. Conhecer os processos e contextos de procura de emprego.
OA3. Saber preparar um processo formal de candidatura a uma posição profissional.
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas num método de ensino ativo e participativo, que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por uma variedade de atividades, tais como:
• Discussões em grupo;
• Simulações;
• Estudos de caso;
• Análise de vídeos e textos;
• Apresentações de projetos;
• Reflexão individual.
CP1: Autoconhecimento e participação no Mercado:
- Auto-avaliar competências e interesses: identificar pontos fortes, áreas a melhorar e competências transferíveis.
- Desenvolver um plano de carreira personalizado: alinhado com objetivos, interesses e oportunidades.
CP2: O Mercado de Trabalho:
- Compreensão das dinâmicas, tendências e setores do mercado de trabalho para tomar decisões profissionais informadas.
- Identificar e valorizar os princípios de trabalho digno.
- Identificar e explorar plataformas de procura de trabalho para pesquisar oportunidades relevantes.
CP3: Construir um Perfil Profissional:
- Criar um perfil público: construir CV e rede de contactos através de eventos de networking, comunidades online e associações industriais.
- Planear o processo de candidatura a um trabalho: da identificação de oportunidades à preparação para entrevistas.
- Atualizar regularmente o perfil profissional online para refletir o desenvolvimento e as realizações em curso.
A UC Competências para o Mercado de Trabalho visa preparar os estudantes para uma transição e integração bem-sucedida no mercado de trabalho. Para alcançar este objetivo geral, a UC adota um modelo pedagógico ativo, participativo e centrado no estudante, utilizando metodologias de ensino e aprendizagem que promovem o desenvolvimento de diferentes áreas do conhecimento e competências.
As metodologias de Ensino têm como meta assegurar aulas expositivas dinâmicas, incluindo
i. Apresentação de conteúdos teóricos de forma clara e concisa, utilizando recursos audiovisuais que estimulam a participação ativa dos estudantes;
ii. Discussões em Grupo e debates sobre temas relevantes para a UC, incentivando a troca de ideias, a argumentação e a construção do conhecimento coletivo;
iii. Simulações e estudos de caso, envolvendo a criação de cenários reais ou fictícios do mercado de trabalho, permitindo aos estudantes aplicar os seus conhecimentos em situações práticas;
iv. Dinâmicas de Grupo apoiadas em Jogos e atividades que estimulam a comunicação, o trabalho em equipa, a resolução de problemas e a criatividade;
v. Análise de vídeos e textos apoiada na reflexão crítica sobre diferentes materiais audiovisuais e textuais relacionados com as competências para o mercado trabalho (incluindo nestes materiais a visualização do curso online de Competência para o Mercado de Trabalho).
Apresentações de Projetos: Desenvolvimento e apresentação de projetos individuais ou em grupo, promovendo a aprendizagem por pesquisa e a capacidade de comunicação eficaz.
Reflexão Individual: Momentos de reflexão individual sobre as aprendizagens adquiridas quanto aos desafios e oportunidades do mercado de trabalho e aos recursos pessoais para melhor lhes responder.
Em termos gerais, as metodologias de ensino colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, incentivando a sua proatividade, autonomia e responsabilidade. As metodologias de ensino utilizadas promovem a construção ativa do conhecimento, através da participação dos estudantes nas aulas, nas atividades e nos projetos.
Estas metodologias de ensino e aprendizagem estão em consonância com o modelo pedagógico institucional, que valoriza a formação integral dos estudantes, o desenvolvimento de competências transversais e a preparação para os desafios do mundo contemporâneo.
Title: Caetano, A., Vala, J. (2007). Gestão de Recursos Humanos: Contextos, Perocessos e Técnicas, Editora RH.
Authors: '
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Title: Neves, J., Garrido, M., Simões, E. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais: Teoria e Prática. Edições Sílabo.
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Title: OIT. (2019). Trabalhar para um Futuro Melhor – Comissão Mundial sobre o Futuro do Trabalho. Organização Internacional do Trabalho.
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Title: Corbanese, V., Rosas, G. (2014). Pesquisar o mercado de trabalho: Técnicas de procura de emprego para os jovens. OIT, Gabinete de Estratégia e Planeamento
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Title: Figler, H. (1988). The complete job-search handbook. New York. Holt.
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Title: Le Bras, F. (1998). Os dez segredos de um bom currículum vitae. Publicações Europa-América.
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Title: ILO (2013). Decent work indicators guidelines for producers and users of statistical and legal framework indicators. Geneva.
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Title: Lipman, B. (1983). The professional job search program. New York. Willey & Sons.
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Title: Moreira, T.S., Dray, G. & Neves L (Orgs.) (2022). Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho. GEP/ MTSS.
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Title: OIT. (2021). Ajustar as competências e a aprendizagem ao longo da vida para o futuro do trabalho.
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Title: OIT. (2020). Guia sobre como e porquê recolher e utilizar dados sobre as relações laborais. OIT. Genebra.
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Title: OIT. (2009). Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa. Conferência Internacional do Trabalho, 97ª Sessão. Organização Internacional do Trabalho.
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Excel Avançado
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
1. Utilizar funções para construção de modelos em folha de cálculo;
2. Construir modelos avançados aplicados à gestão em folha de cálculo;
3. Modelos de simulação
1. Partilha e manutenção do livro: Importação e exportação de dados;
2. Funções Estatísticas
3. Funções Lógicas
4. Mensagens de erro e funções de informação
5. Aritmética de datas
6. Funções de texto
7. Funções de pesquisa e referência
8. Consolidação, tabelas e gráficos dinâmicos
9. Construção de modelos
10. Técnicas de simulação
1. Avaliação Contínua:
- Assiduidade mínima de 70% (*)
- Conclusão com sucesso do curso online [10%]
- Assiduidade e participação [20%]
- Exame 1ª Época (*) [70%]
2. Avaliação Periódica / Exame Final:
- Conclusão com sucesso do curso online (obrigatório)
- Exame Final (*) [100%]
NOTAS:
(*) Presencial ou online, conforme regime de avaliação em vigor
- Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação
Title: Alexander, A., and Kusleika, R. (2022). Excel 365 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indiana: John Wiley & Sons, Inc.
Curto, J., and Gameiro, F. (2016). Excel para Economia e Gestão, 4ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo
Authors:
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Title: Martins, António (2020). Excel Aplicado à Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo
McFedries, P., and Harvey, G. (2022). Excel All-in-One For Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
Authors:
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Introdução ao Design Thinking
OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking
OA2. Desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade.
OA3. Aplicar o Design Thinking na resolução de problemas em diversas áreas, promovendo a inovação e a melhoria contínua.
CP1. Introdução ao Design Thinking e Etapa 1: Empatia (3h)
CP2. Etapas 2 e 3: Definição do problema e Ideação (3h)
CP3. Etapa 4: Prototipagem (3h)
CP4. Etapa 5: Teste e aplicação do Design Thinking em diferentes áreas (3h)
Modalidade de avaliação contínua
Participação em aula (20%): avalia a presença, envolvimento e contribuição dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula.
Trabalho individual (40%): os estudantes irão desenvolver um projeto individual aplicando o Design Thinking para resolver um problema específico. Serão avaliados quanto à aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções propostas e criatividade.
Trabalho em grupo (40%): os estudantes formarão grupos para desenvolver um projeto conjunto, aplicando o Design Thinking na resolução de um desafio real. A avaliação será baseada na aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções e colaboração entre os membros do grupo.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua o estudante tem de estar presente em 75% das aulas.
Ainda que não seja recomendado, os/as estudantes podem optar pela avaliação final através de um trabalho escrito individual e discussão oral (100%).
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Pensamento Crítico
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA*1- Analisar argumentos tendo em conta a sua estrutura e conteúdo;
OA2 - Argumentar face a uma temática;
OA3 - Identificar a validade dedutiva de proposições;
OA4 - Questionar argumentos, identificando os seus pontos fracos.
* Objectivo de aprendizagem
CP*1 Importância do pensamento crítico
CP2 - Discurso argumentativo
CP3 - Tipos de argumentos e estrutura de argumentos
CP4 - Qualidade dos argumentos e falhas na argumentação
* CP. Conteúdoprogramático
Exposição, exercícios debate, leituras, discussões de casos (em pequenos grupos).
A participação activa nos trabalhos a realizar nas aulas práticas é expectável.
Av. Continua
TPCs- 15% (1 TPC - 5% + 1 TPC - 10%)
Assiduidade/participação - Exercicios em aula + debate grupos- 25%
Trab. Final (60%)
Épocas de Exames
Trabalho Escrito -100%
– Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas;
– No caso de UC em que a Avaliação Final contemple um trabalho indicar: a atribuição da avaliação final poderá implicar uma discussão do trabalho final submetido nos prazos de avaliação previamente definidos.
Title: Bowell, T., & Kemp, G. (2002). Critical thinking: a concise guide. London: Routledge.
Weston, A. (2005). A arte de argumentar. Lisboa: Gradiva
Cottrell, S. (2005). Critical Thinking Skills: Developing effective analysis and argument. New York: Palgrave McMillan.
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Title: Brookfield, S. (1987). Developing critical thinkers: challenging adults to explore alternative ways of thinking and acting. San Francisco: Jossey-Bass.
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Gestão de Operações I
OA1: Perceber os conceitos básicos de gestão de operações e alinhar a estratégia das operações com a estratégia da empresa;
OA2: Concepção e avaliação dos produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos consumidores, bem como dos processos que os irão produzir;
OA3: Planeamento e controlo da capacidade do sistema consoante à procura prevista.
CP1: Introdução
CP2: Estratégia e desempenho das operações
CP3: Desenho e análise do processo
CP4: Definição da rede de abastecimento
CP5: Organização do espaço e dos fluxos
CP6: Gestão de capacidade, procura e de restrições
CP7: Sustentabilidade nas operações
OPÇÃO 1:
Avaliação ao longo do semestre lectivo (Requer assiduidade > 80%):
1. Trabalho individual - 20%
2. Trabalho de grupo - 30% (5%+25%)
3. Teste final - 50%
Os alunos deverão obter uma classificação mínima de 8 valores em cada um dos elementos e uma média de 10. A nota final de passagem é de 10 valores.
OPÇÃO 2:
Exame no final do semestre, individual - 100%
A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.
Title: Slack, N., Brandon-Jones, A. (2018) Operations and Process Management - principles and practice for strategic impact, 5th Edition, Pearson
Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2017) Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 12th Edition, Pearson
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Title: Chopra, S., Meidl, P. (2016) Supply chain management: strategy, planning and operation, 6th Edition, Pearson
Krajewski, L.J., Malhotra, M.K. e L.P. Ritzman (2016) Operations Management - processes and supply chains, 11st Edition, Pearson
Authors:
Reference:
Year:
Gestão do Retalho
1. Compreender a importância e o papel da Gestão do Retalho
2. Identificar os tipos de retalhistas e as suas características, com destaque para a realidade portuguesa
3. Compreender opções estratégicas no retalho
4. Resolver problemas de localização em retalho.
5. Compreender o processo de gestão do merchandising
6. Identificar os principais desafios na gestão de uma loja.
1. A Gestão do Retalho
. Introdução ao mundo do retalho;
. Tipos de retalhistas;
. O retalho em Portugal (e na Europa);
. Retalho multicanal
. O comportamento na compra;
2. Teoria dos Canais de Distribuição (Bucklin)
3. Estratégia empresarial no retalho
. Construção de vantagens competitivas;
. Definição e medição de objectivos;
. Localização no retalho;
. A gestão dos relacionamentos (cliente e fornecedor) no retalho;
. Internacionalização do Retalho
4. Gestão do merchandise
. Gestão do sortido;
. Planeamento das compras;
. Pricing no retalho;
5. Gestão da loja
. Actividades de loja;
. Layout, design e apresentação;
. Serviço ao cliente.
. Loja on-line (B2C)
A) Avaliação Contínua: 1. Participação nas aulas (10%) 2. Trabalho grupos - casos curtos (20%) 3: Trabalho grupos - casos abrangentes (10%) 4. Frequência individual intercalar sem consulta (10%) 5. Teste final individual sem consulta (50%)
Aprovação é obtida com a média ponderada das cinco componentes com valor igual ou superior a 10 em 20 e um mínimo de 8 valores em cada componente
B) Exame final: individual sem consulta (100%). Aprovação com valor igual ou superior a 10 em 20.
Title: - Levy, Michael e Weitz, Barton A., 2007, Retailing Management, 8th edition, McGraw-Hill. (support)
- Berman, Barry & Joel R. Evans (2013). Retail Management: International Edition. Pearson (12th edition), UK.
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Title: . Peris, Salvador Miquel Peris; Guerrero, Francisca Parra; Lhermie, Christian e Romero, Mª José Miquel; 1999; Distribution Comercial; 3ª Edición, ESIC - Madrid.
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. Fernie, J.; Fernie, S.; Moore, C.; 2003; Principles of Retailing ; Butterworth Heinemann, London.
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. Johnston, Robert, Clark, Graham & Michael Shulver (2012). Service Operations Management, Improving Service delivery. Pearson (4th edition), UK.
Authors:
Reference:
Year:
Gestão Logística
No final da presente unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
OA1.: Identificar os componentes do sistema logístico e esboçar os fluxos físicos e informacionais;
OA2.: Identificar e descrever as actividades logísticas de uma organização;
OA3.: Descrever e explicar os atributos logísticos;
OA4.: Identificar modos de melhoria do valor ao cliente numa perspectiva logística;
OA5.: Identificar as vantagens e inconvenientes da centralização e descentralização da compra e do abastecimento;
OA6.: Utilizar modelos localizar infra-estruturas logísticas;
OA7.: Estimar a dimensão mais ajustada para uma instalação logística;
OA8.: Desenvolver layouts de armazéns;
OA9.: Classificar e localizar os produtos armazenados num armazém;
OA10.: Identificar e descrever os diferentes equipamentos num armazém;
OA11.: Descrever o funcionamento do JIT, QR e CPFR;
OA12.: Comparar e escolher o modo de transporte;
OA13.: Determinar as rotas mais eficientes.
CP1.: Conceitos básicos em logística e gestão logística: valor, atributos, fluxos, actividades, processo;
CP2.: Serviço ao cliente e o contributo logístico para o serviço ao cliente;
CP3.: Compra e abastecimento: centralização e descentralização;
CP4.: Localização de instalações logísticas;
CP5.: Dimensionamento de infra-estruturas;
CP6.: Organização do espaço em armazém e equipamentos;
CP7.: JIT, QR e CPFR;
CP8.: Design e gestão do sistema de transporte.
Avaliação contínua
Resolução de pequenos casos e questões em aula - 15%
Trabalho de grupo (relatório + apresentação + discussão do trabalho) - 35%
Teste final - 50%
Para obtenção de aprovação final em avaliação contínua, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores tanto no trabalho de grupo quanto no teste final.
Nota mínima de passagem: 10 valores.
Avaliação no final do semestre
Exame final - 100%
Title: Carvalho, J. C., 2017, Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Sílabo.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Rushton, A., Croucher, P., Baker, P. (2010) The handbook of Logistics and Distribution Management, 4ª edição, Kogan Page
Stock, J. e Lambert, D., 2000, Strategic Logistics Management, 4ª edição.
Ballou, R. H., 1998, Business Logistics Management, 4ª edição, Prentice Hall.
Bowersox, D. J., Closs, D. J. e M. B. Cooper, 2010, Supply chain Logistics Management, McGraw-Hill.
Christopher, M., 2011, Logistics and Supply Chain Management, 4ª edição, Pitman Publishing.
Grant, D., 2012, Logistics Management, Pearson.
Authors:
Reference:
Year:
Investigação Operacional I
Ao concluir a Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de:
OA1. Desenvolver formulações em programação linear e programação linear inteira ou mista que permitam resolver problemas de apoio à decisão; utilizar um programa generalista para determinar soluções; caracterizar as soluções obtidas.
OA2. Fazer a interpretação económica e produzir recomendações baseadas nas soluções obtidas e na análise de sensibilidade.
OA3. Diferenciar os modelos de redes e escolher aquele que permite resolver um determinado problema de redes; desenvolver modelos de redes e escolher as metodologias adequadas à sua resolução.
OA4. Desenhar a rede representativa de um projecto; resolver problemas de gestão de tempo, de custos e de recursos.
CP1. PROGRAMAÇÃO LINEAR E PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA
1.1. Formulações em programação linear
1.2. Software de optimização
1.3. Interpretação económica e análise de sensibilidade
1.4. Formulações em programação linear inteira e mista
1.5. Aplicações da programação linear e linear inteira
CP2. MODELOS EM REDES
2.1 Elementos de redes
2.2. Problema da árvore de suporte de custo mínimo
2.3. Problema de caminho mais curto
2.4. Problema de fluxo máximo
2.5. Problema de fluxo de custo mínimo
2.6. Aplicações de modelos em redes
CP3. GESTÃO DE PROJECTOS
3.1. Desenho de redes ANA e ANN
3.2. Análise temporal: CPM e PERT
3.3. Análise económica
3.4. Gestão de recursos
3.5. Aplicações de gestão de projectos
Avaliação periodica:
i) Trabalho de Grupo: 20%
* Grupos de 4 estudantes
* Pode ter discussão oral
ii) Teste Intermédio: 30%;
iii) Teste Final: 50% (classificação >= 8,5);
iv) Média ponderada dos testes: 8,5
v) Assiduidade mínima: 2/3 das aulas leccionadas.
Avaliação por exame: 100%
Possibilidade de exame oral (periódica e exame)
Escala: 0-20 valores.
Title: Winston, W.L., Operations Research: Applications and Algorithms. (2004). 4th Ed. Duxbury Press., 2004, 4th Ed. Duxbury Press.,
Taha, H.A., Operations Research: an introduction., 2017, 10th Ed. Pearson.,
Hillier, F.S. and Lieberman, G.J. (2014). Introduction to Operations Research. 10th Ed. McGraw-Hill., Introduction to Operations Research., n2021, 11th Ed. McGraw-Hill.,
Ragsdale, C.T., ). Spreadsheet Modeling and Decision Analysis: A Practical Introduction to Business Analytics., 2021, 9th Ed. Cengage Learning.,
Authors:
Reference:
Year:
Title: Evans, J., Business Analytics., 2021, 3rd Ed. Global Edition. Pearson.,
Ragsdale, C.T., Spreadsheet Modeling and Decision Analysis: A Practical Introduction to management science., 2001, 3rd Ed. South-western College Publishing.,
Authors:
Reference:
Year:
Sistemas Tecnológicos I
No final da presente unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
OA1. Compreender e descrever a evolução da tecnologia e o seu impacto nas sociedades, nas empresas e nas pessoas;
OA2.: Caracterizar as organizações e os processos - tanto de produção de bens tangíveis como de prestação de serviços - e o papel dos sistemas tecnológicos nas empresas e instituições;
OA3: Compreender as características dos sistemas ERP e a sua utilização na gestão dos processos organizacionais das empresas. Saber utilizar um sistema ERP.
OA4.: Utilizar uma abordagem de planeamento estratégico de gestão para compreender a articulação entre a estratégia da organização e os sistemas tecnológicos de suporte;
OA5.: Consolidar os conceitos estudados através da criação de plano para o desenvolvimento de um negócio inovador (start-up), articulando aspetos organizativos e os sistemas tecnológicos adequados aos objetivos estratégicos da empresa.
I. Pessoas, sociedade e organizações: produtos e serviços
1. A Transformação Digital
2. A Sociedade e o desenvolvimento da Tecnologia
3. Processos de produção e Sistemas Tecnológicos
II. As Organizações e as Tecnologias
4. Organizações, Processos e Sistemas
5. Sistemas Tecnológicos - produção e informação
6. ERP - Enterprise Resource Planning Systems
7. Utilização de um ERP (Primavera)
III. Gestão Estratégica e Adoção de Sistemas Tecnológicos
8. A Estratégia de Negócio e os Sistemas Tecnológicos
9. Gestão Estratégica dos Sistemas Tecnológicos ? um Framework operativo
IV. Aplicação prática
10. "Start-up" - Elaboração de um modelo de negócios e plano tecnológico (projeto de grupo)
V. Os Sistemas Tecnológicos e o futuro
11. Tendências de evolução
Avaliação periódica
Trabalho de grupo (relatório + apresentação + discussão do trabalho) - 50%
Relatório individual (temático ou visita de estudo) - 15%
Teste final individual - 35%
Para obtenção de aprovação final em avaliação periódica, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores em qualquer das componentes de avaliação com ponderação superior a 30%.
Avaliação no final do semestre Exame final -100%
Title: Documentação de apoio ao ERP (Primavera)
Documentação disponibilizada pelo docente, incluindo copia dos transparentes de apoio às aulas, exercícios, artigos e enunciado de casos.
Slack, N.; Chambers, S.; Johnston, R. (2019), Operations Management, 9th Ed, Prentice-Hall/Financial Times
Kenneth C. Laudon and Jane P. Laudon (2017), Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 15th Ed., Pearson
Authors:
Reference:
Year:
Análise de Dados
OA1. Escolher uma representação gráfica adequada ao tipo de dados de que dispõem e decidam corretamente que medidas estatísticas utilizar para descrever esses mesmos dados
OA2. Escolher e aplicar corretamente Testes de Hipóteses;
OA3. Proceder à redução da dimensionalidade dos dados recorrendo à Análise em Componentes Principais;
OA4. Agrupar observações com recurso à Análise de Clusters;
OA5. Usar eficazmente o software SPSS.
CP1: Tipos de variáveis, Estatística descritiva vs indutiva
CP2: Análise descritiva e exploratória dos dados: tabelas, gráficos, medidas de localização, dispersão, simetria e achatamento
CP3: Inferência estatística: conceitos básicos, hipóteses, erros, função potência, regra de decisão, testes paramétricos e não paramétricos.
CP4: Relação entre variáveis qualitativas: análise de tabelas de contingência (testes do Qui-Quadrado, ods ratio, risco relativo, kappa de Cohen, curva ROC
CP5: One-Way Anova, testes t .
CP6: Testes não paramétricos: Kolmogorov-Smirnov/Shapiro Wilk; Mann-Whitney; Kruskal-Wallis
CP7: Análise em Componentes Principais e Análise de clusters
A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes:
ME1: Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência
ME2: Experimentais em laboratório com desenvolvimento e exploração de modelos em computador
ME3: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas
|
Regime de avaliação: continua ou por exame
Avaliação continua: avaliação semanal (15%) + componente prática 40% (um ou mais instrumentos)+ componente teórica-interpretativa individual 45% (um teste ).
Avaliação exame: duas partes (teórica 60%+prática 40%).
Cada prova >=8 valores. Nota final ponderada, arredondada às unidades, terá de ser igual ou superior a 10.
Title: 1. H Pestana, J Gageiro (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais: A Complementaridade do SPSS, 6ª edição Revista, atualizada e aumentada. Edições Silabo, Lda, Lisboa, 1237 páginas. ISBN: 978-972-618-775-2, 9636 citaçoes em Janeiro 2023.
2. Raul Laureano (2013). Testes de Hipóteses com o SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida. Edições Sílabo, 2ª edição.
354 citações em julho 2022
Authors:
Reference:
Year:
Title: 1. Elizabeth Reis, Paulo Melo, Rosa Andrade e Teresa Calapez, Estatística Aplicada, Vol. 2, 6ª Ed., Edições Sílabo, 2016.
2. Field, Andy (2000). Discovering Statistics using SPSS for Windows, Sage
3. Fidel, Tabachnick (2001). Using Multivariate Statistics, Allyn and Bacon
Authors:
Reference:
Year:
Gestão de Operações II
OA1: Controlar os materiais e recursos requeridos pelos processos.
OA2: Planear a utilização dos recursos necessários nos processos de forma a satisfazer as necessidades dos clientes.
OA3: Planear as operações de forma a assegurar a eficiência dos processos.
CP1: Gestão de Materiais
CP2: Planeamento Agregado
CP3: Planeamento de produção e da utilização de materiais
CP4: Scheduling
CP5: Just in Time e Sistemas Lean
CP6: Gestão de Qualidade
No decurso da UC recorrer-se-á a:
- Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência.
- Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação.
- Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio.
- Metodologias ativas com análise individual de caso de estudo.
- Auto-estudo.
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OPÇÃO 1:
Avaliação ao longo do semestre letivo (Requer assiduidade > 80%):
1. Avaliação individual 20%
2. Avaliação em grupo 30%
3. Avaliação final, individual - 50%
Os alunos deverão obter uma classificação mínima de 8 valores em todas as avaliações. A nota final de passagem é de 10 valores.
OPÇÃO 2:
Exame no final do semestre - 100%
A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.
Title: - Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2017) Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 12th Edition, Pearson
- Krajewski, L.J., Malhotra, M.K. e L.P. Ritzman (2016) Operations Management - processes and supply chains, 11st Edition, Pearson
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Slack, N., Brandon-Jones, A. (2018), Operations and Process Management - principles and practice for strategic impact, 5th Edition, Pearson
Authors:
Reference:
Year:
Gestão de Recursos Humanos
1. Compreender quais os objetivos da Gestão de Recursos Humanos e como se explicita a sua integração com a Gestão Geral
2. Definir os principais aspetos relacionados com o planeamento, recrutamento, seleção e integração de trabalhadores;
3. Conhecer os principais elementos definidores das políticas de Formação, Gestão de carreiras e potencial e avaliação de desempenho;
4. Aplicar os conceitos principais da definição de Remunerações;
5. Aplicar conceitos teóricos de RH na análise de contextos empresariais e económicos
1. Introdução à Gestão de Recursos Humanos
2. GRH, gestão geral e desempenho
3. As tendências atuais e o futuro do trabalho
4. Processos e atividades da GRH
4.1 Análise e descrição de funções
4.2 planeamento de RH
4.3 Recrutamento e seleção
4.4 Acolhimento, integração e socialização
4.5 Formação
4.6 Gestão do desempenho
4.6 Carreiras
4.7 Remunerações e recompensas
1. Avaliação periódica :
- Teste 70%
- Trabalho de grupo 30%
Para aprovação em avaliação periódica, cada elemento de avaliação deve ter nota mínima de 7,5v e avaliação final com nota maior ou igual a 9,5v.
Os estudantes excluídos da avaliação periódica poderão efetuar avaliação final (100%).
2. Avaliação Final:
avaliação final 100%
Title: - Dessler, G. (2018). Fundamentals of Human Resource Management (5th Edition). New York: Pearson.
- Duarte, A., Nascimento, G., Almeida, F. (2019). Gestão de pessoas 4.0 - Entre a Continuidade e a Reinvençºao. In MAchado, C., Davim, J. (coords). Organização e Politicas Empresariais. Ed Atual Almedina. Lisboa
- Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH.
- Tyson, S. e York, A. (2005) Essentials of HRM. Burlington: Elsevier.
- Crawshaw, Budhwar & Davis (Eds.) (2014). HRM: Strategic and International Perspective. Sage.
- Sekiou, Blondin, Fabi, Peretti, Bayad, Alis e Chevalier (2009). Gestão dos Recursos Humanos. Lisboa, Instituto Piaget.
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Ivancevich, J (2008). Gestão de Recursos Humanos. São Paulo: McGraw-Hill
- Martinez, L., Ferreira, A. E Lopes, M. (2013). Gerir pessoas: Exemplos de boas práticas em Portugal. Lisboa:Edições Sílabo.
- Williams, M., McDaniel, M.. e Nguyen, N. (2006). A Meta-Analysis of the Antecedents and Consequences of Pay Level Satisfaction. Journal of Applied Psychology, 91 (2), 392-413.
Authors:
Reference:
Year:
Investigação Operacional II
Ao concluir esta unidade curricular o aluno deve estar apto para:
1. Modelar alguns problemas específicos de logística utilizando formulações em Programação Linear e Programação Linear Inteira ou Mista;
2. Aplicar algumas metodologias de Programação Linear Multiobjetivo;
3. Aplicar os algoritmos adequados para a resolução do problema em estudo.
1. Introdução à Programação Linear Multiobjetivo
1.1 Conceitos Básicos;
1.2 Métodos de Resolução.
2. Introdução às Heurísticas
2.1 Algumas Classes de Heurísticas;
2.2 Avaliação das Soluções.
3. Problemas de Bin Packing:
3.1 Formulação em PLI;
3.2 Heurísticas Greedy;
3.3 Limites Inferiores.
4. Modelos de Localização Discreta de Serviços
4.1 Localização sem Restrições de Capacidade (formulação em PLM, heurísticas, avaliação das soluções);
4.2 Localização com Restrições de Capacidade (formulação em PLM, heurísticas, avaliação das soluções).
5. Modelos de Recolha e Distribuição de Produtos
6. Sequenciamento de Tarefas
7. Problemas de Cobertura
Duas opções:
1.Avaliação Periódica:
• trabalho de grupo (25%), no máximo 4 elementos;
• teste intermédio (25%);
• um teste final (50%).
Nota do teste final >= 8.5
Aprovação: média >= 9.5;
Presença em, pelo menos, 2/3 das aulas.
Poderá ser necessário realizar discussões dos trabalhos.
2. Avaliação por Exame Final;
Em ambas, os alunos poderão ser sujeitos a uma prova oral.
Title: Ragsdale, C.T. (2021). Spreadsheet Modeling & Decision Analysis: A practical introduction to Business Analytics.. 9td edition, Cengage Learning Inc.South
Taha, Hamdy A. (2017), Operations Research: an introduction, 10th ed., Pearson ? Prentice Hall.
Murty, K. Junior Level Web-Book for Optimization Models for decision Making, Chapter 9, pp 425-510.
Korte, B. and Vygen, J. (2018). Combinatorial Optimization: Theory and Algorithms, 6th edition, Springer.
Wolsey, L.A. (1998). Integer Programming, Wiley-Blackwell.
Pinedo, M.L. (2016). Scheduling: Theory, Algorithms, and Systems, 5th edition, Springer.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Lecture notes.
Ragsdale, C.T. (2001). Spreadsheet Modeling & Decision Analysis. 3rd edition, South Western.
Cook, J.W. (2014). In Pursuit of the Traveling Salesman. Mathematics at the Limits of Computation, 3rd edition. Princeton University Press.
Simchi-Levi, D., Chen, X. and Bramel, J. (2021). The Logic of Logistics: Theory, Algorithms and Applications for Logistics and Supply Chain Management, 4th edition, Springer Series in Operations Research, Springer.
Authors:
Reference:
Year:
Sistemas Tecnológicos II
OA1.: Diferenciar e relacionar as fases do ciclo de vida de desenvolvimento de software (sistemas)
OA2.: Analisar, desenhar e desenvolver sistemas de informação aplicados a um contexto inovador
OA3.: Avaliar e argumentar a utilização de uma tipologia de sistema de informação e respetivo modelo de dados
OA4.: Criar mecanismos de exploração e análise de dados em modelos relacionais e dimensionais
OA5.: Desenvolver capacidades colaborativas e de investigação em contexto de equipa de projeto
CP1: Enquadramento do Desenvolvimento dos Sistemas de Informação
CP2: Modelização de Sistemas de Informação - Unified Modelling Language (UML)
CP3: Desenvolvimento de Sistemas de Informação
CP4: Sistemas de Informação de Apoio à Decisão e Exploração de Dados
CP5: Gestão do Projeto da UC
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino - aprendizagem:
I. Aprendizagem Baseada em Projeto
II . Sessões expositivas síncronas (aulas) ou assíncronas (vídeos) realizadas pelo docente
III. Aula invertida
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Avaliação Contínua:
- Dois testes escritos individuais sem consulta (20% + 20%) ;
- Trabalho em grupo (50%);
- Quizzes e participação em aula (10%).
Exame Final:
- Prova escrita (100%)
Avaliação contínua sujeita à presença mínima em 80% das aulas.
Aprovação na avaliação contínua: média >= 9.5 e média testes >= 9.5
Realização de exame implica abdicar de avaliação contínua.
Aprovação exame: se obtiver uma nota >= 9.5 valores
Nota final >= 14 poderá ser submetida a defesa
Title: - "The Data Warehouse Toolkit " - 3rd edition - R. Kimball, M. Ross - John Wiley & Sons, 2013
- "The unified modeling language : user guide"- 2nd edition - Grady Booch, James Rumbaugh, Ivar Jacobson - Addison-Wesley, 2005
- UML " Specification " version 2.5.1. - https://www.omg.org/spec/UML/2.5.1/PDF , 2017
- UML @ Classroom: An Introduction to Object-Oriented Modeling? - Martina Seidl, Marion Scholz, Christian Huemer, Gerti Kappel Springer, 2015
Authors:
Reference:
Year:
Title: - "Management Information Systems"- 15th edition - Kenneth C. Laudon & Jane Laudon - Pearson, 2017
- "The Data Warehouse Lifecycle Toolkit" - 2nd edition - R. Kimball, M. Ross, W. Thornthwaite, J. Mundy, and B. Becker - John Wiley & Sons, 2008
- "Desenhar Bases de Dados com UML" - Pedro Ramos - Edições Sílabo, 2006
Authors:
Reference:
Year:
Estratégia Empresarial
1. Compreender as diferentes situações da análise estratégica, incluindo a análise da envolvente, da indústria, e dos stakeholders e a sua influência na análise interna das organizações.
2. Utilizar abordagens racionais para a identificação e escolha de alternativas estratégicas
3. Analisar questões e práticas relacionadas com a implementação e controlo das estratégias escolhidas.
4. Incorporar princípios de uma gestão ética, responsável e sustentável na tomada de decisão estratégica.
5. Compreender temáticas atuais na área da Gestão Estratégica.
6. Desenvolver um pensamento crítico.
7. Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo.
1. Conceitos Básicos (do posicionamento ao movimento)
2. Ética, RSE e Sustentabilidade
3. Formulação da Estratégia - visão, missão e valores
4. A Visão Baseada nos Recursos e as Capacidades Dinâmicas
5. A envolvente externa (mediata)
6. Análise da indústria e dos concorrentes
7. Escolha das estratégias (de negócio)
7.1. Estratégias genéricas
7.2. Oceanos azuis
8. Escolha das Estratégias (da empresa)
8.1. Integração vertical e outsourcing
8.2. Diversificação
8.3. Alianças estratégicas
8.4 internacionalização
9. Implementação
10. Controlo Estratégico e Balanced Scorecard
11. Governação Empresarial
12. Problemáticas atuais na Gestão Estratégica
Opção 1 (Aval.periódica)
-50%:Teste Final Individual (TA=30+3h)
-50%:Trabalhos de grupo ao longo do semestre, divididos em 4 apresentações (15% +15% +10% +10%)
Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; o teste final individual e a média ponderada das restantes componentes da avaliação periódica não podem ser inferiores a 8 val.
Assistência mínima: 2/3 das aulas
Opção 2 (Exame final)
Aprovação: 10
Title: Barney, J. B., & Hesterly, W. S., Strategic management and competitive advantage: Concepts and cases. Pearson., 2021, Barney, Jay B., Hesterley, William S. (2021) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases. Pearson,
Pearce, J. A., Robinson, R.B. (2014), Strategic Management Formulation, Implementation and Control, 7th edition, McGraw hill International Editions
Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., Strickland III, A. J., Crafting & executing strategy 23/e: The quest for competitive advantage: Concepts and cases. McGraw-Hill Education., 2021, Thompson, Strickland and Gamble (2021). Crafting and Executing Strategy The Quest for Competitive advantage, McGraw Hill,
Chandler, D. (2022). Strategic corporate social responsibility : Sustainable value creation . Sage Publications
Ferrell, O. C., & Fraedrich, J. (2021). Business ethics : Ethical decision making and cases. Cengage learning
Authors:
Reference:
Year:
Title: António, N. S., Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora., 2012, (2012). Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora.,
António, N.S., Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento. Edições Sílabo., 2015, António, Nelson Santos (2015) Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento, 3ª Edição, Edições Sílabo.,
Kim, W. C. & Mauborgne, R. 2005. Blue Ocean Strategy: From Theory to Practice. California Management Review, Spring 2005, Vol. 47(3):105-121
Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2006). The link between competitive advantage and corporate social responsibility. Harvard business review , 84(12), 78 92
Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). Creating shared value: Redefining capitalism and the role of the corporation in society. Harvard Business Review , 89(1/2), 62 77
Authors:
Reference:
Year:
Gestão da Cadeia de Abastecimento
No final da presente unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
OA1: Definir a estrutura cadeia de abastecimento e identificar a estratégia mais adequada;
OA2: Planear a oferta na cadeia de abastecimento;
OA3: Coordenação na cadeia de abastecimento.
CP1: Introdução à Gestão da Cadeia de Abastecimento: da Logística à Cadeia de Abastecimento;
CP2: Análise e Estrutura da Cadeia de Abastecimento;
CP3: A Integração da Cadeia de Abastecimento;
CP4: Estratégias na Cadeia de Abastecimento;
CP5: Métricas na Cadeia de Abastecimento;
CP6.: Gestão da Complexidade da Cadeia de Abastecimento;
CP7.: Integração do Serviço e Processos na Cadeia de Abastecimento;
CP8.: Desenho da Cadeia de Abastecimento - Dimensionamento e decisões nos principais vetores;
CP9.: Gestão do risco na Cadeia de Abastecimento;
CP10.: Internacionalização da Cadeia de Abastecimento.
Ao longo do processo de ensino-aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias:
1) Expositivas, salientando os referências teóricos de base;
2) Participativas, com análise e resolução de exercícios;
3) Participativas, com análise e discussão de casos de estudo;
4) Ativas, com análise e discussão de casos;
5) Autoestudo.
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Opção 1:
Avaliação contínua (assiduidade > 80%):
Participação em aula - 10%
Trabalho final de grupo - 40%
Teste final - 50%
Para obtenção de aprovação final em avaliação contínua, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores tanto no trabalho de grupo quanto no teste final.
Nota mínima de passagem: 10 valores.
Opção 2:
Avaliação no final do semestre
Exame final - 100%
Title: Chopra, S. (2019). Supply chain management : strategy, planning, and operation, 7ª edição, Pearson.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Simchi-Levi, D.; Kaminsky, P.; Simchi-Levi, E. (2007). Designing & Managing the supply chain - concepts, strategies & case studies, 3ª edição, McGraw-Hill.
Naylor, J.B.; Naim, M.M.; Berry, D. (1999). Leagility: Integrating the lean and agile manufacturing paradigms in the total supply chain. International Journal of Production Economics, 62, 107-118.
Mason-Jones, R.; Naylor, B.; Towill, D.; (2000). Engineering the Leagile Supply Chain. International Journal of Agile Management Systems, 2/1, pp. 54-61.
Lee, H. (2004). The Triple-A Supply Chain. Harvard Business Review, 82, 20, pp. 102-112.
Lee, H. (1997). The bullwhip effect in supply chains. Sloan Management Review, Spring pp. 93-102.
Lee, H. (2002). Aligning supply chain strategies with product uncertainties. California Management Review, Spring, 44, 3, pp. 105-119.
Lambert, D. (2004). The eight essential supply chain management processes, Supply Chain Management Review, 8, 6, pp. 18-26
Fisher, M. (1997). What is the right supply chain for your product?, Harvard Business Review, 75(2), 105-116.
Cohen, S.; Roussel, J. (2005). Strategic Supply Chain Management: The Five Disciplines for Top Performance. McGraw-Hill.
Christopher, M. (2000). The agile supply chain. Industrial Marketing Management, 29, 37-44.
Carvalho, J.C. (2010). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Sílabo.
Bucklin, L. (1965). Postponement, Speculation and the Structure of Distribution Channels. Journal of Marketing Research, 2, pp. 26-31.
Bolstorff, P.; Rosenbaum, R. (2008) Supply Chain Excellence: A Handbook for Dramatic Improvement Using the SCOR Model, 2ª Edição, Amacom.
Authors:
Reference:
Year:
Gestão Integrada da Qualidade
OA1 Analisar o sistema de gestão da qualidade com vista à sua integração e ao seu desenvolvimento.
OA2 Aplicar as técnicas de gestão da qualidade como uma ferramenta de gestão.
OA3 Identificar e aplicar técnicas e ferramentas para a medição, análise e melhoria das organizações.
OA4 Definir, implementar e auditar o sistema de gestão da qualidade, de acordo com os requisitos específicos de cada organização.
1. Conceitos associados à Qualidade
2. Sistema Português da Qualidade/Sistema Europeu da Qualidade, Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.
3.Arquitetura dos Sistemas de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2015)
4.Mapear Processos e identificação de KPI´s
5.Ferramentas e Técnicas da Qualidade
6.Programas de Melhoria da Qualidade, Modelo da E.F.Q.M.
7.Avaliação da Qualidade, Auto-Avaliação, Custos da Qualidade, Auditoria da Qualidade
8.Mapeamento de processos Vs. A Cadeia de Valor
9.Desafios da Gestão da Qualidade no Séc. XXI
OPÇÃO 1
Avaliação contínua:
1.Assiduidade (min.80%)
2.Trabalho de grupo final(40%)
3.Frequência,escrita individual,na mesma data do exame de primeira época (60%)
Nota mínima 10 valores em 20 (média ponderada das quatro) e nota mínima de 8 valores/cada
OPÇÃO 2
Exame:
(Alunos sem aprovação na OPÇÃO 1 ou que optem por exame final):
Exame escrito individual.
Nota mínima de 10 valores em 20
Title: https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:9001:ed-5:v1:en
International Organization for Standardization (2015). Quality management systems ?Requirements (9001:2015).
International Organization for Standardization (2015). Quality management systems ?Fundamentals and vocabulary (9000:2015). https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:9000:ed.4:v1:en
Abuhav, I. (2017). A Complete Guide to Quality Management Systems. CRC Press.
Pires, A. R.. (2016).Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, Responsabilidade social, Indústria, Serviços, Administração Pública e educação. Edições Sílabo.
Goetsch, David L. and Stanley Davis. (2021). Quality Management for Organizational Excellence: Introduction to Total Quality. 9th Edição, New Jersey, Pearson Education, Inc..
Authors:
Reference:
Year:
Title: Acordos EA: European-Accredition.org
- www.ceoq.com
- www.enac.es
- www.bsi.uk
- www.eic.pt
- www.certif.pt
- www.apcer.pt
Entidades certificadoras:
Juran, J. M. and Godfrey, A.B.. (1999). Juran´s Quality Control Handbook. New Jersey, Mc Graw Hill International Editions.
Authors:
Reference:
Year:
Modelação de Sistemas e Processos
No final da presente UC os alunos deverão ser capazes de:
(OA 1) Enquadramento - compreender os conceitos de Arquitetura de Empresa e de Gestão de Processos de Negócio bem como o seu contributo para a melhoria do desempenho organizacional.
(OA 2) Descoberta ? documentar os processos de negócio com diferentes níveis de detalhe, usando técnicas avançadas de modelação de processos de negócios (BPMN).
(OA 3) Análise - aplicar técnicas qualitativas e quantitativas para analisar o desempenho dos processos de negócio e avaliar o impacto das mudanças.
(OA 4) Redesenho - identificar e conceber as oportunidades de melhoria de negócios com base em modelos de processos de negócios
(OA 5) Automatização ? usar SI/TIC de uma forma efetiva para construir soluções de automação de processos (BPMS, ERP) que materializem os benefícios de melhoria de processos
1. Enquadramento da gestão de processos
2. Identificação de processos
- Processos chave
- Arquitetura de processos
3. Modelação de processos
- Iniciação ao BPMN
- Ramificação e convergência
- Artefactos e Recursos
4. Modelação avançada de processos
- Decomposição
- Reutilização
- Tratamento de eventos
- Tratamento de exceções
- Regras de negócio
5. Descoberta de processos
- A aproximação à descoberta de processos
- Métodos de descoberta
6. Análise qualitativa de processos
- Valor acrescentado
- Causa do problema
- Documentação do problema e avaliação de impacto
7. Análise quantitativa de processos
- Indicadores de desempenho
- Análise do fluxo
- Simulação
8. Redesenho dos processos
- A essência do redesenho de processos
- Heurísticas de redesenho
9. Automatização de processos
- Desafios e benefícios da introdução de um BPMS / ERP
- Execução de modelos de processos
A: Avaliação ao longo do semestre lectivo (periódico).
1. Mini-teste + participação nas aulas - 20%
2. Projeto de grupo - 50%
3. Teste final individual - 30%
Classificação mínima de 8 valores no Teste individual e no Projeto de grupo.
(ou) B: Avaliação no final do semestre
Exame consistindo em prova escrita individual e exercício prático - 100%
A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.
Title: - Coursera guided projects
- Documentação de apoio ao Bizagi
- Documentação disponibilizada pelo docente
- Dumas, M.; La Rosa, M.; Mendling, J.; Reijers, H.A. (2018), Fundamentals of Business Process Management, 2nd ed., Springer (www. http://fundamentals-of-bpm.org/)
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Slack, N.; Chambers, S.; Johnston, R. (2022), Operations Management, 10th Ed, Prentice- Hall/Financial Times
- Nunes M; O?Neill H.(2007), Fundamental de UML, 5ª edição, FCA
- Laudon, K.C. and Laudon, J.P. (2022) Management Information Systems, 17th Edition, Prentice Hall
- Jeston, J. (2018), Business Process Management ? Practical guidelines to successful implementation, 4th Ed, Routledge
Authors:
Reference:
Year:
Gestão de Projectos
No final da Unidade Curricular os alunos aprovados deverão ser capazes de:
1. Avaliar a envolvente organizacional da gestão de projectos, identificando as situações em que se deve utilizar a gestão de projectos e os respectivos factores críticos de sucesso.
2. Iniciar e planear um projecto com vista a cumprir as especificações, o prazo e o custo.
3. Controlar um projecto eficazmente, com apoio na metodologia Earned Value Management (EVM) e efectuar correctamente o respectivo encerramento.
4. Reconhecer a importância dos diversos factores humanos na gestão de projectos.
1.Gestão de Projectos
.Conceitos e definições
.Projectos e operações
.Gestão de projectos
2.Factores Críticos de Sucesso em Projectos
.O desempenho da gestão de projectos
.Diferentes perspectivas sobre êxito e fracasso
.Factores Críticos de Sucesso
3.A envolvente dos projectos: Estratégia, organização e projectos
.Organizações e projectos
.O ciclo de vida dos projectos
.O PMBOK 2008
4.A iniciação
.Os stakeholders do projecto
.O Termo de Abertura do Projecto
5.O planeamento: Âmbito, tempo e Recursos, Risco e Custo
.Metodologia de planeamento
.Objectivos SMART
.Planeamento de actividades
.Planeamento de tempos e recursos
.Planeamento de custos
.Planeamento de riscos
6.O controlo
.O processo de controlo
.O Earned Value Management
.O Sistema de Informação
7.O encerramento
8.Factores humanos na gestão de projectos
.Liderança em projectos
.O trabalho em equipa
.Gestão do tempo
.Negociação e gestão de conflitos
OPÇÃO 1 - Avaliação ao longo do semestre
1. 10% Participação nas aulas (TA=33 h)
2. 40% Trabalho de grupo (TA=15 h) + Trabalho de grupo (TA=15 h)
3. 50% Frequência (TA=48+2 h)
Aprovação com média ponderada mínima de 10 valores, com mínimo de 8 valores nas duas primeiras componentes e 10 valores na terceira.
OPÇÃO 2 - Exame final.
Aprovação com min. 10 valores.
Os alunos com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, na 1ª semana de aulas do semestre.
Title: Pereira, Leandro. (2011). Gestão de Conhecimento em Projectos. FCA - Editora de Informática. Lisboa.
Kerzner, Harold, (2006), Project Management. A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Control, 9th. ed., John Wiley & Sons, Inc., N.Y.
Miguel, António. (2009). Gestão Moderna de Projectos - Melhores Técnicas e Práticas, 4ª ed.. FCA - Editora de Informática. Lisboa.
Authors:
Reference:
Year:
Title: The Office of Government Commerce (OGC) (s.d.) Introduction to Risk. Disponível em http://www.ogc.gov.uk/documents/Introduction_to_Risk.pdf.
Frailey, Dennis J. (2001). Tutorial on Earned Value Management Systems. Disponível em http://www.dfw-asee.org/archive/Earned_Value.doc.
Outros textos
Verzuh, Eric. (2008). The Fast Forward MBA in Project Management. John Wiley & Sons, Inc. 3rd ed.
Roldão, Victor Sequeira. (2005). Gestão de Projectos. Abordagem Instrumental ao Planeamento, Organização e Controlo. Monitor. Lisboa.
Newton, Richard. (2006), Project Management Step by Step: How to Plan and Manage a Highly Successful Project, Pearson, Prentice Hall.
Meredith, Jack R.; Mantel, Samuel J., (2006), Project Management: A Managerial Approach, 6th. ed., John Wiley & Sons, Inc., N.Y.
Dinsmore, Paul C.; Cabanis-Brewin, Jeannette (Editors). (2005). The AMA Handbook of Project Management, 2nd ed. AMACOM. New York
Livros
Authors:
Reference:
Year:
Projeto Aplicado em Gestão Industrial e Logística
No final da presente unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
OA1 - Identificar situações específicas passíveis de melhoria no contexto real de uma organização;
OA2 - Identificar e analisar os motivos subjacentes às situações identificadas;
OA3 - Desenvolver medidas específicas para melhoria da situação identificada;
OA4 - Desenvolver um plano de implementação das medidas de melhoria identificadas e, caso possível, implementação desse plano.
CP1) Apresentação da unidade curricular e dos seus objectivos
CP2) Enquadramento na organização
CP3) Desenvolvimento do projecto (monografia com a natureza do projecto)
A UC tem como única avaliação a realização do projecto em empresa.
A classificação final resulta dos seguintes componentes:
- Pré-projecto: 5%
- Monografia, complexidade, outcome, profundidade: 60%
- Processo de desenvolvimento: 35%
Title: Dependente dos temas específicos da monografia e das empresas em que os alunos vão desenvolver os trabalhos de projecto.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Dependente dos temas específicos da monografia e das empresas em que os alunos vão desenvolver os trabalhos de projecto.
Authors:
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Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
1.º semestre
02835 | Gestão de Transportes (IBS | TPO)
L5033 | Empreendedorismo (IBS | GG)
Acreditações