Acreditações
Período de aulas
Propinas estudantes UE (2023/2024)
Propinas estudantes fora da UE (2023/2024)
Plano de Estudos para 2023/2024
Unidades curriculares | Créditos | |
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1º Ano | ||
Contabilidade Financeira I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão do Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Matemática
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Microeconomia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Complementos de Matemática
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade de Gestão I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Informática de Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução às Finanças
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Apresentações Profissionais
3.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 3.0 |
Escrita de Relatórios Técnicos
1.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 1.0 |
Inglês para Negócios
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 2.0 |
Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias
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2º Ano | ||
Gestão de Operações I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão do Retalho
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão Logística
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Investigação Operacional I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas Tecnológicos I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Análise de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Operações II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Investigação Operacional II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas Tecnológicos II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
3º Ano | ||
Estratégia Empresarial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão da Cadeia de Abastecimento
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão Integrada da Qualidade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Modelação de Sistemas e Processos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Projectos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto Aplicado em Gestão Industrial e Logística
24.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 24.0 |
Optativas > Livres
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Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, compreendam as principais demonstrações financeiras, a sua preparação e a sua utilidade para a gestão das organizações.
ProgramaCapítulo 1 - A contabilidade como linguagem dos negócios
Capítulo 2 - Demonstrações financeiras
Capítulo 3 - Balanço
Capítulo 4 - Demonstração dos resultados
Capítulo 5 - Demonstração dos fluxos de caixa
Capítulo 6 - Ativos fixos tangíveis
Capítulo 7 - Inventários
Capítulo 8 - Operações de final de período
1. Avaliação periódica: Teste intercalar individual (30%).Teste final individual (70%).Requisitos:Assiduidade mínima de 2/3 das aulas lecionadas.Nota mínima de 7,5 valores em cada teste.Aprovação com uma média mínima de 10 valores.2. Avaliação por exame: Um exame final (100%).Aprovação com classificação mínima de 10 valores.
BibliografiaStolowy, Paugam, and Ding (2020), Financial Accounting and Reporting: a global perspective, Cengage (6ª edição).Lourenço et. al. (2020), Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos. Edições Sílabo (3ª edição).Sistema de Normalização Contabilística (SNC), 2021 - Legislação.
Bibliografia OpcionalLibby, Libby and Short, 2014, Financial Accounting: Global Edition. McGraw Hill.Lourenço and Morais, Contabilidade Financeira: resumo sistematizado dos conceitos, lançamentos e fórmulas usados em contabilidade financeira, 2018, Edições Sílabo.
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de aplicar os principais conceitos de marketing a partir da análise dos principais indicadores de mercado, no âmbito da construção de um plano estratégico e operacional
ProgramaCP1. Evolução do conceito de Marketing
CP2. Plano de Marketing
CP2.1.Componentes do plano e controlo
CP2.2 Estrutura organizacional
CP3. Análise situacional
CP3.1.Mercado
CP3.2.Comportamento do consumidor
CP3.3.Market Intelligence
CP3.4. Análise concorrencial
CP3.5.Análise da empresa
CP3.6. Análise Portfólio
CP 3.7. Análise SWOT
CP4. Segmentação e Target
CP5. Posicionamento
CP6. Marketing-Mix
CP6.1.Produto
CP6.2. Preço
CP6.3. Distribuição
CP6.4. Comunicação
Avaliação contínua: Participação individual nas aulas (15%); Trabalho de grupo final (30%); Casos individuais (15%); Teste final individual (40%). Nota mínima em cada uma das componentes é 8 valores. Nota final min. 10v. Assiduidade igual ou superior a 60% (menor será automaticamente excluído da avaliação periódica). Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.Nota final superior a 16 poderá levar a defesa de nota.
BibliografiaBAYNAST, Arnaud; LENDREVIE, Jacques; LÉVY, Julien; DIONÍSIO, Pedro; RODRIGUES, Joaquim Vicente. (2021), MERCATOR 25 Anos, o Marketing na Era Digital, Dom Quixote.
Bibliografia OpcionalKotler, P. , Keller, K., Chernev, A. (2021), Marketing Management: Global Edition (16th) Pearson.Exercícios e artigos entregues aos alunos
Introduzir o estudante à temática das organizações e da gestão das organizações. Compreender e ser capaz de discutir os efeitos da envolvente na organização bem como as funções e papeis do gestor nas organizações.
ProgramaCP 1. Gestão nas organizações
1.1 As organizações e a gestão das organizações
CP 2. Teorias da gestão
2.1 Modelo de objetivos racionais
2.2 Modelo de processos internos
2.3 Modelo de relações humanas
2.4 Modelo de sistemas abertos
2.5 O modelo de valores contrastantes
CP 3. O meio envolvente dos negócios
3.1 O meio envolvente competitivo
3.2 O meio envolvente geral
3.3 Os stakeholders
CP 4. As funções da gestão
4.1 Planeamento
4.2 Organização (estruturas organizacionais e estruturas da gestão)
4.3 Liderança
4.4 Controlo
CP 5. A inovação nas organizações
5.1 O empreendedorimo e a inovação
5.2 O processo da inovação
CP 6. Responsabilidade social e sustentabilidade
6.1 Ética
6.2 Responsabilidade social da empresa
6.3 A questão da sustentabilidade
Estão previstas duas vias de avaliação da UC: A via de avaliação periódica e a de exames finais.Avaliação periódica:A avaliação periódica é composta pelos seguintes instrumentos:Apresentação de trabalho de grupo em aula (prática) - 15%; e, apresentação do respetivo relatório - 20%,Mini-teste - 10%; Frequência final - 55% A nota mínima para validação da avaliação em todos os componentes é de 7,50 valores.Requer-se ainda uma assuidade mínima das aulas práticas de 80%.Avaliação por exames finais:Os exames finais acontecem no final do semestre e haverá, para o efeito, duas fases, a normal e a de recurso. A nota de passagem no exame é de 10 valores e conta em 100% para a nota final.Nota:Os alunos que não obtenham aproveitamento na avaliação periódica podem submeter-se a exame final da fase de recurso.Os alunos com nota final igual ou superior a 17 valores terão de se apresentar a uma prova oral. É garantido ao aluno que a nota final não será, em caso algum, inferior a 17 valores.
BibliografiaManagement: using practice and theory to develop skills / David Boddy (2020, 8th edition) / PearsonCase studies and other learning materials will be provided by the faculty.
Bibliografia OpcionalIntroduction to Management / John Schermerhorn Jr. and Daniel Bachrach (2020, 13th edition) / WileyCasos e artigos serão providenciados pelos docentes
Em diferentes áreas como a gestão, finanças ou economia, são necessárias ferramentas importantes da matemática. Entre elas, destacam-se o cálculo para funções de uma ou mais variáveis, a otimização e a álgebra linear.
Neste curso concentramos a atenção no cálculo para funções de uma variável e fazemos uma breve introdução aos problemas de otimização envolvendo este tipo de funções. As restantes ferramentas serão objeto de estudo no 2º semestre.
Pretende-se que os alunos adquiram o conhecimento e as técnicas fundamentais do cálculo de uma variável, tendo como principal objetivo a compreensão dos conceitos, apresentando-os geométrica, numérica e algebricamente. Uma boa aprendizagem dos tópicos abordados servirá também de alicerce ao cálculo de mais de uma variável.
Pretende-se transmitir a utilidade do cálculo no contexto destas licenciaturas. Para tal, abordam-se, sempre que possível, aplicações do cálculo a outras áreas, dando particular ênfase às da economia, gestão ou finanças.
CP1. Derivadas:
Derivadas e a função derivada; a Regra da Cadeia; Derivação implícita; derivada da função inversa; aproximações lineares e quadráticas; polinómios de Taylor; aplicações da derivação (taxas de variação nas ciências naturais e sociais, Teorema do Valor Médio e regra de L'Hôpital)
CP2. Integrais
Introdução ao cálculo integral; primitivas; técnicas de primitivação; integral definido, Teorema Fundamental do Cálculo e integral indefinido; aplicações dos integrais (áreas entre curvas, valor médio de uma função, aplicações à economia)
CP3. Equações Diferenciais Ordinárias
Modelação com equações diferenciais; equações separáveis; modelos de crescimento populacional
CP4. Séries
Sucessões e séries; séries geométricas e alguns testes de convergência; séries de potências e representações de algumas funções como séries de potências; polinómios de Taylor; aplicações de séries à economia e finanças
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:1. Avaliação Periódica:a) 7 questões online (5%): realizadas na plataforma Moodle, no período letivob) 4 testes (25%): prova escrita, realizada em aula teórica, no período letivoc) Frequência (70%): prova escrita na 1ª época de avaliação com nota mínima de 8.5 valores2. Avaliação por exame: Realização de uma prova escrita (com um peso de 100%), na 1ª época ou na 2ª época do período de avaliação.A nota mínima de aprovação na unidade curricular é de 9.5 valores.
BibliografiaJames Stewart, Cálculo Volume 1 - Tradução da 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage Learning. ISBN-13: 9788522125838James Stewart, Cálculo Volume 2 - Tradução da 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage Learning. ISBN-13: 9788522125845James Stewart, Calculus, Early Transcendentals, International Metric Edition, 8th Edition, Cengage Learning. Print ISBN: 9781305272378
Bibliografia OpcionalKnut Sydsaeter, Peter Hammond, Arne Strom & Andrés Carvajal, Essential Mathematics for Economic Analysis, 5th edition, 2016, Pearson. ISBN-13: 9781292074610
O objectivo principal de Microeconomia é apresentar as bases da teoria microeconómica moderna no que respeita à teoria do consumidor, teoria do produtor e funcionamento dos mercados. Além disso, esta UC pretende estimular o raciocínio económico dos alunos através da discussão de exemplos de mercados concretos.
Programa1. Introdução ao funcionamento do mercado: procura, oferta e equilíbrio.
2. Teoria do consumidor
Restrição orçamental e possibilidades de escolha; preferências e utilidade; escolha ótima; procura individual e de mercado; elasticidades; extensões ao modelo do consumidor racional.
3. Teoria do produtor
Tecnologia e função de produção no curto e no longo prazo, produtividades marginais e rendimentos à escala; custos no curto e no longo prazo; maximização do lucro.
4. A estrutura do mercado
Concorrência perfeita: condições; oferta individual e oferta de mercado; equilíbrio no curto e no longo prazo; excedentes do consumidor e do produtor; eficiência; introdução às falhas de mercado.
Monopólio: escolha do monopolista; Carga excedentária do monopólio; monopólios naturais; discriminação de preços.
Concorrência imperfeita: conceitos básicos de teoria dos jogos; equilíbrio de Nash; exemplos de modelos de oligopólio; coligações e regulação.
A avaliação contínua desta disciplina inclui os seguintes elementos: - Dois mini-testes online, com um peso igual de 20% cada (haverá três mini-testes, contam os dois melhores);- Participação nas aulas, incluindo a resolução de exercícios (10%);- Prova escrita no final do semestre (50%).** Para obter aprovação na disciplina, a nota da prova escrita não pode ser inferior a 8,5v.
BibliografiaFrank, R., and Cartwright, E. Microeconomics and Behavior, 9ª Ed, New York: McGrawHill, 2013Pindyck, R.S. e D.L. Rubinfeld, Microeconomics, 9ª Ed, New Jersey: Pearson Prentice-Hall, 2017
Bibliografia OpcionalKrugman, P. e R. Wells, Microeconomics, 5ª Ed, New York: Worth Publishers, 2017Varian, H.R., Intermediate Microeconomics, A Modern Approach, 9ª Ed, W. W. Norton & Company, 2014Sítios de referência na Internet: ver links no e-learning do ISCTE-IUL
Depois de adquiridos os conhecimentos fundamentais das funções de uma variável, nesta UC pretende-se abordar conteúdos relativos a funções de mais de uma variável. Nomeadamente, introduzir e desenvolver noções elementares de Álgebra Linear e Cálculo Diferencial em R^n. A UC procura promover uma aprendizagem adequada das ferramentas matemáticas dos referidos conceitos e o desenvolvimento de competências no sentido de as aplicar em problemas práticos, em particular de gestão, finanças e da gestão industrial e logística.
Programa1 Álgebra Linear
1.1 Sistemas de equações lineares: Eliminação de Gauss. Classificação de sistemas
1.2 Matrizes e álgebra de matrizes: Propriedades. Dependência e independência de linear. Característica. Eliminação de Gauss-Jordan
1.3 Determinantes: Definição e propriedades. Inversão de matrizes
1.4 Valores e vetores próprios
1.5 Formas quadráticas
2 Funções de mais de uma variável
2.1 Funções de duas ou mais variáveis
2.2 Limites e continuidade
2.3 Planos tangentes e aproximações lineares
2.4 A Regra da Cadeia
2.5 Derivadas direcionais e o vetor gradiente
3 Optimização em R^n
3.1 Extremos livres. Extremos locais e absolutos
3.2 Extremos condicionados. Multiplicadores de Lagrange
3.3 Programação linear. Método gráfico. Interpretação económica
Aprovação com classificação final mínima de 10 valores numa das seguintes modalidades:1 - Avaliação periódica: - 3 mini-testes com um peso de 10%, a realizar em aula durante o período letivo; para cálculo da nota final nesta componente serão consideradas as 2 melhores notas obtidas (5% cada).- 4 quizzes online com um peso de 15%, na plataforma Moodle, contando para a nota final nesta componente as 3 melhores notas obtidas (5% cada). - Frequência, com um peso de 75%: prova escrita realizada na 1a época ou na 2a época de exames. Nota mínima de 8.5 valores.2 - Avaliação por exame: Realização de uma prova escrita (com um peso de 100%), na 1ª época ou na 2ª época do período de avaliação.Regras da avaliação:a) Para os alunos que escolham a modalidade de avaliação periódica, o resultado final considerado é o melhor entre avaliação periódica e avaliação por exame.b) Quizzes online:- Serão realizados 4 quizzes ao longo do período letivo, utilizando-se a plataforma de e-learning Moodle.- Cada quiz poderá ser realizado ao longo de 48 horas, no mínimo, as quais serão oportunamente anunciadas. No entanto, após o início, a prova terá a duração máxima de 30 minutos.- Cada aluno dispõe de uma única tentativa para submeter um quiz.- Para cálculo da nota final nesta componente serão consideradas as 3 melhores notas obtidas nos 4 quizzes.- Falhas pontuais no acesso à plataforma Moodle não influenciam na validação dos quizzes. Os alunos devem procurar assegurar-se de boas condições de acesso à internet. Não aconselhamos o acesso à rede via telemóvel.c) Os alunos repetentes dispõem das mesmas modalidades de avaliação, sujeitas às mesmas regras.d) Os professores responsáveis reservam-se o direito de fazer orais a alunos sempre que considerem necessário.
BibliografiaHoward Anton & Chris Rorres, "Álgebra Linear com Aplicações", Tradução da 10ª Edição, 2012, Bookman.James Stewart, "Cálculo, Volume 2", Tradução da 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage Learning.
Bibliografia OpcionalKnut Sydsaeter, Peter Hammond, Arne Strom & Andrés Carvajal, "Essential Mathematics for Economic Analysis", 5th Edition, 2016, Pearson.Alpha C. Chiang & Kevin Wainwright, "Fundamental Methods of Mathematical Economics", 4th Edition, 2005, McGraw-Hill.
Após frequência e aprovação da unidade Curricular os alunos devem compreender a relevância da contabilidade de gestão para a gestão das organizações em ambientes competitivos, dominar os conceitos fundamentais de custeio de inventários e determinação do resultado, identificar as questões subjacentes à informação para a tomada de decisão e aplicar as inerentes metodologias.
Programa1. Objetivos da contabilidade de gestão
2. Introdução aos conceitos e classificação de custos
3. Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e inventários
4. Introdução à análise custos/volume/resultados
5. Regimes de fabrico e imputação de custos conjuntos
6. Imputação dos custos indiretos
7. Produção por ordens de encomenda e produção por processos
1. Avaliação periódica?Elaboração de exercícios (10%);?Mini-teste (40%);?Frequência (50%) Requisitos:?Assiduidade superior a 2/3;?Entrega dos exercícios requeridos;?Nota mínima de 7,5 valores no mini-teste e frequência.2. Avaliação não PeriódicaA realização do exame (1ª época, 2ª época, época especial) tem um peso de 100% na nota final (nota minima: 10 valores).Em qualquer dos regimes de avaliação há uma prova de defesa de nota para as notas superiores a 16 valores.
BibliografiaBhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2019) Management and Cost Accounting, 6th Edition, Pearson.Drury, C. and Tayles, M. (2021) Management and Cost Accounting, 11th Edition, South-Western / Cengage Learning.
Bibliografia OpcionalFranco, V., Oliveira, A.V., Morais, A.I., Oliveira, B.J., Lourenço, I., Major, M.J., Jesus, M.A. e Serrasqueiro, R. (2015) Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, 4ª Edição, Livros Horizonte, Lisboa. Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2021) Managerial Accounting, 17th Edition, McGraw-Hill.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências para uma utilização avançada de folhas de cálculo, como o Microsoft Excel, ou outras no formato open source, pois estas são uma ferramenta muito útil e poderosa para todas as situações que requeiram análises quantitativas.
ProgramaOs principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Introdução às folhas de cálculo
2. Construção de modelos de cálculo
3. Extração de Informação
4. Introdução ao Visual Basic for Applications
Avaliação Periódica:- Trabalho de grupo (50%) - Projeto realizado em grupo.- Teste individual (50%) - Teste escrito, previsto para ser não presencial, via e-learning e apoio por Zoom. Este teste terá a nota mínima de 8 valores (em 20).Exame Final:Exame escrito individual, sem consulta, e que engloba toda a matéria.Realiza exame final quem não tenha feito ambas as avaliações previstas, ou não tenha obtido uma média superior ou igual a 10 (em 20), no conjunto das duas avaliações.
Bibliografia- Winston, Wayne L. (2019). Microsoft Excel 2019: Data Analysis and Business Modeling, 6th Edition, Pearson Education, USA., ISBN 978-150-930-588-9.- Martins, António (2017). Excel Aplicado à Gestão, 4ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-972-618-876-6.
Bibliografia Opcional- Barlow, John F. (2005). Excel Models for Business and Operations Management, 2nd Edition, John Wiley & Sons, USA, ISBN 978-047-001-509-4.- Bernardo, Maria do Rosário; Negas, Mário Carrilho & Isaías, Pedro (2013). Excel Aplicado, FCA Editora, ISBN 978-972-722-755-6.- Cravens, David; Lamb, Charles & Crittenden, Victoria (2001). Strategic Marketing Management Cases: With Excel Spreadsheets, 7th Edition, McGraw-Hill Publishing, USA, ISBN 978-007-251-482-7.- Dias Curto, J. J. (2016). Excel para Economia e Gestão, 4ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-972-618-865-0.- Martins, António (2019). Aprenda Excel com Casos Práticos, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN: 978-972-618-996-1.- Monk, Ellen F.; Brady, Joseph A. & Mendelsohn, Emillio I. (2017). Problem-Solving Cases in Microsoft Access And Excel, 15th Edition, Course Technology, Cengage Learning, Boston, USA., ISBN 978-133-710-133-2.- Peres, Paula (2011). Excel Avançado, 3ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-972-618-640-3.- Sengupta, Chandan (2009). Financial Analysis and Modeling Using Excel and VBA, 2nd Edition, John Wiley & Sons, USA, ISBN 978-047-027-560-3.
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, identificar e descrever os conceitos relacionados com o valor, avaliação, capitalização, investimento e com a análise e gestão financeira da empresa e que, no plano das práticas, sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.
ProgramaI - Valor Financeiro do Tempo
1. A noção de juro, consumo e poupança
2. Taxa de juro nominal e real
3. Intermediação financeira e risco
4. Juros simples e compostos
5. Conceitos de actualização e capitalização
6. Fluxos periódicos e regulares: rendas
7. Aplicações a operações de financiamento
II - Mercados, Instrumentos e Instituições Financeiras
1. Mercado cambial: a taxa de câmbio
2. Mercado monetário: a taxa de juro
3. Mercado de capitais: primário e secundário
4. As Instituições financeiras
5. A informação financeira: fontes e análise
III - A Análise Financeira da Empresa
1. Fluxos financeiros/económicos
2. Resultados e indicadores de rendibilidade
3. Leverage financeiro
4. Origens e aplicações de fundos
5. Working capital
6. Equilíbrio financeiro
7. Análise de fluxos financeiros
IV - Investimentos Reais
1. Natureza
2. Conceito de cash flow
3. Metodologia de avaliação
4. A taxa de actualização
5. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP e PRI
Avaliação periódica: Realização de 3 Minitestes; 1º Miniteste 35% (presencial); 2º Miniteste 35% (presencial). 3º Miniteste 30% (presencial). Não existe nota mínima para cada Miniteste individualmente; Pode existir uma prova adicional para os alunos que obtiverem classificação final superior a 16. Para a realização dos Minitestes pode ser requerida inscrição prévia obrigatória.Avaliação por exame: 100% da nota.
BibliografiaMota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2020, "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 3ª Edição, Lisboa, ISBN 978-989-561-040-2.Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2021, " Introduction to Finance - Fundamentals of Finance with Solved Exercises and Follow-up Exercises", Edições Sílabo, 3rd Edition, Lisboa, - ISBN 978-989-561-148-5.
Bibliografia OpcionalBrealey, Richard A., Myers, Stewart C. e Franklin Allen. 2019. Principles of Corporate Finance, 13th Edition, McGraw Hill Education. ISBN-13: 978-1260565553Ross, S., Westerfield R. e B. Jordan 2021. Fundamentals of Corporate Finance International Edition, 13th Edition, Edição, McGraw-Hill. ISBN-13 ? : ? 978-1265553609Breia, Arménio F., Mata, Mário N. N. S. e Pereira, M. M. Vítor (2014), "Análise Económica e Financeira - Aspetos teóricos e casos práticos", Rei dos Livros, 1ª Edição, ISBN 978-989-8305-61-9.Santos, L. e R. Laureano, "Fundamentos e aplicações do Cálculo Financeiro, Edições Silabo, 2ª edição, 2006
- Promover o desenvolvimento de competências de comunicação em apresentações orais.
- Promover o desenvolvimento de competências de planeamento e estruturação de apresentações orais.
- Promover comportamentos e atitudes profissionais relativamente às apresentações orais.
- Promover o desenvolvimento de competências de auto diagnóstico e de desenvolvimento pessoal.
Tópicos:
T1 A importância das apresentações em público
T2 Planeamento e estruturação de apresentações orais
T3 O Mapa mental
T4 Métodos de Transmissão
T5 Regras de Elaboração dos diapositivos
T6 Recursos
T7 Comunicação Verbal
T8 Comunicação Não-verbal
T9 Técnicas de Interacção
T10 O feedback
1) Avaliação continua - regime presencial- Realização com sucesso, do curso online - obrigatório- Presença em 70% das aulas- Apresentações individuais e em duplas, em sala (80%)- Formulários de Feedback da Apresentação (10%)- Elaboração dos Mapas Mentais (10%)2) Exames- Provas de avaliação final 100%- Possibilidade de avaliação oral, o docente pode solicitar uma discussão oral para definição da nota final, individual ou em grupo.
BibliografiaGallo, C. (2014). TED: Os segredos de comunicação das conferências mais carismáticas do mundo. Lisboa: GestãoPlus Pina, J. (2014). Como fazer apresentações em 10 etapas. Lisboa: Pactor Pina, J. (2014). Comunicar com humor. Insensatez ou profissionalismo? Lisboa: Pactor Pina, J. (2011). Apresentações Que Falam Por Si. Lisboa: Lidel.Rodrigues, A. D. (2022). A natureza da atividade comunicativa. LISBON International PRESS.Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.
Bibliografia OpcionalApperson, J. M., Laws, E. L., & Scepansky, J. A. (2006). An assessment of student preferences for PowerPoint presentation structure in undergraduate courses. Computers & Education(50), 148-153.Barsalou, L. (2008). Grounded Cognition. Annual Review of Psychology, 59, 617-645.Cyphert, D. (2007). Presentation Technology in the Age of Electronic Eloquence: From Visual Aid to Visual Rhetoric. Communication Education, 56(2), 168 - 192.Duarte, N. (2008). Slide:ology. The Art and Science of Creating Great Presentations. Sebastopol CA: O'Reilly Media.Gallo, C. (2010). The presentation secrets of Steve Jobs: how to be insanely great in fron of any audience. McGraw Hill.James O'Rourke. (2008). O Segredo das Apresentações de Sucesso. Lisboa: Edições Centro AtlânticoNelson Faria de Oliveira (2008). Como falar em público. Lisboa: Colecção Comunicação & Sucesso, GestãoPlus.O?Neill, A. & Pina, J.A. (2022). Seja proativo! Assuma o controlo. Lidel. ISBN: 9789897528101
Esta unidade visa fornecer aos alunos(as)competências necessárias para compreenderem a importância de saber redigir relatórios técnicos claros, organizados e precisos; e estabelecerem parâmetros para a apresentação de análises de informação complexa de forma adequada para leitores sem formação técnica.
ProgramaTópicos:
T1- Tipos de relatório: identificar os formatos básicos .
T2 -Elementos da estrutura de um relatório técnico.
T3 -Características de um texto técnico: objectividade, clareza.
T4 -Técnicas de comunicação escrita: como tornar um texto conciso, pertinente e claro.
T5 -Organização das ideias: como favorecer a compreensão da mensagem e destacar a informação essencial; como sintetizar eficazmente.
T6 -Regras básicas para garantir a qualidade gramatical do relatório (ortografia e estrutura sintáctica).
T7 -Erros a evitar: ambiguidade, chavões, tautologias, coloquialismos.
-Respeitar as fontes de informação, como e quando citar, como parafrasear, referências.
T8 -Como utilizar software de processamento de texto e de apresentações na elaboração de relatórios técnicos.
1-Avaliação continua (b-learning)Presença mínima a 2/3 das aulas presenciaisRealização com sucesso do curso online (obrigatório)Participação e exercícios autónomos 30%Elaboração de um relatório técnico 70% 2-Avaliação continua (Presencial)Presença mínima a 2/3 das aulas Participação e exercícios autónomos 30%Elaboração de um relatório técnico 70%3 Avaliação periódica e finalElaboração de um relatório técnico 100%Em cada semestre vigora apenas uma opção de avaliação contínua
BibliografiaBlanco, E. L. (2000). Como apresentar relatórios. Lisboa: Estampa.Bowden, J. (2008). Writing a Report: How to Prepare, Write and Present Really Effective Reports - 8th Rev. Edition. Begbroke, Oxford: How To Books.Hood. J.H. (2013). How to Book of Writing Skills: Words at Work: Letters, email, reports, resumes, job applications, plain English. United States: Wordcraft Global Pty Limited.Oliu, W. E., Brusaw, C. T. & Alred, G. J. (2013). Writing That Works: Communicating Effectively on the Job. Boston, New York: Bedford/St. Martin's.Roman, K. & Raphaelson J. (2010). Writing That Works; How to Communicate Effectively In Business. New York: HarperCollins Publishers Inc.
Bibliografia OpcionalBentley, T. (2002). Report Writing in Business. Oxford: Elsevier /CIMA Books.Campanizzi, J. (2005). Effective writing for the quality professional: creating useful letters, reports, and procedures. Wisconsin: ASQ Quality Press.Cox J. V. (1997). Como Redigir um Relatório. Lisboa: Cetop.Forsyth, P. (1998). 30Minutos... para escrever um relatório. Lisboa: Replicação.Gentle, R. (2002). Read This!: Business Writing that Works. Harlow, Essex: Pearson Education.Gewirtz, A. R. (2007). How To Say It (R) Business Writing That Works: The Simple, 10-Step Target Outline System to Help you Reach Your Bottom Line. London: Prentice Hall Press.Kuiper, S. (2007). Contemporary Business Report Writing. Mason: Thomson Higher Education.Peres, P. (2009) Escrever cartas, relatórios e outros documentos com o MS Word. Lisboa: Sílabo.Soares, M. A., Estrela, E. & Leitão, M. J. (2015). Saber Escrever uma Tese e Outros Textos. Lisboa: Don Quixote.Sussams, J. E. (1998). Como Fazer um Relatório. Lisboa: Presença.Young, T. M. (2005) Technical writing A-Z : a commonsense guide to engineering reports and theses New York: ASME.
O desenvolvimento das competências linguísticas para entrada no mercado de trabalho.
ProgramaAs aulas serão orientadas em torno das seguintes temas.
CP1. Estrutura de Empresas
Descrever as funções de departamentos
Utilizar números, datas, horários, estatísticas
Descrever mudança - subir / descer/ diminuir, etc
CP2 Recrutamento
Escrever uma carta de candidatura
CVs
CP3. Os bancos e o dinheiro
A linguagem dos gráficos
CP 4. A linguagem de apresentações
CP 5 Discutir manchetes e artigos de notícias na área dos negócios
CP 6 Consolidação de gramática: verbos, preposições, artigos, etc;
Inglês formal vs. informal
Modalidade de Avaliação Contínua ou Periódica/ FinalA) Contínua:Participação e Assiduidade (10%)Apresentação (de grupo ou individual, a definir pelo docente) e sumário escrito (individual) (40%).Teste (50%).B) Periódica/FinalApresentação e relatório escrito sobre o tema da apresentação (50%). Exame (50%).Nota: Os campos da avaliação aplicam-se a todas as modalidades de ensino que vigorem (presencial, misto, ou online). A nota mínima em cada elemento de avaliação é 8,5.
Bibliografia1) Students should download and print the student work book in elearning and bring to lessons. 2) Dubicka, I. et al. (2018). Business Partner B1 Coursebook, Pearson Education Limited.3) For current affairs:www.bbc.co.uk www.nytimes.com
Bibliografia OpcionalCotton, D., Falvey, D. and Kent, S. (2007). Market Leader Pre-Intermediate (3rd Edition), PearsonPearson Education: Market Leader: Business Grammar and UsageCambridge University Press: Cambridge English for Job-hunting Business English dictionary e.g. English Business Dictionary - Longman
A presente UC pretende dar aos alunos uma visão abrangente da gestão das operações e do seu impacto na competitividade das empresas, focando no desenho e planeamento das operações e salientando o alinhamento dos objetivos das operações com os da empresa.
ProgramaCP1: Introdução
CP2: Estratégia e desempenho das operações
CP3: Desenho e análise do processo
CP4: Definição da rede de abastecimento
CP5: Organização do espaço e dos fluxos
CP6: Gestão de capacidade, procura e de restrições
CP7: Sustentabilidade nas operações
OPÇÃO 1:Avaliação ao longo do semestre lectivo (Requer assiduidade > 80%):1. Trabalho individual - 20% 2. Trabalho de grupo - 30% (5%+25%)3. Teste final - 50%Os alunos deverão obter uma classificação mínima de 8 valores em cada um dos elementos e uma média de 10. A nota final de passagem é de 10 valores.OPÇÃO 2:Exame no final do semestre, individual - 100%A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.
BibliografiaHeizer, J., Render, B., Munson, C. (2017) Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 12th Edition, Pearson Slack, N., Brandon-Jones, A. (2018) Operations and Process Management - principles and practice for strategic impact, 5th Edition, Pearson
Bibliografia OpcionalKrajewski, L.J., Malhotra, M.K. e L.P. Ritzman (2016) Operations Management - processes and supply chains, 11st Edition, Pearson Chopra, S., Meidl, P. (2016) Supply chain management: strategy, planning and operation, 6th Edition, Pearson
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, compreender os conceitos relacionados com a Gestão do Retalho, gestão de sortidos, planeamento de compras, e com a gestão de lojas e que, no plano das práticas, sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.
Programa1. A Gestão do Retalho
. Introdução ao mundo do retalho;
. Tipos de retalhistas;
. O retalho em Portugal (e na Europa);
. Retalho multicanal
. O comportamento na compra;
2. Teoria dos Canais de Distribuição (Bucklin)
3. Estratégia empresarial no retalho
. Construção de vantagens competitivas;
. Definição e medição de objectivos;
. Localização no retalho;
. A gestão dos relacionamentos (cliente e fornecedor) no retalho;
. Internacionalização do Retalho
4. Gestão do merchandise
. Gestão do sortido;
. Planeamento das compras;
. Pricing no retalho;
5. Gestão da loja
. Actividades de loja;
. Layout, design e apresentação;
. Serviço ao cliente.
. Loja on-line (B2C)
A) Avaliação Contínua: 1. Participação nas aulas (10%) 2. Trabalho grupos - casos curtos (20%) 3: Trabalho grupos - casos abrangentes (10%) 4. Frequência individual intercalar sem consulta (10%) 5. Teste final individual sem consulta (50%)Aprovação é obtida com a média ponderada das cinco componentes com valor igual ou superior a 10 em 20 e um mínimo de 8 valores em cada componenteB) Exame final: individual sem consulta (100%). Aprovação com valor igual ou superior a 10 em 20.
Bibliografia- Berman, Barry & Joel R. Evans (2013). Retail Management: International Edition. Pearson (12th edition), UK.- Levy, Michael e Weitz, Barton A., 2007, Retailing Management, 8th edition, McGraw-Hill. (support)
Bibliografia Opcional. Johnston, Robert, Clark, Graham & Michael Shulver (2012). Service Operations Management, Improving Service delivery. Pearson (4th edition), UK.. Coughlan, A.T.; Anderson, E.; Stern, L.W., El-Ansary, A.I.; 2006; Marketing Channels (Seventh Edition); (Pearson International) Prentice Hall.. Fernie, J.; Fernie, S.; Moore, C.; 2003; Principles of Retailing ; Butterworth Heinemann, London. . Paz, Hugo Rodolfo; 2000; Canales de Distribucion, estratégia y logística comercial; 2ª Edición; Ugerman Editor.. Peris, Salvador Miquel Peris; Guerrero, Francisca Parra; Lhermie, Christian e Romero, Mª José Miquel; 1999; Distribution Comercial; 3ª Edición, ESIC - Madrid.
A presente UC tem como objectivo geral disponibilizar aos alunos uma visão abrangente da gestão logística de uma organização, salientando o planeamento, a implementação, a gestão e a melhoria dos sistemas que permitem o apoio ao fluxos físicos e informacionais, no intuito de gerar valor para o cliente.
ProgramaCP1.: Conceitos básicos em logística e gestão logística: valor, atributos, fluxos, actividades, processo;
CP2.: Serviço ao cliente e o contributo logístico para o serviço ao cliente;
CP3.: Compra e abastecimento: centralização e descentralização;
CP4.: Localização de instalações logísticas;
CP5.: Dimensionamento de infra-estruturas;
CP6.: Organização do espaço em armazém e equipamentos;
CP7.: JIT, QR e CPFR;
CP8.: Design e gestão do sistema de transporte.
Avaliação contínuaResolução de pequenos casos e questões em aula - 15%Trabalho de grupo (relatório + apresentação + discussão do trabalho) - 35%Teste final - 50%Para obtenção de aprovação final em avaliação contínua, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores tanto no trabalho de grupo quanto no teste final.Nota mínima de passagem: 10 valores.Avaliação no final do semestreExame final - 100%
BibliografiaCarvalho, J. C., 2017, Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Sílabo.
Bibliografia OpcionalGrant, D., 2012, Logistics Management, Pearson.Christopher, M., 2011, Logistics and Supply Chain Management, 4ª edição, Pitman Publishing.Bowersox, D. J., Closs, D. J. e M. B. Cooper, 2010, Supply chain Logistics Management, McGraw-Hill.Ballou, R. H., 1998, Business Logistics Management, 4ª edição, Prentice Hall.Stock, J. e Lambert, D., 2000, Strategic Logistics Management, 4ª edição.Rushton, A., Croucher, P., Baker, P. (2010) The handbook of Logistics and Distribution Management, 4ª edição, Kogan Page
No final da Unidade Curricular, o estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para listar os principais modelos de apoio à tomada de decisão no âmbito da programação linear, dos modelos em redes e da gestão de projectos, aplicar as metodologias adequadas e interpretar e produzir recomendações com base nas soluções obtidas.
ProgramaCP1. PROGRAMAÇÃO LINEAR E PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA
1.1. Formulações em programação linear
1.2. Software de optimização
1.3. Interpretação económica e análise de sensibilidade
1.4. Formulações em programação linear inteira e mista
1.5. Aplicações da programação linear e linear inteira
CP2. MODELOS EM REDES
2.1. Problema da árvore de suporte de custo mínimo
2.2. Problema do caminho mais curto
2.3. Problema do fluxo máximo
2.4. Problema do fluxo de custo mínimo
2.5. Aplicações de modelos em redes
CP3. GESTÃO DE PROJECTOS
3.1. Desenho de redes ANA e ANN
3.2. Análise temporal: CPM e PERT
3.3. Análise económica
3.4. Gestão de recursos
3.5. Aplicações de gestão de projectos
Avaliação periódica: i) Trabalho de Grupo: 25% * Grupos de 4 estudantes * Pode ter discussão oral ii) Teste Intermédio: 25% (classificação >= 7,5) iii) Teste Final: 50% (classificação >= 7,5); iv) Assiduidade mínima: 2/3 das aulas leccionadasAvaliação por exame: 100%Possibilidade de exame oral (periódica e exame)Escala: 0-20 valores
Bibliografia* Ragsdale, C.T. (2017). Spreadsheet Modeling and Decision Analysis: A Practical Introduction to Business Analytics. 8th Ed. Cengage Learning.* Winston, W.L. (2004). Operations Research: Applications and Algorithms. 4th Ed. Duxbury Press.* Taha, H.A. (2017). Operations Research: an introduction. 10th Ed. Pearson.* Hillier, F.S. and Lieberman, G.J. (2014). Introduction to Operations Research. 10th Ed. McGraw-Hill.
Bibliografia Opcional* Evans, J. (2021). Business Analytics. 3rd Ed. Global Edition. Pearson. * Ragsdale, C.T. (2001). Spreadsheet Modeling and Decision Analysis: A Practical Introduction to management science. 3rd Ed. South-western College Publishing.* Lecture notes of Linear Programming, Integer Linear Programming, Network Optimization and Project Management.
Num contexto de Transformação Digital, esta UC tem como objetivo geral disponibilizar aos alunos uma visão abrangente dos sistemas tecnológicos ? de informação e de produção - em empresas de produção de bens ou de prestação de serviços. A UC procura identificar as soluções tecnológicas de informação e de produção mais adequadas aos diversos processos organizacionais, bem como fornecer orientações sobre a forma como poderão ser adotadas para permitir a estas organizações melhorar o seu desempenho.
A UC pretende também aplicar conceitos atuais relacionados com Serviços, Empreendedorismo e Sustentabilidade, bem como a adoção de Tecnologias.
I. Pessoas, sociedade e organizações: produtos e serviços
1. A Transformação Digital
2. A Sociedade e o desenvolvimento da Tecnologia
3. Processos de produção e Sistemas Tecnológicos
II. As Organizações e as Tecnologias
4. Organizações, Processos e Sistemas
5. Sistemas Tecnológicos - produção e informação
6. ERP - Enterprise Resource Planning Systems
7. Utilização de um ERP (Primavera)
III. Gestão Estratégica e Adoção de Sistemas Tecnológicos
8. A Estratégia de Negócio e os Sistemas Tecnológicos
9. Gestão Estratégica dos Sistemas Tecnológicos ? um Framework operativo
IV. Aplicação prática
10. "Start-up" - Elaboração de um modelo de negócios e plano tecnológico (projeto de grupo)
V. Os Sistemas Tecnológicos e o futuro
11. Tendências de evolução
Avaliação periódicaTrabalho de grupo (relatório + apresentação + discussão do trabalho) - 50%Relatório individual (temático ou visita de estudo) - 15%Teste final individual - 35%Para obtenção de aprovação final em avaliação periódica, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores em qualquer das componentes de avaliação com ponderação superior a 30%.Avaliação no final do semestre Exame final -100%
BibliografiaKenneth C. Laudon and Jane P. Laudon (2017), Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 15th Ed., PearsonSlack, N.; Chambers, S.; Johnston, R. (2019), Operations Management, 9th Ed, Prentice-Hall/Financial TimesDocumentação disponibilizada pelo docente, incluindo copia dos transparentes de apoio às aulas, exercícios, artigos e enunciado de casos.Documentação de apoio ao ERP (Primavera)
Bibliografia OpcionalPretende-se que os alunos desenvolvam competências para proceder a Análise de Dados, usando SPSS, incluindo: Descrição de dados e Inferência Estatística, Análise das componentes principais e análise de clusters.
ProgramaCP1: Tipos de variáveis, Estatística descritiva vs indutiva
CP2: Análise descritiva e exploratória dos dados: tabelas, gráficos, medidas de localização, dispersão, simetria e achatamento
CP3: Inferência estatística: conceitos básicos, hipóteses, erros, função potência, regra de decisão, testes paramétricos e não paramétricos.
CP4: Relação entre variáveis qualitativas: análise de tabelas de contingência (testes do Qui-Quadrado, ods ratio, risco relativo, kappa de Cohen, curva ROC
CP5: One-Way Anova, testes t .
CP6: Testes não paramétricos: Kolmogorov-Smirnov/Shapiro Wilk; Mann-Whitney; Kruskal-Wallis
CP7: Análise em Componentes Principais e Análise de clusters
Regime de avaliação: continua ou por exameAvaliação continua: avaliação semanal (15%) + componente prática 40% (um ou mais instrumentos)+ componente teórica-interpretativa individual 45% (um teste ). Avaliação exame: duas partes (teórica 60%+prática 40%). Cada prova >=8 valores. Nota final ponderada, arredondada às unidades, terá de ser igual ou superior a 10.
Bibliografia1. H Pestana, J Gageiro (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais: A Complementaridade do SPSS, 6ª edição Revista, atualizada e aumentada. Edições Silabo, Lda, Lisboa, 1237 páginas. ISBN: 978-972-618-775-2, 9636 citaçoes em Janeiro 2023.2. Raul Laureano (2013). Testes de Hipóteses com o SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida. Edições Sílabo, 2ª edição.354 citações em julho 2022
Bibliografia Opcional1. Elizabeth Reis, Paulo Melo, Rosa Andrade e Teresa Calapez, Estatística Aplicada, Vol. 2, 6ª Ed., Edições Sílabo, 2016.2. Field, Andy (2000). Discovering Statistics using SPSS for Windows, Sage3. Fidel, Tabachnick (2001). Using Multivariate Statistics, Allyn and Bacon
A presente UC pretende dar aos alunos uma visão abrangente da gestão das operações e do seu impacto na competitividade das empresas, focando-se no planeamento e controlo das operações e sistemas de produção.
ProgramaCP1: Gestão de Materiais
CP2: Planeamento Agregado
CP3: Planeamento de produção e da utilização de materiais
CP4: Scheduling
CP5: Just in Time e Sistemas Lean
CP6: Gestão de Qualidade
OPÇÃO 1:Avaliação ao longo do semestre letivo (Requer assiduidade > 80%): 1. Avaliação individual 20% 2. Avaliação em grupo 30%3. Avaliação final, individual - 50%Os alunos deverão obter uma classificação mínima de 8 valores em todas as avaliações. A nota final de passagem é de 10 valores.OPÇÃO 2:Exame no final do semestre - 100%A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.
Bibliografia- Krajewski, L.J., Malhotra, M.K. e L.P. Ritzman (2016) Operations Management - processes and supply chains, 11st Edition, Pearson- Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2017) Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 12th Edition, Pearson
Bibliografia Opcional- Slack, N., Brandon-Jones, A. (2018), Operations and Process Management - principles and practice for strategic impact, 5th Edition, Pearson
Esta UC pretende desenvolver as capacidades de análise das principais políticas de Gestão de Recursos Humanos, de identificação das suas possíveis aplicações e articulação com a Gestão Geral
Programa1. Introdução à Gestão de Recursos Humanos
2. GRH, gestão geral e desempenho
3. As tendências atuais e o futuro do trabalho
4. Processos e atividades da GRH
4.1 Análise e descrição de funções
4.2 planeamento de RH
4.3 Recrutamento e seleção
4.4 Acolhimento, integração e socialização
4.5 Formação
4.6 Gestão do desempenho
4.6 Carreiras
4.7 Remunerações e recompensas
1. Avaliação periódica : - dois testes intercalares 70% (35% cada)- trabalho de grupo 30%Para aprovação em avaliação periódica, cada elemento de avaliação deve ter nota mínima de 7,5v e avaliação final com nota maior ou igual a 9,5v. Os estudantes excluídos da avaliação periódica poderão efetuar avaliação final (100%). 2. Avaliação Final: avaliação final 100%
Bibliografia- Dessler, G. (2018). Fundamentals of Human Resource Management (5th Edition). New York: Pearson.- Duarte, A., Nascimento, G., Almeida, F. (2019). Gestão de pessoas 4.0 - Entre a Continuidade e a Reinvençºao. In MAchado, C., Davim, J. (coords). Organização e Politicas Empresariais. Ed Atual Almedina. Lisboa- Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH.- Tyson, S. e York, A. (2005) Essentials of HRM. Burlington: Elsevier.- Crawshaw, Budhwar & Davis (Eds.) (2014). HRM: Strategic and International Perspective. Sage.- Sekiou, Blondin, Fabi, Peretti, Bayad, Alis e Chevalier (2009). Gestão dos Recursos Humanos. Lisboa, Instituto Piaget.
Bibliografia Opcional- Ivancevich, J (2008). Gestão de Recursos Humanos. São Paulo: McGraw-Hill - Martinez, L., Ferreira, A. E Lopes, M. (2013). Gerir pessoas: Exemplos de boas práticas em Portugal. Lisboa:Edições Sílabo.- Williams, M., McDaniel, M.. e Nguyen, N. (2006). A Meta-Analysis of the Antecedents and Consequences of Pay Level Satisfaction. Journal of Applied Psychology, 91 (2), 392-413.
Esta é uma unidade curricular avançada de Investigação Operacional. O objetivo desta unidade curricular é familiarizar os alunos com abordagens e metodologias de Investigação Operacional na área de Gestão de Logística, contemplando decisões a nível estratégico, tático e operacional.
Programa1. Modelação matemática de problemas logísticos e metodologias para a sua resolução:
1.1. Introdução à Programação Linear Multiobjectivo;
1.2. Introdução às Heurísticas;
1.3. Problema de Bin Packing;
1.4. Modelos de Localização de
Serviços;
1.5. Modelos de Recolha e Distribuição
de Produtos;
1.6. Sequenciamento de tarefas;
1.7. Problemas de Cobertura.
Duas opções:1.Avaliação Periódica: trabalho de grupo (30%), no máximo 4 elementos;teste intermédio (20%);um teste final (50%).Nota do teste final >= 7.5Aprovação: média >= 9.5; Presença em, pelo menos, 2/3 das aulas. 2. Avaliação por Exame Final; Em ambas, os alunos poderão ser sujeitos a uma prova oral.
BibliografiaRagsdale, C.T. (2001). Spreadsheet Modeling & Decision Analysis. 3rd edition, South Western.Ragsdale, C.T. (2021). Spreadsheet Modeling & Decision Analysis: A practical introduction to Business Analytics.. 9td edition, Cengage Learning Inc.South Taha, Hamdy A. (2017), Operations Research: an introduction, 10th ed., Pearson ? Prentice Hall.Murty, K. Junior Level Web-Book for Optimization Models for decision Making, Chapter 9, pp 425-510.Korte, B. and Vygen, J. (2018). Combinatorial Optimization: Theory and Algorithms, 6th edition, Springer.Wolsey, L.A. (1998). Integer Programming, Wiley-Blackwell.Pinedo, M.L. (2016). Scheduling: Theory, Algorithms, and Systems, 5th edition, Springer.
Bibliografia OpcionalLecture notes.Cook, J.W. (2014). In Pursuit of the Traveling Salesman. Mathematics at the Limits of Computation, 3rd edition. Princeton University Press.Simchi-Levi, D., Chen, X. and Bramel, J. (2021). The Logic of Logistics: Theory, Algorithms and Applications for Logistics and Supply Chain Management, 4th edition, Springer Series in Operations Research, Springer.
- Dotar os estudantes da capacidade de comunicar com especialistas da área de sistemas e tecnologias de informação
- Conhecer as fases do ciclo de vida de desenvolvimento de software (sistemas)
- Capacidade de se envolver no desenvolvimento de um sistema de informação
- Capacidade de discutir o modelo de dados mais adequado a um determinado contexto
CP1: Enquadramento do Desenvolvimento dos Sistemas de Informação
CP2: Modelização de Sistemas de Informação - Unified Modelling Language (UML)
CP3: Desenvolvimento de Sistemas de Informação
CP4: Sistemas de Informação de Apoio à Decisão e Exploração de Dados
CP5: Gestão do Projeto da UC
Avaliação Contínua:- Dois testes escritos individuais sem consulta (20% + 20%) ;- Trabalho em grupo (50%);- Quizzes e participação em aula (10%).Exame Final:- Prova escrita (100%) Avaliação contínua sujeita à presença mínima em 80% das aulas.Aprovação na avaliação contínua: média >= 9.5 e média testes >= 9.5Realização de exame implica abdicar de avaliação contínua.Aprovação exame: se obtiver uma nota >= 9.5 valoresNota final >= 14 poderá ser submetida a defesa
Bibliografia- UML @ Classroom: An Introduction to Object-Oriented Modeling? - Martina Seidl, Marion Scholz, Christian Huemer, Gerti Kappel Springer, 2015- UML " Specification " version 2.5.1. - https://www.omg.org/spec/UML/2.5.1/PDF , 2017 - "The unified modeling language : user guide"- 2nd edition - Grady Booch, James Rumbaugh, Ivar Jacobson - Addison-Wesley, 2005- "The Data Warehouse Toolkit " - 3rd edition - R. Kimball, M. Ross - John Wiley & Sons, 2013
Bibliografia Opcional- "Desenhar Bases de Dados com UML" - Pedro Ramos - Edições Sílabo, 2006- "The Data Warehouse Lifecycle Toolkit" - 2nd edition - R. Kimball, M. Ross, W. Thornthwaite, J. Mundy, and B. Becker - John Wiley & Sons, 2008- "Management Information Systems"- 15th edition - Kenneth C. Laudon & Jane Laudon - Pearson, 2017
Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma participação eficaz no processo de gestão estratégica, incorporando uma abordagem de gestão responsável.
Programa1. Conceitos Básicos (do posicionamento ao movimento)
2. Formulação da Estratégia - visão, missão e valores
3. Ética, RSE e Sustentabilidade
4. A Visão Baseada nos Recursos e as Capacidades Dinâmicas
5. A envolvente externa (mediata)
6. Análise da indústria e dos concorrentes
7. Escolha das estratégias (de negócio)
7.1. Estratégias genéricas
7.2. Oceanos azuis
8. Escolha das Estratégias (da empresa)
8.1. Integração vertical e outsourcing
8.2. Diversificação
8.3. Alianças estratégicas
8.4 internacionalização
9. Implementação
10. Controlo Estratégico
11. Balanced Scorecard
12. Governação Empresarial
Opção 1 (Aval.periódica)-50%:Teste Final Individual (TA=30+3h) -50%:Trabalho de grupo ao longo do semestre, dividido em 3 apresentações (10% cada) e um relatório (20%)Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; o teste final individual e a média ponderada das restantes componentes da av, periódica não podem ser inferior a 8 val.Assistência mínima: 2/3 das aulasOpção 2 (Exame final)Aprovação: 10
BibliografiaBarney, J. B., & Hesterly, W. S. (2015). Strategic management and competitive advantage: Concepts and cases. Pearson.Lasserre, P. (2017). Global strategic management. Macmillan International Higher Education.Pearce, J. A., Robinson, R.B. (2014). Strategic Management, 14th edition, McGraw-hill International Editions.Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., Strickland III, A. J. (2021). Crafting & executing strategy 23/e: The quest for competitive advantage: Concepts and cases. McGraw-Hill Education.
Bibliografia OpcionalAntónio, N. (coord) (2012). Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora. António, Nelson Santos (2015) Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento, 3ª Edição, Edições Sílabo. Cardeal, Nuno & António, Nelson (2012) Valuable, Rare, Inimitable Resources and Organisation (VRIO) Resources, or Valuable, Rare, Inimitable Resources (VRI) Capabilities: what leads to competitive Advantage? African Journal of Business Management, Vol.6 (37), pp. 10159-10170Lopes da Costa, R., Pereira, L., António, N. (2019) Estratégia Organizacional: do Estado da Arte à implementação Prática. Actual Editora.Kim, W. C. & Mauborgne, R. 2005. Blue Ocean Strategy: From Theory to Practice. California Management Review, Spring 2005, Vol. 47(3):105-121Nicolau, I., 2001, "O conceito de estratégia", Working Paper, O1-01, INDEG/ISCTE
A presente UC tem como objetivo geral disponibilizar aos alunos uma visão abrangente da gestão da cadeia de abastecimento, quer a nível estratégico quer a nível tático, permitindo aos alunos definir a estrutura, a estratégia, o posicionamento dos stocks, o sistema de informação e gerir riscos na cadeia de abastecimento.
ProgramaCP1: Introdução à Gestão da Cadeia de Abastecimento: da Logística à Cadeia de Abastecimento;
CP2: Análise e Estrutura da Cadeia de Abastecimento;
CP3: A Integração da Cadeia de Abastecimento;
CP4: Estratégias na Cadeia de Abastecimento;
CP5: Métricas na Cadeia de Abastecimento;
CP6.: Gestão da Complexidade da Cadeia de Abastecimento;
CP7.: Integração do Serviço e Processos na Cadeia de Abastecimento;
CP8.: Desenho da Cadeia de Abastecimento - Dimensionamento e decisões nos principais vetores;
CP9.: Gestão do risco na Cadeia de Abastecimento;
CP10.: Internacionalização da Cadeia de Abastecimento.
Opção 1:Avaliação contínua (assiduidade > 80%):Participação em aula - 10%Trabalho final de grupo - 40%Teste final - 50%Para obtenção de aprovação final em avaliação contínua, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores tanto no trabalho de grupo quanto no teste final.Nota mínima de passagem: 10 valores.Opção 2:Avaliação no final do semestreExame final - 100%
BibliografiaChopra, S. (2019). Supply chain management : strategy, planning, and operation, 7ª edição, Pearson.
Bibliografia OpcionalBolstorff, P.; Rosenbaum, R. (2008) Supply Chain Excellence: A Handbook for Dramatic Improvement Using the SCOR Model, 2ª Edição, Amacom.Bucklin, L. (1965). Postponement, Speculation and the Structure of Distribution Channels. Journal of Marketing Research, 2, pp. 26-31.Carvalho, J.C. (2010). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Sílabo.Christopher, M. (2000). The agile supply chain. Industrial Marketing Management, 29, 37-44.Cohen, S.; Roussel, J. (2005). Strategic Supply Chain Management: The Five Disciplines for Top Performance. McGraw-Hill.Fisher, M. (1997). What is the right supply chain for your product?, Harvard Business Review, 75(2), 105-116.Lambert, D. (2004). The eight essential supply chain management processes, Supply Chain Management Review, 8, 6, pp. 18-26Lee, H. (2002). Aligning supply chain strategies with product uncertainties. California Management Review, Spring, 44, 3, pp. 105-119.Lee, H. (1997). The bullwhip effect in supply chains. Sloan Management Review, Spring pp. 93-102.Lee, H. (2004). The Triple-A Supply Chain. Harvard Business Review, 82, 20, pp. 102-112.Mason-Jones, R.; Naylor, B.; Towill, D.; (2000). Engineering the Leagile Supply Chain. International Journal of Agile Management Systems, 2/1, pp. 54-61. Naylor, J.B.; Naim, M.M.; Berry, D. (1999). Leagility: Integrating the lean and agile manufacturing paradigms in the total supply chain. International Journal of Production Economics, 62, 107-118.Simchi-Levi, D.; Kaminsky, P.; Simchi-Levi, E. (2007). Designing & Managing the supply chain - concepts, strategies & case studies, 3ª edição, McGraw-Hill.
Pretende-se que os alunos compreendam o papel da qualidade no contexto organizacional de modo a contribuir para a sua melhoria sustentável. Assim como capacitar os (as) alunos (as) para o desenvolvimento, análise e aplicação das ferramentas necessárias à integração dos Processos nos sistemas de gestão. Pretende-se ainda que os alunos analisem os desafios da Gestão da Qualidade no Séc. XXI.
Programa1. Conceitos associados à Qualidade
2. Sistema Português da Qualidade/Sistema Europeu da Qualidade, Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.
3.Arquitetura dos Sistemas de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2015)
4.Mapear Processos e identificação de KPI´s
5.Ferramentas e Técnicas da Qualidade
6.Programas de Melhoria da Qualidade, Modelo da E.F.Q.M.
7.Avaliação da Qualidade, Auto-Avaliação, Custos da Qualidade, Auditoria da Qualidade
8.Mapeamento de processos Vs. A Cadeia de Valor
9.Desafios da Gestão da Qualidade no Séc. XXI
OPÇÃO 1Avaliação contínua:1.Assiduidade (min.80%)2.Trabalho de grupo final(40%)3.Frequência,escrita individual,na mesma data do exame de primeira época (60%)Nota mínima 10 valores em 20 (média ponderada das quatro) e nota mínima de 8 valores/cadaOPÇÃO 2Exame:(Alunos sem aprovação na OPÇÃO 1 ou que optem por exame final):Exame escrito individual.Nota mínima de 10 valores em 20
BibliografiaGoetsch, David L. and Stanley Davis. (2021). Quality Management for Organizational Excellence: Introduction to Total Quality. 9th Edição, New Jersey, Pearson Education, Inc..Pires, A. R.. (2016).Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, Responsabilidade social, Indústria, Serviços, Administração Pública e educação. Edições Sílabo.Abuhav, I. (2017). A Complete Guide to Quality Management Systems. CRC Press.International Organization for Standardization (2015). Quality management systems ?Fundamentals and vocabulary (9000:2015). https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:9000:ed.4:v1:enInternational Organization for Standardization (2015). Quality management systems ?Requirements (9001:2015).https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:9001:ed-5:v1:en
Bibliografia OpcionalJuran, J. M. and Godfrey, A.B.. (1999). Juran´s Quality Control Handbook. New Jersey, Mc Graw Hill International Editions.Entidades certificadoras:- www.apcer.pt- www.certif.pt- www.eic.pt- www.bsi.uk- www.enac.es- www.ceoq.comAcordos EA: European-Accredition.org
Esta unidade curricular pretende capacitar os estudantes para utilizarem os diversos elementos da Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management), incluindo a descoberta, a modelação avançada, a análise qualitativa e quantitativa, o redesenho e a automatização de processos de negócio.
Programa1. Enquadramento da gestão de processos
2. Identificação de processos
- Processos chave
- Arquitetura de processos
3. Modelação de processos
- Iniciação ao BPMN
- Ramificação e convergência
- Artefactos e Recursos
4. Modelação avançada de processos
- Decomposição
- Reutilização
- Tratamento de eventos
- Tratamento de exceções
- Regras de negócio
5. Descoberta de processos
- A aproximação à descoberta de processos
- Métodos de descoberta
6. Análise qualitativa de processos
- Valor acrescentado
- Causa do problema
- Documentação do problema e avaliação de impacto
7. Análise quantitativa de processos
- Indicadores de desempenho
- Análise do fluxo
- Simulação
8. Redesenho dos processos
- A essência do redesenho de processos
- Heurísticas de redesenho
9. Automatização de processos
- Desafios e benefícios da introdução de um BPMS / ERP
- Execução de modelos de processos
A: Avaliação ao longo do semestre lectivo (periódico).1.Mini-teste + participação nas aulas - 20%2.Projeto de grupo - 50%3.Teste final individual - 30%Classificação mínima de 8 valores no Teste individual e no Projeto de grupo.(ou) B: Avaliação no final do semestre Exame consistindo em prova escrita individual e exercício prático - 100%A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.
Bibliografia- Dumas, M.; La Rosa, M.; Mendling, J.; Reijers, H.A. (2018), Fundamentals of Business Process Management, 2nd ed., Springer (www. http://fundamentals-of-bpm.org/)- Documentação disponibilizada pelo docente- Documentação de apoio ao Bizagi- Coursera guided projects
Bibliografia Opcional- Jeston, J. (2018), Business Process Management ? Practical guidelines to successful implementation, 4th Ed, Routledge- Laudon, K.C. and Laudon, J.P. (2022) Management Information Systems, 17th Edition, Prentice Hall - Nunes M; O?Neill H.(2007), Fundamental de UML, 5ª edição, FCA - Slack, N.; Chambers, S.; Johnston, R. (2022), Operations Management, 10th Ed, Prentice- Hall/Financial Times
Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma eficaz gestão de projectos desenvolvidos em empresas ou noutro tipo de organizações.
Programa1.Gestão de Projectos
.Conceitos e definições
.Projectos e operações
.Gestão de projectos
2.Factores Críticos de Sucesso em Projectos
.O desempenho da gestão de projectos
.Diferentes perspectivas sobre êxito e fracasso
.Factores Críticos de Sucesso
3.A envolvente dos projectos: Estratégia, organização e projectos
.Organizações e projectos
.O ciclo de vida dos projectos
.O PMBOK 2008
4.A iniciação
.Os stakeholders do projecto
.O Termo de Abertura do Projecto
5.O planeamento: Âmbito, tempo e Recursos, Risco e Custo
.Metodologia de planeamento
.Objectivos SMART
.Planeamento de actividades
.Planeamento de tempos e recursos
.Planeamento de custos
.Planeamento de riscos
6.O controlo
.O processo de controlo
.O Earned Value Management
.O Sistema de Informação
7.O encerramento
8.Factores humanos na gestão de projectos
.Liderança em projectos
.O trabalho em equipa
.Gestão do tempo
.Negociação e gestão de conflitos
OPÇÃO 1 - Avaliação ao longo do semestre1. 10% Participação nas aulas (TA=33 h)2. 40% Trabalho de grupo (TA=15 h) + Trabalho de grupo (TA=15 h)3. 50% Frequência (TA=48+2 h)Aprovação com média ponderada mínima de 10 valores, com mínimo de 8 valores nas duas primeiras componentes e 10 valores na terceira.OPÇÃO 2 - Exame final.Aprovação com min. 10 valores.Os alunos com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, na 1ª semana de aulas do semestre.
BibliografiaMiguel, António. (2009). Gestão Moderna de Projectos - Melhores Técnicas e Práticas, 4ª ed.. FCA - Editora de Informática. Lisboa.Kerzner, Harold, (2006), Project Management. A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Control, 9th. ed., John Wiley & Sons, Inc., N.Y. Pereira, Leandro. (2011). Gestão de Conhecimento em Projectos. FCA - Editora de Informática. Lisboa.
Bibliografia OpcionalLivrosDinsmore, Paul C.; Cabanis-Brewin, Jeannette (Editors). (2005). The AMA Handbook of Project Management, 2nd ed. AMACOM. New YorkMeredith, Jack R.; Mantel, Samuel J., (2006), Project Management: A Managerial Approach, 6th. ed., John Wiley & Sons, Inc., N.Y.Newton, Richard. (2006), Project Management Step by Step: How to Plan and Manage a Highly Successful Project, Pearson, Prentice Hall.Roldão, Victor Sequeira. (2005). Gestão de Projectos. Abordagem Instrumental ao Planeamento, Organização e Controlo. Monitor. Lisboa.Verzuh, Eric. (2008). The Fast Forward MBA in Project Management. John Wiley & Sons, Inc. 3rd ed.Outros textosFrailey, Dennis J. (2001). Tutorial on Earned Value Management Systems. Disponível em http://www.dfw-asee.org/archive/Earned_Value.doc.The Office of Government Commerce (OGC) (s.d.) Introduction to Risk. Disponível em http://www.ogc.gov.uk/documents/Introduction_to_Risk.pdf.
Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de competências para identificar situações passíveis de melhoria numa organização em ambiente real, analisar em detalhe as suas origens, desenvolver medidas específicas para a sua resolução e implementar essas medidas. Pretende-se que os alunos apliquem conhecimentos e desenvolvam outros em ambiente teórico-prático; consigam desenvolver um projecto que seja realmente valorizado pelas organizações de acolhimento; se insiram em ambientes profissionais estimulantes e em projectos integradores de conhecimentos, técnicos e relacionais, em contexto real.
ProgramaCP1) Apresentação da unidade curricular e dos seus objectivos
CP2) Enquadramento na organização
CP3) Desenvolvimento do projecto (monografia com a natureza do projecto)
A UC tem como única avaliação a realização do projecto em empresa.A classificação final resulta dos seguintes componentes:- Pré-projecto: 5%- Monografia, complexidade, outcome, profundidade: 60%- Processo de desenvolvimento: 35%
BibliografiaDependente dos temas específicos da monografia e das empresas em que os alunos vão desenvolver os trabalhos de projecto.
Bibliografia OpcionalDependente dos temas específicos da monografia e das empresas em que os alunos vão desenvolver os trabalhos de projecto.
Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
1.º semestre
Objetivos
Acreditações