Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
04 jun 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 96/2013 de 21-06-2013
Registo de alteração
Candidatar
Leccionado em Português

Corpo Docente para (2020/2021)

Directora
Gestão de Operações II | Gestão de Operações I
Professora Auxiliar no ISCTE Business School desde 2018. Diretora da Licenciatura de Gestão Industrial e Logística. Doutorada em Sistemas de Transportes pelo Instituto Superior Técnico / MIT ao abrigo do programa MIT-Portugal. Trabalhou como consultora e investigadora em planeamento de transportes, modelação e previsão de passageiros e carga, simulação de operações aeroportuárias, integração de novas tecnologias em sistemas de transportes, avaliação de desempenho e sustentabilidade. Participa ativamente nos processos de revisão de artigos em publicações internacionais nas áreas citadas.
Microeconomia
Microeconomia
Catarina Roseta-Palma é professora associada do Departamento de Economia no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. É diretora da Sustentabilidade no ISCTE-IUL (desde 2018). Os seus interesses de investigação são na gestão de recursos hídricos, nomeadamente no que diz respeito à gestão de aquíferos e às políticas tarifárias. Também tem trabalho publicado sobre desenvolvimento sustentável e sobre decisão em contexto de incerteza. Trabalhou como consultora para as ARH Alentejo e Algarve e para o INAG, bem como para o Ministério do Ambiente e Comissão Europeia. Foi membro da Comissão para a Reforma da Fiscalidade Verde (2014). É associada da European Association of Environmental and Resource Economists, em cujas conferências participa regularmente, e foi eleita EAERE Council Member para 2010-2013 (vice-presidente em 2012-2013). Entre outras, também pertence à Associação Hispano-portuguesa de Economia de Recursos Naturais e Ambiente (AERNA), a cuja Junta Diretiva pertenceu entre 2005 e 2011. Ensina Economia do Ambiente e Recursos Naturais e Microeconomia em vários níveis de ensino, além de dar formação empresarial na área da Sustentabilidade. 
Gestão da Cadeia de Abastecimento
Abel Camelo colabora atualmente em diferentes projetos / empresas como Gestor de Projetos, principalmente relacionados à implementação de tecnologia, aplicando as abordagens Agile e Waterfall.  Igualmente atua como formador, a nível nacional e internacional, na área da tecnologia, gestão de projetos, análise de negócio, produção industrial e logística. Anteriormente, foi responsável pela unidade de Consultoria de Negócio da Infosistema, onde geriu e participou em projetos de melhoria de processos com Lean Seis Sigma, implementação de BPM e desenvolvimento de portais (em OutSystems e outras tecnologias), continuidade de negócios, transformação digital (UX / UI), entre outros. A sua experiência centra-se em reengenharia e melhoria de processos, análise de negócio e processos organizacionais. Participou em múltiplos projetos nacionais e internacionais, como consultor e analista funcional, permitindo identificar e implementar melhorias em clientes e contribuir para o aumento da performance dos processos de negócio. De 2011 a 2014 atuou como consultor em projetos de empreendedorismo, planos de negócio e análise de investimento, orientando futuros empreendedores e promovendo o espírito de iniciativa de natureza empresarial, em projetos de diversos sectores de atividade. Desde 2009 leciona no ensino superior, nas áreas da gestão de operações, logística e gestão de projetos, a licenciaturas e mestrados.  É licenciado em Gestão e Engenharia Industrial e Mestre em Business Administration pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, detém pós graduações em Energia e Bioenergia, em Lean Management e em Informação e Sistemas Empresariais. É certificado em Gestão de Projetos e Business Analysis pelo Project Management Institute (PMI), formador certificado pelo IEFP, certificado em Business Process Management pela The Association of Business Process Management International (ABPMP) e em Business Analysis pelo BCS, entre outras certificações profissionais.
Matemática
Ana Sofia Rodrigues Rézio é Professora Auxiliar convidada no Departamento de Matemática ISCTE-IUL. É doutorada em Educação Matemática, mestre em Matematica-Análise Numérica e Matematica Computacional e licenciada em Matemática Aplicada ramo de Analise Numerica e em Matematica Educacional. É investigadora da ISTAR – IUL (Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center – University Institute of Lisbon) e tem publicado em autoria e co-autoria diversos artigos na área da didática da Matemática, bem como alguns livros.   Ciência ID 3F17-8FAD-415C
Gestão de Recursos Humanos
Empreendedor, viajante, autor & orador e professor convidado no ISCTE-IUL, André Leonardo foi eleito em 2016 como um dos “sete jovens que estão a transformar o Mundo” pela PANGEA (Madrid, Espanha). Nasceu em Angra do Heroísmo, Açores. Sempre muito irrequieto, demonstrou desde muito cedo a sua atitude e capacidade de iniciativa, tendo criado o seu primeiro negócio logo aos 6 anos com a venda de flores porta-a porta. Aos 24 anos, vendeu o que tinha, recolheu patrocínios e partiu sozinho para uma expedição à Volta do Mundo que passaria por 23 países. O seu objetivo era simples: conhecer e dar a conhecer empreendedores que fazem acontecer tanto nos negócios como na vida, que procuram vencer diferentes adversidades, encarando o presente e o futuro com otimismo e com capacidade para acreditar nos seus sonhos.  Mestre em Gestão pelo ISCTE-IUL, é especializado em empreendedorismo e no desenvolvimento de competências transversais. Certificado em PNL, André Leonardo é fundador da “Faz Acontecer” que se dedica a desenvolver projetos que pretendem inspirar e capacitar a fazer acontecer. Já visitou mais de 40 países, organizou eventos internacionais para centenas de pessoas, palestrou para +38mil pessoas em 9 países diferentes, gerou milhares de euros para propósitos sociais, ajudou centenas de pessoas a ir atrás dos seus sonhos e projetos e falou com +300 CEO´s de topo e empresários de sucesso nas suas expedições. Autor de diversos artigos para blogs e jornais nacionais e internacionais como Under30CEO ou UPGLOBAL. Lançou em 2015 o seu primeiro livro “Faz Acontecer” em Portugal, em 2016 foi coautor em Espanha do livro “Pangea: Siete Jovens Siete jóvenes que están transformando el mundo” e em 2017 lançou, escreveu e apresenta o programa de televisão, “Faz Acontecer”, onde percorre o país a recolher histórias de pessoas que fazem acontecer em Portugal. André Leonardo lançou recentemente o Mid-Atlantic Hostel, hostel boutique em Angra do Heroísmo com abertura prevista para o primeiro semestre de 2020.
Gestão de Projectos
Carlos Hernandez Jerónimo é apaixonado pelo desenvolvimento e evolução da gestão profissionalizada das organizações, desafiando e auxiliando diariamente vários clientes a reinventarem os seus modelos de negócio e encontrarem soluções elegantes para problemas complexos com foco na medição de valor e previsibilidade. Licenciado em Eng. Computadores e Telemática pela Univ. de Aveiro e Doutorado em Business Administration and Management pelo ISCTE, sócio fundador da Winning Scientific Management, tem dividido a sua carreira entre a área da consultoria de gestão e a academia. Enquanto consultor especialista é responsável pela implementação, customização e conceção de metodologias e sistemas aplicacionais de suporte à Gestão Estratégica, Benefícios, Portfólios, PMO’s, Programas e Projetos, alinhado com as mais importantes e reconhecidas frameworks internacionais, em diversos clientes da área da banca e seguros, transportes e logística, retalho, saúde, construção, telecomunicações e sistemas de informação. Atualmente assume a responsabilidade pela inovação técnica, desenvolvimento e garantia de qualidade da execução dos serviços prestados no setor da Sáude e Administração Pública. Diretor Executivo do Executive Master em Gestão de Programas e Projetos do ISCTE Executive Education, Professor Assistente Convidado no ISCTE-IUL e formador especialista, detém o certificado de aptidão pedagógica (CAP), experiência comprovada através de mais de 10.000h de ensino, contando no seu curriculum com a conceção e desenvolvimento de várias centenas de cursos de referência em Estratégia, Business Cases, Business Analysis, Project Management e Cost Management e preparando várias centenas de candidatos a certificações PMI®. Certificado PMP® (Project Management Professional) pelo PMI® (Project Management Institute - EUA), Certificado MCP (Microsoft Certified Professional: Managing Projects) pela Microsoft, Certificado ITIL pela EXIN e Certificado MCI (Management Consulting Institute) level 1 certified.  É mentor, orador convidado em vários eventos de gestão. Foi ainda Vice-presidente do PMI Portugal de 2015 a 2018.
Introdução às Finanças
Introdução à Gestão
Florinda Matos is PhD in Social Sciences, Organizational Behavior Studies by University of Lisbon. She has a master's degree in business sciences by Iscte - Instituto Universitário de Lisboa and a Licentiate degree in Management of Agricultural Business and a Licentiate degree in Agronomic Engineering, both by Polytechnic Institute of Santarém. She teaches several disciplines in graduate and post-graduate courses (management, intellectual capital management, knowledge management, innovation, entrepreneurship, human capital management) and she is a business consultant. Her main research interests are: Management, Sustainability, Knowledge Management, Intellectual Capital, Measuring of Intangibles, Innovation, Additive Manufacturing and Digital Transformation. She was a founding member of ICAA - Intellectual Capital Association and, currently, she its president. She is a member of the New Club of Paris, an international organisation whose main objective is to create awareness about Knowledge Economy. Likewise, she is a member of the Observatory on Knowledge Management and Innovation in Public Administration, from IPEA - Institute for Applied Economic Research of Brazilian Government. In addition, she is an associate researcher of DINÂMIA'CET - IUL - Centre for Socioeconomic and Territorial Studies. She was also a Post-Doc researcher in the area of the Social Impacts of Additive Manufacturing in NOVA.id.FCT and, presently, she is leading the project "KM3D - Knowledge Management in Additive Manufacturing: Designing New Business Models" in a national consortium, funded by FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Moreover, she is a member of the scientific committee of several international conferences, where she has participated as organizer, speaker, mini-track chair and reviewer. She has more than 30 published academic articles and scientific papers, book chapters and books related to management, sustainability, knowledge management, intellectual capital management, digital transformation and innovation. She is an active participant in the press, where she has published more than 200 articles of opinion on issues of economic and social actuality.  
Gestão Integrada da Qualidade
Resumo académico: - Licenciado em "Engenharia mecânica, ramo de produção" pelo Instituto Superior Técnico, Lisboa (1978). - Especialização em "Engenharia da Soldadura" pelo Instituto de Soldadura, Lisboa (1979). - Pós Graduação em "Engenharia da Qualidade" pela Universidade Nova de Lisboa/Instituto de Soldadura, Lisboa (1985). - Pós graduação em "Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas" (Programa académico do mestrado com o mesmo nome) pelo Instituto Superior Técnico, Lisboa (1990). - Pós graduação em "Gestão executiva de Topo" (Programa de gestão) pela AESE/IESE, Lisboa (1995). Resumo profissional: - Director de Estratégia e Projectos Especiais do Instituto de Soldadura e Qualidade. - Administrador do ISQ - Centro de Inovação de Empresas, S. A. - Vice - Presidente da Administração da CERTIF - Associação para a Certificação. - Administrador da RELACRE - Associação dos Laboratórios Acreditados de Portugal. - Membro da Direcção da Associação Portuguesa para a Qualidade. - Presidente Nacional da Comissão Técnica de Normalização de Gestão e Garantia da Qualidade. - Assessor da European Foundation for Quality Management para os prémios da qualidade. - Auditor certificado, consultor e formador para as normas de referência ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000.
Introdução às Finanças
Gestão Logística
Gestão do Marketing
Diversificada experiência em empresas multinacionais dos sectores farmacêutico, retalho e tecnologia, líderes de mercado, assumindo funções de Direcção Comercial e Marketing. Fortes valências na concepção, implementação e desenvolvimento de negócios e parcerias, na abertura de novos canais de venda, e de unidades comerciais. Experiência na concepção e lançamento de novos produtos e soluções integradas, para o segmento empresarial (B2B) e particular (B2C).  Doutorando em Gestão.
Contabilidade Financeira I
Isabel Lourenço é Professora Cetedrática no ISCTE. Fez a sua formação académica no ISCTE. É licenciada em Gestão, mestre em Ciências Empresariais e doutora em Gestão, com especialização em Contabilidade. Tem experiência de mais de 25 anos de lecionação de temas de contabilidade financeira em diversos programas académicos do ISCTE, incluindo Licenciaturas, Mestrados e Programas de Doutoramento. Tem também experiência de mais de 20 anos de lecionação de temas de contabilidade financeira em programas de Formação para Executivos no ISCTE Executive Education. É atualmente diretora da Especialização em Contabilidade do Programa de Doutoramento em Gestão (ISCTE) e Diretora da Pós-Graduação de Contabilidade Financeira Avançada (ISCTE Executive Education). É também membro da Comissão Científica do Departamento de Contabilidade e membro da Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Gestão do ISCTE. É professora visitante da Universidade de São Paulo, onde leciona regularmente nos programas de mestrado e doutoramento em contabilidade. Ministrou talmbém palestras em outras universidades do Brasil, incluindo a Universidade de Brasília, a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal de Minas Gerais. Deu ainda palestras em universidades de outros países, incluindo a University of Glasgow, a Coventry University e a University of Lille. É autora de mais de 10 livros de contabilidade publicados em Portugal, destacado-se os dois mais recentes: “ Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos” e “Contabilidade Financeira: o essencial”. É também autora de capítulos incluídos em livros publicados internacionalmente, nomeadamente os seguintes: "The Routledge Companion to Accounting in Emerging Economies" e “Standardization of Financial Reporting and Accounting in Latin American Countries”. É investigadora integrada na Business Research Unit do ISCTE (BRU_iscte). Tem experiência significativa na coordenação de projetos de pesquisa. Orientou 7 teses de doutoramento e 41 teses de mestrado. Os resultados da sua investigação são regularmente apresentados nas mais prestigiosas conferências científicas de contabilidade (incluindo, por exemplo, o congresso anual da European Accounting Association) e são publicados sob a forma de artigos em revistas científicas de referência a nível internacional (incluindo, por exemplo, o European Accounting Review, o Accounting in Europe, o Australian Accounting Review, o Review of Quantitative Finance and Accounting e o Journal of Business Ethics). Tem estabelecido uma boa relação com a comunidade académica Europeia e Americana. Foi membro do Comité Científico do Congresso Anual da European Accounting Association e da European Accounting Review. Tem sido reviewer de várias outras revistas científicas e tem sido Coordenadora da área de Contabilidade Financeira da USP International Conference in Accounting, a mais conceituada conferência de contabilidade do Brasil. Tem uma participação ativa em Órgãos Reguladores de Contabilidade portugueses e europeus. É membro do Conselho Geral, da Comissão Executiva e do Comité de Normalização Contabilística Empresarial da Comissão de Normalização Contabilística, nomeada como personalidade de reconhecido mérito. É também membro do European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG) Academic Network. É ainda Coordenadora de um dos Cursos de Contabilidade do Programa de preparação para o Exame de admissão à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, e membro do Júri de Exame. É também membro da Comissão de História da Contabilidade da Ordem dos Contabilistas Certificados. Tem ainda participado como formadora em acções de formação promovidas por Organismos Reguladores e Associações Profissionais de Portugal, nomeadamente a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, a Ordem dos Contabilistas Certificados e o Tribunal de Contas.  
Contabilidade de Gestão I
Jonas Oliveira holds a PhD in Accounting from the School of Economics and Management, University of Minho, Portugal. He is an Assistant Professor of Accounting at ISCTE-IUL Business School, Lisbon. He has previously worked at the University of Aveiro as Adjunct Professor of Accounting. His research interests are corporate risk reporting, enterprise risk management, corporate governance mechanisms, impression management strategies used in corporate reporting, sustainability and integrated reporting. He publishes academic articles regularly in some internationally well-recognized journals such as the Managerial Auditing Journal, Meditari Accountancy Research, Australian Accounting Review, Corporate Communications: an International Journal, European Business Review, and Journal of Risk. 
Estratégia Empresarial
Marjan S. Jalali is Associate Professor at the ISCTE Business School of the University Institute of Lisbon, and researcher at the Business Research Unit (BRU-IUL). She holds a BA in Economics and Management from the University of Oxford; a MA in Organisation Studies from the university of Warwick; and a PhD in Management from the University of Sydney. Some of her works have been published nationally and internationally, in journals such as the Journal of Business Research and the International Journal of Information Technology and Decision Making. She is on the editorial board member of the Global Business and Economics Review, and managing editor of the International Journal of Management Science and Information Technology. Her research interests include social marketing, consumer behaviour, multiple criteria decision analysis, and strategic decision making.
Estratégia Empresarial
Nelson Santos António is a Full Professor at ISCTE University Institute of Lisbon where he teaches and chair Strategy, Quality Management and Philosophy of Science. He holds a PhD in Management by the Schumpeter School of Business and Economics, Bergishe University, Wuppertal, Germany and a Bachelor degree in Finance by the University of Lisbon. He is Director of ISCTE´s PhD Program in Strategy and Entrepreneurship and also of the University´s DBA program. He is a member of ISCTE´s Scientific Council, a researcher at the Center of International Studies and at ISCTE´s Business Research Center. He currently teaches Strategic Management and Global Strategy at ISCTE´s doctoral program with the University of Electronic Science and Technology of China, Chengdu, and Strategic Management and Public Private Partnerships at ISCTE´s doctoral program with Shouthern Medical University, Guangzhou. From 1982 t0 1985 he earned a scholarship from the German Academic Exchange Services - Deutscher Akademisher Austausch Dienst (DAAD)- and from 1991 to 1999 he was the Dean of the Faculty of Business Administration, University of Macau and served as consultant to the University of Wuyi, Jiangmen. Along is career he has been teaching in several continents (Africa, Asia, Europe and South America) and has been a Visiting Professor at several universities among which Xi´an Jiatong University, Sun Yatsen University, University of Rennes 1 and University of Paris, 1, Sorbonne. He has published in the United States, Brazil, Portugal, China and Germany. His several articles and books mainly focus on Strategy, Knowledge Management, Business Social Responsability, Quality Management and Models of African Management.
Gestão de Recursos Humanos
Filomena Almeida Bsc Social and Organizacional Psychology - ISPA 1989 Msc Organizational behaviour - ISPA 2003 Phd Management - HRM ISCTE IUL 2010 Professional Activity's (non academic) 1990-1991 Training and Recruitment chief - LAR Regional airlines 1991-1993 Human Resources manager - Lar Regional airlines 1992-1993 Training manager - ODS Iberica 1993 Human Resources manager - Euroair SA 1993 Human Tesources manager - SERVICE AIR SA 1993-1997 Trainer - ICL, HCL, Hotel Roma, Páteo Alfacinha, Hotel do Mar, Hospital de São José, Hospital de vila Franca, Grupo Robalo, Centro de medicina física e reabilitação de Alcoitão, ARS Norte, ISSS, Sta Casa Misericordia. 1993-1997 HRM consultant 2000-2002 Consultant - Fernave 1997-2008 - Manager - DSHO Lda Academic Activity's 2009 - Languages and soft skills lab director ISCTE IUL 1996 - Teatcher at ISCTE IUL (senior teacher assistant since 2010) - IBS RH&CO Department 12002-2004 Guest speaker - IADE Photography department 1996-2004 Lecturer FCUL Lisbon 993 a 1996 Assistant ULHT Psychology Department and HRM department 1994-1995 Guest speaker - ESE Lisbon 1995-1996 Lecturer - ESSS, Lisbon 1994-1996 Lecturer- ESCS Lisboa 1991-1995 Guest speaker - ISPA 1990-1993 Lecturer ISHT Lisbon
Complementos de Matemática
Jorge V. Rocha é um físico teórico, atuando nas áreas da Gravitação, Física das altas energias e Física-Matemática. A sua principal área de investigação incide sobre o estudo de buracos negros e outras soluções da teoria da Relatividade Geral, bem como das suas diversas generalizações. É Doutorado em Física pela University of California Santa Barbara (UCSB) desde 2008, tendo como orientador o Prof. Joseph Polchinski. Concluiu a Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica, em 2002, pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa. É actualmente Professor Auxiliar no Departamento de Matemática do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, estando também afiliado ao Centro de Astrofísica e Gravitação (IST). No seu trajecto profissional foi também investigador pós-doutoral na Universitat de Barcelona entre 2015 e 2019. J. Rocha tem mais de 30 artigos originais publicados em revistas científicas internacionais de topo. Conta com vasta experiência em comunicações orais (20+ palestras por convite em instituições nos EUA, Reino Unido, Bélgica, Japão, Brasil, Espanha e Portugal; 30+ apresentações em conferências internacionais). Participa regularmente em actividades de divulgação para o público geral. J. Rocha organizou 6 eventos científicos, quatro deles de carácter internacional. Orientou 1 dissertação de mestrado e coorientou um aluno de doutoramento e outro de mestrado. Até à data, integrou os comités de avaliação de 2 alunos de doutoramento e de 4 alunos de mestrado, alguns no estrangeiro.  Foi o recipiente de 5 prémios científicos, destacando-se uma bolsa individual Marie Sklodowska-Curie. É revisor regular de uma dúzia das principais revistas internacionais da sua área, bem como de projetos internacionais de I&D. É membro integrante da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação.
Análise de Dados
MARIA HELENA PESTANA é docente do ISCTE desde 1982. É doutorada em Métodos Quantitativos de Gestão na área de Pesquisa de Mercado. É pesquisadora em Estatística, Econometria e Análise de Dados aplicada nas áreas de Demografia, Economia, Finanças, Gerontologia, Administração, Psicologia, Saúde, Sociologia e Turismo. É autora de livros e artigos científicos em publicações nacionais e estrangeiras. É investigadora da Unifai-Universidade do Porto e investigadora-colaboradora da Dinamia_ISCTE e do CEPCEP_UCP. Recebeu um certificado da empresa PSE que representa em Portugal o IBM-SPSS por ter sido pioneiro em Portugal nos primeiros livros de estatística e análise de dados complementados com SPSS e suas aplicações (1998, 2005, 2009, 2014).
Informática de Gestão
Abílio Oliveira é licenciado em engenharia informática. Efectuou um mestrado em psicologia social, estudou bioética e doutorou-se em psicologia social com uma tese sobre a morte, o suicídio e a música na adolescência. É Professor Auxiliar no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, onde leciona nas áreas da programação, sistemas de informação, metodologias de investigação, informática aplicada à gestão e às ciências sociais. Tem estado ligado a várias associações e grupos de investigação, como o Núcleo de Estudos do Suicídio, a Sociedade Portuguesa de Suicidologia, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), o Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias de Informação Avançados (ADETTI-IUL) e, actualmente, Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center (ISTAR-IUL). Defende a multidisciplinaridade e, para além das tecnologias da informação e computação aplicada, interessa-se muito pelas ciências sociais, da educação e da saúde. Tem estado envolvido em trabalhos que versam temáticas como a morte, a prevenção do suicídio, a aprendizagem, a sociedade da informação, as ciberculturas, as redes sociais e, sobretudo, a informática e computação aplicada, visando contribuir para a participação cívica, cidadania digital e a mudança social, a educação, a saúde, bem como para o desenvolvimento de sistemas de informação, a adopção e a divulgação de tecnologias de informação e o uso da gamificação; em suma, tem como maior foco a informática e computação aplicada em diferentes contextos no estudo do comportamento humano. Tem participado em vários eventos científicos e outras acções, a nível académico, escolar e social. É também autor de diversos artigos editados em publicações científicas nacionais e estrangeiras, assim como de alguns livros, como: Olhar Interior (1999), SobreViver (2001), O Desafio da Morte (2008), Ilusões na Idade das Emoções (2008), Passagem (2009), O Desafio da Vida (2011) ou Demanda (2014). Realizou programas de rádio, sempre gostou de praticar desporto, defende um mundo sustentável, uma vivência saudável e é vegetariano. Acima de tudo, é um apaixonado pela Vida.
Introdução à Gestão
Álvaro Rosa has a wide international teaching experience. He has been visiting in the recent years the University of Electronic Science and Technology of China, Chengdu, China; Southern Medical University, Guangzhou, China; University of Economics, Poznan, Poland; University of Economics and Finance, Warsaw, Poland; ICN Graduate Business School, Nancy, France; CESPU-Angola,Benguela, Angola; Faculty of Economics, University of Ljubljana, Ljubljana, Slovenia.
Contabilidade Financeira I
Assistant professor at ISCTE-IUL since September 2012 in the financial accounting field. I got a PhD in Management with specialization on accounting in September of 2012. I am Professor of courses of financial accounting in undergraduate and master programs. My research fields interest are in earnings quality, auditing quality and value relevance.
Gestão do Marketing
Hélia Gonçalves Pereira is an Associate Professor of the Marketing, Operations and General Management Department at Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL. Hélia Gonçalves Pereira is Director of the Master in Hospitality and Tourism Management and of the Tour DC Msc (ERASMUS Mundus); Pos-Degree in Sales Management and Pos Degree in Top Management in Hospitality and Tourism. She is Coordinator of the Marketing FutureCast Lab, an applied research lab in new trends in marketing. Her background is interdisciplinary, combining a BSc in Economics, a post Degree in European Studies, a MSc in Management and a PhD in Management with specialization in Marketing and several years as senior consultant in Price Waterhouse and Coopers. She has interests in consumer behaviour, internet marketing and social media and, as well, tourism marketing. She was, between 2016 and 2019, member of the board (non-executive) of Turismo Fundos SGFII, S.A., a financial society that supports tourism and industrial projects.
Modelação de Sistemas e Processos | Sistemas Tecnológicos I
Henrique O'Neill é professor associado de Sistemas de Informação e Gestão de Operações no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal. Possui uma licenciatura em engenharia eletrotécnica e um mestrado em engenharia de telecomunicações e informática pelo IST / UL em Lisboa e um doutoramento em Computer Integrated Manufacturing pela Universidade de Cranfield, Reino Unido. Os seus interesses de pesquisa são focados na adoção de sistemas de informação e tecnologias de comunicação para melhorar o desempenho das organizações, incluindo: a estratégia de negócios, de operações e de SI / TI; métodos e abordagens de modelação de sistemas; análise de organizações e de processos; implementação e aceitação de sistemas de informação; e a qualidade nos sistemas informação, com um particular interesse em contextos organizacionais como a saúde, banca e finanças, setor público e indústria. Ele é co-autor de 55 artigos científicos e 3 livros. Endereço: ISCTE-IUL, Av. das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa, Portugal E-mail: henrique.oneill@iscte.pt
Gestão do Retalho
Sistemas Tecnológicos II
Investigação Operacional I | Investigação Operacional II
Maria João Caldas Frazão Lopes é licenciada (1990), Mestre (1993) e Doutorada (2003) em Estatística e Investigação Opreacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A sua área de investigação é Investigação Operacional (Optimização Combinatória). è autora de alguns artigos sobre Desenho de Redes de Telecomunicações e Desenho de cadeias de Logística. É docente da área de Métodos Quantitativos, no ISCTE - IUL, desde 1990. Maria João Caldas Frazão Lopes has a Degree (1990), Master (1993) and a PhD (2003) in Statistics and Operations Research at Faculdade de Ciências, University of Lisbon. Her research interests are Operations Research (Combinatorial Optimization). She is the author of some papers concerning Network Design (for telecommunications and logistics). She has been teaching Quantitative Methods, in ISCTE - IUL, since 1990.
Projeto Aplicado em Gestão Industrial e Logística
Candidatar
Voltar ao topo