Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
04 jun 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 96/2013 de 21-06-2013
Registo de alteração
Candidatar
Leccionado em Português

Corpo Docente para (2021/2022)

Gestão de Operações I | Gestão de Operações II
Professora Auxiliar no ISCTE Business School desde 2018. Diretora da Licenciatura de Gestão Industrial e Logística. Doutorada em Sistemas de Transportes pelo Instituto Superior Técnico / MIT ao abrigo do programa MIT-Portugal. Trabalhou como consultora e investigadora em planeamento de transportes, modelação e previsão de passageiros e carga, simulação de operações aeroportuárias, integração de novas tecnologias em sistemas de transportes, avaliação de desempenho e sustentabilidade. Participa ativamente nos processos de revisão de artigos em publicações internacionais nas áreas citadas.
Gestão da Cadeia de Abastecimento
Abel Camelo colabora atualmente em diferentes projetos / empresas como Gestor de Projetos, principalmente relacionados à implementação de tecnologia, aplicando as abordagens Agile e Waterfall.  Igualmente atua como formador, a nível nacional e internacional, na área da tecnologia, gestão de projetos, análise de negócio, produção industrial e logística. Anteriormente, foi responsável pela unidade de Consultoria de Negócio da Infosistema, onde geriu e participou em projetos de melhoria de processos com Lean Seis Sigma, implementação de BPM e desenvolvimento de portais (em OutSystems e outras tecnologias), continuidade de negócios, transformação digital (UX / UI), entre outros. A sua experiência centra-se em reengenharia e melhoria de processos, análise de negócio e processos organizacionais. Participou em múltiplos projetos nacionais e internacionais, como consultor e analista funcional, permitindo identificar e implementar melhorias em clientes e contribuir para o aumento da performance dos processos de negócio. De 2011 a 2014 atuou como consultor em projetos de empreendedorismo, planos de negócio e análise de investimento, orientando futuros empreendedores e promovendo o espírito de iniciativa de natureza empresarial, em projetos de diversos sectores de atividade. Desde 2009 leciona no ensino superior, nas áreas da gestão de operações, logística e gestão de projetos, a licenciaturas e mestrados.  É licenciado em Gestão e Engenharia Industrial e Mestre em Business Administration pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, detém pós graduações em Energia e Bioenergia, em Lean Management e em Informação e Sistemas Empresariais. É certificado em Gestão de Projetos e Business Analysis pelo Project Management Institute (PMI), formador certificado pelo IEFP, certificado em Business Process Management pela The Association of Business Process Management International (ABPMP) e em Business Analysis pelo BCS, entre outras certificações profissionais.
Informática de Gestão
Abílio Oliveira é licenciado em engenharia informática (curso de 5 anos, pré Bolonha). Fez mestrado e doutoramento em psicologia social. Tem Agregação em Ciências e Tecnologias da Informação (associada à lição 'O impacto do desenvolvimento e uso de aplicações gamificadas na perceção e adoção do e-banking em Portugal'). É Professor no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, onde leciona nas áreas da programação, sistemas de informação, metodologias de investigação, informática aplicada à gestão e às ciências sociais. Tem estado ligado a várias associações e grupos de investigação, como o Núcleo de Estudos do Suicídio, a Sociedade Portuguesa de Suicidologia, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), o Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias de Informação Avançados (ADETTI-IUL) e, actualmente, Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center (ISTAR-IUL). Defende a multidisciplinaridade e, para além das tecnologias da informação e computação aplicada, interessa-se muito pelas ciências sociais, da educação e da saúde. Tem estado envolvido em trabalhos que versam temáticas como a morte, a prevenção do suicídio, a aprendizagem, a sociedade da informação, as ciberculturas, as redes sociais e, sobretudo, a informática e computação aplicada, visando contribuir para a participação cívica, cidadania digital e a mudança social, a educação, a saúde, bem como para o desenvolvimento de sistemas de informação, a adopção e a divulgação de tecnologias de informação e o uso da gamificação; em suma, tem como maior foco a informática e computação aplicada em diferentes contextos no estudo do comportamento humano. Tem participado em vários eventos científicos e outras acções, a nível académico, escolar e social. É também autor de diversos artigos editados em publicações científicas nacionais e estrangeiras, assim como de alguns livros, como: Olhar Interior (1999), SobreViver (2001), O Desafio da Morte (2008), Ilusões na Idade das Emoções (2008), Passagem (2009), O Desafio da Vida (2011) ou Demanda (2014). Realizou programas de rádio, sempre gostou de praticar desporto, defende um mundo sustentável, uma vivência saudável e é vegetariano. Acima de tudo, é um apaixonado pela Vida.
Apresentações Profissionais
PhD em Comunicação e Linguagem pela Universidade Nova de Lisboa (2016/2020). Doutoramento em Ciências da Comunicação (FCSH). Licenciada em Pedagogia (Supervisão, Administração e docência do Ensino Superior) pela Universidade Tuiuti do Paraná (1993) Reconhecido pela FCSH/UNL em maio de 2018 e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), foi aluna especial do Programa de Doutorado em Marketing Global, FEA/USP (2003). Docente de Lingua Portuguesa UNL/Timor Lorosae (2012/2013).  Consultora do Currículo de Língua Portuguesa no Ministério da Educação de Timor-Leste (2014). Consultora em Angola/Auditoria de Processos para o Ministério da Educação (MED) e INSS na Empresa Macroaudit (2014/2015). Consultora do Instituto Superior Politécnico do Cazenga (Angolal /2015). Colaboradora do IFILNOVA -UNL (desde 2016). Voluntária na Cruz Vermelha Portuguesa TAT/SBV (2018). Técnica AAAFs e professora de AECs - Câmara Municipal de Azambuja(2018). Possui CCP n.º F667613/2018 no portal https://netforce.iefp.pt para Formação de Formadores/PT e CCPF. Formadora do CEFAD-Lisboa /formação profissional (desde 2021). Ministra formação profissional em empresas (Escrita de textos e técnicas de comunicação em Língua Portuguesa; Português Língua Não Materna/Adicional, PLNM- PLA). Professora Auxiliar no ISCTE/LCT-IUL (atual). 
Introdução à Gestão
Álvaro Rosa has a wide international teaching experience. He has been visiting in the recent years the University of Electronic Science and Technology of China, Chengdu, China; Southern Medical University, Guangzhou, China; University of Economics, Poznan, Poland; University of Economics and Finance, Warsaw, Poland; ICN Graduate Business School, Nancy, France; CESPU-Angola,Benguela, Angola; Faculty of Economics, University of Ljubljana, Ljubljana, Slovenia.
Gestão de Recursos Humanos
Psicóloga - É assistente convidada no Departamento de Recursos Humanos e no LLCT – Laboratório de Línguas e Competências Transversais do ISCTE-IUL, tendo sido em 2005 a fundadora do Career Skills Training Program da ISCTE Business School (IBS), um programa pioneiro dirigido a alunos de licenciatura e de mestrado. Doutoranda em Políticas de Gestão de Recursos Humanos.  Mestre em Psicologia da Educação e Licenciada em Psicologia das Organizações e do Trabalho. Com 20 anos de experiência profissional em Recursos Humanos, iniciou a sua atividade como consultora na Egor em recrutamento e seleção e avaliação psicológica. Nos últimos 15 anos tem-se dedicado à área da formação nas vertentes comportamentais,  em empresas e sectores de atividade diversificados. Docente no IPAM: Linguagem e Apresentação Profissional e Gestão de Pessoas; Docente no INSPSIC na Especialização Pós Universitária em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações: Políticas de Gestão de Talento e Recrutamento e Seleção.   Possui a Especialização em Psicologia Clínica e do Aconselhamento. Faz aconselhamento de carreira, na qualidade de Coach certificada desde 2010. Realizou a título de projetos temporários atividades em Angola, em formação e em processos de assessement centre.  Possui duas publicações em co-autoria: “Como Procurar e Conseguir Emprego – um guia para o candidato”, resultante do projeto desenvolvido com os alunos da IBS na sua preparação para o mercado de trabalho e “Gestão Emocional de Equipas – em ambiente de projeto” na sequência dos trabalhos realizados e da parceria desenvolvida com outros especialistas em gestão de projetos. Tem colaborado em projetos de diagnóstico organizacional, preparação e realização de programas de teambuilding, no âmbito da consultoria em Recursos Humanos.     
Gestão de Recursos Humanos
Nasceu em Angra do Heroísmo, na Terceira, Açores. Mestre em Gestão pelo ISCTE-IUL, onde é professor convidado, especializou-se em estratégia e empreendedorismo e é fundador da empresa Faz Acontecer e do Mid-Atlantic Hostel. Foi eleito em 2016 um dos “sete jovens que estão a transformar o Mundo” pela associação Pangea (Madrid) e, em 2017, um dos “doze jovens líderes de Portugal” pelo Conselho Nacional da Juventude (Lisboa). Tendo demonstrado desde cedo a sua capacidade de iniciativa, criou logo aos 6 anos um negócio de venda de flores porta-a porta. Aos 24, vendeu tudo o que tinha, recolheu patrocínios e partiu sozinho para uma expedição à volta do mundo para conhecer empreendedores – uma experiência que relatou no primeiro livro “Faz Acontecer” (2015). Foi ainda co-autor do livro “Pangea: siete jóvenes que están transformando el mundo”, publicado em Espanha (2016) e do livro “67 Vozes por Portugal” (2021). Escreveu e apresentou a série televisiva ‘”Faz Acontecer” (Canal Q). Num novo contexto de crise lançou o seu segundo livro, “Faz Acontecer, Portugal” (2020) que resulta de uma odisseia, que o levou ao Norte e ao Sul do país, ao litoral e ao interior profundo, à Madeira e aos Açores. Aqui, André trouxe histórias de vidas de diversos sectores seja turismo, agricultura, mas também das tatuagens e das barbearias, que irão servir de inspiração a todos os portugueses que queiram iniciar o seu negócio. André é hoje um dos speakers mais requisitados em Portugal tendo palestrado para mais de 52 mil pessoas em nove países diferentes. Já visitou quase 50 países, gerou milhares de euros para propósitos sociais, ajudou centenas de empreendedores a perseguir os seus sonhos e a concretizar projetos e estabeleceu contacto com mais de 300 gestores de topo e empreendedores de sucesso do mundo inteiro.
Gestão de Recursos Humanos
Andrea Fontes é professora convidada, coach e doutoranda em Psicologia Organizacional no ISCTE. Ela possui duas licenciaturas, respectivamente nas áreas de Organização e Gestão de Empresas e Psicologia e um Mestrado em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapia. Possui 20 anos de experiência em empresas multinacionais, em diversas áreas, desde Marketing & Vendas até Pesquisa do Mercado e Recursos Humanos. As suas publicações em revistas científicas ou capítulos de livros têm sido principalmente na área do Coaching. Tem apresentado o seu trabalho de  investigação em várias conferências nacionais e internacionais. Os seus interesses de pesquisa giram em torno de práticas de RH para o  desenvolvimento e intervenções positivas no local de trabalho.
Gestão de Projectos
Carlos Hernandez Jerónimo é apaixonado pelo desenvolvimento e evolução da gestão profissionalizada das organizações, desafiando e auxiliando diariamente vários clientes a reinventarem os seus modelos de negócio e encontrarem soluções elegantes para problemas complexos com foco na medição de valor e previsibilidade. Licenciado em Eng. Computadores e Telemática pela Univ. de Aveiro e Doutorado em Business Administration and Management pelo ISCTE, sócio fundador da Winning Scientific Management, tem dividido a sua carreira entre a área da consultoria de gestão e a academia. Enquanto consultor especialista é responsável pela implementação, customização e conceção de metodologias e sistemas aplicacionais de suporte à Gestão Estratégica, Benefícios, Portfólios, PMO’s, Programas e Projetos, alinhado com as mais importantes e reconhecidas frameworks internacionais, em diversos clientes da área da banca e seguros, transportes e logística, retalho, saúde, construção, telecomunicações e sistemas de informação. Atualmente assume a responsabilidade pela inovação técnica, desenvolvimento e garantia de qualidade da execução dos serviços prestados no setor da Sáude e Administração Pública. Diretor Executivo do Executive Master em Gestão de Programas e Projetos do ISCTE Executive Education, Professor Assistente Convidado no ISCTE-IUL e formador especialista, detém o certificado de aptidão pedagógica (CAP), experiência comprovada através de mais de 10.000h de ensino, contando no seu curriculum com a conceção e desenvolvimento de várias centenas de cursos de referência em Estratégia, Business Cases, Business Analysis, Project Management e Cost Management e preparando várias centenas de candidatos a certificações PMI®. Certificado PMP® (Project Management Professional) pelo PMI® (Project Management Institute - EUA), Certificado MCP (Microsoft Certified Professional: Managing Projects) pela Microsoft, Certificado ITIL pela EXIN e Certificado MCI (Management Consulting Institute) level 1 certified.  É mentor, orador convidado em vários eventos de gestão. Foi ainda Vice-presidente do PMI Portugal de 2015 a 2018.
Gestão de Operações I
Microeconomia
Contabilidade Financeira I
Assistant professor at ISCTE-IUL since September 2012 in the financial accounting field. I got a PhD in Management with specialization on accounting in September of 2012. I am Professor of courses of financial accounting in undergraduate and master programs. My research fields interest are in earnings quality, auditing quality and value relevance.
Inglês para Negócios
Introdução às Finanças
Gestão de Operações II
Gestão Integrada da Qualidade
Resumo académico: - Licenciado em "Engenharia mecânica, ramo de produção" pelo Instituto Superior Técnico, Lisboa (1978). - Especialização em "Engenharia da Soldadura" pelo Instituto de Soldadura, Lisboa (1979). - Pós Graduação em "Engenharia da Qualidade" pela Universidade Nova de Lisboa/Instituto de Soldadura, Lisboa (1985). - Pós graduação em "Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas" (Programa académico do mestrado com o mesmo nome) pelo Instituto Superior Técnico, Lisboa (1990). - Pós graduação em "Gestão executiva de Topo" (Programa de gestão) pela AESE/IESE, Lisboa (1995). Resumo profissional: - Director de Estratégia e Projectos Especiais do Instituto de Soldadura e Qualidade. - Administrador do ISQ - Centro de Inovação de Empresas, S. A. - Vice - Presidente da Administração da CERTIF - Associação para a Certificação. - Administrador da RELACRE - Associação dos Laboratórios Acreditados de Portugal. - Membro da Direcção da Associação Portuguesa para a Qualidade. - Presidente Nacional da Comissão Técnica de Normalização de Gestão e Garantia da Qualidade. - Assessor da European Foundation for Quality Management para os prémios da qualidade. - Auditor certificado, consultor e formador para as normas de referência ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000.
Modelação de Sistemas e Processos | Sistemas Tecnológicos I
Henrique O'Neill é professor associado de Sistemas de Informação e Gestão de Operações no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal. Possui uma licenciatura em engenharia eletrotécnica e um mestrado em engenharia de telecomunicações e informática pelo IST / UL em Lisboa e um doutoramento em Computer Integrated Manufacturing pela Universidade de Cranfield, Reino Unido. Os seus interesses de pesquisa são focados na adoção de sistemas de informação e tecnologias de comunicação para melhorar o desempenho das organizações, incluindo: a estratégia de negócios, de operações e de SI / TI; métodos e abordagens de modelação de sistemas; análise de organizações e de processos; implementação e aceitação de sistemas de informação; e a qualidade nos sistemas informação, com um particular interesse em contextos organizacionais como a saúde, banca e finanças, setor público e indústria. Ele é co-autor de 55 artigos científicos e 3 livros. Endereço: ISCTE-IUL, Av. das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa, Portugal E-mail: henrique.oneill@iscte.pt
Gestão do Retalho
Contabilidade Financeira I
Isabel Lourenço é Professora Cetedrática no ISCTE. Fez a sua formação académica no ISCTE. É licenciada em Gestão, mestre em Ciências Empresariais e doutora em Gestão, com especialização em Contabilidade. Tem experiência de mais de 25 anos de lecionação de temas de contabilidade financeira em diversos programas académicos do ISCTE, incluindo Licenciaturas, Mestrados e Programas de Doutoramento. Tem também experiência de mais de 20 anos de lecionação de temas de contabilidade financeira em programas de Formação para Executivos no ISCTE Executive Education. É atualmente diretora da Especialização em Contabilidade do Programa de Doutoramento em Gestão (ISCTE) e Diretora da Pós-Graduação de Contabilidade Financeira Avançada e da Pós-Graudação de Reporting & Compliance (ISCTE Executive Education). É também membro da Comissão Científica do Departamento de Contabilidade e membro da Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Gestão do ISCTE. É professora visitante da Universidade de São Paulo, onde leciona regularmente nos programas de mestrado e doutoramento em contabilidade. Ministrou talmbém palestras em outras universidades do Brasil, incluindo a Universidade de Brasília, a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal de Minas Gerais. Deu ainda palestras em universidades de outros países, incluindo a University of Glasgow, a Coventry University e a University of Lille. É autora de mais de 10 livros de contabilidade publicados em Portugal, destacado-se os dois mais recentes: “ Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos” e “Contabilidade Financeira: o essencial”. É também autora de capítulos incluídos em livros publicados internacionalmente, nomeadamente os seguintes: "The Routledge Companion to Accounting in Emerging Economies" e “Standardization of Financial Reporting and Accounting in Latin American Countries”. É investigadora integrada e ccordenadora do Grupo de Investigação em Contabilidade da Business Research Unit do ISCTE (BRU_iscte). Tem experiência significativa na coordenação de projetos de pesquisa. Orientou 7 teses de doutoramento e mais de 40 teses de mestrado. Os resultados da sua investigação são regularmente apresentados nas mais prestigiosas conferências científicas de contabilidade (incluindo, por exemplo, o congresso anual da European Accounting Association) e são publicados sob a forma de artigos em revistas científicas de referência a nível internacional (incluindo, por exemplo, o European Accounting Review, o Accounting in Europe, o Journal of International Financial Management and Accounting, o Australian Accounting Review, o Review of Quantitative Finance and Accounting, o Journal of Accounting in Emerging Economies e o Journal of Business Ethics). Tem estabelecido uma boa relação com a comunidade académica Europeia e Americana. Foi membro do Comité Científico do Congresso Anual da European Accounting Association e da European Accounting Review. Tem sido reviewer de várias outras revistas científicas e tem sido Coordenadora da área de Contabilidade Financeira da USP International Conference in Accounting, a mais conceituada conferência de contabilidade do Brasil. Tem tido uma participação ativa em Órgãos Reguladores de Contabilidade portugueses e europeus. Foi membro do Conselho Geral, da Comissão Executiva e do Comité de Normalização Contabilística Empresarial da Comissão de Normalização Contabilística, nomeada como personalidade de reconhecido mérito. É membro do European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG) Academic Network. É ainda Coordenadora de um dos Cursos de Contabilidade do Programa de preparação para o Exame de admissão à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, e membro do Júri de Exame. É também membro da Comissão de História da Contabilidade da Ordem dos Contabilistas Certificados. Tem ainda participado como formadora em acções de formação promovidas por Organismos Reguladores e Associações Profissionais de Portugal, nomeadamente a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, a Ordem dos Contabilistas Certificados e o Tribunal de Contas.  
Apresentações Profissionais
Bolseira de Doutoramento (2021.08512.BD) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal; Professora Assistente Convidada no Laboratório de Competências Transversais do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa - Portugal; Investigadora CIES-Iscte - Educação e Ciência. Tem realizado investigação na área da Sociologia da Educação e da Comunicação - media, literacia e competências, inclusão digital e educação digital.
Gestão do Retalho
Complementos de Matemática
Gestão do Marketing
João Guerreiro, PhD Marketing (ISCTE-IUL, Portugal), Professor Auxiliar de Marketing e investigador integrado da BRU-IUL. Interesses de investigação focados na área do Comportamento do Consumidor e Marketing de Relacionamento, nomeadamente nas implicações das tecnologias (Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Inteligência Artificial, IoT) para o Marketing, sobre os quais publicou artigos em várias revistas científicas como Tourism Management, Journal of Business Research, Journal of Sustainable Tourism, Journal of Business Ethics entre outros. Foi Diretor do Mestrado em Marketing no ISCTE-IUL entre 2017 e 2020 e consultor sénior em projetos de Business Intelligence na sua atividade profissional.
Contabilidade de Gestão I
Jonas Oliveira holds a PhD in Accounting from the School of Economics and Management, University of Minho, Portugal. He is an Assistant Professor of Accounting at ISCTE-IUL Business School, Lisbon. He has previously worked at the University of Aveiro as Adjunct Professor of Accounting. His research interests are corporate risk reporting, enterprise risk management, corporate governance mechanisms, impression management strategies used in corporate reporting, sustainability and integrated reporting. He publishes academic articles regularly in some internationally well-recognized journals such as the Managerial Auditing Journal, Meditari Accountancy Research, Australian Accounting Review, Corporate Communications: an International Journal, European Business Review, and Journal of Risk. 
Sistemas Tecnológicos II
Escrita de Relatórios Técnicos
Possui licenciatura em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010).  Mestre do curso de pós graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ligada a linha de pesquisa Questões Socioambientais Urbanas e de Resistência Social, intregrante do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais - LEUS. Tem experiencia na área de Regularização Fundiária nas favelas cariocas - 2009 - 2018. Atualmente é doutoranda em Serviço Social pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE, e pesquisadora do Núcleo de Doutorandos em Serviço Social Latino-Americanos – NUDLA. Professora Assistente Convidada do Laboratório de Competências Transversais do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE.
Sistemas Tecnológicos II
Inglês para Negócios
Microeconomia
Catarina Roseta-Palma é professora associada do Departamento de Economia no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Foi diretora da Sustentabilidade no Iscte (2018-2022). Os seus interesses de investigação são na gestão de recursos naturais, espcialmente água, e em políticas de ambiente. Trabalhou como consultora para as ARH Alentejo e Algarve e para o INAG, bem como para o Ministério do Ambiente e Comissão Europeia. Foi membro da Comissão para a Reforma da Fiscalidade Verde (2014). É associada da European Association of Environmental and Resource Economists, em cujas conferências participa regularmente, e foi eleita EAERE Council Member para 2010-2013 (vice-presidente em 2012-2013). Entre outras, também pertence à Associação Hispano-portuguesa de Economia de Recursos Naturais e Ambiente (AERNA), a cuja Junta Diretiva pertenceu entre 2005 e 2011. Ensina Economia do Ambiente e Recursos Naturais e Microeconomia em vários níveis de ensino, além de dar formação empresarial na área da Sustentabilidade. 
Introdução às Finanças
Análise de Dados
MARIA HELENA PESTANA é docente do ISCTE desde 1982. É doutorada em Métodos Quantitativos de Gestão na área de Pesquisa de Mercado. É pesquisadora em Estatística, Econometria e Análise de Dados aplicada nas áreas de Demografia, Economia, Finanças, Gerontologia, Administração, Psicologia, Saúde, Sociologia e Turismo. É autora de livros e artigos científicos em publicações nacionais e estrangeiras. É investigadora da Unifai-Universidade do Porto e investigadora-colaboradora da Dinamia_ISCTE e do CEPCEP_UCP, CINTESIS, Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), www.cintesis.eu. Helena recebeu um certificado da empresa PSE que representa em Portugal o IBM-SPSS por ter sido pioneiro em Portugal nos primeiros livros de estatística e análise de dados complementados com SPSS e suas aplicações (1998, 2005, 2009, 2014).Nos últimos 20 anos o interesse da investigação tem-se dirigido essencialmente para a aplicação da análise multivariada (quantitativa/qualitativa), cientometrica/bibliometrica, programação, big data, redes sociais, e afins com aplicações no ramo da saúde e das ciência sociais. 
Investigação Operacional I | Investigação Operacional II
Maria João Caldas Frazão Lopes é licenciada (1990), Mestre (1993) e Doutorada (2003) em Estatística e Investigação Opreacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A sua área de investigação é Investigação Operacional (Optimização Combinatória). è autora de alguns artigos sobre Desenho de Redes de Telecomunicações e Desenho de cadeias de Logística. É docente da área de Métodos Quantitativos, no ISCTE - IUL, desde 1990. Maria João Caldas Frazão Lopes has a Degree (1990), Master (1993) and a PhD (2003) in Statistics and Operations Research at Faculdade de Ciências, University of Lisbon. Her research interests are Operations Research (Combinatorial Optimization). She is the author of some papers concerning Network Design (for telecommunications and logistics). She has been teaching Quantitative Methods, in ISCTE - IUL, since 1990.
Investigação Operacional I
Estratégia Empresarial
Marjan S. Jalali is Associate Professor at the ISCTE Business School of the University Institute of Lisbon, and researcher at the Business Research Unit (BRU-IUL). She holds a BA in Economics and Management from the University of Oxford; a MA in Organisation Studies from the university of Warwick; and a PhD in Management from the University of Sydney. Some of her works have been published nationally and internationally, in journals such as the Journal of Business Research and the International Journal of Information Technology and Decision Making. She is on the editorial board member of the Global Business and Economics Review, and managing editor of the International Journal of Management Science and Information Technology. Her research interests include social marketing, consumer behaviour, multiple criteria decision analysis, and strategic decision making.
Apresentações Profissionais
Introdução à Gestão
Gestão Logística
Introdução à Gestão
Projeto Aplicado em Gestão Industrial e Logística
Escrita de Relatórios Técnicos
Vanda Sofia Braz Ramalho é Assistente Social, associada fundadora e Presidente da Associação Nacional de Futebol de Rua. É Doutorada em Serviço Social e foi Bolseira de Investigação FCT, no Centro Lusíada Investigação em Serviço Social e Intervenção Social [CLISSIS] na Universidade Lusíada Lisboa, onde atualmente colabora. É Professora Auxiliar Convidada no ISCTE-IUL no Laboratório de Competências Transversais. Foi docente de Política Social e Economia Social na Universidade Lusófona do Porto entre 2011 e 2015. Entre 2008 e 2009 lecionou na Licenciatura em Serviço Social na Universidade Lusíada Lisboa. Concluiu o mestrado em Serviço Social, em 2008, na Universidade Lusíada Lisboa, no Instituto Superior Serviço Social e a licenciatura em Serviço Social em 2003, na Universidade Católica Portuguesa. Entre 2003 e 2008 dirigiu o Gabinete de Ação Social da Associação CAIS, tendo colaborado na fundação da metodologia sociodesportiva de Futebol de Rua, em Portugal, em 2004. Atua na área das Ciências Sociais, mais concretamente, na área do Serviço Social. 
Gestão do Marketing
Diversificada experiência em empresas multinacionais dos sectores farmacêutico, retalho e tecnologia, líderes de mercado, assumindo funções de Direcção Comercial e Marketing. Fortes valências na concepção, implementação e desenvolvimento de negócios e parcerias, na abertura de novos canais de venda, e de unidades comerciais. Experiência na concepção e lançamento de novos produtos e soluções integradas, para o segmento empresarial (B2B) e particular (B2C).  Doutorando em Gestão.
Candidatar
Voltar ao topo