Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
31 jul 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1036/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1036/2011/AL01 de 12-08-2014
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Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

A licenciatura em Psicologia do Iscte conta como um corpo docente altamente qualificado, muito envolvido na produção de investigação e profundamente empenhado em envolver os(as) nossos(as) alunos(as) nos estudos em curso, nomeadamente no Laboratório de Psicologia Social e das Organizações (LAPSO). Esta aposta estratégica na articulação entre ensino e investigação constitui a base de uma formação de elevada qualidade e um motor de inovação e desenvolvimento.

Corpo Docente para (2022/2023)

Competências Académicas I
Epistemologia e Fundamentos do Pensamento Crítico
Psicologia da Saúde e Clínica
Catarina T. Pires é Psicóloga da Saúde e investigadora Pós-Doutorada no CIS-IUL (ISCTE-IUL, Lisboa) com um grande interesse pela área da dor. Tem levado a cabo investigação sobre o papel dos fatores psicológicos (por exemplo, depressão, ansiedade, enviesamento cognitivo, esperança e aceitação da dor) na prevenção, início e persistência da dor crónica e a sua intervenção psicológica (hipnose e biofeedback). O seu foco e contribuições no campo da dor começaram em 2003 durante a tese de mestrado em Psicologia da Saúde (Universidade de Bedfordshire, Luton, Reino Unido) e desde então tem sido a sua principal área de interesse clínico e empírico (Mestrado em Psicologia da Dor, 2008 e PhD em Psicologia, 2014). Tem também colaborado (como Psicóloga da Saúde e Care Manager) em projetos financiados sobre a autogestão em dor crónica e depressão no contexto da Atenção Primária.
Epistemologia e Fundamentos do Pensamento Crítico
Competências Académicas II
Psicologia das Organizações e do Trabalho
Métodos de Investigação Quantitativos
Raquel António has a Ph.D. in Social Psychology (2020) and a Master's in Social and Organizational Psychology (2011) - Iscte - University Institute of Lisbon. She is currently a Junior Researcher at the Centre for Psychological Research and Social Intervention (CIS - Iscte). She is also a member of the COST Action CA19103 on LGBTI+ Social and Economic (In)equalities.  She has participated in research projects since 2012 at the Center for Psychological Research and Social Intervention (CIS - Iscte). She worked as a science manager and researcher at APPsyCI: ISPA - Instituto Universitário from 2021-2022.  Her research interests include bullying, homophobia, and intergroup relations. She is also interested in reactions to prejudice and discrimination. Her more recent work focuses on bystanders and their role in bias-based cyberbullying. She is a board member of Associação No Bully Portugal.
Métodos de Investigação Quantitativos
Rita Guerra has a PhD in Social Psychology (2007), and she is currently an Auxiliary Researcher at the Centre for Psychological Research and Social Intervention (CIS_Iscte). She was a Postdoctoral Fellow at the Department of Psychology, University of Delaware for two years, and later in 2010 she joined Cis_Iscte. She is interested in intergroup relations among ethnic majority and minority groups, common identity interventions to reduce prejudice and discrimination, acculturation dynamics, on the dynamics of collective narcissism, extremism, and hostility, and more recently on hate speech. She coordinated projects supported by several competitive grants from the Portuguese Science Foundation (FCT) and the European Commission (European Fund for the Integration of non-EU immigrants, EIF, Citizens, Equality,  Rights and Values Programme, (CERV), and participated in several others as a team member. Her research has been published in respectable journals in her field (e.g., Psych. Science; Eur. J. of Soc. Psychology., Group Processes & Intergroup Relations, J. Personality and Social Psychology, J. of Applied Social Psychology, Eur. J. of Personality, Political Psychology, Journal of Social Issues) and chapters in edited peer-reviewed volumes (e.g., Handbook of Prejudice, Stereotyping and Discrimination), accumulating over 1000 citations. She actively integrates research into teaching activities, teaching in master programs in intercultural relations, social psychology, and emotional sciences, and supervising PhD and master students.  She is Associated Editor of Journal of Applied Social Psychology and served as a Guest Editor of a Special Issue, Unpacking the social psychology of populism, for the Journal of Theoretical and Social Psychology, as well as for a Special Section, Social Psychology as a social science, for the Portuguese Journal of Social Sciences. She served as the Vice Director of CIS_Iscte from 2016-2020 and is currently a co-coordinator of the Thematic Line Global Governance of the recently created SocioDigital Lab for Public Policy (Iscte).
Neuropsicologia | Psicofisiologia e Genética | Raciocínio e Linguagem
César Lima é Professor Associado com Agregação no Departamento de Psicologia do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. A sua investigação centra-se na psicologia e neurociência da música, comunicação vocal e emoções (MUVE Lab). Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em pessoas saudáveis de todas as idades, em grupos especializados (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas). Publicou mais de 50 artigos em revistas com revisão de pares, incluindo a Emotion Review, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences, Nature Reviews Neuroscience, e Annual Review of Psychology. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, ou Nature Human Behavior, e  projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation, Swiss National Science Foundation, e Dutch Research Council.  Antes de integrar o Iscte, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. No Iscte, tem ensinado unidades curriculares de psicologia cognitiva e neurociências. É também diretor do Mestrado em Ciências das Emoções.   
Psicopatologia
Carla Moleiro é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É Doutorada em Psicologia Clínica pela University of California, Santa Barbara, Estados Unidos da América, em 2003. Inicialmente, especializou-se em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e como psicoterapeuta na Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas. Tem desenvolvido trabalho clínico e de investigação sobre perturbações complexas e duplos diagnósticos, perturbações de personalidade, e presentemente com clientes imigrantes, refugiados, de minorias étnicas e sexuais (LGBTI+). Actualmente, é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), trabalhando sobre saúde mental e diversidade, bem como competências clínicas para a diversidade individual e cultural. O seu trabalho também inclui questões da psicologia comunitária, ética, e intervenção com populações de risco e protecção de menores. 
Métodos de Investigação Qualitativos | Psicologia da Educação
Cecília Aguiar é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações e investigadora no CIS-IUL - Centro de Investigação e Intervenção Social. Com formação em psicologia do desenvolvimento e da educação, tem conduzido e participado em projetos de investigação no âmbito da qualidade dos contextos de educação de infância e dos seus efeitos no desenvolvimento social das crianças. Foi Editora Associada do Early Childhood Research Quarterly entre 2016 e 2019. Coordenou o work package sobre currículo, pedagogia e clima social no projeto H2020 ISOTIS e coordenou a participação portuguesa no âmbito dos projetos Erasmus+ KIT@ e BECERID, o último dos quais lançou o blogue PrimeirosAnos.pt, um recurso dirigido a profissionais de educação de infância, baseado em investigação. Entre 2019 e 2022, coordenou o projeto Erasmus+ PARTICIPA - Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education.
Competências Académicas II
Sou doutorada em psicologia pela Victoria University of Wellington, Nova Zelândia (em 2011). Entrei para o centro de investigação Cis_ISCTE no final de 2011 como Marie Curie Research Fellow depois de um ano de pós-doutoramento na Universidade de Kent, no Reino Unido. Sou Professora Auxiliarno ISCTE desde 2019.   Estou muito interessado na relação entre o indivíduo e a sociedade e como as características macro (social, cultural, económico etc.) estão relacionadas com o bem-estar dos indivíduos, as crenças morais e as relações intergrupais. Como tal, o meu trabalho geralmente integra teorias de diferentes disciplinas, tais como a Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas (além da Psicologia).  Os meus projetos de investigação atuais centram-se na discriminação etária para os trabalhadores mais jovens em diferentes culturas, bem como na questão da discriminação subtil (também referida como microagressão) para as minorias étnicas em diferentes sociedades.    Estou envolvido no ensino de cursos ao nível de Licenciatura e Mestrado em métodos de investigação, psicologia cultural e relações interculturais. De 2016 a 2021, coordenei também o programa Erasmus Mundus "European Master in the Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society" (Global-MINDS), financiado pela União Europeia - um joint programme entre um consórcio internacional de universidades parceiras. O Global-MINDS é atualmente coordenado pela Universidade de Limerick e inclui ISCTE-IUL, a Universidade de Oslo e a SWPS University of Social Sciences and Humanities como parceiros.      Estou interessada de orientar teses de mestrado ou doutoramento sobre moralidade, comparações culturais, idadismo face aos jovens e microagressões.    
Estatística e Análise de Dados I
Psicologia Social
Cristina Camilo é Professora Auxiliar Convidada do ISCTE-IUL, Gestora Executiva do Iscte_Saúde e Investigador Convidada no CIS-IUL. Doutorada em Psicologia, desenvolve investigação, na área do impacto das relações sociais na saúde e bem-estar, nomeadamente sobre os processos que medeiam esta associação. Estuda ainda os processos interpessoais de regulação das emoções negativas em situações de doença. É coordenadora do Global Diagnostic Study, desenvolvido em conjunto com a Childhood Cancer International (CCI) e cocoordenadora do programa desenvolvido em parceria com o SICAD no âmbito do programa “Eu e os Outros”.
Psicometria
Diniz Lopes iniciou as suas actividades académicas em 1997 como Investigador Junior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa até ao ano 2000. Em 1998, foi contratado pelo ISCTE-IUL onde continuou a desenvolver as suas actividades de investigação e de ensino. Em 2007 obteve o seu doutoramento em Psicologia Social no Departamento de Psicologia Social e das Organizações, Escola de Ciências Sociais e Humanas, ISCTE-IUL. Presentemente é Professor Associado com Agregação e Diretor da Escola de Ciências Sociais e Humanas. Entre 2010 e 2013 foi bolseiro de pós-doutoramento FCT nas universidades de Paris Ouest e Paris Descartes e na Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação actuais centram-se na análise das relações interpessoais, nomeadamente no que toca a compromisso, infidelidade, monogamia e não-monogamia, derrogação de alternativas, comportamentos de permanência-abandono e utilização de pornografia em relações românticas; nas relações entre humanos e animais de companhia; e na aplicação de modelos estatísticos à análise de dados em Psicologia. Os seus trabalhos encontram-se publicados em diferentes revistas nacionais e internacionais, tais como Behavior Research Methods, PlosONE, The Journal of Sex Research, Archives of Sexual Behavior, Animals; Group Processes and Intergroup Relations, Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, Personal Relationships, entre outras. 
História da Psicologia
Paula Castro é Professora Catedrática de Psicologia no ISCTE-IUL e Investigadora Integrada do CIS-iscte. É Doutorada em Psicologia Social e Ambiental (ISCTE, 2000), e Licenciada em Psicologia (Univ-Lisboa,1987). Tem estudado os processos de construção de significado, interpretação e comunicação envolvidos na receção de novas leis e políticas públicas, sobretudo as ambientais, desenvolvendo uma psicologia social da inovação legal. Tem sobretudo analisado como são recebidas pelo público (e.g., contestadas, aceites, negociadas) as novas leis que regulam a ação climática, a proteção da biodiversidade, a participação pública ou a regeneração urbana – e as consequências desta recepção para a mudança social. Estes estudos, quantitativos e qualitativos, focam usualmente as relações assimétricas entre público e peritos/instituições. Outras áreas de interesse são as das relações pessoa-lugar, conhecimento local, memória social, e história e fundamentos das teorias da psicologia social. Tem coordenado e participado em projetos financiados (FCT, EU), e orientado projectos de Doutoramento e Pós-Doutoramento, estando o trabalho resultante publicado em revistas internacionais de forte impacto nas áreas de psicologia social, política, ambiental e comunitária, e políticas ambientais. Foi Diretora do Departamento de Psicologia (2008–2010), Diretora do Programa Doutoral em Psicologia (2010–2013), Diretora do Mestrado em Estudos do Ambiente e Sustentabilidade (2015-2019), Membro do Conselho Científico do ISCTE (2010-2014), e da Comissão Cientifica do CIS-iscte (2016-19) e Diretora do CIS-iscte (2019-2021).
Atitudes e Mudança de Atitudes
Isabel Correia, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa em 1990, e desde 1993 desenvolve a sua carreira académica no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Mestrado em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, 1995; Doutoramento em Psicologia Social em 2001, Agregação em 2010) e de investigação no Centro de Investigação e de Intervenção Social do ISCTE-IUL. A sua investigação centra-se principalmente nos fatores e mecanismos que explicam a legitimação da injustiça e da vitimização, entre os quais se inclui o fenómeno de “culpabilização da vítima”. Esta investigação tem como enquadramento teórico principal a Teoria da Crença no Mundo Justo, para cujo desenvolvimento e consolidação tem contribuído com os seus trabalhos de investigação, principalmente no que se refere à legitimação das injustiças que acontecem aos membros do nosso grupo com os quais nos identificamos. Tem também desenvolvido trabalhos que mostram o valor preditivo da necessidade fundamental de perceber o mundo como justo e vários indicadores de bem-estar. Esta investigação está publicada em revistas internacionais e nacionais, tendo sido também objeto de teses de mestrado e doutoramento que tem orientado.
Avaliação Psicológica
Joana Baptista is an assistant professor at the Iscte-University Institute of Lisbon. Her work focuses on the early relational determinants of child development, most notably the quality of caregiver-child interactions. Over the past years, she has devoted herself to the question of early adverse experiences and their effects, most notably the effect of deprived parental care on children's cognitive, emotional, and behavioral functioning. Among others, she is the PI of the project "All4Children - The Integrated Model of Family Foster Care to promote high-quality child welfare practices in Portugal", funded by the Portuguese Foundation for Science and Technology (2022.03592.PTDC). She is a national delegate COST action Euro-CAN - Multi-Response Sectorals to Child Abuse and Neglect in Europe: Incidence and Trends (CA19106). Joana Baptista also researches how mother/father-child quality of interaction influences infants' and preschoolers' executive functioning in both typically developing and in children born preterm. She has published in several leading journals.
Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
Lígia Monteiro has a Ph.D. from the UNL/ISPA-IU. Presently is an assistant Professor at ISCTE- University Institute of Lisbon, and a researcher at CIS-IUL - CED (Community, Education and Development) research group. She has a background on educational and developmental Psychology (ISPA-IU/UNL) and has participated in several research projects  studying the impact of parenting (mother and father) and family dynamics on children’s socio-emotional development, during the first years of live.  She has her work published in several peer-review journals, and book chapters/books. 
Comportamento Organizacional - Processos Individuais
Estatística e Análise de Dados II
Doutorada em Métodos Quantitativos, especialista em Estatística e Análise de Dados (ISCTE-IUL). Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social (ISCTE-IUL). Coordenadora do Curso de Especialização em Comunicação Visual e Informação (desde 2015) e Coordenadora da Pós-Graduação em Visualização da Informação (desde 2017). Investigadora no projecto europeu GRADUA - GRaduates Advancement and Development of University capacities in Albania (Erasmus+). Desenvolveu e participou em diversos projetos, estudos, workshops e comunicações em congressos nacionais e internacionais. Interesses de investigação: amostragem, estatística robusta, visualização de informação, desigualdade social, empregabilidade e literacia financeira.
Psicologia Social
Nascida em Ovar em 1959, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa. Desde 1982 desenvolve a sua carreira académica no Iscte, onde é Professora Catedrática de Psicologia Social e Co-cordenadora do SocioDigitalLab for Public Policy (laboratório Associado). Desenvolve uma ampla atividade no ensino e na orientação científica.  A sua atividade de investigação incide sobre a aplicação da Psicologia Social a questões da saúde e do ambiente, e encontra-se refletida em numerosas publicações científicas. É autora do livro “Nós e os outros: O poder dos laços sociais” publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Foi presidente da Associação Portuguesa de Psicologia. É Honorary Professor na Universidade de Bath e membro da Academia das Ciências de Lisboa.
Estatística e Análise de Dados I
Formação Académica. Licenciada em Matemática, ramo de Estatística, Investigação Operacional e Computação (FC-UL, 1986). Mestre em Estatística e Investigação Operacional (FC-UL, 1991). Doutora em Métodos Quantitativos (ISCTE, 2004). Professora Auxiliar no Departamento de Métodos Quantitativos do ISCTE-IUL, na área da Análise de Dados. Investigadora da StatMath/UNIDE; Membro do Grupo de Investigação Estatística e Análise de Dados (GIESTA); Colabora regularmente com o Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica (DINÂMIA); Sócia da Sociedade Portuguesa de Estatística. Áreas de investigação: análise de dados, métodos quantitativos e multivariados para variáveis categoriais. Experiência lectiva. Licenciaturas: Estatística (OGE), Estatística I e II (OGE, GEI, GRH, IGE), Análise de Dados (OGE, IGE), Investigação Operacional (IGE). Mestrados: ADC (Análise de Dados Categoriais nos mestrados de Prospecção e Análise de Dados e de Pesquisa de Mercados). Programa Doutoral em Gestão: seminário em Estatística Multivariada (Homals, Catpca e Análise de agrupamento). Cursos de Especialização: Tratamento Preliminar de Dados e Elaboração de Relatórios com o SPSS; Inferência Estatística com o SPSS.
Psicologia das Organizações e do Trabalho
Competências Académicas I
Marília Prada completed her PhD in Social Psychology at ISCTE-IUL in 2010. Since then she has been teaching diverse courses to undergraduate and masters’ students with an emphasis on research methods and academic skills. She has published national and international scientific and pedagogic papers and has also co-edited a handbook on academic skills. Between 2015-2018, she was a postdoctoral fellow on a project funded by the European Commission (“Examining the Boundaries of Embodiment” coordinated by Margarida Vaz Garrido). Currently, she coordinates an FCT project - Individual and contextual determinants of sugar perception and consumption - hosted by the Center for Research and Social Intervention (CIS-IUL). Her research interests include: (a) the development and validation of instruments; (b) processing of affective information; (c) food perception and eating behavior.
Psicologia da Saúde e Clínica
Marta Matos é doutorada em Psicologia - Clínica e Saúde (2016) pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. É Investigadora Integrada do Cis, Coordenadora do Health For All Research Group (H4A) e Professora Auxiliar Convidada no Iscte. Desde o início da sua carreira como psicóloga (2007) em contextos comunitários tem vindo a focar-se na prestação de cuidados a populações idosas e durante o mestrado (2010) e doutoramento (2016) no Iscte, focou-se no papel de apoio social de cuidadores em experiências de dor crónica de pessoas idosas   As atuais linhas de investigação são dedicadas a: 1. Compreender as dinâmicas interpessoais de receber suporte social para autonomia funcional em pessoas idosas com dor crónica. 2. Investigar as experiências de prestação de cuidados a pessoas idosas, em cuidadores formais e informais, com o objetivo de identificar fatores psicossociais de proteção/risco para a qualidade de vida dos cuidadores e das pessoas idosas. Em geral, a sua investigação é motivada pelo interesse de traduzir o conhecimento baseado em evidências em práticas de cuidado, com bases teóricas sólidas. A sua investigação tem sido apoiada e reconhecida por instituições dedicadas à área da dor, nomeadamente por meio de uma bolsa para formação avançada em dor (ASTOR 2014), um prémio de investigação clínica em dor (Grünenthal Foundation 2016) e prémio de melhor poster por Angelini/ASTOR (ASTOR 2021 ).
Psicofisiologia e Genética
Marta Martins é investigadora no Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS-Iscte) desde 2019. Os seus interesses de investigação centram-se na psicologia e neurobiologia da música, leitura e dos processos áudio-motores, tópicos que aborda com recurso a métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva em indivíduos de todas as idades, tendo particular interesse em crianças e populações especializadas (e.g., músicos).  Antes de integrar o CIS-Iscte, Marta Martins doutorou-se em Psicologia pela Universidade do Porto (2019), onde desenvolveu a sua tese sobre comportamento e plasticidade cerebral em crianças, nos domínios da leitura e da música. Foi bolseira de doutoramento FCT e desenvolveu o seu trabalho em colaboração com o Structural Brain Mapping Group da Universidade de Jena (Alemanha). Durante o doutoramento realizou ainda um estágio no Gaab Lab, Universidade de Harvard (Boston Children's Hospital, USA), ao abrigo de uma bolsa Fulbright.    É ainda licenciada em Biologia pela Universidade do Porto (2007) e completou o Mestrado em Administração e Gestão da Educação pela Universidade Portucalense (2012). Possui o 8.º Grau do Conservatório em Flauta de Bisel e durante oito anos lecionou Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No Iscte, tem ensinado Psicofisiologia das Emoções, Psicofisiologia e Genética e Bases Biológicas das Emoções. 
Competências Académicas II
Miriam Rosa é investigadora no CIS-IUL (Centro de Investigação e Intervenção Social) e professora convidada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL. Concluiu um doutoramento em 2012 no ISCTE-IUL com co-orientação na Universidade de Kiel (Alemanha) com uma bolsa da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Tem sido bolseira de pós-doutoramento FCT de 2013 a 2018 no CIS-IUL e Rotterdam School of Management (Universidade de Roterdão, Holanda). Co-coordenou o grupo de investigação GCIR em 2013-2014 e Psychange em 2014-2015. Miriam é especializada em metodologias de investigação e análise de dados, e tem-se dedicado à investigação científica na área das relações intergrupais, com foco nas relações entre grupos sociais de estatuto assimétrico (maiorias vs. minorias). Realiza esse trabalho em diversos contextos, tais como as organizações (p.ex. diversidade e inclusão no trabalho, sucesso de fusões/aquisições); ativismo (p.ex. ativistas ambientais) ou grupos religiosos. Mais recentemente, interessa-se pelos desafios sociais e organizacionais (p.ex. skilling, inclusão etária/género) em setores/indústrias de alta intensidade tecnológica (p.ex. aeronáutica, espaço, defesa, marítimo).
Liderança nas Equipas de Trabalho e nas Organizações
Aprendizagem, Motivação e Emoção
Patrícia Arriaga é Doutorada em Psicologia Social e Organizacional na especialização de Psicologia Social pelo ISCTE (Pré-Bolonha, 2006), com Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia (5 anos, 1996, Área de Psicologia Clínica) pelo ISPA e Mestrado Pré-Bolonha em Psicologia Clínica e Psicopatologia pelo ISPA (2 anos, 2000). É certificada como Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nas áreas de "Psicologia Clínica e da Saúde", "Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações".  É atualmente Professora Associada com Agregação no ISCTE, tendo iniciado a atividade de ensino no ensino superior em 1996. Em 2008 recebeu uma bolsa mista de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para conduzir o seu projeto no ISCTE e na Universidade de Granada. Em 2009 foi contratada como Investigadora pelo Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS) ao abrigo do Contrato-Programa Ciência 2008. Mantém-se atualmente como membro efetivo do CIS, integrando o grupo de investigação "Behavior, Emotion and Cognition". Investigação: Os seus principais interesses de investigação envolvem o estudo de processos socio-afetivos e comportamento, que geralmente incluem avaliação de respostas subjetivas, fisiológicas e comportamentais, aplicadas à psicologia social e da saúde. Atualmente os seus projetos centram-se no estudo de intervenções para a promoção de saúde e bem-estar, que incluem o desenvolvimento e avaliação da eficácia de ferramentas digitais, intervenções artisticas, campanhas, media, jogos, robôs sociais, considerando ainda as suas implicações sociais e éticas. Recebeu financiamento externo em vários projetos competitivos (e.g., FCT, Bial Foundation, Erasmus+, Compete 2020). Publicou mais de uma centena de artigos em capítulos, atas de conferências e revistas científicas com revisão de pares, desde revistas mais especializadas/ temáticas (e.g., Emotion, Psychology of Violence, Aggressive Behavior, Psychology of Music, Mindfulness, Journal of Creative Behavior, Cortex, Psychophysiology, Biological Psychology) a revistas genéricas na área da psicologia (e.g., Journal of Cross-Cultural Psychology, Journal of Experimental Social Psychology, Journal of Health Psychology) e multidisciplinares (e.g. Health Communication; Health Education Research, Computers in Human Behavior; SoftwareX, HardwareX, Nature Human Behaviour). Tem sido convidada para avaliar artigos científicos e candidaturas de projetos de investigação a nível nacional e internacional, designadamente por agências governamentais que incluem a National Science Foundation (EUA), a Shota Rustaveli Georgian National Science Foundation (Georgia), a Dutch Research Council (Países Baixos) e a Swiss National Science Foundation (Suiça).
Estatística e Análise de Dados III
Raul M. S. Laureano holds a Ph.D in Management with specialization in Quantitative Methods for Management (2007), a Master's degree in Business Sciences (1995), and a Bachelor's degree in Organization and Business Management (1992), all awarded by Iscte, currently known as Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-University Institute of Lisbon). He is Associate Professor at the Department of Quantitative Methods for Economics and Management of the Iscte Business School, where he has been teaching since 1992 in the field of Business and Data Analytics, including subjects such as Statistics and Data Analysis and Machine Learning. At this institution, he proposed the Applied Business Analytics and Analytics for Business postgraduate programs, both offered in partnership with Iscte-Executive Education, and the Master's program in Business Analytics, of which he is the director since its first edition. He is also a researcher at the Business Research Unit (BRU-Iscte), in the Data Analytics group, and at the Research Center in Information Science, Technologies, and Architecture (ISTAR-Iscte), in the Information Systems group. Within his research interests, which include Health Analytics, Fraud Analytics, Public Administration, Tourism Analytics, and Applied Business Analytics, he has published over 90 scientific papers, including articles in journals, book chapters, and conference proceedings. He is currently responsible for the research projects "HOPE - Healthcare: Optimize, Predict and Explain" and "DAFIM - Development of Fraud Pattern Detection Algorithms in Incentive Verification," both funded by Iscte. He was a member of the research team for the project "Artificial Intelligence in Incentive Management" (funded by IAPMEI and AICEP – 2020-2021 / 24 months) In terms of academic research, he has successfully supervised over 50 master theses and four doctoral theses. He is currently supervising four doctoral theses, all in the field of Data Science, with topics related to the creation of predictive models, both regression and classification, in the areas of health, financial incentives and audience measurement in out-of-home media. In 2014, he co-founded the scientific event WICTA - Special Interest Group on ICT for Auditing & Accounting, of which he is the co-chair, and it will have its 11th edition in 2023 (CISTI'2023 - 18th Iberian Conference on Information Systems and Technologies - WICTA 2023). He is also the author of several books, including "IBM SPSS Statistics: My Quick Reference Guide" (3rd edition), "Hypothesis Testing with SPSS: My Quick Reference Guide" (2nd edition), and "Hypothesis Testing and Regression" (with SPSS and R, forthcoming), all published in Portuguese by Edições Sílabo. Throughout his career, he has collaborated with other higher education institutions (Coimbra Business School, A Politécnica - Maputo, Institute of Health Sciences of the Catholic University, and Higher School of Real Estate Activities) and since 2013, he has been collaborating with the Order of Certified Accountants (OCC) in the preparation and teaching Microsoft Excel training courses. For more information, please visit: https://ciencia.iscte-iul.pt/rml/en. 
Psicologia Social
Ricardo Borges Rodrigues é Professor Auxiliar Convidado no ISCTE-IUL (desde 2012) e Investigador Integrado no CIS-IUL. Doutorado em Psicologia Social e das Organizações, desenvolve investigação, com vários trabalhos publicados, na área das relações intergrupais na infância e adolescência, nomeadamente sobre processos de inclusão e exclusão étnica, racial e de género em contextos educativos. É Diretor do Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais (desde 2013) e o coordenador académico local do Erasmus Mundus Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Global-Minds). É, ainda, coordenador do Projeto TEIP3 no CIS-IUL (consultoria a 17 agrupamentos de escolas) e coordenou o projeto de investigação “O desenvolvimento social dos valores humanos na infância e na adolescência (FCT - PTDC/SOC-SOC/30635/201). No âmbito da atividade de extensão universitária, integrou comissões de peritos, designadamente a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Centros Educativos (2016-2020) e o grupo de acompanhamento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Direcção Geral da Educação (2017).  
Psicologia da Personalidade
Neuropsicologia | Percepção, Atenção e Memória | Raciocínio e Linguagem
Os meus interesses de investigação são sobre como processos cognitivos - atenção, percepção, e memória - nos permitem interagir com o mundo social e não-social. Nomeadamente, de que modo nos permitem formar impressões acerca da personalidade dos outros, fazer inferências acerca deles, e reconhecer emoções, e interagir com o mundo não-social como marcas e bens de consumo. Têm-me interessado também processos de linguagem, em particular o modo como a linguagem molda o conhecimento do mundo. Recentemente, tenho estudado estas questões em populações clínicas e grupos específicos, e usado medidas de activação cerebral para lhes responder.
Percepção de Pessoas e Relações Interpessoais
Rita R. Silva was awarded her in PhD in Social Psychology in 2014 by ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, in Portugal. Currently, she is a Researcher at CIS-IUL - Center for Social Research and Intervention (ISCTE-IUL). She works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Psychology, focusing on the topics of Fluency, Truth Assessment, Repetition, Familiarity, Trustworthiness, Consumer judgments, Recognition memory, and Online contexts. She has published over 20 articles in top tier, peer-reviewed scientific journals. She acts/has acted as Principal Investigator in 5 research projects, and has been awarded 2 research fellowships. She regularly teaches courses in the area of Social and Cognitive Psychology as an Invited Professor at different institutions (e.g., ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida; University of Lisbon; University of Cologne). She has supervised and co-supervised 6 Master dissertations. She regularly reviews manuscripts for renown international scientific journals in Psychology (e.g., Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance; Psychological Science; Journal of Experimental Social Psychology; Journal of Cognitive Psychology; Journal of Behavioral Decision Making; Consciousness and Cognition). She participates in jury committees for Doctoral and Master degrees and has been involved in the organization of 5 national and international scientific meetings. In her professional activities, she has interacted with 34 collaborators. She has received 4 awards and/or honors. For a complete list of Rita R. Silva's scientific and academic activities, please check also her Ciência Vitae profile: https://www.cienciavitae.pt//en/601E-39CF-F57D
Psicologia da Saúde e Clínica
Sandra Roberto é Investigadora Associada do CIS-IUL. Ao longo do seu percurso profissional e formação académica tem se dedicado à área das migrações, tanto no mestrado em Psicologia clínica, quanto no Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde, onde estudou os processos de resiliência em migrantes. Presentemente encontra-se a desenvolver um projeto de investigação que visa compreender os contextos de receção e as características dos menores não acompanhados requerentes de asilo (Financiado pelo FAMI). Participou em várias conferências internacionais e publicou artigos em revistas científicas. Tem desenvolvido trabalho de acompanhamento psicológico com os menores não acompanhados no Conselho Português para os Refugiados (CPR). É professora convidada no Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais do ISCTE-IUL
Percepção de Pessoas e Relações Interpessoais
Estatística e Análise de Dados II
Sofia Gaspar (doutorada em Sociologia, Universidade Complutense de Madrid, 2005) é investigadora auxiliar no CIES-Iscte, Lisboa. Nos últimos anos coordenou vários projetos sobre casais binacionais, famílias transnacionais e imigrantes chineses em Portugal. As suas publicações mais recentes incluem a coedição dos livros The Presence of China and the Chinese Diaspora in Portugal and Portuguese-Speaking Territories (2021, Brill) and Southeast Asian Migration: People on the Move in Search of Work, Refuge and Belonging (Sussex Academic Press, 2015), assim como vários artigos em revistas nacionais e internacionais (International Migration, Population, Space and Place, Journal of Chinese Overseas, Sociologia - Problemas e Práticas, Portuguese Journal of Social Science). Desde Janeiro 2023, é coordenadora nacional do projeto AspirE, "Decision making of aspiring (re)migrants to/within the EU: The case of labour market-leading migrations from Asia", no âmbito dos projetos europeus HORIZON-CL2-2022-TRANSFORMATIONS-01).  É Membro da Equipa Coordenadora da Secção Temática Migrações, Etnicidade e Racismo da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), e co-organizadora dos eventos bimestrais Encontros de Estudos sobre a China e Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas, ambos realizados no Cies-Iscte. É membro de várias redes internacionais: CHERN - China in Europe Research Network (COST Action), CERPE - China Europe Platform on Migration, PRIMOB - Privileged Mobilities: Local Impacts, Belonging and Citizenship (IMISCOE), DIVCULT - Superdiversity, Migration and Cultural Change (IMISCOE) and Lifestyle Migration Hub. Os seus interesses atuais de investigação centram-se, entre outros, nas migrações privilegiadas, mobilidade por investimento, integração social dos descendentes de imigrantes, em especial na comunidade chinesa em Portugal e na Europa.
Métodos e Áreas de Aplicação da Psicologia
A minha pesquisa adopta uma perspectiva crítica e interdisciplinar para examinar a relação entre as pessoas, a crise climática e os territórios, especificamente em torno das transições energéticas para a neutralidade carbónica e questões de participação política e justiça social associadas. Sou Co-Editora da revista Papers on Social Representations (http://psr.iscte-iul.pt/index.php/PSR). 
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