Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
24 jan 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1035/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1035/2011/AL01 de 05-05-2017 | R/A-Ef 1035/2011/AL02 de 11-03-2020 | R/A-Ef 1035/2011/AL03 de 04-12-2020
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Candidatar
Leccionado em Português

Corpo Docente para (2020/2021)

Director
Projeto de Integração de Sistemas de Informação Distribuídos
O Professor Pedro Ramos é Professor Catedrático do ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa. É doutorado em Ciências e Tecnologias da Informação, Mestre em Sistemas de Informação de Gestão. Entre 1999 e 2013 coordenou mestrados na área de Sistemas de Informação. Coordena disciplinas na área de sistemas de informação em diversas licenciaturas. Tem experiência no desenvolvimento de sistemas informáticos em diversas organizações empresariais e tem participado regularmente em projectos europeus financiados
Inteligência Artificial
Algoritmos e Estruturas de Dados
Algoritmos e Estruturas de Dados
Algoritmos e Estruturas de Dados
Arquitetura e Gestão de Sistemas de Informação
Programação Concorrente e Distribuída | Introdução à Programação
Análise Matemática
Gestão de Recursos Humanos e de Equipas
Psicóloga - É assistente convidada no LLCT – Laboratório de Línguas e Competências Transversais do ISCTE-IUL, tendo sido em 2005 a fundadora do Career Skills Training Program da ISCTE Business School (IBS), um programa pioneiro dirigido a alunos de licenciatura e de mestrado. Doutoranda em Políticas de Gestão de Recursos Humanos.  Mestre em Psicologia da Educação e Licenciada em Psicologia das Organizações e do Trabalho. Com 20 anos de experiência profissional em Recursos Humanos, iniciou a sua atividade como consultora na Egor em recrutamento e seleção e avaliação psicológica. Nos últimos 15 anos tem-se dedicado à área da formação nas vertentes comportamentais,  em empresas e sectores de atividade diversificados. Docente no IPAM: Linguagem e Apresentação Profissional e Gestão de Pessoas; Docente no INSPSIC na Especialização Pós Universitária em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações: Políticas de Gestão de Talento e Recrutamento e Seleção.   Possui a Especialização em Psicologia Clínica e do Aconselhamento. Faz aconselhamento de carreira, na qualidade de Coach certificada desde 2010. Realizou a título de projetos temporários atividades em Angola, em formação e em processos de assessement centre.  Possui duas publicações em co-autoria: “Como Procurar e Conseguir Emprego – um guia para o candidato”, resultante do projeto desenvolvido com os alunos da IBS na sua preparação para o mercado de trabalho e “Gestão Emocional de Equipas – em ambiente de projeto” na sequência dos trabalhos realizados e da parceria desenvolvida com outros especialistas em gestão de projetos. Tem colaborado em projetos de diagnóstico organizacional, preparação e realização de programas de teambuilding, no âmbito da consultoria em Recursos Humanos.     
Gestão de Recursos Humanos e de Equipas
Empreendedor, viajante, autor & orador e professor convidado no ISCTE-IUL, André Leonardo foi eleito em 2016 como um dos “sete jovens que estão a transformar o Mundo” pela PANGEA (Madrid, Espanha). Nasceu em Angra do Heroísmo, Açores. Sempre muito irrequieto, demonstrou desde muito cedo a sua atitude e capacidade de iniciativa, tendo criado o seu primeiro negócio logo aos 6 anos com a venda de flores porta-a porta. Aos 24 anos, vendeu o que tinha, recolheu patrocínios e partiu sozinho para uma expedição à Volta do Mundo que passaria por 23 países. O seu objetivo era simples: conhecer e dar a conhecer empreendedores que fazem acontecer tanto nos negócios como na vida, que procuram vencer diferentes adversidades, encarando o presente e o futuro com otimismo e com capacidade para acreditar nos seus sonhos.  Mestre em Gestão pelo ISCTE-IUL, é especializado em empreendedorismo e no desenvolvimento de competências transversais. Certificado em PNL, André Leonardo é fundador da “Faz Acontecer” que se dedica a desenvolver projetos que pretendem inspirar e capacitar a fazer acontecer. Já visitou mais de 40 países, organizou eventos internacionais para centenas de pessoas, palestrou para +38mil pessoas em 9 países diferentes, gerou milhares de euros para propósitos sociais, ajudou centenas de pessoas a ir atrás dos seus sonhos e projetos e falou com +300 CEO´s de topo e empresários de sucesso nas suas expedições. Autor de diversos artigos para blogs e jornais nacionais e internacionais como Under30CEO ou UPGLOBAL. Lançou em 2015 o seu primeiro livro “Faz Acontecer” em Portugal, em 2016 foi coautor em Espanha do livro “Pangea: Siete Jovens Siete jóvenes que están transformando el mundo” e em 2017 lançou, escreveu e apresenta o programa de televisão, “Faz Acontecer”, onde percorre o país a recolher histórias de pessoas que fazem acontecer em Portugal. André Leonardo lançou recentemente o Mid-Atlantic Hostel, hostel boutique em Angra do Heroísmo com abertura prevista para o primeiro semestre de 2020.
Conceção e Viabilidade de Projeto de Base Tecnológica | Desenvolvimento de Projeto de Base Tecnológica
Probabilidades e Estatística
Sistemas de Data Warehouse e Business Intelligence
Sistemas Operativos
Concepção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Introdução à Programação | Introdução à Programação | Introdução à Programação
Fundamentos de Contabilidade de Gestão
 ·      09/2019 – Presente: Assistente de Contabilidade Financeira e de Contabilidade de Gestão no ISCTE Business School.  Principais Responsabilidades: Lecionar aulas de contabilidade financeira e analítica; responsável pela elaboração de exames e trabalhos práticos. ·    03/2017 - Presente: Gerente das empresas SSMotors e PowerBox.  Principais Responsabilidades: Responsável pela gestão global de toda a atividade da empresa: importação automóvel, processo de comercialização, marketing, intermediação de crédito, consultoria automóvel e gestão da equipa de comerciais e de suporte.   ·         06/2014 – 12/2016: Directora Financeira da empresa Onda Restauração, Lda. em Luanda (empresa com 4 unidades de negócio: Oondah, Doobahr, Moovbahr, Dresstation).  Principais Responsabilidades: Elaboração do plano de negócios/orçamento e posterior reporting com análise de desvios; Planeamento e gestão das disponibilidades financeiras e de tesouraria; Definição de procedimentos e políticas internas e sua implementação; Elaboração das Demonstrações Financeiras; Elaboração de orçamentos de eventos e análise do custeio dos mesmos; Liderar e gerir a operação do Departamento de F&B, assegurando a rentabilidade de todas as unidades de negócio, incluindo a gestão e aprovisionamento de stocks e negociação com fornecedores. Acompanhamento na elaboração do plano de negócios/orçamento, assim como o posterior reporting e análise de desvios; Apoio na gestão de disponibilidades financeiras e de tesouraria   ·      09/2010 – 03/2014: Senior de Auditoria Financeira na Deloitte & Associados –SROC, S.A. (Alocada aos escritórios de Luanda de Janeiro de 2012 a Março de 2014).  Principais Responsabilidades: Analisar e avaliar as contas de empresa com vista a averiguar se estão de acordo com as regras que regem a preparação e apresentação da informação contabilística e financeira. Participação em auditorias externas em inúmeras empresas de segmentos de negócio diversificados, incluindo:  -        Logoplaste                                                               -      Zahara Comercial  -        L’oreal                                                                       -     Baker Hughes  -        Procter & Gamble                                                  -      Griner  -        Tempus Internacional                                          -      Media Nova    ·      11/2009 – 09/2010: Assistente de auditoria financeira em António Borges & Associados – SROC, S.A..  Principais Responsabilidades: Avaliação de contas e análise de controlo interno de algumas empresas estatais em Portugal tais como: Frente Tejo; Turismo Lisboa e Vale do Tejo; Gare Intermodal de Lisboa.   ·      11/2009 – 09/2010: Monitora de Contabilidade Financeira e de Contabilidade de Gestão no ISCTE Business School.  Principais Responsabilidades: Lecionar aulas práticas de contabilidade financeira e analítica; responsável pela elaboração de exames e trabalhos práticos.   ·      05/2009 – 11/2009: Delegada Comercial no departamento de Aquiring da American     Express, em representação do Millennium BCP  Principais Responsabilidades: Angariação de clientes, prospeção de mercado e gestão de carteira de clientes.    
Algoritmos e Estruturas de Dados | Bases de Dados | Projeto de Integração de Sistemas de Informação Distribuídos
Joana Martinho Costa é investigadora integrada no ISTAR e professora auxiliar convidada no ISCTE-IUL. O seu background académico inclui licenciatura em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Ensino de Informática e doutoramento em Educação na especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação pela Universidade de Lisboa. É também certificada como formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. A Joana tem publicado nos domínios de Educational Technology, Technology enhanced learning e Computer Science Education. Os seus trabalhos incluem a autoria e co-autoria de treze artigos científicos, dos quais nove estão publicados em revistas indexadas no Scopus nos Quartis 1 e 2, e co-autoria de um livro internacional. Em 2021 foi Discussant na conferência anual da American Educational Research Association, na secção Using Technology in Education. Os seus interesses de investigação centram-se em computer science education, ensino e aprendizagem mediado por tecnologia, tecnologia educativa e sistemas de informação em educação. 
Investimentos e Mercados Financeiros
João Sobral do Rosário is a Visiting Assistant Professor at ISCTE-IUL since 2014. He formerly held a position as a Visiting Assistant Professor at Arizona State University. He earned his PhD in Economics at the University of California, Santa Barbara. His adviser was Rajnish Mehra and the title of his dissertation is "Essays on the Economics of Equity Trading". He has previously published in journals such Applied Financial Economics and International Journal of Theoretical and Applied Finance. He is a member of the Financial Management Association.
Introdução à Programação
Sistemas de Data Warehouse e Business Intelligence
Engenharia de Software
Estratégia Organizacional
Leandro Ferreira Pereira é CEO e fundador da WINNING Scientific Management. Tem mais de 20 anos de experiência em funções de alta direção em empresas de consultoria de gestão e de atividade académica universitária. Licenciado em Informática de Gestão pela Universidade do Minho e doutorado em Gestão, com especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Leandro Pereira conta no seu curriculum com dezenas de distinções profissionais e académicas, entre as quais, a de melhor gestor nacional (pela Best Team Leaders / Revista Pessoal e APG), o prémio Senado Universitário por ter sido o melhor aluno da Universidade do Minho e o Prémio Nacional “Juventude e Defesa Nacional atribuído pelo Ministério da Defesa”. Atualmente divide a sua atividade profissional entre a gestão da consultora, a academia, as associações que lidera e os pareceres para diversas entidades em particular para o Tribunal de Contas, para além da orientação científica de dezenas de alunos de doutoramento e mestrado. No âmbito do seu doutoramento levou a cabo uma investigação pioneira na área de recuperação de projetos empresariais fazendo uso de modelos de simulação e modelos estatísticos que aprendiam à medida que o gestor tomava decisões e o apoiava para decidir a recuperar os projetos. Dentro deste âmbito recebeu por parte da Faculdade o diploma de investigação com nota máxima. No ISCTE-IUL, Leandro Pereira é coordenador e docente de Projeto Empresarial na Licenciatura de Gestão, bem como Diretor do Mestrado Executivo de Gestão de Programas e Projetos e Diretor da Pós-Graduação em Management Consulting no ISCTE Executive Education, onde leciona disciplinas de Estratégia, Gestão de Projetos, Governance Empresarial e Problem Solving. É ainda Former President e do PMI Portugal Chapter, a maior associação de gestão de projetos profissional em todo o mundo e presidente e também former President do Business Case Institute (BCI) e da ASP (Association for Strategic Planning) Iberia, o qual promove standards e práticas normalizadas de gestão científica para apoiar os gestores no processo de tomada de decisão, onde se destaca a norma BCBOK® Business Case Body of Knowledge, a qual Leandro Pereira é o autor. Detém ainda a certificação PMP® do PMI® e a certificação ROI do ROI Institute. Ao longo da sua experiência profissional e académica tem desenvolvido atividade nas áreas da gestão científica, através da consultoria e investigação, ajudando a gestão e a alta direção de empresas públicas e privadas a resolver problemas estruturantes através de metodologias responsáveis e efetivas. Autor de dezenas de papers científicos e oito livros de carácter técnico-científico, entre eles “Projeto Empresarial”, “Estratégia Organizacional”, “Gestão de Conhecimento em Projetos”, “Como criar riqueza”, “Genética da Inovação Empresarial” e “Inovar com Valor”. Ao longo seu percurso profissional e académico recebeu várias distinções, entre elas, o melhor docente do Mestrado Executivo em Gestão de Projeto no ISCTE Executive Education e 10 prémios de mérito escolar.
Introdução à Programação
Descoberta e Extração de Conhecimento de Dados | Desenvolvimento para A Internet e Aplicações Móveis
Luís Miguel Martins Nunes, graduated in Computer Science from the Faculty of Sciences of the University of Lisbon (1993), obtained a master's degree in Electrical and Computer Engineering from the Instituto Superior Técnico (1997, thesis supervised by Prof. Borges de Almeida) and a doctor's degree in Computer Science Engineering from the Faculty of Engineering of the University of Porto (2006, thesis supervised by Prof. Eugénio de Oliveira). He is a teacher at ISCTE-IUL since 1997 and a researcher in the area of Machine Learning.
Fundamentos de Arquitectura de Computadores
Maria da Conceição Pereira é aluna de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação (CTI) e investigadora no grupo de Sistemas da Informação (SI), no ISTAR-ISCTE. No ano letivo 2020-2021 é docente, como assistente convidada, de Fundamentos de Arquitetura de Computadores no ISCTE. Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo de Sistemas Eletrónicos e Computadores, no IST (UL). Maria da Conceição dá explicações de matérias da área da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, desde 2008. Ela foi também consultora de TI desde 1988 a 2019 e formadora profissional de informática de 1988 a 2002.
Excel Avançado
Excel Avançado
Investimentos e Mercados Financeiros
Desenvolvimento para A Internet e Aplicações Móveis
Jorge Louçã (https://complexsystems.academy/JorgeL) é doutorado em Informática e Inteligência Artificial na Université Paris Dauphine, França e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal. É, desde 2000, professor no ISCTE-IUL, onde ensina Linguagens de Programação e Ciências da Complexidade. Fundou o Programa Doutoral em Ciências da Complexidade, curso ministrado pelo ISCTE-IUL e pela FC-UL. Foi investigador no LAMSADE - Laboratoire d’Analyse et Modélisation de Systèmes pour l’Aide à la Décision, Université Paris Dauphine, entre Outubro de 1995 e Março de 1999, e do LabMAg – Laboratório de Modelação de Agentes, Universidade de Lisboa, entre Março de 1999 e Setembro de 2011. É actualmente investigador na ISTAR/ISCTE-IUL. Coordena o grupo de investigação “The Observatorium”. Participou em vários projectos europeus e é membro da Complex Systems Society (http://cssociety.org/). 
Gestão e Sistemas de Informação nas Organizações
Fundamentos de Arquitectura de Computadores | Sistemas Operativos
Controlo de Gestão
Ph.D in Management and assistant Professor at ISCTE-IUL. Executive director in the Executive Masters' program in Management Control and Performance of INDEG-ISCTE. She was director of Master Program in Accounting at ISCTE-IUL Business School from 01/10/2012 to 31/01/2017. Sub director of the accounting department since january 2012. Coordinator of management control course and professor of management control and financial accounting courses. She teaches and coaches corporate executives on the areas of management control since 1997 in INDEG-ISCTE. Has already co-authored several books covering management control and accounting subjects such as "Analysing financial performance", "Results decentralization and accountability", "IFRS - financial statements: cases for executives" and "Financial accounting fundamentals: theory and practise". Ana Simões publishes in reference scientific publications. Doutora em Gestão pelo ISCTE-IUL. Professora Auxiliar no ISCTE-IUL. É Diretora Executiva do Mestrado Executivo em Controlo de Gestão e Performance do INDEG-ISCTE. Foi diretora do Mestrado em Contabilidade da Escola de Gestão do ISCTE-IUL entre 01/10/2012 e 31/01/2017. É sub diretora do departamento de contabilidade desde janeiro de 2012. Coordenadora da unidade curricular de Controlo de Gestão e docente das disciplinas de Controlo de Gestão e de Contabilidade Financeira. Leciona, desde 1997, formação para executivos no INDEG-ISCTE Executive Education. É co-autora de diversos livros nas áreas do controlo de gestão e da contabilidade, destacando-se os seguintes títulos: "Analisar a Performance Financeira", "Descentralizar e Responsabilizar por Resultados", "IFRS Demonstrações Financeiras: casos para executivos" e "Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos". É autora de diversos artigos científicos publicados em revistas de referência.
Sistemas Operativos | Sistemas Operativos | Sistemas Operativos | Sistemas Operativos
Carlos Coutinho é Professor Auxiliar no ISCTE-IUL, e é o CEO e Responsável de I&D na empresa Caixa Mágica Software, S.A. em Lisboa, Portugal. Obteve o grau de doutor (Ph.D.) em Engenharia Eletrotécnica e Computadores em 2013, pela Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), Portugal. É responsável pela área de Cloud Computing no ISCTE-IUL, onde também faz investigação no ISTAR-IUL, com interesses em Interoperabilidade Empresarial, Plataformas Adaptáveis e Sistemas, SOA e Engenharia orientada a Modelos (MDE). Tem mais de quinze anos de experiência no ensino das áreas de TI nas universidades portuguesas ISEL, ISCAL, ISGB e ISCTE-IUL. Tem seis publicações em revistas científicas internacionais indexadas e mais de vinte publicações em conferências internacionais com revisão, e faz parte do comité científico de quatro revistas e seis conferências internacionais anuais. Fez parte do Júri e Arguente na defesa de quatro PhD e sete MSc. Tem o título PMP do Project Management Institute, e uma pós-graduação em Gestão de Projetos pelo Instituto Superior Bissaya-Barreto (ISBB) de Coimbra, Portugal. Tem mais de vinte anos de experiência em engenharia de TI empresarial, trabalhando em diversas áreas de TIC, Serviços, Administração Pública e na indústria Aeroespacial, em vários projetos multinacionais pela CMS e em empresas como a Alcatel, Siemens e Critical Software. Participou e foi responsável pela companhia em múltiplos Projetos Europeus como o Athena (FP6), TIMBUS (FP7), C2NET e vf-OS (H2020), e numerosos projetos para a ESA (EGOS, OCDT, SCOS-2000 e Galileo).
Concepção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Catarina Ferreira da Silva é Professora Associada (2021), com Agregação em Ciências da Informação e Technologias (2020). Trabalha na área disciplinar de Sistemas de Informação no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação (DCTI) da Escola de Tecnologias e Arquitectura (ISTA) do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). É membro integrado do grupo de Sistemas de Informação do centro de investigação ISTAR-IUL desde 2020. É também investigadora do grupo de Sistemas de Informação do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) desde 2009. Co-orientou 3 teses de doutoramento defendidas e está a co-orientar 5 outras teses de doutoramento em curso. Co-organizadora da escola de Inverno IoT and Blockchain for smart cities (2020), ISCTE-IUL, ISTAR-IUL. É, desde 2020, membro do painel de especialistas do Observatório e Fórum Europeu de Blockchain. O Observatório e Fórum de Blockchain da UE é uma iniciativa patrocinada pela Comissão Europeia, Direcção-Geral de Redes de Comunicações, Conteúdo e Tecnologia. Participou em vários projectos financiados por fundos Europeus (Keystone, Nebula, Trust, Towntology, Tempus Mitcon, CONNIE, FUNSIEC, SPICE), esteve envolvida na coordenação dos projectos financiados por fundos Europeus Bliss - Blockchain for ICT Professionals (2017-2020) e VET4APPS (2014-2016), os quais ambos receberam a distinção Exemplo de boas práticas da Comissão Europeia. Entre Outubro de 2019 e Janeiro de 2021 foi Professora Auxiliar do DCTI, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Entre 2013 e 2019 foi Professora Associada do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Universitário Tecnológico da Universidade de Lyon 1, Campus LyonTech-La Doua, França. Foi também, durante esse período, Investigadora Integrada membro da equipa Service Oriented Computing (SOC) do CNRS Laboratory of Informatics on Images and Information Systems (LIRIS UMR 5205) de Lyon. Entre 2009 e 2012 foi Investigadora Auxiliar na Universidade de Coimbra, membro do grupo de Sistemas de Informação do CISUC, Coimbra.   Em 2008 e 2009, foi Professora Convidada do Departamento de Informática da Universidade de Lyon 1 e Investigadora membro da equipa SOC do laboratório LIRIS UMR 5205, França. Entre 2004 e 2007, durante a preparação do seu doutoramento em Informática, trabalhou como Engenheira Investigadora no Departamento de Tecnologias de Informação e Disseminação de Conhecimento (Divisão de Inovação e Serviços) do Centro Científico e Técnico para a Construção (CSTB) de Sophia-Antipolis, França. De 2004 a 2006 foi monitora de ensino no Departamento de Informática do Instituto Universitário Tecnológico (IUT) de Nice e Sophia-Antipolis, França. Catarina Ferreira da Silva estudou na Universidade de Aveiro (Licenciatura pré-Bolonha, 1994-1999), na Universidade de Coimbra (pós-graduação, 2001-2002), no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon (Mestrado em Informática – Sistemas de Informação, 2002-2003) e na Universidade de Lyon 1 (Doutoramento em Informática, 2004-2007). Linkedin.com     Publons     
Gestão das Operações e da Cadeia de Abastecimento
Henrique O'Neill é professor associado de Sistemas de Informação e Gestão de Operações no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal. Possui uma licenciatura em engenharia eletrotécnica e um mestrado em engenharia de telecomunicações e informática pelo IST / UL em Lisboa e um doutoramento em Computer Integrated Manufacturing pela Universidade de Cranfield, Reino Unido. Os seus interesses de pesquisa são focados na adoção de sistemas de informação e tecnologias de comunicação para melhorar o desempenho das organizações, incluindo: a estratégia de negócios, de operações e de SI / TI; métodos e abordagens de modelação de sistemas; análise de organizações e de processos; implementação e aceitação de sistemas de informação; e a qualidade nos sistemas informação, com um particular interesse em contextos organizacionais como a saúde, banca e finanças, setor público e indústria. Ele é co-autor de 55 artigos científicos e 3 livros. Endereço: ISCTE-IUL, Av. das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa, Portugal E-mail: henrique.oneill@iscte.pt
Arquitetura de Redes | Sistemas Operativos
Engenheiro Aeroespacial, especialização em aviónica. Doutoramento em Telecomunicações. MBA e Mestrado de Gestão Perito em tecnologia e gestão, com interesses em estratégia e finanças.
Fundamentos de Arquitectura de Computadores
Professor auxiliar no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação at ISCTE-IUL. Licenciado e mestre em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e doutorado em Ciências e Tecnologias da Informação, especialidade de Inteligência Artificial, pelo ISCTE-IUL, em lisboa. Leccionou discplinas de Inteligência Artificial e de Tecnologias para Sistemas Inteligentes e lecciona actualmente a disciplina de mestrado de Criatividade Computacional e a disciplina de doutoramento de Criatividade e Computação Criativa, entre outras. Investigador da unidade de investigação ISTAR-IUL e é membro da APPIA, a associação portuguesa para a Inteligência Artificial. Interesses de investigação actuais são nas áreas de Inteligência Artificial, Criatividade Computacional e Gramáticas de Forma.  
Fundamentos de Redes de Computadores
Arquitetura e Gestão de Sistemas de Informação | Gestão de Projectos de Tecnologia e Sistemas de Informação
Fundamentos de Contabilidade de Gestão
Maria Manuela Martins is Assistant Professor at Accounting Department of ISCTE Business School - University Institute of Lisbon (ISCTE-IUL). She obtained a Master Degree in Business Administration specialization in Information Systems Management and a PhD in Management, specialization in Accounting (University Institute of Lisbon - ISCTE-IUL). She is a research in the fields of Knowledge Management, Intellectual capital and Financial Accounting.
Princípios de Economia
Nadia Simoes holds a PhD in Economics and a Master degree in Economics from ISEG (Universidade de Lisboa). Started to teach in the Economics Department of ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa in 2002. Director of the Bachelor Degree in Economics (Iscte - Instituto Universitário de Lisboa). Former Director of the Master in Business Economics and Competition for nine editions of the programme. Researcher of the Economics Group of the Business Research Unit (BRU-IUL). She has published paper articles in several journals such as Economics Letters, Journal of Economic Surveys, Empirical Economics, Acta Oeconomica, International Review of Applied Economics, Telecommunications Policy, Panoeconomicus, International Journal of Social Economics, Economics Bulletin, among others. Associate Editor of the journal International Journal of Education Economics and Development (SCOPUS Q4) and Editor of the journal Cogent Economics & Finance (SCOPUS Q3). Member of the Editorial Board of the following journals: Entrepreneurship and Sustainability Issues (SCOPUS Q1); Journal of Entrepreneurship Education (SCOPUS Q2); Panoeconomicus (SCOPUS Q2); Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies (SCOPUS Q2); Academy of Entrepreneurship Journal (SCOPUS Q3); the International Journal of Entrepreneurship (SCOPUS Q3); and Revista Galega de Economia (SCOPUS Q4). NEP Editor for the area of Education (nep-edu). Member of the Editorial Board of the European Training Foundation (European Union). She has participated in several research national and international research projects financed by public institutions (including two projects funded by FCT and a project funded by the Ministry of Employment).  Expert for different national and international institutions such as the EUROPEAN EMPLOYMENT OBSERVATORY (EUROPEAN COMMISSION), INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION , CEDEFOP, EUROFOUND, EUROPEAN CENTRE OF EXPERTISE, PORTUGUESE LABOUR MINISTRY, and PORTUGUESE MINISTRY OF EDUCATION.
Algoritmos e Estruturas de Dados | Gestão e Sistemas de Informação nas Organizações
Nuno Guimarães, Full Professor (Professor Catedrático) at ISCTE-IUL, graduated in Electrotechnical Engineering at the Technical University of Lisbon, Instituto Superior Técnico, Portugal, in 1983, where he also completed his MsC (1987) and PhD (1992). He received the title of Agregado em Informática in July 1999, from the University of Lisbon. From 1986 to 1997, he taught at the Electrotechnical and Computer Engineering Department of IST/UTL, and from 1997 to 2012 at the Informatics Department of the Faculty of Sciences, University of Lisbon. He was Dean of the Faculty of Sciences of the University of Lisbon (2003-2009). In 2014 and 2019 he was Visiting Scholar at the Indian Institute of Technology in Gandhinagar, India. In 2010, he was Invited Professor at the Technical University of Berlin, Institut für Psychologie und Arbeitswissenchaft, Fak V - Verkehrs- und Maschinensysteme. --- From 1982 to 1997, he was a researcher of INESC, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Lisbon, Portugal, and is a member of LASIGE/FCUL since 1997. From 1989 to 1991, he was a consultant for Bell Labs, AT&T, Murray Hill, New Jersey, "Software Systems Principles Research Lab''. He was a member of Executive Board of PUUG (Portuguese Unix Users Group)(1992-1998), one of the individual founders of Eunet Portugal, later KPNQwest Portugal. From 1996 to 2001, he co-founded of Ergoprocesso (Consulting services), 4VDO - Sistemas e Serviços Multimédia SA (Video indexing services) and OnTV - Sistemas e Serviços de Televisão Interactiva SA (Interactive Television Systems integrator). --- ACM Senior Member (since 2012), Member of ACEEU (www.aceeu.org), Member (Mgmnt) of ISOC (PT)
Introdução à Programação | Introdução à Programação | Introdução à Programação
Nuno Miguel de Figueiredo Garrido. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Filtros contínuos adaptativos; Comparação de estruturas de filtros; Igualação de sinal; Tecnologia digital CMOS; Processamento de sinal em corrente; Circuitos de transcondutância CMOS; Baixo consumo; Muito-alta-frequência; Área reduzida; Baixo-custo; Baixa complexidade; Continuous-time adaptive filters; Filter structure comparison; Signalequalization; Standard digital CMOS technology; Current-mode signal processing; CMOStransconductors; Low consumption; Very high frequency; Low area; Low cost; Low complexity; Smart parking; Smart cities; Prototype; Parking; Arduino; Raspberry Pi; Android; iOS; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática; Smart parking; Smart cities; Prototype; Parking; Arduino; Raspberry Pi; Android, iOS; .
Princípios de Economia
Nuno Crespo holds a PhD in Economics and a Master degree in International Economics. He is the Director of the Master in Business Economics and Competition. In the most recent years, Nuno Crespo was Vice-Rector of ISCTE-IUL and assumed several other positions such as Director of the Department of Economics, Scientific Commission of the Department of Economics, and the coordenation of courses (Master in Portuguese Economy and International Integration and Master in Health Services Management). Researcher at Business Research Unit (BRU-IUL), he has several publications in scientific journals such as World Economy, World Development, Economics Letters, Review of World Economics, Journal of Common Market Studies, Journal of Economic Surveys, Empirical Economics, Papers in Regional Science, Tourism Analysis, Journal of Economics and Social Measurement, Telecommunications Policy, Journal of Informetrics, Scientometrics, International Review of Applied Economics, International Journal of Social Economics. Publications of books and book chapters in his areas of expertise. He is Co-Editor-in-Chief of the Academy of Entrepreneurship Journal and member of the editorial board of several international scientific journals (European Journal of International Management, International Journal of Trade and Global Markets, International Journal of Knowledge and Learning, Sustainability, and Tourism Analysis, among others). Editor of the MPRA. Member of the International Economics Advisory Board of the Cambridge Scholars Publishing. Global Partner of the National Economic Education Delegation (NEED). He integrates the board of the Portuguese Economists Association (Ordem dos Economistas).
Visualização e Interação Pessoa-Máquina
Pedro Figueiredo Santana. Atua na(s) área(s) de Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática com ênfase em Robótica e Ciências Exatas com ênfase em Ciências da Computação e da Informação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Inteligência Artificial; Interação Humano-Computador; Mundos Virtuais; Jogos; Robótica Móvel; Visão Computacional; Redes de Sensores; .
Conceção e Viabilidade de Projeto de Base Tecnológica | Desenvolvimento de Projeto de Base Tecnológica
Sistemas Operativos
Ricardo A. Fonseca nasceu em Lisboa, Portugal a 11 de setembro de 1973. Licenciou-se em Eng.ª Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico em 1996 e junto ao Grupo de Lasers e Plasmas deste Instituto. Em 2000 passou um ano na Universidade da Califórnia em Los Angeles onde trabalhou na modelização numérica da interação laser-plasma a alta intensidade. Doutorou-se em Física pela Universidade Técnica de Lisboa em 2002, focando a sua tese em aceleração de electrões pela interação laser-plasma. Publicou mais de uma centena de artigos científicos em jornais internacionais de topo tendo sido citado mais de 6000 vezes. Em 2003 obteve uma posição permanente no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. De setembro de 2013 a novembro de 2018 foi o Diretor da Escola de Tecnologias e Arquitetura deste instituto, onde atualmente é Professor Catedrático de Física e Eletromagnetismo.
Fundamentos de Redes de Computadores
Rui J. Lopes nasceu a 21 de Abril de 1970 em Lisboa. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1993 pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa onde também obteve o grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1996 desenvolvendo trabalhos de simulação de sistemas de comunicações móveis sob a orientação do Professor José Manuel Brázio. Em 2005 obteve o grau de Doutor em Computer Science pela Universidade de Lancaster, Reino Unido, como resultado da investigação sobre sistemas multimédia distribuídos para suporte à norma ISO/MPEG-7, sob a supervisão do Professor David Hutchison. A sua actividade profissional tem sido dividida entre o ensino no sistema de ensino superior e a investigação. Iniciou a sua actividade docente em Outubro de 1996 como Assistente do 1º Triénio na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco onde contribuiu para o início do Bacharelato em Engenharia Electrotécnica e de Telecomunicações. Entrou para o Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE em Outubro de 1997 onde é, desde Outubro de 2005, Professor Auxiliar. Tem leccionado unidades curriculares dos três ciclos de estudos em diferentes áreas, principalmente em ciência de redes, redes de computadores e serviços em rede. Supervisionou o trabalho de mais de uma dúzia de disertações de mestrado e cinco teses de doutoramento, duas das quais já  concluídas com a classificação mais elevada. Para além da sua actividade docente, contribuiu significativamente para a actividade do ISCTE tendo promovido vários programas de internacionalização (v.g., Erasmus e IAESTE) e foi, entre Janeiro de 2018 e Setembro de 2020, o director do programa doutoral em Ciências da Complexidade (leccionado em conjunto com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa). A sua actividade de investigação foi desenvolvida principalmente no Instituto de Telecomunicações (IT) e centra-se no estudo de sistemas complexos e redes com várias áreas de aplicação: dos sistemas multimédia em rede aos sistemas sociais. Neste contexto, está particularmente interessado no estudo e caracterização de processos e mecanismos dinâmicos em hiperredes multicamada. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes no contexto da produção cultural, científica, tecnológica e artística são: futebol; anotação; aplicação móvel; distribuição; crowd-sourcing; Multilevel hypernetworks; Dinâmica; Sinergias de equipas; Comportamento colectivo de equipas; Análise de desempenho; Sistemas complexos; Redes; Clustering.  
Arquitetura de Redes
Rui Neto Marinheiro concluiu, em 1995, na Universidade do Porto a licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, especialização em Telecomunicações e Computadores, tendo prosseguido de imediato os seus estudos para doutoramento, em Eletrónica e Informática, com uma bolsa FCT, concluídos em 2001 na University of Southampton, Reino Unido, sob a orientação da professora Wendy Hall.  Após regressar a Portugal, iniciou no ISCTE-IUL a sua atividade pedagógica, sendo atualmente professor auxiliar com nomeação definitiva. Lecionou até à data dezenas unidades curriculares, em todos os níveis de ensino, sendo atualmente diretor do Curso de Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática. Orientou, até à data, cerca de 20 estudantes de mestrado, quase todos com publicações científicas associadas, e tem neste momento 2 estudantes em início de doutoramento. Adicionalmente tem participado num número muito significativo de programas de formação contínua e de serviço de cooperação e consultadoria a outras instituições.  No ISCTE-IUL tem-se também dedicado a atividades de gestão académica incluindo a introdução do ensino em e-Learning no ISCTE, a coordenação do Centro de Audiovisuais e a coordenação de laboratórios. Mais recentemente tem se envolvido em iniciativas que promovam a mobilidade como os programas Erasmus+ e o recrutamento de estudantes internacionais. Participou em muitos projetos internacionais e nacionais, tendo sido o investigador principal ou local de alguns desses projetos. Tem participado também na organização de um número assinalável de eventos científicos, e tem dezenas de publicações científicas internacionais na área das redes de computadores, incluindo arquiteturas de redes, mobilidade e redes heterogéneas, arquitetura de comunicação e sistemas para a internet das coisas, redes definidas por software, e protocolos de controlo de acesso ao meio.
Análise Matemática
Programação Orientada para Objectos
Obteve o doutoramento (2009) sob a orientação de Kai Koskimies (Tampere University of Technology) e Antónia Lopes (Universidade de Lisboa) na área de frameworks orientadas por objetos e linhas de produto de software. Atualmente desenvolve a atividade de investigação em dois eixos principais: - Componentes de software e usabilidade de APIs: formas automatizadas de compor e integrar componentes de software (linhas de produto); ferramentas de apoio à utilização e aprendizagem de APIs. - Pedagogia da programação: ferramentas pedagógicas para auxílio no processo ensino-aprendizagem da programação (AguiaJ, PandionJ); sistemas de avaliação automática. Investigador visitante na Carnegie Mellon University (2014) ao abrigo do programa CMU-Portugal, trabalhando com Brad A. Myers. Membro da comissão de programa das conferências Koli Calling International Conference on Computing Education Research (2017-2019) e INFORUM/SOFT-PT (2017-2019).
Segurança em Sistemas de Informação
Nasceu em Lisboa em 1973. Licenciado em Informática e Gestão de Empresas, no ISCTE-IUL, em 1997. Mestre em Gestão de Sistemas de Informação, no ISCTE-IUL, especialização na área de Segurança de Informação, em 2004. Doutoramento em Arquitectura de Computadores e Sistemas Distribuídos, na Universitat Politécnica de Catalunya (Barcelona), em 2008. Desde 2020 que é Professor Associado no ISCTE-IUL, Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação, em que leciona diversas unidades curriculares relacionadas com Segurança de Informação, Gestão e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Web e Mobile-based, Gestão de Projetos de TIC e Empreendedorismo. Foi igualmente investigador na ADETTI-IUL, nas áreas de “Sistemas e Aplicações Distribuídas e Segurança de Informação”, “Gestão e Proteção de Propriedade Intelectual Digital” e “Desenvolvimento de SI para a Web e Mobile”, tendo estado integrado no grupo NUIGRAM (Natural User Interaction Graphics and Mobility). Desde Janeiro de 2015 que faz parte da ISTAR-IUL, estando integrado no grupo SSE (Software Systems Engineering), onde trabalha nas mesmas áreas de investigação. Investigador associado do DMAG – Distributed Multimedia Applications Group (UPC, Espanha). Desde 1996, que tem vindo a participar em múltiplos projetos nacionais e internacionais financiados pela FCT, União Europeia, pela Agência Espacial Europeia assim como por entidades privadas. É o autor e co-autor de dezenas de artigos e comunicações científicas em conferências internacionais, jornais e revistas assim como relatórios de projeto. É igualmente autor de diversos livros de desenvolvimento de aplicações com a linguagem de programação PHP. Membro da OWASP (Open Web Applications Security Project) e membro do capítulo português (desde 2007) colaborando na divulgação, organização de eventos e em alguns projetos da organização. Membro fundador da Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança de Informação (AP2SI). Empreendedor em startups na área das TIC.
Engenharia de Software
Fernando Brito e Abreu é doutorado em Engenharia Informática pelo IST/UTL e professor associado do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL, onde dirige o Mestrado em Informática e Gestão (MIG), sendo membro do Concelho Científico do ISCTE-IUL em representação da Unidade de Investigação ISTAR-IUL. Anteriormente foi professor auxiliar do Departamento de Informática da FCT/UNL, tendo exercido também funções docentes no ISEGI/UNL (atualmente NOVA IMS), IST/UTL, ISEG/UTL e na Academia da Força Aérea. Foi ainda professor convidado do Département Informatique da École des Mines de Nantes durante uma década, no âmbito do mestrado europeu EMOOSE. Nessas universidades foi / tem sido responsável e lecionado disciplinas de 1º ciclo (Engenharia de Software, Análise de Sistemas, Conceção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Programação Orientada a Objetos, Introdução à Programação), 2º ciclo (Arquiteturas de Software, Desenho de Software Orientado a Objetos, Qualidade do Produto e do Processo, Metodologias de Investigação) e 3º ciclo (Engenharia de Software Experimental). Foram concluídas, ou estão em fase de conclusão, cerca de 30 dissertações (incluindo 7 doutoramentos) sobre sua orientação. Foi investigador no Grupo de Engenharia de Software do INESC Lisboa, no centro de investigação CITI (Centro de Informática e Tecnologias da Informação) da FCT/UNL e posteriormente foi um dos fundadores da unidade de investigação ISTAR-IUL no ISCTE-IUL, onde criou e liderou o grupo de Software Systems Engineering, em que permanece atualmente. Promoveu a celebração de vários protocolos de investigação aplicada / transferência de tecnologia e/ou colaboração entre: (i) INESC e Marinha Portuguesa, (ii) CS/03 e itSMF Portugal, (iii) NAV EPE e FCT/UNL, (iv) SINFIC e FCT/UNL, (v) Turismo de Portugal e ISCTE-IUL e (vi) GEOTA e ISCTE-IUL. Para além de projetos financiados e desenvolvidos no âmbito desses protocolos, tem coordenado equipas de investigação em vários projetos científicos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e outros projetos de extensão universitária, como por exemplo com os Correios de Portugal, a Portugal Telecom ou a Assembleia da República. Produziu perto de duas centenas de textos científicos e técnicos, incluindo artigos em revistas como: Science of Computer Programming, Journal of Systems and Software, IEEE Latin America, Object Expert, Computer Standards & Interfaces, ERCIM News, Personal Computer World, L'Objet, Qualirama, Sistemas de Informação e Interface. O seu trabalho é citado perto de 2800 vezes (h-index 23), de acordo com o Google Scholar. Foi pioneiro em Portugal na Engenharia de Software Empírica com o seu grupo de investigação QUASAR (QUantitative Approaches in Software engineering And Reengineering). Entre as suas propostas estão o conjunto MOOD (Metrics for Object Oriented Design), atualmente utilizado na indústria de software e a abordagem Metamodel Driven Measurement (M2DM). Esta última permite a formalização abstrata de métricas sobre um metamodelo de domínio usando OCL, uma linguagem de especificação de restrições que faz parte do UML. O M2DM foi aplicado em vários domínios (por exemplo, desenho orientado a objetos, desenvolvimento baseado em componentes, modelação de processos de negócios, modelação de infraestruturas de TI). É desde 2014 editor associado da revista Software Quality Professional da American Society for Quality, delegado português na IFIP TC2 (Software: Theory and Practice) e membro da equipa técnica do modelo de processo MPS.BR, largamente usado no Brasil. Tem sido revisor regular em várias revistas, conferências e workshops internacionais, bem como avaliador de projetos de investigação. Tem servido regularmente na montagem de eventos científicos internacionais, como membro do comité administrativo (steering committee), presidente, vice-presidente ou membro da comissão organizadora, da comissão de programa e de outras comissões, palestrante (keynote speaker), apresentador de seminários (tutorial speaker), coordenador ou membro de painéis e outras sessões técnicas. Foi também presidente da CS/03 (Comissão Sectorial para a Qualidade nas Tecnologias de Informação e Comunicações), do Instituto Português da Qualidade, durante 8 anos (2000-2007), no âmbito da qual foi um dos criadores e impulsionadores da conferência internacional QUATIC, atualmente na sua 12ª edição.
Gestão de Recursos Humanos e de Equipas
Filomena Almeida Bsc Social and Organizacional Psychology - ISPA 1989 Msc Organizational behaviour - ISPA 2003 Phd Management - HRM ISCTE IUL 2010 Professional Activity's (non academic) 1990-1991 Training and Recruitment chief - LAR Regional airlines 1991-1993 Human Resources manager - Lar Regional airlines 1992-1993 Training manager - ODS Iberica 1993 Human Resources manager - Euroair SA 1993 Human Tesources manager - SERVICE AIR SA 1993-1997 Trainer - ICL, HCL, Hotel Roma, Páteo Alfacinha, Hotel do Mar, Hospital de São José, Hospital de vila Franca, Grupo Robalo, Centro de medicina física e reabilitação de Alcoitão, ARS Norte, ISSS, Sta Casa Misericordia. 1993-1997 HRM consultant 2000-2002 Consultant - Fernave 1997-2008 - Manager - DSHO Lda Academic Activity's 2009 - Languages and soft skills lab director ISCTE IUL 1996 - Teatcher at ISCTE IUL (senior teacher assistant since 2010) - IBS RH&CO Department 12002-2004 Guest speaker - IADE Photography department 1996-2004 Lecturer FCUL Lisbon 993 a 1996 Assistant ULHT Psychology Department and HRM department 1994-1995 Guest speaker - ESE Lisbon 1995-1996 Lecturer - ESSS, Lisbon 1994-1996 Lecturer- ESCS Lisboa 1991-1995 Guest speaker - ISPA 1990-1993 Lecturer ISHT Lisbon
Contabilidade Financeira para Negócios
Inna Paiva (PhD) is Assistant Professor in the Instituto Univeritário de Lisboa (ISCTE-IUL).  She has experience in teaching in master’s programmes and programmes for executive education, and engages with courses related to financial accounting, business reporting and public accounting.  She also supervises master’s students’ dissertations and has made various presentations in in international scientific conferences and authored papers and book chapters. For several years, she was the director of the Master’s in Accounting and Taxation and the Bachelor’s Degree Course Accounting, Taxation and Auditing in the Universidade Lusófona. Her research interests lie in the implementation of International Financial Reporting Standards, accounting quality and family firms. She has published her research in book chapters and in journals such as the Sustainability Accounting, Management and Policy Journal, the  Spanish Journal of Finance and Accounting, the Review of Accounting and Finance. She has also published a text book: Contabilidade Pública - As Novas Demonstrações para Relato em Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas/ Public Accounting - The New Report Statements in the Accounting Normalization System for Public Administration  and she is the author of practical case studies in the text book Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos/ Foundations of Financial Accounting: theory and case studies.
Inteligência Artificial
Fundamentos de Arquitectura de Computadores
Projeto de Integração de Sistemas de Informação Distribuídos
Arquitetura de Redes
José André R. S. Moura obteve em 1989, a licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, o Mestrado em Redes de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal), e o doutoramento (Ph.D.) em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster (United Kingdom). No período compreendido entre 1989 e 2000, ele desempenhou a função de Gestor de Projetos na empresa EFACEC, Sistemas de Electrónica (Portugal). Entre 2000 e 2001, ele trabalhou como Investigador no INESC-Porto (Portugal). Desde 2001, ele leciona no ISCTE-IUL diversas Unidades Curriculares, na área de Redes de Computadores, e ele tem também trabalhado como investigador no Instituto de Telecomunicações Lisboa (Portugal). Os seus interesses de investigação incluem gestão de redes, modelização de sistemas, computação na periferia da rede, otimização, virtualização de recursos, redes definidas por software, e a resiliência de sistemas com comunicação através de redes. 
Probabilidades e Estatística | Probabilidades e Estatística
Arquitetura de Redes | Fundamentos de Redes de Computadores
Controlo de Gestão
Master in Business Sciences, Degree in Management by ISCTE and Bachelor of Accounting at ISCAC Coimbra. Guest lecturer at the ISCTE, where he teaches in Undergraduate, Masters and Executives Masters and has coordinated various courses. Executive Director of the Executive Master in Corporate Reporting of INDEG/ISCTE. Received a teaching award (2014). Was member of the Pedagogical Committee (1st cycle degree) and year coordinator in 1st cycle degree. Was CEO of Overgest/ISCTE, Director of Executive Masters, Postgraduate Programs, Specialization Courses and Programs for Executives, Partner of Paradigm Consulting, SA, Consultant at SE.MAR.TE Consulting, Consulting Supervisor at BDO International and Deputy Director Financial MAP-Plastics (current Map-Key Plastics, SA). He was member of the Students' Union Board and a member of Scientific Council (representing the students) of ISCA Coimbra. He is co-author of books in the accounting field, articles and communications to scientific conferences.
Visualização e Interação Pessoa-Máquina
Arquitetura e Gestão de Sistemas de Informação
Rúben Pereira é Professor auxiliar no ISCTE. Doutorado em Sistemas de Informação pelo Instituto Superior Técnico (IST) onde também se formou como Mestre em Engenharia Informática e de computadores. Passou, entretanto, como consultor, por diversas industrias como: serviços, banca, telecomunicações, Ecommerce, entre outras. Apresenta-se como autor de diversos trabalhos científicos, publicados em conferências/revistas/livros internacionais, na área de Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação (ITSM) e Governação das Tecnologias de Informação (ITG). As suas áreas de interesse científico estendem-se a: Gestão do risco das tecnologias de informação (ITRM), gestão de processos de negócio (BPM), melhoria continua e inovação, otimização de processos, entre outros. É também um apaixonado por empreendedorismo, tendo sido já co-founder de três projetos, um deles vencedor da Fábrica de Startups e finalista no EDP Inovação.
Bases de Dados
Sérgio Moro (Agregação e Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação) é Professor Associado no ISCTE-IUL e Sub-Director e Cordenador do Grupo de Sistemas de Informação do ISTAR-IUL. Sérgio é um Data Scientist interdisciplinar que procura descobrir padrões de conhecimento através de abordagens baseadas em dados. Os seus interesses de investigação incluem Business Intelligence, Data Mining, Data Science, e Sistemas de Suporte à Decisão aplicados a problemas reais em áreas como Marketing, Banca, e Turismo. Ele publicou em domínios como Sistemas de Informação e Gestão de Informação (e.g., Decision Support Systems, Expert Systems with Applications, International Journal of Information Management, Journal of Information Science), Marketing (e.g., European Journal of Marketing, Journal of Business Research, Journal of Retailing & Consumer Services), Hospitalidade & Turismo (e.g., Tourism Management, Annals of Tourism Research, International Journal of Hospitality Management, Journal of Hospitality & Tourism Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management), and Aplicações à Indústria (e.g., Telematics and Informatics, Computers in Industry). O seu portfólio de publicações inclui um total de 57 revistas peer-reviewed, das quais 40 são classificadas em Q1 e 11 em Q2. Sérgio trabalhou durante 15 anos (2001-2016) no Banco Montepio, dos quais os 3 últimos e meio como Coordenador de Projetos de Business Intelligence e Analytics, incluindo projetos como Analytical CRM, IRB (internal ratings-based approach to capital requirements for credit risk), ALM (Asset-Liability Management), e GRC (Governance, Risk and Compliance). Sérgio possui uma Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa), um Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação (ISCTE-IUL), e um Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação (ISCTE-IUL). Sérgio é Associate Editor da revista Expert Systems, Wiley (Q2) e faz parte do Editorial Board da revista Tourism Management Perspectives (Q1).
Finanças Empresariais e Avaliação de Projetos
Degree in Economics, Masters in Mathematical Economics (University of Paris) and Business Sciences (ISCTE), PhD in Management (ISCTE). Assistant Professor at ISCTE. Published theses and research papers in international scientific journals and others. Experience as consultant and project coordinator in Portugal and abroad.
Engenharia de Software
Vitor Basto Fernandes licenciou-se em informática de gestão em 1995 (incluindo um estágio na Ascom tecnologia AG - Suíça), fez uma especialização em sistemas distribuídos em 1997 e obteve o seu doutoramento em protocolos de transporte multimédia em 2006, todos na Universidade do Minho (Portugal), onde realizou também atividades de docência. Trabalhou na Integral Vision Inc (Reino Unido) como engenheiro de software em 1996 e foi co-fundador da PSI-Sistemas de Informação Lda (Portugal) em 1997, onde foi sócio-gerente e gestor de projetos em desenvolvimento de software web e de suporte a comércio eletronico B2B (business-to-business). A partir de 2005 lecionou na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), onde foi professor auxiliar convidado em 2007 e 2008. Em 2008 ingressou no Departamento de Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) como professor adjunto, onde foi professor coordenador entre 2014 e 2016. Coordenou o Mestrado em Engenharia Informática -  Computação móvel entre 2010-2012, foi coordenador do Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Instituto Politécnico de Leiria entre 2012-2016, investigador em vários projectos internacionais nas áreas de integração de sistemas de informação, filtragem anti-spam e otimização multiobjetivo, e investigador principal em dois projetos financiados pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) nas áreas de gestão e internacionalização da investigação. Publica regularmente em conferências e revistas, e tem organizado eventos internacionais nas suas áreas de investigação, engenharia de software, otimização multiobjetivo e web semântica.