Acreditações
Período de aulas
Propinas estudantes UE (2023/2024)
Propinas estudantes fora da UE (2023/2024)
Plano de Estudos para 2023/2024
Unidades curriculares | Créditos | |
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1º Ano | ||
Contabilidade Financeira I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão do Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Matemática
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade de Gestão I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Informática de Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução às Finanças
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Optimização
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Apresentações Profissionais
3.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 3.0 |
Escrita de Relatórios Técnicos
1.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 1.0 |
Inglês para Negócios
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 2.0 |
Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias
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2º Ano | ||
Análise de Dados em Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Comportamento e Experiência do Consumidor
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Digital e E-Business
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Operacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Negociação Comercial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Ateliers de Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia Empresarial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estudos de Mercado
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Metodologias de Segmentação de Mercados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Retail Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
3º Ano | ||
Comunicação Integrada em Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Operações e Logística
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Vendas
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Intelligence
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Direito das Sociedades Comerciais
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Internacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projecto de Marketing Empresarial
12.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Optativas > Livres
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Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, compreendam as principais demonstrações financeiras, a sua preparação e a sua utilidade para a gestão das organizações.
ProgramaCapítulo 1 - A contabilidade como linguagem dos negócios
Capítulo 2 - Demonstrações financeiras
Capítulo 3 - Balanço
Capítulo 4 - Demonstração dos resultados
Capítulo 5 - Demonstração dos fluxos de caixa
Capítulo 6 - Ativos fixos tangíveis
Capítulo 7 - Inventários
Capítulo 8 - Operações de final de período
1. Avaliação periódica: Teste intercalar individual (30%).Teste final individual (70%).Requisitos:Assiduidade mínima de 2/3 das aulas lecionadas.Nota mínima de 7,5 valores em cada teste.Aprovação com uma média mínima de 10 valores.2. Avaliação por exame: Um exame final (100%).Aprovação com classificação mínima de 10 valores.
BibliografiaStolowy, Paugam, and Ding (2020), Financial Accounting and Reporting: a global perspective, Cengage (6ª edição).Lourenço et. al. (2020), Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos. Edições Sílabo (3ª edição).Sistema de Normalização Contabilística (SNC), 2021 - Legislação.
Bibliografia OpcionalLibby, Libby and Short, 2014, Financial Accounting: Global Edition. McGraw Hill.Lourenço and Morais, Contabilidade Financeira: resumo sistematizado dos conceitos, lançamentos e fórmulas usados em contabilidade financeira, 2018, Edições Sílabo.
O objectivo principal de Economia é apresentar as bases da teoria microeconómica moderna no que respeita à teoria do consumidor, teoria do produtor e funcionamento dos mercados. Além disso, esta UC pretende estimular o raciocínio económico dos alunos através da discussão de exemplos de mercados concretos.
Programa1. Introdução ao funcionamento do mercado: procura, oferta e equilíbrio.
2. Teoria do consumidor
Restrição orçamental e possibilidades de escolha; preferências e utilidade; escolha ótima; procura individual e de mercado; elasticidades; extensões ao modelo do consumidor racional.
3. Teoria do produtor
Tecnologia e função de produção no curto e no longo prazo, produtividades marginais e rendimentos à escala; custos no curto e no longo prazo; maximização do lucro.
4. A estrutura do mercado
Concorrência perfeita: condições; oferta individual e oferta de mercado; equilíbrio no curto e no longo prazo; excedentes do consumidor e do produtor; eficiência; introdução às falhas de mercado.
Monopólio: escolha do monopolista; Carga excedentária do monopólio; monopólios naturais; discriminação de preços.
Concorrência imperfeita: conceitos básicos de teoria dos jogos; equilíbrio de Nash; exemplos de modelos de oligopólio; coligações e regulação.
A avaliação contínua desta disciplina inclui os seguintes elementos: - Dois mini-testes, com um peso igual de 20% cada; - Participação nas aulas, incluindo a resolução de exercícios (10%); - Prova escrita no final do semestre (50%).* * Para obter aprovação na disciplina, a nota da prova escrita não pode ser inferior a 8,0v.
BibliografiaFrank, R., and Cartwright, E. Microeconomics and Behavior, 10ª Ed., New York: McGrawHill, 2021Pindyck, R.S. e D.L. Rubinfeld, Microeconomics, 9ª Ed., New Jersey: Pearson Prentice-Hall, 2018
Bibliografia OpcionalKrugman, P. e R. Wells, Microeconomics, 5ª Ed., New York: Worth Publishers, 2017Varian, H.R., Intermediate Microeconomics, A Modern Approach, 9ª Ed., W. W. Norton & Company, 2014Sítios de referência na Internet: ver links no e-learning do ISCTE-IUL
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de aplicar os principais conceitos de marketing a partir da análise dos principais indicadores de mercado, no âmbito da construção de um plano estratégico e operacional
ProgramaCP1. Evolução do conceito de Marketing
CP2. Plano de Marketing
CP2.1.Componentes do plano e controlo
CP2.2 Estrutura organizacional
CP3. Análise situacional
CP3.1.Mercado
CP3.2.Comportamento do consumidor
CP3.3.Market Intelligence
CP3.4. Análise concorrencial
CP3.5.Análise da empresa
CP3.6. Análise Portfólio
CP 3.7. Análise SWOT
CP4. Segmentação e Target
CP5. Posicionamento
CP6. Marketing-Mix
CP6.1.Produto
CP6.2. Preço
CP6.3. Distribuição
CP6.4. Comunicação
Avaliação contínua: Participação individual nas aulas (15%); Trabalho de grupo final (30%); Casos individuais (15%); Teste final individual (40%). Nota mínima em cada uma das componentes é 8 valores. Nota final min. 10v. Assiduidade igual ou superior a 60% (menor será automaticamente excluído da avaliação periódica). Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.Nota final superior a 16 poderá levar a defesa de nota.
BibliografiaBAYNAST, Arnaud; LENDREVIE, Jacques; LÉVY, Julien; DIONÍSIO, Pedro; RODRIGUES, Joaquim Vicente. (2021), MERCATOR 25 Anos, o Marketing na Era Digital, Dom Quixote.
Bibliografia OpcionalKotler, P. , Keller, K., Chernev, A. (2021), Marketing Management: Global Edition (16th) Pearson.Exercícios e artigos entregues aos alunos
Introduzir o estudante à temática das organizações e da gestão das organizações. Compreender e ser capaz de discutir os efeitos da envolvente na organização bem como as funções e papeis do gestor nas organizações.
ProgramaCP 1. Gestão nas organizações
1.1 As organizações e a gestão das organizações
CP 2. Teorias da gestão
2.1 Modelo de objetivos racionais
2.2 Modelo de processos internos
2.3 Modelo de relações humanas
2.4 Modelo de sistemas abertos
2.5 O modelo de valores contrastantes
CP 3. O meio envolvente dos negócios
3.1 O meio envolvente competitivo
3.2 O meio envolvente geral
3.3 Os stakeholders
CP 4. As funções da gestão
4.1 Planeamento
4.2 Organização (estruturas organizacionais e estruturas da gestão)
4.3 Liderança
4.4 Controlo
CP 5. A inovação nas organizações
5.1 O empreendedorimo e a inovação
5.2 O processo da inovação
CP 6. Responsabilidade social e sustentabilidade
6.1 Ética
6.2 Responsabilidade social da empresa
6.3 A questão da sustentabilidade
Estão previstas duas vias de avaliação da UC: A via de avaliação periódica e a de exames finais.Avaliação periódica:A avaliação periódica é composta pelos seguintes instrumentos:Apresentação de trabalho de grupo em aula (prática) - 15%; e, apresentação do respetivo relatório - 20%,Mini-teste - 10%; Frequência final - 55% A nota mínima para validação da avaliação em todos os componentes é de 7,50 valores.Requer-se ainda uma assuidade mínima das aulas práticas de 80%.Avaliação por exames finais:Os exames finais acontecem no final do semestre e haverá, para o efeito, duas fases, a normal e a de recurso. A nota de passagem no exame é de 10 valores e conta em 100% para a nota final.Nota:Os alunos que não obtenham aproveitamento na avaliação periódica podem submeter-se a exame final da fase de recurso.Os alunos com nota final igual ou superior a 17 valores terão de se apresentar a uma prova oral. É garantido ao aluno que a nota final não será, em caso algum, inferior a 17 valores.
BibliografiaManagement: using practice and theory to develop skills / David Boddy (2020, 8th edition) / PearsonCase studies and other learning materials will be provided by the faculty.
Bibliografia OpcionalIntroduction to Management / John Schermerhorn Jr. and Daniel Bachrach (2020, 13th edition) / WileyCasos e artigos serão providenciados pelos docentes
Em diferentes áreas como a gestão, finanças ou economia, são necessárias ferramentas importantes da matemática. Entre elas, destacam-se o cálculo para funções de uma ou mais variáveis, a otimização e a álgebra linear.
Neste curso concentramos a atenção no cálculo para funções de uma variável e fazemos uma breve introdução aos problemas de otimização envolvendo este tipo de funções. As restantes ferramentas serão objeto de estudo no 2º semestre.
Pretende-se que os alunos adquiram o conhecimento e as técnicas fundamentais do cálculo de uma variável, tendo como principal objetivo a compreensão dos conceitos, apresentando-os geométrica, numérica e algebricamente. Uma boa aprendizagem dos tópicos abordados servirá também de alicerce ao cálculo de mais de uma variável.
Pretende-se transmitir a utilidade do cálculo no contexto destas licenciaturas. Para tal, abordam-se, sempre que possível, aplicações do cálculo a outras áreas, dando particular ênfase às da economia, gestão ou finanças.
CP1. Derivadas:
Derivadas e a função derivada; a Regra da Cadeia; Derivação implícita; derivada da função inversa; aproximações lineares e quadráticas; polinómios de Taylor; aplicações da derivação (taxas de variação nas ciências naturais e sociais, Teorema do Valor Médio e regra de L'Hôpital)
CP2. Integrais
Introdução ao cálculo integral; primitivas; técnicas de primitivação; integral definido, Teorema Fundamental do Cálculo e integral indefinido; aplicações dos integrais (áreas entre curvas, valor médio de uma função, aplicações à economia)
CP3. Equações Diferenciais Ordinárias
Modelação com equações diferenciais; equações separáveis; modelos de crescimento populacional
CP4. Séries
Sucessões e séries; séries geométricas e alguns testes de convergência; séries de potências e representações de algumas funções como séries de potências; polinómios de Taylor; aplicações de séries à economia e finanças
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:1. Avaliação Periódica:a) 7 questões online (5%): realizadas na plataforma Moodle, no período letivob) 4 testes (25%): prova escrita, realizada em aula teórica, no período letivoc) Frequência (70%): prova escrita na 1ª época de avaliação com nota mínima de 8.5 valores2. Avaliação por exame: Realização de uma prova escrita (com um peso de 100%), na 1ª época ou na 2ª época do período de avaliação.A nota mínima de aprovação na unidade curricular é de 9.5 valores.
BibliografiaJames Stewart, Cálculo Volume 1 - Tradução da 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage Learning. ISBN-13: 9788522125838James Stewart, Cálculo Volume 2 - Tradução da 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage Learning. ISBN-13: 9788522125845James Stewart, Calculus, Early Transcendentals, International Metric Edition, 8th Edition, Cengage Learning. Print ISBN: 9781305272378
Bibliografia OpcionalKnut Sydsaeter, Peter Hammond, Arne Strom & Andrés Carvajal, Essential Mathematics for Economic Analysis, 5th edition, 2016, Pearson. ISBN-13: 9781292074610
Após frequência e aprovação da unidade Curricular os alunos devem compreender a relevância da contabilidade de gestão para a gestão das organizações em ambientes competitivos, dominar os conceitos fundamentais de custeio de inventários e determinação do resultado, identificar as questões subjacentes à informação para a tomada de decisão e aplicar as inerentes metodologias.
Programa1. Objetivos da contabilidade de gestão
2. Introdução aos conceitos e classificação de custos
3. Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e inventários
4. Introdução à análise custos/volume/resultados
5. Regimes de fabrico e imputação de custos conjuntos
6. Imputação dos custos indiretos
7. Produção por ordens de encomenda e produção por processos
1. Avaliação periódica?Elaboração de exercícios (10%);?Mini-teste (40%);?Frequência (50%) Requisitos:?Assiduidade superior a 2/3;?Entrega dos exercícios requeridos;?Nota mínima de 7,5 valores no mini-teste e frequência.2. Avaliação não PeriódicaA realização do exame (1ª época, 2ª época, época especial) tem um peso de 100% na nota final (nota minima: 10 valores).Em qualquer dos regimes de avaliação há uma prova de defesa de nota para as notas superiores a 16 valores.
BibliografiaBhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2019) Management and Cost Accounting, 6th Edition, Pearson.Drury, C. and Tayles, M. (2021) Management and Cost Accounting, 11th Edition, South-Western / Cengage Learning.
Bibliografia OpcionalFranco, V., Oliveira, A.V., Morais, A.I., Oliveira, B.J., Lourenço, I., Major, M.J., Jesus, M.A. e Serrasqueiro, R. (2015) Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, 4ª Edição, Livros Horizonte, Lisboa. Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2021) Managerial Accounting, 17th Edition, McGraw-Hill.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências para uma utilização avançada de folhas de cálculo, como o Microsoft Excel, ou outras no formato open source, pois estas são uma ferramenta muito útil e poderosa para todas as situações que requeiram análises quantitativas.
ProgramaOs principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Introdução às folhas de cálculo
2. Construção de modelos de cálculo
3. Extração de Informação
4. Introdução ao Visual Basic for Applications
Avaliação Periódica:- Trabalho de grupo (50%) - Projeto realizado em grupo.- Teste individual (50%) - Teste escrito, previsto para ser não presencial, via e-learning e apoio por Zoom. Este teste terá a nota mínima de 8 valores (em 20).Exame Final:Exame escrito individual, sem consulta, e que engloba toda a matéria.Realiza exame final quem não tenha feito ambas as avaliações previstas, ou não tenha obtido uma média superior ou igual a 10 (em 20), no conjunto das duas avaliações.
Bibliografia- Winston, Wayne L. (2019). Microsoft Excel 2019: Data Analysis and Business Modeling, 6th Edition, Pearson Education, USA., ISBN 978-150-930-588-9.- Martins, António (2017). Excel Aplicado à Gestão, 4ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-972-618-876-6.
Bibliografia Opcional- Barlow, John F. (2005). Excel Models for Business and Operations Management, 2nd Edition, John Wiley & Sons, USA, ISBN 978-047-001-509-4.- Bernardo, Maria do Rosário; Negas, Mário Carrilho & Isaías, Pedro (2013). Excel Aplicado, FCA Editora, ISBN 978-972-722-755-6.- Cravens, David; Lamb, Charles & Crittenden, Victoria (2001). Strategic Marketing Management Cases: With Excel Spreadsheets, 7th Edition, McGraw-Hill Publishing, USA, ISBN 978-007-251-482-7.- Dias Curto, J. J. (2016). Excel para Economia e Gestão, 4ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-972-618-865-0.- Martins, António (2019). Aprenda Excel com Casos Práticos, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN: 978-972-618-996-1.- Monk, Ellen F.; Brady, Joseph A. & Mendelsohn, Emillio I. (2017). Problem-Solving Cases in Microsoft Access And Excel, 15th Edition, Course Technology, Cengage Learning, Boston, USA., ISBN 978-133-710-133-2.- Peres, Paula (2011). Excel Avançado, 3ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-972-618-640-3.- Sengupta, Chandan (2009). Financial Analysis and Modeling Using Excel and VBA, 2nd Edition, John Wiley & Sons, USA, ISBN 978-047-027-560-3.
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, identificar e descrever os conceitos relacionados com o valor, avaliação, capitalização, investimento e com a análise e gestão financeira da empresa e que, no plano das práticas, sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.
ProgramaI - Valor Financeiro do Tempo
1. A noção de juro, consumo e poupança
2. Taxa de juro nominal e real
3. Intermediação financeira e risco
4. Juros simples e compostos
5. Conceitos de actualização e capitalização
6. Fluxos periódicos e regulares: rendas
7. Aplicações a operações de financiamento
II - Mercados, Instrumentos e Instituições Financeiras
1. Mercado cambial: a taxa de câmbio
2. Mercado monetário: a taxa de juro
3. Mercado de capitais: primário e secundário
4. As Instituições financeiras
5. A informação financeira: fontes e análise
III - A Análise Financeira da Empresa
1. Fluxos financeiros/económicos
2. Resultados e indicadores de rendibilidade
3. Leverage financeiro
4. Origens e aplicações de fundos
5. Working capital
6. Equilíbrio financeiro
7. Análise de fluxos financeiros
IV - Investimentos Reais
1. Natureza
2. Conceito de cash flow
3. Metodologia de avaliação
4. A taxa de actualização
5. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP e PRI
Avaliação periódica: Realização de 3 Minitestes; 1º Miniteste 35% (presencial); 2º Miniteste 35% (presencial). 3º Miniteste 30% (presencial). Não existe nota mínima para cada Miniteste individualmente; Pode existir uma prova adicional para os alunos que obtiverem classificação final superior a 16. Para a realização dos Minitestes pode ser requerida inscrição prévia obrigatória.Avaliação por exame: 100% da nota.
BibliografiaMota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2020, "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 3ª Edição, Lisboa, ISBN 978-989-561-040-2.Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2021, " Introduction to Finance - Fundamentals of Finance with Solved Exercises and Follow-up Exercises", Edições Sílabo, 3rd Edition, Lisboa, - ISBN 978-989-561-148-5.
Bibliografia OpcionalBrealey, Richard A., Myers, Stewart C. e Franklin Allen. 2019. Principles of Corporate Finance, 13th Edition, McGraw Hill Education. ISBN-13: 978-1260565553Ross, S., Westerfield R. e B. Jordan 2021. Fundamentals of Corporate Finance International Edition, 13th Edition, Edição, McGraw-Hill. ISBN-13 ? : ? 978-1265553609Breia, Arménio F., Mata, Mário N. N. S. e Pereira, M. M. Vítor (2014), "Análise Económica e Financeira - Aspetos teóricos e casos práticos", Rei dos Livros, 1ª Edição, ISBN 978-989-8305-61-9.Santos, L. e R. Laureano, "Fundamentos e aplicações do Cálculo Financeiro, Edições Silabo, 2ª edição, 2006
Pretende-se que os alunos adquiram as ferramentas principais da álgebra linear, do cálculo de funções de mais de uma variável e da otimização, ao mesmo tempo que se transmite a utilidade dos conceitos apreendidos no contexto das licenciaturas em que se insere a UC. Para tal, abordam-se, sempre que possível, aplicações a outras áreas, dando particular ênfase às da economia, gestão ou finanças.
ProgramaCP1. Álgebra Linear
- Sistemas de equações lineares
- Matrizes e álgebra matricial
- Determinantes
- Valores e vetores próprios
- Formas quadráticas
CP2. Funções de mais de uma variável
- Funções definidas em R^n
- Limites e continuidade
- Planos tangentes e aproximações lineares
- A regra da cadeia
- Derivadas direcionais e o vetor gradiente
CP3. Otimização em R^n
- Extremos livres em R^n: Extremos locais e absolutos
- Extremos condicionados em R^n: Multiplicadores de Lagrange
- Programação linear: Método gráfico, interpretação económica
A aprovação na UC (9.5 valores ou mais) poderá ser obtida através de qualquer uma das seguintes modalidades:(AP) Avaliação Periódica:? Assiduidade mínima de dois terços das aulas (= 24 aulas).? 3 mini-testes presenciais (10%) ao início de certas aulas, contando para a nota final as duas melhores notas obtidas (contribuindo 5% cada uma). Nota mínima de 10.0 valores na média aritmética dos dois melhores mini-testes.? 4 quizzes online (15%), na plataforma de e-learning, contando para a nota final as três melhores notas obtidas (5% cada). Nota mínima de 10.0 valores na média aritmética dos três melhores quizzes.? Frequência (75%): prova escrita realizada na 1a época ou na 2a época de exames. Nota mínima de 8.0 valores.(AE) Avaliação por Exame:? Realização de uma prova escrita (100%), na 1a época ou na 2a época do período de avaliação.1. Um aluno será excluído da modalidade de Avaliação Periódica, passando automaticamente para o modo de Avaliação por Exame, se obtiver nota inferior a 10.0 valores na média dos três melhores quizzes ou na média dos dois melhores mini-testes.2. Se a nota obtida no exame é superior à nota obtida na Avaliação Periódica, a modalidade passa automaticamente para Avaliação por Exame. (Ou seja, conta a melhor das 2 notas.)3. Regras dos quizzes online:? Serão realizados 4 quizzes ao longo do período letivo, utilizando-se a plataforma de e-learning Moodle.? Cada quiz poderá ser realizado ao longo de 48 horas, no mínimo, as quais serão oportunamente anunciadas. No entanto, após o início, a prova terá a duração máxima de 30 minutos.? Cada aluno dispõe de uma única tentativa para submeter um quiz.? Para cálculo da nota final descarta-se a pior nota obtida nos quizzes. A nota final dos quizzes será a média das notas das 3 provas online consideradas.4. A avaliação na época especial apenas contempla a modalidade de Avaliação por Exame.5. Os alunos repetentes dispõem das mesmas modalidades de avaliação, sujeitas às mesmas regras.6. Os professores responsáveis reservam-se o direito de fazer orais a alunos que tenham obtido nota igual ou superior a 17 valores, bem como a alunos que tenham realizado provas online.
BibliografiaHoward Anton & Chris Rorres, ?Álgebra Linear com Aplicações?, Tradução da 10a Edição, 2012, Bookman. ISBN: 9780470432051James Stewart, ?Cálculo, Volume 2?, Tradução da 7a Edição Norte Americana, 2013, Cengage Learning. ISBN-13: 978-85-221-1463-4Howard Anton & Chris Rorres, ?Elementary Linear Algebra: Applications Version?, 10th Edition, 2010, Wiley. ISBN: 9780470432051James Stewart, ?Calculus ? Early Transcendentals?, 7th Edition, 2010, Cengage Learning. ISBN-13: 978-0-538-49790-9
Bibliografia OpcionalKnut Sydsaeter, Peter Hammond, Arne Strom & Andrés Carvajal, Essential Mathematics for Economic Analysis, 5th edition, 2016, Pearson. ISBN-13: 978-1-292-07461-0Alpha C. Chiang & Kevin Wainwright, ?Fundamental Methods of Mathematical Economics?, 4th Edition, 2005, McGraw-Hill. ISBN: 0-07-010910-9
- Promover o desenvolvimento de competências de comunicação em apresentações orais.
- Promover o desenvolvimento de competências de planeamento e estruturação de apresentações orais.
- Promover comportamentos e atitudes profissionais relativamente às apresentações orais.
- Promover o desenvolvimento de competências de auto diagnóstico e de desenvolvimento pessoal.
Tópicos:
T1 A importância das apresentações em público
T2 Planeamento e estruturação de apresentações orais
T3 O Mapa mental
T4 Métodos de Transmissão
T5 Regras de Elaboração dos diapositivos
T6 Recursos
T7 Comunicação Verbal
T8 Comunicação Não-verbal
T9 Técnicas de Interacção
T10 O feedback
1) Avaliação continua - regime presencial- Realização com sucesso, do curso online - obrigatório- Presença em 70% das aulas- Apresentações individuais e em duplas, em sala (80%)- Formulários de Feedback da Apresentação (10%)- Elaboração dos Mapas Mentais (10%)2) Exames- Provas de avaliação final 100%- Possibilidade de avaliação oral, o docente pode solicitar uma discussão oral para definição da nota final, individual ou em grupo.
BibliografiaGallo, C. (2014). TED: Os segredos de comunicação das conferências mais carismáticas do mundo. Lisboa: GestãoPlus Pina, J. (2014). Como fazer apresentações em 10 etapas. Lisboa: Pactor Pina, J. (2014). Comunicar com humor. Insensatez ou profissionalismo? Lisboa: Pactor Pina, J. (2011). Apresentações Que Falam Por Si. Lisboa: Lidel.Rodrigues, A. D. (2022). A natureza da atividade comunicativa. LISBON International PRESS.Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.
Bibliografia OpcionalApperson, J. M., Laws, E. L., & Scepansky, J. A. (2006). An assessment of student preferences for PowerPoint presentation structure in undergraduate courses. Computers & Education(50), 148-153.Barsalou, L. (2008). Grounded Cognition. Annual Review of Psychology, 59, 617-645.Cyphert, D. (2007). Presentation Technology in the Age of Electronic Eloquence: From Visual Aid to Visual Rhetoric. Communication Education, 56(2), 168 - 192.Duarte, N. (2008). Slide:ology. The Art and Science of Creating Great Presentations. Sebastopol CA: O'Reilly Media.Gallo, C. (2010). The presentation secrets of Steve Jobs: how to be insanely great in fron of any audience. McGraw Hill.James O'Rourke. (2008). O Segredo das Apresentações de Sucesso. Lisboa: Edições Centro AtlânticoNelson Faria de Oliveira (2008). Como falar em público. Lisboa: Colecção Comunicação & Sucesso, GestãoPlus.O?Neill, A. & Pina, J.A. (2022). Seja proativo! Assuma o controlo. Lidel. ISBN: 9789897528101
Esta unidade visa fornecer aos alunos(as)competências necessárias para compreenderem a importância de saber redigir relatórios técnicos claros, organizados e precisos; e estabelecerem parâmetros para a apresentação de análises de informação complexa de forma adequada para leitores sem formação técnica.
ProgramaTópicos:
T1- Tipos de relatório: identificar os formatos básicos .
T2 -Elementos da estrutura de um relatório técnico.
T3 -Características de um texto técnico: objectividade, clareza.
T4 -Técnicas de comunicação escrita: como tornar um texto conciso, pertinente e claro.
T5 -Organização das ideias: como favorecer a compreensão da mensagem e destacar a informação essencial; como sintetizar eficazmente.
T6 -Regras básicas para garantir a qualidade gramatical do relatório (ortografia e estrutura sintáctica).
T7 -Erros a evitar: ambiguidade, chavões, tautologias, coloquialismos.
-Respeitar as fontes de informação, como e quando citar, como parafrasear, referências.
T8 -Como utilizar software de processamento de texto e de apresentações na elaboração de relatórios técnicos.
1-Avaliação continua (b-learning)Presença mínima a 2/3 das aulas presenciaisRealização com sucesso do curso online (obrigatório)Participação e exercícios autónomos 30%Elaboração de um relatório técnico 70% 2-Avaliação continua (Presencial)Presença mínima a 2/3 das aulas Participação e exercícios autónomos 30%Elaboração de um relatório técnico 70%3 Avaliação periódica e finalElaboração de um relatório técnico 100%Em cada semestre vigora apenas uma opção de avaliação contínua
BibliografiaBlanco, E. L. (2000). Como apresentar relatórios. Lisboa: Estampa.Bowden, J. (2008). Writing a Report: How to Prepare, Write and Present Really Effective Reports - 8th Rev. Edition. Begbroke, Oxford: How To Books.Hood. J.H. (2013). How to Book of Writing Skills: Words at Work: Letters, email, reports, resumes, job applications, plain English. United States: Wordcraft Global Pty Limited.Oliu, W. E., Brusaw, C. T. & Alred, G. J. (2013). Writing That Works: Communicating Effectively on the Job. Boston, New York: Bedford/St. Martin's.Roman, K. & Raphaelson J. (2010). Writing That Works; How to Communicate Effectively In Business. New York: HarperCollins Publishers Inc.
Bibliografia OpcionalBentley, T. (2002). Report Writing in Business. Oxford: Elsevier /CIMA Books.Campanizzi, J. (2005). Effective writing for the quality professional: creating useful letters, reports, and procedures. Wisconsin: ASQ Quality Press.Cox J. V. (1997). Como Redigir um Relatório. Lisboa: Cetop.Forsyth, P. (1998). 30Minutos... para escrever um relatório. Lisboa: Replicação.Gentle, R. (2002). Read This!: Business Writing that Works. Harlow, Essex: Pearson Education.Gewirtz, A. R. (2007). How To Say It (R) Business Writing That Works: The Simple, 10-Step Target Outline System to Help you Reach Your Bottom Line. London: Prentice Hall Press.Kuiper, S. (2007). Contemporary Business Report Writing. Mason: Thomson Higher Education.Peres, P. (2009) Escrever cartas, relatórios e outros documentos com o MS Word. Lisboa: Sílabo.Soares, M. A., Estrela, E. & Leitão, M. J. (2015). Saber Escrever uma Tese e Outros Textos. Lisboa: Don Quixote.Sussams, J. E. (1998). Como Fazer um Relatório. Lisboa: Presença.Young, T. M. (2005) Technical writing A-Z : a commonsense guide to engineering reports and theses New York: ASME.
O desenvolvimento das competências linguísticas para entrada no mercado de trabalho.
ProgramaAs aulas serão orientadas em torno das seguintes temas.
CP1. Estrutura de Empresas
Descrever as funções de departamentos
Utilizar números, datas, horários, estatísticas
Descrever mudança - subir / descer/ diminuir, etc
CP2 Recrutamento
Escrever uma carta de candidatura
CVs
CP3. Os bancos e o dinheiro
A linguagem dos gráficos
CP 4. A linguagem de apresentações
CP 5 Discutir manchetes e artigos de notícias na área dos negócios
CP 6 Consolidação de gramática: verbos, preposições, artigos, etc;
Inglês formal vs. informal
Modalidade de Avaliação Contínua ou Periódica/ FinalA) Contínua:Participação e Assiduidade (10%)Apresentação (de grupo ou individual, a definir pelo docente) e sumário escrito (individual) (40%).Teste (50%).B) Periódica/FinalApresentação e relatório escrito sobre o tema da apresentação (50%). Exame (50%).Nota: Os campos da avaliação aplicam-se a todas as modalidades de ensino que vigorem (presencial, misto, ou online). A nota mínima em cada elemento de avaliação é 8,5.
Bibliografia1) Students should download and print the student work book in elearning and bring to lessons. 2) Dubicka, I. et al. (2018). Business Partner B1 Coursebook, Pearson Education Limited.3) For current affairs:www.bbc.co.uk www.nytimes.com
Bibliografia OpcionalCotton, D., Falvey, D. and Kent, S. (2007). Market Leader Pre-Intermediate (3rd Edition), PearsonPearson Education: Market Leader: Business Grammar and UsageCambridge University Press: Cambridge English for Job-hunting Business English dictionary e.g. English Business Dictionary - Longman
A disciplina tem como objetivo principal proporcionar aos alunos conhecimentos e competências básicas sobre Métodos de Análise de Dados descritivos e inferenciais.
Programa1. Introdução . Tipos de dados e fontes de dados. Tipos de análises estatística. Natureza das variáveis. Dados em SPSS
2. Análise descritiva e exploratória dos dados . Tabelas, gráficos, medidas descritivas: Dados univariados ; Dados bivariados
3. Análise inferencial dos dados .
3.1. Intervalos de confiança: Intervalo de confiança para uma média.
3.2. Testes paramétricos: Teste t para uma média, Teste t para duas média (amostras independentes e emparelhadas), ANOVA a um fator, ANOVA a dois fatores
3.3. Testes não paramétricos: Teste de Mann-Whitney, Teste de Wilcoxon, Teste de Kruskal-Wallis, Teste de Independência do Qui-Quadrado
4. Regressão linear
4.1. Regressão linear simples: Modelo, Pressupostos, Validação do modelo (quadro ANOVA)
4.2. Regressão linear múltipla: Modelo, pressupostos, coeficiente de determinação e coeficiente de determinação ajustado. Estimação do modelo com SPSS
Avaliação periódica:Um trabalho de grupo (3 a 4 elementos), entregue em duas fases, com ponderação de 30%. Um Teste final individual, com ponderação de 70%. A avaliação periódica exige a presença em, pelo menos, 80% das aulas e classificação média final mínima de 10 valores, desde que obtida uma nota no trabalho de grupos igual ou superior a 10 valores e uma nota igual ou superior a 8 valores no teste final individual. O trabalho de grupo poderá estar sujeito a discussão para atribuição de classificação final, em cada uma das fases.Avaliação final: exame teórico-interpretativo com o peso de 100%.
BibliografiaPaul Newbold, William Carlson, Betty Thorne. Statistics for Business and Economics, 7th ed. 2009Reis, E. (2008). Estatística Descritiva 7ª ed., Lisboa: Sílabo. Raul Laureano, Maria do Carmo Botelho. SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, Edições Sílabo, 3ª edição, 2017. Raul Laureano. Testes de Hipóteses e Regressão - O Meu Manual de Consulta Rápida. Edições Sílabo, 2ª edição. 2020 Elizabeth Reis, Paulo Melo, Rosa Andrade e Teresa Calapez. Estatística Aplicada, Vol. 2, 5ª ed., Edições Sílabo, 2016
Bibliografia OpcionalJoão Marôco. Análise Estatística com o SPSS 25, ReportNumber, 7ª edição, 2018Paula Vicente. Estudos de Mercado e de Opinião, Edições Sílabo, 2012
?Perceber como o comportamento do consumidor afecta a gestão de marketing a nível estratégico e operacional
?Aplicação dos conceitos relacionados com Comportamento do Consumidor nas áreas de marketing research e marketing estratégico
1.Comp. do consumidor e a gestão
2.Percepção
3.O "próprio"
4.Motivação, valores e envolvimento
5.Neuromarketing
6.Aprendizagem e memória
7.Atitudes
8.Tomada de decisão individual
9.A situação de compra e a avaliação pós-compra
10.As novas tribos de consumidores
11.Influência de grupos e líderes de opinião
12.Tomada de decisão em família
13.Segmentos e subculturas etárias
14.Impacto das redes sociais nas escolhas de consumo
15.Rendimento e classe social
16.Estilos de vida e escolhas de consumo
17.Fé e rituais
O sistema de avaliação periódica é composto por:-Participação em aula (10%)-Trabalho prático (30%)- Teste final (60%) Nota mínima em qualquer uma das componentes - 8,5 valoresO aluno deve assegurar uma assiduidade de 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.Os alunos que reprovarem na avaliação regular têm 2 épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
Bibliografia?Solomon, Bamossy, Askegaard, Hogg ?Consumer Behaviour - A European Perspective? ? 4th Edition, FT Prentice Hall?Martin Lindstrom ?Buy.ology?, 1st Edition, Crown Business
Bibliografia Opcional?Consumer Behavior, Leon G. Schiffman; Leslie Lazar Kanuk, Prentice Hall?Consumer Behavior - International Edition, James F. Engel; Roger D. Blackwell; Paul W. Miniard Dryden
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, desenvolvam competências conceptuais e aplicacionais no âmbito da utilização do marketing digital e do comércio electrónico numa perspectiva de gestão e marketing empresarial
Programa1. Comportamentos em digital: Acesso; Engage; Colaborar; Customizar; Conectar
2. Access: aplicações
3. Personalização: aplicações
4. Engajamento: aplicativos
5. Conectar: aplicativos
6. Comércio Eletrônico
Época Normal: avaliação periódica, assiduidade mínima 80% - a) Exame individual, ponderação 50% b) Exercícios em grupo, ponderação 40%; c) participação 10%. Nota mínima de 9,5 no exame. Aprovação na UC: nota final mínima de 10. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota mínima de 10. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 10.
BibliografiaChaffey, D., Ellis- Chadwick, F, Digital Marketing, 8th Edition, Pearson, 2022.
Bibliografia OpcionalEnge, E., Spencer, S., Stricchiola, J., & Fishkin, R. (2015). The art of SEO. (3/E) O'Reilly Media, Inc.
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Decidir sobre acções de marketing mix coerentes com uma estratégia pré-definida;
2. Compreender o papel dos diferentes elementos do marketing mix para o alcance de objectivos de marketing;
3. Diagnosticar e desenvolver soluções para problemas de marketing ao nível das variáveis produto, preço, distribuição e comunicação;
4. Usar a criatividade, como complemento dos domínios conceptual e operacional, para construir vantagem competitiva.
0. A articulação entre o planeamento estratégico e o planeamento operacional.
1.Política de Produto (bem,serviço ou ideia)
- Brand equity.
- O produto-mix de bens Vs serviços.
- Desenvolvimento de novos produtos.
- Gestão de gama e linhas de produto.
2. Política de Distribuição
- Relações e tipos de intermediários.
- Funções de distribuição: Bens Vs Serviços.
- Canais de distribuição: importância, composição e características.
- Distribuição do Produtor e do Retalhista.
- Merchandising.
3. Política de Preço
- Factores determinantes: internos e externos.
- Estratégias de preço.
- Critérios de fixação.
- Reacção do mercado-alvo à variação do preço.
4. Política de Comunicação
- Influência do processo de decisão de compra do consumidor na comunicação de marketing.
- O mix da comunicação:
Publicidade
Promoção de Vendas
Relações Públicas
Força de Vendas
Marketing Directo
Influência do marketing relacional no mix comunicacional
Planos de promoção e de publicidade
Avaliação periódica ao longo do semestre: 1. Avaliação individual - participação e trabalhos - 10% (nota mínima - 10). 2. Trabalhos de grupo 40% (nota mínima - 10). Teste final, individual - 50% (nota mínima - 8). A nota final de passagem é de 10 valores.OPÇÃO 2: Exame final do semestre - 100% O aluno deve ter uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas ao longo do semestre lectivo.Os alunos com uma nota final superior a 16 poderão ser chamados a defesa de nota.
Bibliografia- Kotler, P. & Keller, K. L. (2019), Marketing Management Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.4th edition- Baynast, A.; Lendrevie, J; Levy, J.; Rodrigues, V. & Dionísio, P. (2018). Mercator 25 anos. Lisboa: Leya.
Bibliografia OpcionalTextos de apoio definidos pelos docentes e distribuídos ao longo do semestre. Support texts defined by the professors and made available along the semester.
1.Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de aplicar os principais conceitos de metodologias de marketing e de negociação à actividade empresarial
Programa1. Princípios de sucesso
2. Definição de Objectivos e elaboração de um PDP
3. Métodos de Planeamento, elaboração de Cronogramas e Gestão de tempo
4. Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares
5. Métodos de recolha de dados em Marketing
6. Apresentações em Marketing ? Escritas e Orais
7. Apresentação de Trabalhos ?Plano de Grupo e Desenvolvimento de Competências"
8. Pressupostos da negociação
9. Modelos de Negociação
10. Elementos fundamentais da negociação
11. Tipologias de negociação
12. Exercícios de negociação: Opções mutuamente vantajosas
13. Processos Cognitivos: heurísticas
14. Erros negociais
15. Fases da negociação:
a) preparação da negociação
b) ensaio negocial
c) condução da negociação
d) follow-up à negociação
16. Formas de condução da negociação
17. Estilos de negociadores
18. Ética em negociação
19. Metodologia ?Getting to yes?
20. Mediação e arbitragem
21. Factores críticos de sucesso em negociação
22. Negociação Internacional
O sistema de avaliação periódica é composto por:-Participação nas aulas (10%)-1º Trabalho Plano de Grupo e Desenvolvimento de Competências (15%)-2º Trabalho Negociação (25%)- Teste final (50%) com nota mínima de 7,5 valoresO aluno deve assegurar uma assiduidade ≥ a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.Os alunos que reprovarem na avaliação regular têm duas épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
BibliografiaBARAÑANO, ANA MARIA (2004), Métodos e Técnicas de investigação em gestão, Edições SílaboCarvalho, José Crespo (2008), Negociação, 3ª ed. Edições Sílabo.Fisher, Patton e Ury (2007) Como conduzir uma negociação? (Getting to yes), Lua de Papel
Bibliografia OpcionalExercícios e artigos entregues aos alunos.
Preparar os alunos para resolverem desafios de marketing reais colocados pelas empresas
Programa1. Apresentação da metodologia dos Ateliers
2. Resolução de um desafio de segmentação ou de posicionamento
3. Resolução de um desafio de preço
4. Resolução de um desafio de distribuição
5. Resolução de um desafio de comunicação
- trabalho de grupo, passível de discussão oral, com nota mínima de 10 valores (50%)- teste individual com nota mínima de 8 valores (50%)Os alunos poderão realizar um Exame Final integrando o teste (1ª Parte) e uma 2ª Parte de avaliação de SPSS à qual se atribui peso de 35%. A aprovação no exame exige uma nota mínima de 8 valores em cada parte do exame e uma média mínima de 10 valores. Os alunos que obtenham classificação superior a 17 valores deverão ser sujeitos a uma oral de defesa de nota
Bibliografia- Lendrevie ,Jacques ,et al, Mercator da Língua Portuguesa, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2015 - Conteúdos lecionados nas outras UC da Licenciatura de Gestão de Marketing - McDonald Malcom on Marketing Plan, Kogan Page, London, 2017
Bibliografia OpcionalApresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma participação eficaz no processo de gestão estratégica, incorporando uma abordagem de gestão responsável.
Programa1. Conceitos Básicos (do posicionamento ao movimento)
2. Formulação da Estratégia - visão, missão e valores
3. Ética, RSE e Sustentabilidade
4. A Visão Baseada nos Recursos e as Capacidades Dinâmicas
5. A envolvente externa (mediata)
6. Análise da indústria e dos concorrentes
7. Escolha das estratégias (de negócio)
7.1. Estratégias genéricas
7.2. Oceanos azuis
8. Escolha das Estratégias (da empresa)
8.1. Integração vertical e outsourcing
8.2. Diversificação
8.3. Alianças estratégicas
8.4 internacionalização
9. Implementação
10. Controlo Estratégico
11. Balanced Scorecard
12. Governação Empresarial
Opção 1 (Aval.periódica)-50%:Teste Final Individual (TA=30+3h) -50%:Trabalho de grupo ao longo do semestre, dividido em 3 apresentações (10% cada) e um relatório (20%)Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; o teste final individual e a média ponderada das restantes componentes da av, periódica não podem ser inferior a 8 val.Assistência mínima: 2/3 das aulasOpção 2 (Exame final)Aprovação: 10
BibliografiaBarney, J. B., & Hesterly, W. S. (2015). Strategic management and competitive advantage: Concepts and cases. Pearson.Lasserre, P. (2017). Global strategic management. Macmillan International Higher Education.Pearce, J. A., Robinson, R.B. (2014). Strategic Management, 14th edition, McGraw-hill International Editions.Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., Strickland III, A. J. (2021). Crafting & executing strategy 23/e: The quest for competitive advantage: Concepts and cases. McGraw-Hill Education.
Bibliografia OpcionalAntónio, N. (coord) (2012). Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora. António, Nelson Santos (2015) Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento, 3ª Edição, Edições Sílabo. Cardeal, Nuno & António, Nelson (2012) Valuable, Rare, Inimitable Resources and Organisation (VRIO) Resources, or Valuable, Rare, Inimitable Resources (VRI) Capabilities: what leads to competitive Advantage? African Journal of Business Management, Vol.6 (37), pp. 10159-10170Lopes da Costa, R., Pereira, L., António, N. (2019) Estratégia Organizacional: do Estado da Arte à implementação Prática. Actual Editora.Kim, W. C. & Mauborgne, R. 2005. Blue Ocean Strategy: From Theory to Practice. California Management Review, Spring 2005, Vol. 47(3):105-121Nicolau, I., 2001, "O conceito de estratégia", Working Paper, O1-01, INDEG/ISCTE
O objetivo desta unidade curricular é introduzir os principais conceitos dos estudos de mercado, e a sua aplicação para uma tomada de decisão informada em marketing; ajudar os estudantes a compreender as etapas de um estudo de mercado; acompanhar o desenvolvimento de um estudo de mercado; e fornecer aos estudantes as competências para serem utilizadores eficientes dos estudos de mercado.
ProgramaI A elaboração de um Estudo de Mercado
I.1 Introdução
I.2 Tipo de estudos
I.2.1 Dados primários e secundários
I.2.2 Entrevistas individuais
I.2.3 Discussões de grupo
I.2.4 Técnicas de suporte
I.2.5 Questionários
I.2.6 Observação
I.2.7 Estudos causais
I.3 Definição da população-alvo e amostragem
I.4 Trabalho de campo
I.5 A ética nos estudos de mercado
1.6 Tratamento dos dados, interpretação e apresentação dos resultados
II. Estudos de Mercado
II.1 Marca: notoriedade,imagem e valor
II.2 Comportamento do consumidor e segmentação de mercado
II.3 Qualidade do serviço
II.4 Eficácia ações marketing mix
II. 5 Previsão de vendas
III Os estudos de mercado nos media sociais
III.1 NewMR: Evolução ou revolução?
III.2 Blogs Participativos
III.3 Blog e Buzz Mining
III.4 Comunidades de investigação online
III.5 We-research
III.6 Mercados predictivos
III.7 Mundos virtuais
A avaliação continua compreende: atividades individudais realizadas em aula (20%) + trabalho de grupo (30%) e frequência (50%). Os alunos que reprovarem neste tipo de avaliação, podem recorrer à 2ª época. A melhoria terá lugar na 2ª época. A avaliação poderá também ser feita através de um exame final (1ª e 2ª época). Em ambos os sistemas, a nota mínima de passagem é 10 (bem como para cada componente da avaliação).
BibliografiaMalhotra, N. (2019). Marketing Research: An Applied Orientation and SPSS 8/E. Prentice Hall.Oliveira-Brochado, A. (2013) "Planear Globalmente, Conhecer Localmente. Os Estudos de Mercado num Contexto Global. In Gestão e Estratégia. Desafios da Globalização, Vol. 2, pp. 187 - 230, Escolar Editora.Oliveira-Brochado, A. (2013). Construção de Gráficos no M. Excel para suporte da tomada de decisão. In Desafios da Globalização, Casos de Estudo, Vol. 3, pp. 145-196, Escolar Editora.
Bibliografia OpcionalBrochado, A. (2020). Cluster Analysis. In An SPSS Guide for Tourism, Hospitality and Events Researchers. Routledge.Poynter, R. (2010). The Handbook of Online and Social Media Market Research. ESOMAR Research.Poynter, R. and York, S. (Editors)(2012) 10 Answers to Contemporary Market Research Questions. ESOMAR Research.
A disciplina tem como objetivo principal proporcionar aos alunos conhecimentos e competências básicas sobre Metodologias de Segmentação, desde a seleção de dados base até à validação de soluções obtidas.
Programa1. INTRODUÇÃO
1.1. Objetivos para segmentação
1.2. Dados para segmentação
2. REPRESENTAÇÃO DE DADOS PARA SEGMENTAÇÃO
2.1. Variáveis métricas: Análise em Componentes Principais (ACP)
2.2. Variáveis nominais: Análise de Correspondências Múltiplas
2.3 Variáveis métricas, nominais ou ordinais: Análise em Componentes Principais Categorizada (CatPCA)
3.MEDIDASPARA COMPARAÇÃO DE CASOS
3.1. Tipos de medida
3.2. Medidas de diversidade
4. TÉCNICAS DE SEGMENTAÇÃO
4.1. Algoritmos hierárquicos
4.2. Algoritmo k-médias
4.2. Algoritmo Two-Step
5.AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE SEGMENTAÇÃO
Avaliação periódica: - 2 Quizzes teórico-práticos individuais a realizar em laboratório (2) (15% cada)- Teste individual com nota mínima de 7.5 valores (70%) Avaliação por exame:- Prova escrita, 70%; Prova em laboratório, a realizar em SPSS, 30%. Cada prova tem nota mínima 7.5
Bibliografia[1] Folhas de apoio à disciplina[2] Laureano, R. & Botelho, M. (2022). IBM SPSS Statistics: o Meu Manual de Consulta Rápida, 4ª Edição, Edições Sílabo.[3] Field, A. (2018) Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics, 5th ed. Sage Publications
Bibliografia Opcional[1] Sarstedt, M. and Mooi, E. (2019) A Concise Guide to Market Research: the Process, Data and Methods using IBM SPSS Statistics, Springer (3rd ed.)[2] McDonald, M., and Dunbar, I. (2012), Market Segmentation: How to Do It, How to Profit from It, 4th edition. John Wiley & Sons .[3] Laureano, R. (2020). Testes de Hipóteses e Regressão: O meu manual de consulta rápida. Edições Sílabo]
Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de aplicar os principais conceitos de retail marketing à gestão de canais de distribuição e de cadeias de lojas
Programa1.Marketing do Retalhista:
1.1. Factores Críticos de Sucesso
1.2. Modelo Estrutura Económica
1.3. Retailing-Mix
1.4. Franchising
2. Merchandising
2.1.Funções
2.2. Áreas de intervenção
2.3. Gestão do Ponto de venda
3. Retailtainment
4. Customer Journey
5. Omnichannel
6. E-Commerce
O sistema de avaliação periódica é composto por:- Avaliação individual (10%)- Trabalhos de grupo (40%)- Teste final (50%) Nota mínima em avaliação individual e de grupo - 10 valoresNota mínima no teste final - 8 valoresO aluno deve assegurar uma assiduidade de 2/3 das aulas, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.
Bibliografia- Levy, M., Weitz, B., Lévy, J. e Grewal, D. (2018) Retailing Management, 10th International Edition, Mc Graw Hill, USA- Berman, B., Ervans, J. e Chatterjee, P., (2017) Retail Management - A Strategic Approach - Global Edition - 13 th International Edition, Pearson, England - Artigos e casos diversos indicados na programação, que são entregues aos alunos.
Bibliografia Opcional- Palmatier, P., Stern, L. e El-Ansary, A., (2016) Marketing Channels Strategy, International Edition, 8th Edition, Routledge, New York, USA- Berkhout, C. (2015) Retail Marketing Strategy: Delivering Shopper Delight, Kogan Page- Stephens, D. (2021) Resurrecting Retail: The Future of Business in a Post-Pandemic WorldFigure 1 Publishing
Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de conceber e concretizar um plano de comunicação integrada
Programa1. Conceitos básicos da Comunicação
2. Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação
Objectivos e alvos de Marketing e de Comunicação
Processo de decisão de compra
3. Tipos de Comunicação
4. O Mix da Comunicação
O papel da comunicação no Marketing Mix.
O mix de Comunicação.
5. Os actores da comunicação
As Agências
Preparação de briefings
6. Publicidade
Publicidade Institucional e Publicidade de Produto
Preparação, execução e avaliação de uma campanha publicitária
7. Relações Públicas e Marketing Viral
Objectivos, públicos e meios
Planeamento e Execução de Acções
8. Marketing Directo
Preparação, execução e avaliação de uma campanha
9. Merchandising
Tipos de merchandising
Objectivos e técnicas
10. Promoções de Vendas
Públicos, objectivos e técnicas promocionais
11. Patrocínios/Mecenato
Objectivos e Estrutura de uma acção
12. Outras formas de Comunicação
13. Novas Tendências em Comunicação de Marketing
14. Plano Integrado de Comunicação
O sistema de avaliação periódica é composto por:-Trabalho de Grupo (35%)-Trabalho prático (individual) - 25%-Frequência (40%) ? com nota mínima de 7,5 valoresO aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica, tendo que se submeter a exame final.Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC.
Bibliografia-Baynast, A.et all,MERCATOR 25 anos-O Marketing na era digital,D. Quixote,2018Lendrevie, J. et all PUBLICITOR Comunicação 360º, Publicações D.Quixote, Lisboa, 2010
Bibliografia OpcionalExercícios e artigos entregues aos alunos.
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, compreender os conceitos relacionados com a Gestão de Operações e a Logística, processos em operações, capacidade e planeamento, qualidade e com a gestão da cadeia de abastecimento e que, no plano das práticas, sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.
ProgramaCP1) Introdução à Gestão de Operações e à Logística
Papel das Operações/Logística; Atributos logísticos, atividades logísticas
CP2) Estratégia de Operações e Logística
Estratégia da empresa; Dimensões competitivas
CP3) Análise do processo e Desenvolvimento de novos produtos
Estruturas de fluxo de processo; Análise e mapeamento; Ciclo de vida do produto; Modelos de negócios
CP4) Serviço
Características e lógicas; Serviço ao cliente
CP5) Noções de planeamento
Capacidade e planeamento; Planeamento agregado e programação
CP6) Gestão de Stocks
Quantidade económica da encomenda; Inventários de procura independente; Método ABC
CP7) Gestão da Cadeia de Abastecimento
Conceito de cadeia de abastecimento e de network; JIT
CP8) Noções de Qualidade
Conceitos e perspetivas, dimensões e custos; Qualidade Total
i) Avaliação continua:- Part. em aula (10%);- Teste Intercalar (20%) (sem consulta);- Trab. Grupo (20%)- Teste escrito (50%) (sem consulta).Na avaliação contínua os alunos devem ter, no mínimo, 8,5 valores em cada um dos componentes de avaliação.A aprovação envolve um resultado final de, no mínimo, 10 valores em 20.Este sistema de avaliação requer uma presença a, pelo menos, 80% das aulas do módulo.ii) Exame (100%) (sem consulta), mínimo 10 valores em 20.
Bibliografia-Slack, N., Chambers, S. and R. Johnston (2013), Operations Management, 7th edition, Prentice Hall/Financial Times.-Carvalho, J. C. (2010), Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Sílabo. -Christopher, M. (2011), Logistics & Supply chain Management, 4th edition, Prentice Hall.
Bibliografia Opcional-Schroeder, R., Rungtusanatham, M. J. and S. Goldstein (2012), Operations Management in the Supply Chain: Decisions and Cases, McGraw-Hill/Irwin.-Christopher, M., Marketing Logistics (2003), 2nd edition, Helen Peck, Routledge.-Chase, R. B., Aquilano, N. and Jacobs, R. F. (2006), Operations Management for Competitive Advantage, 11th edition, McGraw-Hill.
1.Identificar e diferenciar os modelos de Direcção Comercial;
2.Compreender os principais instrumentos de gestão que estão na base da concepção, organização e direcção de uma Equipa Comercial;
3.Compreender e integrar a Função de Direcção Comercial no mundo empresarial actual.
1.Modelos de Direcção Comercial
2.Organização De Um Departamento Comercial
3 Animação de Equipas Comerciais
- Formação e treino da Equipa de Vendas
- Motivação da equipa de Vendas
4. Gestão de Territórios e de Objectivos
5. Supervisão, Avaliação de Desempenho e Controle
6. Responsabilidades Éticas e Legais dos Directores Comerciais
7. Tendências Futuras na Área Comercial
O sistema de avaliação periódica é composto por:- Participação 10%;- Trabalhos de Grupo 40%- Teste Final - 50% (nota mínima 8,5 valores).Os alunos com uma nota final superior a 16 poderão ser chamados a defesa de nota.
Bibliografia1.Justino Luis, Direcção Comercial ? Lisboa 2007 ? editora Lidel2.William Stanton, Rosann Spiro, Gregory Rich Management of a Sales Force ? 12ª ed. ? McGraw Hill
Bibliografia Opcional1.G.A. Churchill - Sales Force Management, Homewood, IL: Irwin2.Neil Rackham, John de Vincentis, Rethinking the Sales Force ? McGraw-Hill3.Chiesa, Cosimo ? Fidelizando para Fidelizar ? IESE Business School
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, desenvolvam competências conceptuais e aplicacionais no âmbito da utilização de business intelligence numa perspectiva de apoio à tomada de decisões em gestão e marketing empresarial
Programa1.Sistemas de Apoio à Decisao e Business Intelligence em Marketing numa era do Big Data
2.Tomada de Decisoes em Marketing
3.Data Warehousing e o seu papel nos Sistemas de Apoio à Decisão de Marketing
4.Sistemas de Reporting para Marketing
5.Data Mining e CRM Analítico para Business Intelligence
6.Text e Web Mining e as suas aplicações ao Marketing
7.Tendencias Emergentes e Impactos em Business Intelligence
Época Normal: avaliação periódica, assiduidade min.2/3 - a) Exame individual 50% b) Exercícios individuais ou em grupo 50%. Nota min 7,5 em cada prova ou conjunto de provas individuais. Aprovação na UC: nota final min 10. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min de 10. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
BibliografiaFawcett, T., & Provost, F. (2018). Data Science para Negócios: O que você precisa saber sobre mineração de dados e pensamento analítico de dados. Alta Books Editora (versão brasileira).Provost, F., & Fawcett, T. (2013). Data Science for Business: What you need to know about data mining and data-analytic thinking. " O'Reilly Media, Inc.". (versão inglesa)Maheshwari, A. (2019). Data Analytics Made Accessible: 2019 Edition. Amazon Digital Services LLC.
Bibliografia OpcionalO aluno que obtiver aprovação nesta unidade curricular deverá ter assimilado algumas noções gerais de direito e ser capaz de compreender os tipos de sociedade comercial, enquanto formas jurídicas de enquadramento da iniciativa empresarial, de concentração de capitais e de desenvolvimento de actividade económica em mercado concorrencial, conhecendo a sua estrutura interna de órgãos e competências, as formas de relacionamento com os clientes e os fornecedores, bem como a sua projecção externa de agente económico. Deverá adquirir as competências para, quando entrar na vida activa, saber criar a sua própria empresa.
ProgramaI- Noções gerais de direito;
II- O direito das sociedades comerciais e o direito comercial;
III- As sociedades comerciais e os outros operadores económicos;
IV- A constituição das sociedades comerciais: tipos; o contrato de sociedade e os seus elementos; a personalidade jurídica e os seus efeitos;
V- A organização das sociedades comerciais: as assembleias de sócios; a administração; e a fiscalização;
VI- A actividade da sociedade: as operações sociais, a elaboração e aprovação das contas e aplicação dos resultados. O princípio da intangibilidade do capital social;
VII- Modificação e extinção da sociedade;
VIII- Contratos comerciais (Noções gerais. Exemplos: compra e venda, empréstimo e factoring).
A avaliação será periódica. O resultado do teste contribuirá em 20% para a nota final.Os alunos farão em grupo um trabalho sobre a constituição de uma sociedade comercial. O resultado da sua avaliação contribuirá com 30% para a nota final. A prova escrita de frequência representará 50% da nota final, mas só será considerado aprovado o aluno que tiver nesta prova uma nota mínima de 8 valores.Fica ressalvada a avaliação por exame.
BibliografiaManuel António Pita, Curso elementar de direito comercial, 4ª ed., Lisboa: Áreas Editora, 2018Código das Sociedades ComerciaisCódigo CivilConstituição da República Portuguesa
Bibliografia OpcionalPaulo Olavo Cunha, Direito empresarial para economistas e gestores, 3ª ed., Coimbra: Almedina, 2020Maria Elisabete Ramos, Direito comercial e das sociedades: entre as empresas e o mercado, Coimbra: Almedina, 2018Maria Elisabete Ramos, Direito das sociedades, Coimbra: Almedina, 2022Maria Manuel Leitão Marques/Maria Elisabete Ramos/Catarina Frade/João Pedroso, Manual de introdução ao direito: saber direito para entender o mercado, 3ª ed., reimpressão, Coimbra: Almedina, 2021
Esta UC pretende desenvolver as capacidades de análise das principais políticas de Gestão de Recursos Humanos, de identificação das suas possíveis aplicações e articulação com a Gestão Geral
Programa1. Introdução à Gestão de Recursos Humanos
2. GRH, gestão geral e desempenho
3. As tendências atuais e o futuro do trabalho
4. Processos e atividades da GRH
4.1 Análise e descrição de funções
4.2 planeamento de RH
4.3 Recrutamento e seleção
4.4 Acolhimento, integração e socialização
4.5 Formação
4.6 Gestão do desempenho
4.6 Carreiras
4.7 Remunerações e recompensas
1. Avaliação periódica : - dois testes intercalares 70% (35% cada)- trabalho de grupo 30%Para aprovação em avaliação periódica, cada elemento de avaliação deve ter nota mínima de 7,5v e avaliação final com nota maior ou igual a 9,5v. Os estudantes excluídos da avaliação periódica poderão efetuar avaliação final (100%). 2. Avaliação Final: avaliação final 100%
Bibliografia- Dessler, G. (2018). Fundamentals of Human Resource Management (5th Edition). New York: Pearson.- Duarte, A., Nascimento, G., Almeida, F. (2019). Gestão de pessoas 4.0 - Entre a Continuidade e a Reinvençºao. In MAchado, C., Davim, J. (coords). Organização e Politicas Empresariais. Ed Atual Almedina. Lisboa- Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH.- Tyson, S. e York, A. (2005) Essentials of HRM. Burlington: Elsevier.- Crawshaw, Budhwar & Davis (Eds.) (2014). HRM: Strategic and International Perspective. Sage.- Sekiou, Blondin, Fabi, Peretti, Bayad, Alis e Chevalier (2009). Gestão dos Recursos Humanos. Lisboa, Instituto Piaget.
Bibliografia Opcional- Ivancevich, J (2008). Gestão de Recursos Humanos. São Paulo: McGraw-Hill - Martinez, L., Ferreira, A. E Lopes, M. (2013). Gerir pessoas: Exemplos de boas práticas em Portugal. Lisboa:Edições Sílabo.- Williams, M., McDaniel, M.. e Nguyen, N. (2006). A Meta-Analysis of the Antecedents and Consequences of Pay Level Satisfaction. Journal of Applied Psychology, 91 (2), 392-413.
Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de aplicar os principais conceitos de Marketing Internacional à gestão empresarial.
I A decisão de internacionalização
II O Meio Envolvente Internacional e a Selecção de Mercados
III Formas de Presença em Mercados Internacionais
IV O Plano Internacional de Marketing
Na avaliação contínua serão os seguintes instrumentos de avaliação:-Assiduidade, análise e discussão, em aula, de casos de estudo: 15%-1 Trabalho final de grupo: 35% -Teste Final: 50%Classificação final individual, 0/20 valores e assiduidade/pontualidade = ou > 80%Nota mínima em qualquer uma das componentes - 8,5 valoresOs alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
BibliografiaHollensen, Svend "Global Marketing", 5th ed., Financial Times/ Prentice Hall, England, 2010.Albaum, G.; Duerr, Edwin; Strandskov, Jesper "International Marketing and Export Management", 5th ed. Financial Times/ Prentice Hall, England, 2005.Bernardino, Luis and Jones, Marian "Internationalization and Performance: An Empirical Study of High-Tech SMEs in Portugal", Booknomics, Lisboa, 2008.
Bibliografia OpcionalWarren, J.Keegan "Global Marketing", 6th ed., Pearson Eduction/Prentice Hall, New Jersey, 2011Cerviño, Julio "Marketing Internacional- Nuevas Perspectivas para un Mercado Globalizado", Ediciones Pirámide, Madrid, 2010 Yin, Robert K. "Case Study Research: Design and Methods", 4th Edition, Sage Publications, London, 2009
estruturar e planear um projecto de marketing empresarial
Programa1.Objectivos e métodos pedagógicos da Unidade Curricular
2.Planeamento de um projecto
3.Definição do problema /objectivos do Projecto
4.Metodologias de pesquisa e recolha de informação
5.Fontes de informação primárias e secundárias
6.Principais competências para o trabalho em equipa:
7.Gestão de Equipas de Projecto
8.Conceptualização temática ? literatura recente
9.Análise/Diagnóstico (meio, Concorrência, Empresa)
10.Análise Swot e Directrizes Estratégicas
11.Visão Estratégica do Projecto
12.Factores Críticos de Sucesso
13.Objectivos
14.Plano de Acções
15.Plano de Implementação
16.Orçamento
17.Plano de Contingência
18.Apresentação do Projecto (relatório final)
Avaliação periódica com4 relatórios intercalares com apresentação 20% 1 relatório final com apresentação 50% Teste individual 30% Assiduidade mínima de 80%A nota mínima em cada uma das provas referidas é 8,5.Caso não sejam arovados terão exame final.Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC na primeira semana de aulas com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
BibliografiaBaynast,Arnaud et all, MERCATOR 25 ANOS- o Marketing na era digital, D. Quixote, 2018
Bibliografia OpcionalBibliografia recomendada nas áreas/disciplinas específicas do curso, de acordo com cada Projeto específico.
Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
1.º semestre
00222 | Economia Financeira (ECSH | Econ)
L0558 | Gestão Comparada Internacional (IBS | GG)
L0641 | Fusões, Aquisições e Avaliação de Empresas (IBS | Fin)
L1830 | Marketing Pessoal (IBS | Mkt)
L6017 | Gestão Integrada de Projectos (IBS | GG)
L6052 | Economia do Turismo (IBS | Econ)
Acreditações