Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
31 out 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 30/2019
Registo de alteração -
24 jun 2019
Contactos
Candidatar
Leccionado em Inglês

O corpo docente do mestrado é constituído por professores do Iscte com larga experiência de ensino e investigação em Economia Política, provenientes das áreas científicas da Economia, da Sociologia e da Ciência Política.

Corpo Docente para (2022/2023)

Dissertação em Economia Política | Dissertação em Economia Política | Economia Política Comparada
Paulo Marques é Professor Auxiliar no Departamento de Economia Política do Iscte. Desenvolve a sua atividade de investigação no DINÂMIA'CET-Iscte. Coordena atualmente o Observatório do Emprego Jovem e o Projeto de Investigação SOLID-JOB (ambos financiados pela FCT). A sua tese de doutoramento foi desenvolvida na área da Economia Política e foi intitulada 'Young People and Labour Market Segmentation in Europe: An Institutionalist Perspective'. Desenvolve investigação na área da Economia Política Comparada, mais especificamente sobre a segmentação do mercado de trabalho e as políticas públicas de emprego. A sua tese de doutoramento venceu os prémios: António Simões Lopes, atribuído pela Ordem dos Economistas (Melhor tese de doutoramento em 2016), e Manuel Lopes, atribuído pelo IEFP. A sua dissertação de mestrado venceu os prémios: Jacques Delors, atribuído pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors; e Silva Leal (menção honrosa), atribuído pela Secretaria de Estado da Segurança Social e ISCTE. Um artigo que escreveu em conjunto com Isabel Salavisa e que foi publicado na Socio-Economic Review recebeu o Prémio António Dornelas, atribuído pelo Ministério do Trabalho. Paulo Marques tem publicado artigos científicos em revistas científicas prestigiadas, como a Socio-Economic Review, Comparative European Politics e European Journal of Industrial Relations. 
Estados e Mercados na Teoria Económica | Leituras em Economia Política
Professora Auxiliar no Departamento de Economia Política da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - IUL e Investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET). Doutorada em Economia pelo ISCTE e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG-UTL. A sua tese de doutoramento intitula-se A Dificuldade da Escolha. Acção e Mudança Institucional.É subdirectora do DINÂMIA'CET. É também membro do Observatório sobre as Crises e as Alternativas do Centro de Estudos Sociais (CES - Universidade de Coimbra) em colaboração com o Instituto para os Estudos Laborais da Organização Internacional do Trabalho (INST/OIT). Os seus atuais interesses de investigação incluem a economia política da austeridade com destaque para os fundamentos teóricos e epistemológicos da crise económica de 2007-2008 e das respostas à crise e os valores, a incomensurabilidade de valor e a valoração na tomada de decisão pública.
Leituras em Economia Política
Cristina Sousa is Assistant Professor at ISCTE/IUL. She has a Master's degree in Economics and Management of Science and Technology and a PhD in Economics, both from ISEG/UTL. Her research interests include innovation, creation and circulation of knowledge and entrepreneurship. Currently, her research is focused on networks, on entrepreneurship in knowledge-intensive sectors and on the transition to a sustainable energy system. The results of her research were object of publication in academic journal and books and were presented in several national and international conferences and workshops.
Seminário de Investigação em Economia Política
Doutorada em Economia pelo ISCTE-IUL e pela Universidade de Bourgogne (França), Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos e Licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL). É professora associada com agregação do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, e investigadora integrada do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET). Leciona desde 1996, nas áreas da Economia do Trabalho, Regulação do Mercado de Trabalho, Economia da Educação e das Competências e certas unidades curriculares de natureza metodológica. É diretora do Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos e subdiretora do DINÂMIA'CET. Foi coordenadora do projeto FCT, 'Remunerações flexíveis para contratos flexíveis? A dinâmica da relação entre a política salarial e os contratos de emprego ao nível da empresa' entre 2009-2013 (PTDC/EGE-ECO/108547/2008) e o projeto FCT 'Aproximar o Ensino Superior, a Formação e a Qualidade do Emprego', entre 2018-2022 (PTDC/SOC-SOC/30016/2017). É coordenadora do Observatório do Emprego Jovem (DINAMIA-ISCTE-IUL). Entre os seus principais interesses de estudo e investigação destacam-se a procura de competências, políticas salariais das empresas e segmentação do mercado de trabalho.
Leituras em Economia Política
Leituras em Economia Política
Leituras em Economia Política
Leituras em Economia Política
Métodos Econométricos I
José Dias Curto is associate professor at Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL Business School, Quantitative Methods Departament) and investigator at Business Research Unit (BRU-IUL), Lisboa, Portugal. He earned his PhD in Quantitative Methods for Management from the Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), MA in Management from Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) and Bachellor's degree in Economics from Instituto Superior de Economia, Portugal. His primary research focuses statistics and econometrics with applications to finance, accounting and economics. List of journals where he published: Research in International Business and Finance, Journal of Business Ethics, Annals of Economics and Finance, Economic Computation and Economic Cybernetics Studies and Research Journal, Review of Quantitative Finance and Accounting, Journal of Applied Statistics, Journal of International Financial Markets Institutions & Money, Statistical Papers, International Statistical Review, European Accounting Review, Australian Accounting Review.
Leituras em Economia Política
Doutorado em Economia (ISCTE-IUL), Mestre em Planeamento Regional em Economia (UTL) e Licenciado em Economia (ISE). Professor Auxiliar no Departamento de Economia Política e director do Mestrado em Estudos de Desenvolvimento. Lecciona no ISCTE-IUL desde 1996 nas áreas da Economia do Desenvolvimento, Economia e Planeamento do Território e Políticas Públicas em Programas Doutorais (Arquitectura) e em cursos de Mestrado (Estudos de Desenvolvimento, Estudos Internacionais, Economia e Políticas Públicas, Economia Social e Solidária e Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos). É investigador do centro de investigação Dinâmia-CET. Desenvolve pesquisa em metodologia da investigação transdisciplinar, globalização e novas formas de governança local, planeamento regional e urbano para a inovação social e a resiliência territorial e avaliação 'realista' em políticas públicas. Desenvolveu também pesquisa no quadro de programas europeus de natureza experimental (Pobreza III, Emprego & Adapt, Equal, etc.), programas nacionais (Iniciativa Bairros Críticos, Programa Rede Social, etc.), e organizações internacionais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) (Programa STEP, Projecto CIARIS, Projecto BRIDGES) e a OCDE (Projecto IESED). É socio-fundador da Agência para a Coesão Territorial dos Açores (AGECTA) onde tem vindo a desenvolver a Academia para a Coesão nos Açores (ACA). É membro da Comissão Científica para a Implementação da Estratégia Regional Contra a Pobreza da Região Autónoma dos Açores (2018-2028) por convite do Governo Regional.
Economia Política Internacional
Luis Mah é professor auxiliar em Estudos de Desenvolvimento no Departamento de Economia Política do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Entre 2015-2022, leccionou no Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) e PhD in Development Studies no ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Nos últimos 19 anos tem trabalhado com organizações da sociedade civil e entre 2007 e 2010 foi director da Campanha do Milénio das Nações Unidas (UNMC) em Portugal. Interessa-se em particular pelas implicações globais da (re)emergência económica da Ásia e pela cooperação internacional para o desenvolvimento da União Europeia. Tem um doutoramento em Estudos de Desenvolvimento pela LSE-London School of Economics and Political Science (Londres, 2004), um mestrado em Ciência Política pela Universidade de Yonsei (Seul, 1996) e uma licenciatura em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, 1993).
Leituras em Economia Política
Professora Associada com Agregação do Departamento de Economia Política do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Agregação (2020) e Doutoramento (2005) em Economia (ISCTE), Mestrado em Economia e Política Social (ISEG, 1997), Licenciatura em Sociologia (ISCTE, 1991). Diretora da Escola de Ciências Sociais e Humanas desde 2019 (-2022). Lecciona (licenciatura, mestrado e doutoramento) desde 1991 nas áreas da história das ideias económicas, da economia social e solidária e da economia do território e do ambiente. Investigação atual desenvolvida no âmbito de projetos internacionais e nacionais, com financiamento europeu (RurAction, Horizon 2020, Marie-Curie) e nacional (Splash, Portugal 2020, Compete). Publicações, nacionais e internacionais na área de economia política, incluindo as temáticas do território, da  inovação e da sustentabilidade. Foi Diretora do Departamento de Economia Política (2016-2019), Sub-Diretora da Escola de Ciências Sociais e Humanas (2016-2019) e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (2014-2017).
A Constituição Social da Economia
Luísa Veloso. Luísa Veloso é socióloga. Professora Associada no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora no Cies-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora Associada do Instituto de Sociologia - Universidade do Porto. Professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto entre 1991 e 2008. Coordenadora e membro de equipas de investigação de vários projetos nacionais e internacionais. Autora de várias publicações. Principais interesses de investigação: trabalho, inovação, ciência e tecnologia, economia e profissões.
Leituras em Economia Política
Leituras em Economia Política
Renato Miguel do Carmo é professor associado do departamento de sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa  e investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Portugal. Atualmente é diretor do Observatório das Desigualdades e coordenador científico do COLABOR. Tópicos como as desigualdades socais e territoriais, o Estado social, as políticas públicas, as mobilidades espaciais, e o capital social têm sido os temas principais da sua investigação e dos projetos que coordenou e coordena. Recentemente publicou nas revistas: European Societies, Journal of Civil Society, Sociologia Ruralis, Time & Society, Sociological Research Online, Geoforum, Community Development, European Planning Studies, entre outras. Publicou 29 livros (19 como editor e 10 como autor e coautor), quatro dos quais publicados em editoras internacionais (Berghahn, Palgrave, Springer, Annablume). Preside ao grupo de trabalho sobre indicadores de desigualdades sociais do Conselho Superior de Estatística - Seção permanente de estatísticas sociais (INE). Desde a finalização do doutoramento recebeu vários prémios: prémios científicos ISCTE-IUL por artigos publicados em revistas internacionais com elevado impact factor em 2010, 2014, 2015, 2018; Prémio Bartolomeu Dias, para o melhor artigo publicado em revistas nacionais (no ano de 2008) na área dos estudos regionais (Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, APDR); Prémio Especial Júri 2009, destinado a galardoar o melhor artigo da autoria de jovem investigador publicado na revista Análise Social em 2008, atribuído pelo artigo “Da Escala ao Território: para uma reflexão crítica do policentrismo”.  
Métodos de Estudo de Caso em Economia Política
Tiago Carvalho é investigador integrado no CIES-IUL e leciona no Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL. Doutorou-se em Sociologia pela Universidade de Cambridge com uma tese sobre o ciclo de protesto anti-austeridade entre 2008 e 2015 que venceu o prémio da Associação Portuguesa de Ciência Política em 2022. Anteriormente, foi investigador na Scuola Normale Superiore, Florença e da Universidade Livre de Bolzano. Co-coordena com Guya Accornero o Seminário Mensal Movimentos Sociais e Ação Política no CIES-IUL (https://cies.iscte-iul.pt/np4/183/). É, também, co-chair da RN de movimentos sociais do Council for European Studies.   A sua investigação neste momento foca-se: (1) no movimento pelo direito à habitação em Lisboa, com Guya Accornero; (2) nas relações entre movimentos sociais e partidos políticos; (3) na difusão transnacional de movimentos ambientais contemporâneos a ser desenvolvido com Peter Gardner da Universidade de York; (4) nas classes sociais e desigualdades em Portugal, com Vasco Ramos da Universidade de Lisboa.   Tem artigos publicados nas revistas Social Movement Studies, Environmental Sociology, Religion, State & Society, Portuguese Journal of Social Sciences, New Media & Society, Childhood, Análise Social, entre outras. É também autor do livro Contesting Austerity: Social Movements and the Left in Portugal and Spain (2008-2015) (https://www.aup.nl/en/book/9789463722841/contesting-austerity) (2022, Amsterdam University Press). 
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo