Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
31 out 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 30/2019
Registo de alteração -
24 jun 2019
Contactos
Candidatar
Leccionado em Inglês

O corpo docente do mestrado é constituído por professores do Iscte com larga experiência de ensino e investigação em Economia Política, provenientes das áreas científicas da Economia, da Sociologia e da Ciência Política.

Corpo Docente para (2020/2021)

Leituras em Economia Política | Economia Política Comparada
Paulo Marques é Professor Auxiliar no Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL. Desenvolve a sua atividade de investigação no DINÂMIA'CET-IUL. A sua tese de doutoramento foi desenvolvida na área da Economia Política e foi intitulada 'Young People and Labour Market Segmentation in Europe: An Institutionalist Perspective'. Desenvolve investigação na área da Economia Política Comparada, mais especificamente sobre a segmentação do mercado de trabalho e as políticas públicas de emprego. A sua tese de doutoramento venceu dois prémios científicos: o Prémio António Simões Lopes, atribuído pela Ordem dos Economistas (Melhor tese de doutoramento em 2016), e o Prémio Manuel Lopes, atribuído pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.  A sua dissertação de mestrado venceu dois prémios: Prémio Jacques Delors, atribuído pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors; e o Prémio Silva Leal (menção honrosa), atribuído pela Secretaria de Estado da Segurança Social e ISCTE. Um artigo que escreveu em conjunto com Isabel Salavisa e que foi publicado na Socio-Economic Review recebeu o Prémio António Dornelas, atribuído pelo Ministério do Trabalho. Paulo Marques tem publicado artigos científicos em revistas científicas prestigiadas, como a Socio-Economic Review e a Comparative European Politics.
Leituras em Economia Política
Doutorado em Economia (ISCTE-IUL), Mestre em Planeamento Regional em Economia (UTL) e Licenciado em Economia (ISE). Professor Auxiliar no Departamento de Economia Política e director do Mestrado em Estudos de Desenvolvimento. Lecciona no ISCTE-IUL desde 1996 nas áreas da Economia do Desenvolvimento, Economia e Planeamento do Território e Políticas Públicas em Programas Doutorais (Arquitectura) e em cursos de Mestrado (Estudos de Desenvolvimento, Estudos Internacionais, Economia e Políticas Públicas, Economia Social e Solidária e Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos). É investigador do centro de investigação Dinâmia-CET. Desenvolve pesquisa em metodologia da investigação transdisciplinar, globalização e novas formas de governança local, planeamento regional e urbano para a inovação social e a resiliência territorial e avaliação 'realista' em políticas públicas. Desenvolveu também pesquisa no quadro de programas europeus de natureza experimental (Pobreza III, Emprego & Adapt, Equal, etc.), programas nacionais (Iniciativa Bairros Críticos, Programa Rede Social, etc.), e organizações internacionais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) (Programa STEP, Projecto CIARIS, Projecto BRIDGES) e a OCDE (Projecto IESED). É socio-fundador da Agência para a Coesão Territorial dos Açores (AGECTA) onde tem vindo a desenvolver a Academia para a Coesão nos Açores (ACA). É membro da Comissão Científica para a Implementação da Estratégia Regional Contra a Pobreza da Região Autónoma dos Açores (2018-2028) por convite do Governo Regional.
Leituras em Economia Política
Pedro Vasconcelos completed his graduation in Sociology (Licentiate degree) in 1995 at the University Institute of Lisbon (ISCTE-IUL), his Research Master's Degree in Social Sciences in 2002 at the Institute of Social Sciences of the University of Lisbon (ICS-UL) and his Doctorate in Sociology at ISCTE-IUL in 2011 (all Pre-Bologna Process). He teaches at graduate and post-graduate levels since 1996 at ISCTE-IUL. He was a directing member of the Portuguese Association of Sociology between 2002 and 2006. He dedicates himself to sociological research since 1992, having participated in several research projects about issues such as local development, categorization processes, social representations and identities, family and social class, generations and values, family and youth, sexuality, public and private networks, kinship and social inequalities. Presently his main research interest are social inequality gender theory, gender relations and categorizations, masculinities and femininities, and transgender issues, and health systems.
A Constituição Social da Economia
Luísa Veloso. Luísa Veloso é socióloga. Professora Auxiliar no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora no Cies-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora Associada do Instituto de Sociologia - Universidade do Porto. Professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto entre 1991 e 2008. Coordenadora e membro de equipas de investigação de vários projetos nacionais e internacionais. Autora de várias publicações. Principais interesses de investigação: trabalho, inovação, ciência e tecnologia, economia e profissões.
Leituras em Economia Política
Renato Miguel do Carmo é professor associado do departamento de sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa  e investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Portugal. Atualmente é diretor do Observatório das Desigualdades e coordenador científico do COLABOR. Tópicos como as desigualdades socais e territoriais, o Estado social, as políticas públicas, as mobilidades espaciais, e o capital social têm sido os temas principais da sua investigação e dos projetos que coordenou e coordena. Recentemente publicou nas revistas: European Societies, Journal of Civil Society, Sociologia Ruralis, Time & Society, Sociological Research Online, Geoforum, Community Development, European Planning Studies, entre outras. Publicou 27 livros (19 como editor e 8 como autor e coautor), quatro dos quais publicados em editoras internacionais (Berghahn, Palgrave, Springer, Annablume). Preside ao grupo de trabalho sobre indicadores de desigualdades sociais do Conselho Superior de Estatística - Seção permanente de estatísticas sociais (INE). Desde a finalização do doutoramento recebeu vários prémios: prémios científicos ISCTE-IUL por artigos publicados em revistas internacionais com elevado impact factor em 2010, 2014, 2015, 2018; Prémio Bartolomeu Dias, para o melhor artigo publicado em revistas nacionais (no ano de 2008) na área dos estudos regionais (Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, APDR); Prémio Especial Júri 2009, destinado a galardoar o melhor artigo da autoria de jovem investigador publicado na revista Análise Social em 2008, atribuído pelo artigo “Da Escala ao Território: para uma reflexão crítica do policentrismo”.  
Estados e Mercados na Teoria Económica | Leituras em Economia Política
Professora Auxiliar no Departamento de Economia Política da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - IUL e Investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET). Doutorada em Economia pelo ISCTE e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG-UTL. A sua tese de doutoramento intitula-se A Dificuldade da Escolha. Acção e Mudança Institucional.É subdirectora do DINÂMIA'CET. É também membro do Observatório sobre as Crises e as Alternativas do Centro de Estudos Sociais (CES - Universidade de Coimbra) em colaboração com o Instituto para os Estudos Laborais da Organização Internacional do Trabalho (INST/OIT). Os seus atuais interesses de investigação incluem a economia política da austeridade com destaque para os fundamentos teóricos e epistemológicos da crise económica de 2007-2008 e das respostas à crise e os valores, a incomensurabilidade de valor e a valoração na tomada de decisão pública.
Leituras em Economia Política
Cristina Sousa is Assistant Professor at ISCTE/IUL. She has a Master's degree in Economics and Management of Science and Technology and a PhD in Economics, both from ISEG/UTL. Her research interests include innovation, creation and circulation of knowledge and entrepreneurship. Currently, her research is focused on networks, on entrepreneurship in knowledge-intensive sectors and on the transition to a sustainable energy system. The results of her research were object of publication in academic journal and books and were presented in several national and international conferences and workshops.
Seminário de Investigação em Economia Política
Doutorada em Economia pelo ISCTE-IUL e pela Universidade de Bourgogne (França), Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos e Licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL). É professora associada com agregação do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, e investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA-CET). Lecciona desde 1996, nas áreas da Economia do Trabalho, Regulação do Mercado de Trabalho, Economia da Educação e das Competências e certas unidades curriculares de natureza metodológica. Foi diretora do Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (2004-2015) e é actualmente diretora do Departamento de Economia Política. Foi coordenadora dos Estudos setoriais e identificação de necessidades de formação, no INOFOR, Ministério para a Qualificação e Emprego em 1995-1997 e do projecto FCT, 'Remunerações flexíveis para contratos flexíveis? A dinâmica da relação entre a política salarial e os contratos de emprego ao nível da empresa' em 2009-2013 (PTDC/EGE-ECO/108547/2008). Entre os seus principais interesses de estudo e investigação destacam-se a procura de competências, políticas salariais das empresas e segmentação do mercado de trabalho.
Leituras em Economia Política
Professor de Economia Política e Estudos de Desenvolvimento. Investigador Integrado do Centro de Estudos Internacionais (CEI) do Iscte. Director do Mestrado em Estudos de Desenvolvimento. Membro da European Society for the History of Economic Thought, World Economics Association e Associação Portuguesa de Economia Política. Licenciatura em Economia pelo ISEG-Universidade de Lisboa (1993), Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG-Universidade de Lisboa (1996), Doutoramento em Economia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (2009). Ampla experiência de ensino (licenciaturas, mestrados, doutoramentos) e funções de gestão académica, no Iscte e noutras instituições de ensino superior em Portugal, Moçambique e Angola: ISEG-Universidade de Lisboa, Universidade Atlântica, Instituto Politécnico de Coimbra, Universidade Eduardo Mondlane (Maputo), Universidade Católica de Angola (Luanda). Entre 1999 e 2013, exercício de funções de auditoria e consultadoria científica no Gabinete de Avaliação Educacional/ Instituto de Avaliação Educacional, Ministério da Educação de Portugal. Áreas de interesse (ensino e investigação): - História das Ideias Económicas e Políticas - Economia Política Internacional - Estudos de Desenvolvimento - Estudos Africanos
Leituras em Economia Política
Professora Associada com Agregação do Departamento de Economia Política do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Agregação (2020) e Doutoramento (2005) em Economia (ISCTE), Mestrado em Economia e Política Social (ISEG, 1997), Licenciatura em Sociologia (ISCTE, 1991). Diretora da Escola de Ciências Sociais e Humanas desde 2019 (-2022). Lecciona (licenciatura, mestrado e doutoramento) desde 1991 nas áreas da história das ideias económicas, da economia social e solidária e da economia do território e do ambiente. Investigação atual desenvolvida no âmbito de projetos internacionais e nacionais, com financiamento europeu (RurAction, Horizon 2020, Marie-Curie) e nacional (Splash, Portugal 2020, Compete). Publicações, nacionais e internacionais na área de economia política, incluindo as temáticas do território, da  inovação e da sustentabilidade. Foi Diretora do Departamento de Economia Política (2016-2019), Sub-Diretora da Escola de Ciências Sociais e Humanas (2016-2019) e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (2014-2017).
Economia Política Internacional
Doutorado em Economia pela Universidade Bocconi (Itália), Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG/UTL), e Licenciado em Economia pela mesma instituição. Professor Associado do Departamento de Economia Política do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, onde lecciona desde 1999 nas áreas da Economia e Integração Europeia, da Economia Sectorial e da Inovação, e das Políticas Económicas. Entre 2008 e o início de 2014 foi Coordenador do Núcleo de Estudos e Avaliação do Observatório do QREN. Foi Director de Serviços de Análise Económica e Previsão do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e da Inovação em 2007 e 2008. Membro do Dinâmia'CET (Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território). Interesses de investigação: mudança estrutural e desenvolvimento económico, dinâmicas sectoriais e inovação, e políticas públicas. Nascido em Coimbra em 1974.
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo