Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
17 jan 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3373/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3373/2011/AL01 de 15-10-2015 | R/A-Ef 3373/2011/AL02 de 27-06-2016 | R/A-Ef 3373/2011/AL03 de 19-04-2017 | R/A-Ef 3373/2011/AL04 de 23/06/2022
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2022/2023)

Teoria Política: Clássicos e Modernos | Laboratório de Relatório de Projecto em Ciência Política
José Santana Pereira (Nisa, 1982) é doutorado em Ciências Políticas e Sociais pelo Instituto Universitário Europeu em Florença (2012). A sua investigação tem vindo a centrar-se no campo dos efeitos dos meios de comunicação social na opinião pública e no estudo dos sistemas de media nacionais em perspectiva comparada. O comportamento eleitoral e as atitudes políticas (nomeadamente as atitudes em relação à Europa e, mais recentemente, as atitudes populistas) também fazem parte dos seus interesses de investigação. Nestes domínios, publicou vários artigos e capítulos de livros em língua portuguesa, inglesa e francesa. Em Janeiro de 2016 publicou, pela FFMS, o ensaio Política e Entretenimento. Após a licenciatura em Psicologia Social (ISCTE, 2004) e antes do ingresso no programa doutoral do IUE (2008), trabalhou como assistente de investigação no projecto «Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses». Entre 2013 e 2017 foi investigador de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais. Colaborou, entre outros, nos projectos «EU Profiler» (que implementou uma voting advice application para as eleições Europeias de 2009) e «Media Profiler» (que projectou uma plataforma online para a análise comparativa dos media na União Europeia), ambos sedeados no Robert Schuman Centre for Advanced Studies (RSCAS). Mais recentemente, foi co-líder da equipa portuguesa do projecto «EUandI», investigador no projecto «Participation in the EU decision-making: Portugal in comparative perspective» e líder da equipa portuguesa do projecto «Where is My Party?». É um dos investigadores responsáveis pelos projectos «Media Systems in Europe» e «Mecanismos e Impactos da Abstenção Eleitoral», financiado pela FFMS. É country coordinator para a Itália no projecto Varieties of Democracy e membro da equipa responsável pelas Sondagens ICS-ISCTE. 
Métodos e Técnicas de Investigação: Intensivos
Filipa Pinho é socióloga e doutorada em sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. É, desde 2019/2020, professora auxiliar convidada na Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP). Foi, entre janeiro de 2019 e setembro de 2021, investigadora de pós doutoramento no CES Coimbra, no projeto Experiências e expectativas de regresso dos novos emigrantes portugueses: reintegração e mobilidades, em que o CIES (onde é investigadora associada) também participou. Os interesses de investigação têm incidido sobretudo nas migrações internacionais (emigração portuguesa, emigração brasileira para Portugal, políticas de migração, refugiados). Foi investigadora auxiliar convidada nos projetos PandPAS e Below 10, no CIES-IUL, em 2018. Anteriormente, foi coordenadora executiva do Observatório da Emigração desde a sua fundação até 2013, coordenadora de projetos e investigadora na Organização Internacional para as Migrações (2004 e 2014) e investigadora independente em projetos diversos, entre os quais: Empreender 2020 - Regresso de uma Geração Preparada (2017), da Fundação AEP; Integração e participação política de imigrantes (2015), da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA); Support and Opposition to Migration in a Comparative Perspective (2017).
Instituições e Políticas Europeias | Introdução à Ciência Política
Ana Rezende-Matias é licenciada e mestre em Ciência Política, pelo ISCTE-IUL, tendo realizado uma dissertação sobre as atitudes dos portugueses em relação ao voto obrigatório. Com experiência de investigação em projectos com financiamento nacional e europeu, é, actualmente, doutoranda em Ciência Política no ISCTE-IUL/CIES, onde desenvolve uma tese, financiada pela FCT, sobre os factores explicativos das atitudes dos cidadãos europeus face às eleições.    
Introdução à Economia
Instituições e Políticas Europeias
Introdução à Economia
Paula Moldovan é Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Economia Política do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Ela é doutora em Economia. Os seus interesses de investigação são nas áreas de macroeconomia empírica, economia das mudanças climáticas, economia política.
Escrita de Textos Técnicos e Científicos
PhD em Comunicação e Linguagem pela Universidade Nova de Lisboa (2016/2020). Doutoramento em Ciências da Comunicação (FCSH). Licenciada em Pedagogia (Supervisão, Administração e docência do Ensino Superior) pela Universidade Tuiuti do Paraná (1993) Reconhecido pela FCSH/UNL em maio de 2018 e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), foi aluna especial do Programa de Doutorado em Marketing Global, FEA/USP (2003). Docente de Lingua Portuguesa UNL/Timor Lorosae (2012/2013).  Consultora do Currículo de Língua Portuguesa no Ministério da Educação de Timor-Leste (2014). Consultora em Angola/Auditoria de Processos para o Ministério da Educação (MED) e INSS na Empresa Macroaudit (2014/2015). Consultora do Instituto Superior Politécnico do Cazenga (Angolal /2015). Colaboradora do IFILNOVA -UNL (desde 2016). Voluntária na Cruz Vermelha Portuguesa TAT/SBV (2018). Técnica AAAFs e professora de AECs - Câmara Municipal de Azambuja(2018). Possui CCP n.º F667613/2018 no portal https://netforce.iefp.pt para Formação de Formadores/PT e CCPF. Formadora do CEFAD-Lisboa /formação profissional (desde 2021). Ministra formação profissional em empresas (Escrita de textos e técnicas de comunicação em Língua Portuguesa; Português Língua Não Materna/Adicional, PLNM- PLA). Coordenadora e Professora Auxiliar no ISCTE/LCT-IUL (atual). 
Análise de Dados em Ciências Sociais - Descritiva
Estágio em Ciência Política | Laboratório de Relatório de Projecto em Ciência Política | Partidos Políticos e Grupos de Interesse
Doutorada em Ciências Políticas e Sociais pelo Instituto Universitário Europeu (EUI), em Florença (2011), Ana Espírito-Santo é, desde 2011, Professora Auxiliar no ISCTE-IUL e investigadora do CIES-IUL. Antes de começar o doutoramento trabalhou como Assistente de Investigação no Instituto de Ciências Sociais, ICS (2002-2005), como Investigadora Júnior convidada no Social Science Research Center (WZB), em Berlim (2005-2006) e como Investigadora Júnior na Universidade Complutense de Madrid (2007). Entre Janeiro e Março de 2011 foi Professora Assistente na University of London, Birkbeck College, em Londres. É licenciada em Sociologia (2001) e mestre em Ciência Política (2006), ambos os graus obtidos no ISCTE. As suas principais áreas de investigação são: género e política, política comparada, representação política, sistemas eleitorais, metodologia e análise de dados. Tem participado como investigadora em projectos de investigação (de âmbito nacional e internacional) sobre estes e outros temas, no ICS, no CIES-IUL, no EUI e na University of California, em San Diego (EUA). É autora e co-autora de vários capítulos de livros e de artigos em revistas prestigiadas, incluindo a West European Politics, Electoral Studies e a Party Politics. Tem apresentado o seu trabalho em várias conferências nacionais e internacionais, entre as quais APSA, MPSA e ECPR. 
Esfera Política e Opinião Pública | Laboratório de Elaboração de Projectos em Ciência Política
Ana Maria Belchior é professora associada, com agregação, no Departamento de Ciências Políticas e Políticas Públicas do ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa) em Lisboa e investigadora do CIES-IUL. Atualmente é coordenadora do Mestrado em Ciência Política, no ISCTE-IUL. Participou em vários projetos de investigação relacionados com temas como: de democracia e globalização, participação política, representação democrática, congruência política e promessas eleitorais e tomada de decisão. Publicou os resultados da pesquisa em livros e capítulos de livros e em diversas revistas nacionais e internacionais (por exemplo, Comparative Political Studies, International Political Science Review, Party Politics, Sociological Methods & Research, Journal of Contemporary European Studies, ou Journal of Legislative Studies).
História Política Contemporânea
História Política Contemporânea de Portugal
Ana Mónica Fonseca é Professora Auxiliar do Departamento de História do Iscte-IUL e é, desde Janeiro de 2022 Diretora do Mestrado em História Moderna e Contemporânea e, desde Setembro de 2019, sub-diretora do Mestrado em Estudos Internacionais. É investigadora integrada no Centro de Estudos de Internacionais do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL), tendo sido membro eleito da sua Comissão Científica entre 2016 e 2022. Entre 2006 e 2015 foi assistente de investigação (2007-2011) e investigadora no Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-NOVA). Concluiu o seu doutoramento em História Moderna e Contemporânea em 2011 no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) com uma tese intitulada «É Preciso Regar os Cravos!» A Social-Democracia Alemã e a transição portuguesa para a Democracia (1974-1976), que recebeu a Menção Honrosa do Prémio Vitor de Sá de História Contemporânea 2012 e também a Menção Honrosa do Prémio Fundação Mário Soares-EDP 2012. A sua tese de Mestrado em História das Relações Internacionais (ISCTE-IUL), que recebeu o Prémio Fundação Mário Soares em 2006, foi publicada em 2007: A Força das Armas: O apoio da República Federal da Alemanha ao Estado Novo (1958-1968) [Lisboa: MNE-ID, 2007]. As suas áreas de investigação incidem sobre as transições para a democracia na Europa do Sul, as relações luso-alemãs durante a Guerra Fria e a social-democracia europeia e a promoção da democracia. Tem publicado regularmente em revistas nacionais e internacionais (Journal of European Integration History, Portuguese Journal of Social Sciences, Ler História, Relações Internacionais), e participado em diversas obras colectivas.
Laboratório de Política Comparada | Sistemas e Comportamentos Eleitorais
André Freire é Professor Catedrático em Ciência Política, e tem sido Diretor do Doutoramento em Ciência Política, 2015-presente data, e foi como Diretor da Licenciatura em Ciência Política, 2009-2015, ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa). É ainda Investigador Sénior do CIES-IUL (Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do ISCTE-IUL). Freire ensina e pesquisa no ISCTE-IUL desde 1996. Tem ainda lecionado e/ou apresentado conferências como convidado em várias outras universidades portuguesas e estrangeiras. Publicou mais de 30 livros e mais de 100 artigos académicos, em várias línguas, nomeadamente em inglês e português.    Freire tem dirigido vários projetos de pesquisa sobre ideologia (esquerda-direita, etc.), ao nível de elites e massas, comportamento eleitoral e atitudes políticas, sobre instituições e reformas políticas, e ainda sobre representação política. Sobre estes assuntos tem publicado abundantemente, nacional e internacional, em livros e revistas académicas. Mais especificamente, até meados de 2020, tem vários estudos publicados (nacional e internacionalmente), em revistas académicas (mais de 100), livros (37) e capítulos de livros, sobre as atitudes e comportamentos dos eleitores e dos eleitos, as instituições políticas e a representação política.    Freire foi pioneiro na criação dos estudos eleitorais (Estudo Eleitoral Nacional Português, com base em inquéritos de opinião pós-eleitorais), em Portugal, em 2002 e 2005 (ver:https://www.ics.ulisboa.pt/livros/eleicoes-legislativas-de-2002 & https://www.ics.ulisboa.pt/livros/portugal-votos & https://rowman.com/isbn/9780739115633/portugal-at-the-polls-in-2002). Desde 2007, tem dirigido vários projetos de pesquisa sobre representação política, ou seja, comparando as opiniões, os valores, as atitudes e os comportamentos de eleitores e eleitos (especialmente deputados, mas também candidatos ao Parlamento não eleitos), desde 2007 até à presente data (ver:http://er.cies.iscte-iul.pt/). Em termos de redes de pesquisa internacionais, tem participado em várias, nomeadamente no Comparative Study of Electoral Systems, European Value Study, European Election Study, True European Voter, European Candidate Study, PARTIREP – Party Representation, PARENEL – Parliamentary Representation at the National and European Levels, Comparative Candidate Study.  Freire é membro do Steering Committee do Comparative Candidate Study, estando presentemente no seu terceiro mandato. Ver http://www.comparativecandidates.org/ Foi colunista regular do jornal Público desde Março de 2006 até Janeiro de 2016, e é atualmente colunista do Jornal de Letras desde Maio de 2017, além de várias outras colaborações ocasionais na imprensa, rádio e TV, e tem sido ainda perito e consultor convidado de várias instituições nacionais (FCT, A3ES, DGAI-MAI, AR, etc.) e internacionais (COST, Comissão Europeia, Conselho da Europa – Programa Co-Acte, etc.) para os assuntos ligados ao ensino superior e à investigação em Ciências Políticas. Livro Mais recente: André Freire, Left and Right. Meaning and Correlates in Long Consolidated and New Democracies, Moldova, Eliva Press 2022. À venda na amazon (US, UK, DE, FR, ES) e na editora:  https://www.elivapress.com/en/book/book-9980623390 Special Issue mais recente na SES&P como Guest Editor: Emmanouil Tsatsanis, Marco Lisi & André Freire (2022) The ‘Lost Generation’ and Its Political Discontents: Age-related Divides in Southern Europe after the Crisis, South European Society and Politics, DOI: 10.1080/13608746.2021.2032936 (Introdução e mais 5 artigos) (2021 versão impressa; 2022: 1st online)     E-mail: andre.freire@iscte-iul.pt Orcid author:  https://orcid.org/0000-0001-5307-6832 Scopus author: Author ID: 8634830500 Google scholar: https://scholar.google.pt/citations?user=RNJvJdIAAAAJ&hl=pt-PT Wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Freire   Ligações úteis: https://www.researchgate.net/profile/Andre_Freire5 https://iscte-iul.academia.edu/Freire/CurriculumVitae https://orcid.org/0000-0001-5307-6832 https://scholar.google.pt/citations?user=RNJvJdIAAAAJ&hl=pt-PT http://er.cies.iscte-iul.pt/ http://www.comparativecandidates.org/ http://avacavoadora.pt/ https://visao.sapo.pt/jornaldeletras/   Post scriptum sobre questões de direitos autorais: O texto desta página web com o meu CV está disponível para modificação e reutilização nos termos da The Creative Commons Attribution-Share alike 3.0 Unreported License and the GNU Free Documentation License (sem versão, sem seções invariantes, textos de capa frontal ou textos de capa traseira)
Escrita de Textos Técnicos e Científicos | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação
Antónia do Carmo Barriga é doutora em Sociologia (especialidade de Comunicação, Cultura e Educação) pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. Professora Auxiliar na Universidade da Beira Interior (UBI), é investigadora (membro integrado) do CIES-Iscte e colaboradora do CICS.NOVA. Tem investigado e publicado no campo da Sociologia da Comunicação, interessando-se, particularmente, pela  interação entre o campo político e o campo dos media.   
Métodos e Técnicas de Investigação: Intensivos
Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação
Política e Relações Internacionais
Ciência da Administração
David Ferraz é doutorado em Políticas Públicas pelo ISCTE-IUL (2018), mestre em Administração e Políticas Públicas (ISCTE-IUL - 2008) e licenciado em Gestão e Administração Pública (ISCSP-UTL - 2004). É diplomado pelo Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública (CEAGP - 2006), especialização em Desenvolvimento Organizacional, Liderança e Gestão de Pessoas e pelo Curso de Formação em Gestão Pública (FORGEP - 2012) do INA. Foi Secretário Geral do Conselho Económico e Social até março de 2022. Entre 1999 e 2004 desempenhou funções em várias empresas do setor privado. Desempenhou funções na Unidade de Investigação e Consultoria do Instituto Nacional de Administração, I.P. (2006-2010) e foi dirigente da Unidade de Formação em Gestão e Administração Pública (2010-2012), foi dirigente da Divisão de Recrutamento e Seleção do INA, prestando esta U.O. apoio à CRESAP (2012-2017). Foi ainda dirigente do Departamento de Recursos Humanos do IHRU, I.P. (desde Setembro de 2017). É investigador convidado do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-UTL), integrando o Grupo de Investigação em Ciência da Administração. Desenvolveu, desde 2004, funções de docência em diversos cursos do INA e ISCTE-IUL (CAGEP; FORGEP; CADAP; Desenho, Implementação e Avaliação de Políticas Públicas; Diploma de Especialização em Gestão Pública; Diploma de Especialização em Políticas Públicas; Reforma e Modernização Administrativa - 6 ECTS). Foi convidado a proferir lectures na HSE - Moscow (High School of Economics, School of Public Administration) nas áreas da Gestão e Administração Pública. Tem participado em grupos de trabalho e apresentado comunicações científicas em congressos de organizações internacionais como: a American Society for Public Administration, o Centro Latino Americano para el Desarollo, a International Association of Schools and Institutes of Administration, a Public Administration Theory Network. É autor e co-autor de várias publicações, nacionais e internacionais, nas áreas da Gestão, Administração, Políticas Públicas ou Gestão de recursos humanos.
Métodos e Técnicas de Investigação: Extensivos
Elsa Pegado é doutorada em Sociologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pela mesma instituição. Investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL (CIES-IUL). Professora Auxiliar no ISCTE-IUL. Tem desenvolvido investigação na área da sociologia da saúde, mais especificamente sobre as Medicinas Complementares e Alternativas e sobre os medicamentos; na área das desigualdades sociais e pobreza e exclusão social; e no domínio das metodologias de avaliação, avaliação de políticas públicas, programas e projetos. É autora e coautora de diversas publicações e comunicações sobre estas temáticas.
Escrita de Textos Técnicos e Científicos
Filipa Godinho é doutoranda em Sociologia no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, com uma bolsa de doutoramento atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Concluiu a licenciatura (2017) e o mestrado (2019) em Sociologia no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, tendo sido distinguida a propósito de ambos com o Diploma de Mérito Académico e o Prémio de Excelência Académica. Participou como bolseira de investigação em vários projetos. Tem vindo a publicar e a realizar apresentações em conferências nacionais e internacionais como autora e co-autora. Esteve ainda envolvida na organização de vários eventos. Atualmente, é Assistente Convidada no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona diversas Unidades Curriculares no âmbito do Laboratório de Competências Transversais (LCT).
Instituições Políticas
Sociedade e Políticas Sociais
Cidadania e Cultura Política | Movimentos Sociais e Protesto
Sou Professora Auxiliar em Ciência Política no Iscte-IUL e investigadora integrada no CIES-Iscte. Fui co-chair da Research Network Movimentos Sociais do Council of European Studies, sendo agora membro do board. Desde 2020 co-coordeno o grupo de investigação Política e Cidadania (CIES-Iscte) e sou vice-diretora do Observatório da Democracia e da Representação Política. Fui co-chair da RN Social Movements do Council of European Studies e sou agora membro do board  da mesma. Entre 2018 e 2022 coordinei, como PI, o projecto de investigação financiado pela FCT HOPES - HOusing PErspectives and Struggles. Futures of housing movements, policies and dynamics in Lisbon and beyond (230.000€). A minha área de investigação são os movimentos sociais, com especial interesse para os processos de radicalização política, o papel do protesto na mudança política, o ativismo digital, a gentrificação e os movimentos pelo direito à habitação e à cidade. Tenho vários artigos publicados em revistas como Journal of Common Market Studies, Partecipazione e Conflitto, Current Sociology, Mobilization, Social Movement Studies, Journal of Contemporary Religion, West European Politics, Estudos Ibero-Americanos, Democratization, Cultures & Conflicts, Análise Social, Storia e Problemi Contemporanei, Historein. A minha monografia 'The Revolution before the Revolution' e o livro que co-organizei com Olivier Fillieule, 'Social Movements Studies in Europe: The State of the Art', foram ambos publicados por Berghahn em 2016. Tenho lecionado cursos na área dos movimentos sociais, democracia, cidadania, cultura política e era digital.
Estado e Políticas Públicas
Helge Jörgens é Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e Investigador Integrado no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Licenciou-se em Ciência Política na Freie Universität Berlin, Alemanha, em 1994. Concluiu o doutoramento em Ciência Política também na Freie Universität Berlim em 2010. Entre 2010 e 2016 foi Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Ciências Sociais da Freie Universität Berlin e Director Gerente do Centro de Investigação de Política do Ambiente (FFU). As áreas de interesse incluem as política do ambiente, da energia e do clima, o papel e a influência de burocracias internacionais, e a difusão e transferência de políticas públicas.
Análise de Dados em Ciências Sociais - Descritiva | Análise de Dados em Ciências Sociais: Inferencial
Professora Auxiliar no ISCTE-IUL e CIES. Concluiu o Mestrado e o Doutoramento na área da Demografia pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Autora de 20 artigos científicos e 10 capítulos de livro na área da demografia, em particular sobre:  fecundidade, contracepção, mortalidade, migrações e projecções demográficas.
Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação
Joana Duarte Correia, Licenciada em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta, Bolseira FCT de Doutoramento em Sociologia no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora do CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, grupo de investigação Educação e Ciência. Professora Assistente Convidada no Laboratório de Competências Transversais do Iscte. Tem realizado investigação na área da Sociologia da Educação e da Comunicação - media, literacia, competências, inclusão digital e educação digital.
Direito Constitucional e Administrativo
Licenciado em Direito e pós-graduado em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito de Lisboa. Doutorado em Políticas Públicas pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.  Exerce funções docentes desde 1977, primeiro na Faculdade de Direito de Lisboa e, a partir de 1995, no ISCTE - IUL, onde leciona Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Económico, Direito da Educação, Ciências da Administração e Gestão Pública em diversas licenciaturas e mestrados. É Diretor do Mestrado em Administração Pública e dos Cursos de Formação em Alta Direção na Administração Pública (FORGEP e CAGEP), bem como coordenador científico do Curso de Pós-Graduação em Finanças Públicas para auditores do Tribunal de Contas de Angola e quadros superiores dos Ministérios das Finanças dos PALOP e Timor-Leste (UE/PNUD). É membro da Direção do Instituto de Políticas Públicas e Sociais (IPPS-IUL) e foi, entre 2016 e 2019, Subdiretor do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas. Foi eleito em 2019 para o Conselho de Gestão da International Association of Schools and Institutes of Administration (IASIA) e, em 2020, para o Steering Committee da International Comission on Accreditation of Public Administration Education and Training (ICAPA). Desde 1982 colabora com o Instituto Nacional de Administração (INA) na formação de dirigentes e quadros superiores da Administração Pública, tendo sido responsável pela conceção e leccionamento de múltiplos cursos nas áreas da ciência política, administração pública, direito administrativo, feitura das leis e comunicação jurídica.  A partir de 1994 desenvolve atividades de consultoria ligadas à reforma do Estado e da Administração Pública, em particular  no âmbito de projetos da União Europeia, nomeadamente nos PALOP, no Brasil e em países da Europa de Leste e da antiga União Soviética, bem como na China, onde entre 2003 e 2007 coordenou pela parte europeia o mestrado em Administração Pública da Escola Nacional de Administração Pública (CNSA).  A partir de 1983 e até 1987 foi, sucessivamente, consultor do Gabinete do Ministro da Justiça, do Gabinete de Apoio Técnico Legislativo do Ministério da Justiça e do Centro de Estudos Técnicos e Apoio Legislativo da Presidência do Conselho de Ministros. De 1987 a 1992, exerceu funções dirigentes na Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo e, entre 1992 e 2004, no Centro de Estudos para o Desenvolvimento Regional e Local. É, desde 2021, membro da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP), entidade independente que procede à avaliação de candidatos para cargos de direção de topo na Administração Pública. Apresenta com regularidade comunicações em seminários e conferências nas suas áreas de especialidade e é organizador e autor ou co-autor de diversos livros e outras publicações.
Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação
Possui licenciatura em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010).  Mestre do curso de pós graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ligada a linha de pesquisa Questões Socioambientais Urbanas e de Resistência Social, intregrante do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais - LEUS. Tem experiencia na área de Regularização Fundiária nas favelas cariocas - 2009 - 2018. Atualmente é doutoranda em Serviço Social pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE, e pesquisadora do Núcleo de Doutorandos em Serviço Social Latino-Americanos – NUDLA. Professora Assistente Convidada do Laboratório de Competências Transversais do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE.
Introdução à Economia
Professor de Economia Política e Estudos de Desenvolvimento do Departamento de Economia Política, Escola de Cièncias Sociais e Humanas, Iscte. Investigador Integrado do Centro de Estudos Internacionais (CEI), Iscte. Director do Mestrado em Estudos de Desenvolvimento, Iscte. Membro da European Society for the History of Economic Thought, World Economics Association e Associação Portuguesa de Economia Política. Licenciatura em Economia pelo ISEG-Universidade de Lisboa (1993), Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG-Universidade de Lisboa (1996), Doutoramento em Economia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (2009). Ampla experiência de ensino (licenciaturas, mestrados, doutoramentos) e funções de gestão académica, no Iscte e noutras instituições de ensino superior em Portugal, Moçambique e Angola: - ISEG-Universidade de Lisboa, Universidade Atlântica, Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal) - Instituto de Ciências de Saúde e Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique), - Universidade Católica de Angola (Luanda). Entre 1999 e 2013, exercício de funções de auditoria e consultadoria científica no Gabinete de Avaliação Educacional/ Instituto de Avaliação Educacional, Ministério da Educação de Portugal. Áreas de interesse (ensino e investigação): - História das Ideias Económicas e Políticas - Estudos de Desenvolvimento - Estudos Africanos - Economia Política Internacional
Economia Política e Globalização
Luis Mah é professor auxiliar em Estudos de Desenvolvimento no Departamento de Economia Política do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Entre 2015-2022, leccionou no Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) e PhD in Development Studies no ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Nos últimos 19 anos tem trabalhado com organizações da sociedade civil e entre 2007 e 2010 foi director da Campanha do Milénio das Nações Unidas (UNMC) em Portugal. Interessa-se em particular pelas implicações globais da (re)emergência económica da Ásia e pela cooperação internacional para o desenvolvimento da União Europeia. Tem um doutoramento em Estudos de Desenvolvimento pela LSE-London School of Economics and Political Science (Londres, 2004), um mestrado em Ciência Política pela Universidade de Yonsei (Seul, 1996) e uma licenciatura em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, 1993).
Análise de Dados em Ciências Sociais: Multivariada I | Análise de Dados em Ciências Sociais: Multivariada II
Maria Madalena Carlos Ramos tem licenciatura (ISCTE, 1989) e mestrado em Sociologia (FCSH-UNL), e doutoramento em Educação (Faculdade de Ciências, U.Lisboa, 2003). É Professora Associada, com agregação, no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona e coordena diversas disciplinas de Estatística e Análise de Dados. É Diretora do Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Tem participado em diversos projetos de investigação, designadamente nas áreas da sociologia da família, das migrações e da integridade académica. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, nacionais e internacionais, bem como livros e capítulos de livros. Foi Presidente e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Iscte. É Membro da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), da qual foi Vice-Presidente e onde coordenou o 1º levantamento nacional sobre as práticas profissionais dos diplomados em sociologia. Publicações recentes  Gaspar, Sofia, Ramos, Madalena e Ferreira, Ana Cristina (2021). Transnational divorce in binational marriages: the case of Portuguese-Brazilian and Portuguese-Cape Verdean couples. Population, Space and Place. DOI: 10.1002/psp.2435. Roque, Helena & Ramos, Madalena (2021). “Good Leadership Practices in Contexts of Unpredictability” in Costa, T.G., Lisboa, I. & Teixeira, N.M. (eds.), Handbook of Research on Reinventing Economies and Organizations Following a Global Health Crisis, IGI Global, USA. ISBN13: 9781799869269. [DOI: 10.4018/978-1-7998-6926-9.ch020] Ramos, Madalena e Morais, César (2020), “A prevenção do plágio no ensino superior. Ilações a partir de uma prática pedagógica”, In Novo, Ana, Nobre, Ana, Simão, João e Pereira Pedro (eds.), Plágio e integridade académica na sociedade da informação, Ebook, Portugal, Universidade Aberta. DOI: https://doi.org/10.34627/ftpm-hq41. Lopes João Teixeira, Abrantes, Pedro, Ferro, Lígia, Ramos, Madalena, Portugal e Melo, Benedita, Ferreira, Ana, Cerejo, Dalila & Aníbal, Alexandra (2020) “Sociology in Portugal: local, national, and international dialogues”, In Sari Hanafi and Chin-Chun Yi (eds.), Sociologies in Dialogue, SAGE Studies in International Sociology, Sage. Roque, Helena & Ramos, Madalena (2019). “Responsible Leadership and Expatriation: The Influence of National Culture” in Teixeira, N.M, Costa, T.G. & Lisboa, I.M. (eds.), Handbook of research on entrepreneurship, innovation, and internationalization, IGI Global, USA.  Chora, Mara, Monteiro, Lígia, Ramos, Madalena e Amaral, Rita (2019). Um olhar sobre o papel do pai na compreensão emocional das crianças: Os Estilos parentais e práticas de socialização das emoções negativas. PSICOLOGIA, 33(1): 19-32.  Ramos, Madalena e Capucha, Luís (coords.) (2018). Quem São e o Que Fazem os Sociólogos em Portugal? Lisboa, Mundos Sociais. Ramos, Madalena (2018). “As Práticas Profissionais dos Diplomados em Sociologia” in Ramos, M. e Capucha, L. (coords.), in Quem São e o Que Fazem os Sociólogos em Portugal? Lisboa, Mundos Sociais. Marques, Adilson, Peralta, Miguel, Ramos, Madalena, Lipert, Anna, Martins, João e Nunes, Luís Saboga (2018). “Prevalence and trends of older adults’ overweight and obesity in 10 European countries from 2005 to 2013”, Scandinavian Journal of Public Health, 46(5): 522-529.  Doi: 10.1177/1403494818764810. Martins, João, Anacleto, Francis, Ramos, Madalena, Torrado, Pedro, Marques, Adilson e Carreiro da Costa, Francisco (2018). “Estilos de vida e atividade física: identificação de perfis das representações e práticas de lazer em adolescentes: ", Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 13(2): 251-260. ISSN 1886-8576. Gaspar, Sofia, Ferreira, Ana Cristina e Ramos, Madalena (2017). Evolução e Perfis dos Divórcios em Casais Binacionais em Portugal (1995-2013), Lisboa, Alto Comissariado para as Migrações, Coleção Estudos OM, vol.61. ISBN 978-989-685-087-6. Gaspar, Sofia, Ferreira, Ana Cristina, Ramos, Madalena (2017). “European bi-national marriages in Portugal and EU social integration”, Portuguese Journal of Social Science, 16(3): 393-410. DOI: 10.1386/pjss.16.3.393_1.  Ramos, Madalena, Parente, Cristina, Santos, Mónica e Chaves, Miguel, (2017), “A typology of professional situations in the analysis of graduate transition from higher education to the labor market”, Sociologia, XXXIII: 47-72. ISSN: 0872-3419. Roque, Helena, Silva, Maria Rita, Ramos, Madalena, Caetano, António (2017). “Valores societais em Portugal: Replicação do Projeto Globe 17 anos depois e implicações para a gestão”, International Journal of Marketing, Communication and New Media, 9(5):24-42. ISSN: 2182-9306.  Ferreira, Ana Cristina, Ramos, Madalena & Gaspar, Sofia (2016). “Marriage and Migration in Portugal: Exploring Trends and Patterns of Divorce in Exogamous and Endogamous Couples” in Marzia Grassi e Tatiana Ferreira (Eds.), Mobility and Family in Transnational Space, Cambridge Scholars Publishing. p. 79-100. ISBN (13): 978-1-4438-8601-7. Calapez, Teresa, Ramos, Madalena e Botelho, Maria do Carmo (2016). “Describe all or just a few? The influence of verbal descriptors on Likert-type variables on items’ and scales’ distribution”, SOCIOLOGIA ON LINE, 12:87-109. ISSN 1647-3337. Chaves, Miguel, Ramos, Madalena, Santos, Rui (2016). Convergences and disparities of work orientations among recent graduates in Portugal. Sociologia Problemas e Práticas, 80, 9-29. DOI: 10.7458/SPP2015806679.  
Métodos e Técnicas de Investigação: Intensivos
I am Assistant Professor at the Department of Sociology at ISCTE-IUL and Visiting Scholar at the London School of Economics and Political Science (LSE) (since 2014). I was Marie Curie Fellow at LSE in 2016-18 and Fulbright Scholar at Cornell University in 2015-16. Before my PhD, I worked for the European Commission (EC), at the DG Research, Infrastructures Unit, Brussels. Ongoing research: I am the Principal Investigator (PI) of the grant projects ‘MORE-PE: Mobilising Resources for Public Engagement’ (2016-2021) (FCT, €170.000), and OPEN 'Organisational Public Engagement with Science and Technology' (2019-2023) (FCT, € 250.000). These studies have been implemented in Portugal, Italy, Germany, the UK, the Netherlands, the USA, Turkey, Brazil, Japan, Taiwan and China (mainland) to study science communication within institutional environments.  WP Leader for the EU funded project "POIESIS: Probing the impact of integrity and integration on societal trust in science" (€1.2m) with a focus on research integrity and public trust in science (2023-2025) (https://poiesis-project.eu/). Education and research interests: I completed my PhD in Science and Technology Studies (STS) at University College London (UCL) (2011), where I was also Teaching Assistant (TA) for courses in Science Communication and Science Policy. I was a trainer at Esconet (European Network for Science Communication), training scientists how to communicate with publics (2009-12). My research interests lie in science communication, public understanding of science, science policy and research methods for social sciences. Current research focusses on institutional communication of science with society.  Main awards and recognitions: I have received a Distinguished international award from Euroscience: European Young Researcher Award' Laureate (EYRA) (2016) I have been honoured in the Book Ciência Viva 'Mulheres na Ciência' (2019) I am currently Member of the International Science Council (ISC) expert advisory panel on the Public Value of Science. I have been often invited to speak at international conferences including in China, Japan, Brazil and Europe, and as invited expert in discussions in the field (e.g. discussions at the Bellagio Centre (Como Lake, Italy) in 2018 and in 2022, as part of the Rockefeller Foundation, Bellagio Convening Program; and at SC discussion organised by the Chan Zuckerberg Initiative in 2018, San Francisco, USA). Recent book published by Routledge (2022): 'Public Communication of Research Universities: ‘Arms-race’ for visibility or science substance?’, Routledge
Métodos e Técnicas de Investigação: Extensivos
Professor Auxiliar do Departamento de Métodos de Pesquisa Social; Investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia; Coordenador do Grupo de Investigação Família, Gerações e Saúde do CIES-IUL. Editor do Portuguese Journal of Social Science Editor Associado do Journal of Youth Studies Áreas de Investigação: Juventude, Tecnologia e Desigualdades Sociais  
Análise de Dados em Ciências Sociais: Inferencial
Introdução ao Excel
Cidadania e Cultura Política
Modernidade e Questão Social
Professora Auxiliar com Agregação do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Diretora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e Subdiretora do Departamento de Sociologia. Investigadora do CIES-Iscte, desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da "Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde", "Literacia em Saúde", "Gerações e Tecnologia de Comunicação". Membro da Equipa de Missão para a área da Saúde do Iscte. Coordenadora ERASMUS do Departamento de Sociologia. É Associated Editor da revista Observatório (OBS*- http://obs.obercom.pt/index.php/obs), membro do Comité Científico das Edicciones-InCom-UAB e do Comité Editorial da Revista de Comunicación y Salud (www.revistadecomunicacionysalud.org ). É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal.
Análise de Dados em Ciências Sociais: Multivariada I | Análise de Dados em Ciências Sociais: Multivariada II
Rodrigo Vieira de Assis é doutorado (2020) e mestre (2015) em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), pós-graduado em Análise de Dados em Ciências Sociais (2021) pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e bacharel em Ciências Sociais (2012) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente, é Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Métodos de Pesquisa Social (DMPS), da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP), onde leciona diferentes unidades curriculares relacionadas às metodologias de investigação e aos métodos de análise de dados, e Investigador Associado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), onde integra o Grupo de Investigação Desigualdades, Trabalho e Bem-estar Social. Ao longo do seu percurso, participou de projetos de investigação em diferentes instituições nacionais e internacionais (Portugal, Brasil e EUA). As suas investigações incidem em temáticas relacionadas aos efeitos objetivos e subjetivos das desigualdades sociais e urbanas, com atenção às assimetrias entre classes sociais, às sociabilidades urbanas e às relações entre trabalho, precariedade e proteção social. Por considerar fundamental praticar uma sociologia reflexiva, procura contribuir para o aprimoramento das Ciências Sociais através da elaboração e publicação de artigos dedicados ao aprofundamento de problemas teóricos e metodológicos, clássicos e contemporâneos, que marcam a história e a atualidade da disciplina. Coordena a linha de investigação "Indivíduo e Sociedades Contemporâneas: teorias, métodos e metodologias", do Laboratório de Estudos de Teoria e Mudança Social (Labemus); Integra o Sociofilo: (co)laboratório de teoria social, do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/UFRJ); É membro convidado do CP29 - Biografias e Sociedade, da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS); É membro da Secção Temática Classes, Desigualdades e Políticas Públicas da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
Escrita de Textos Técnicos e Científicos
Doutoranda em Sociologia no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Está a desenvolver a sua pesquisa sobre "O trabalho digno e as desigualdades sociais na sociedade digital" numa perspetiva comparativa entre Portugal e a Europa. Assistente convidada no Laboratório de Competências Transversais do Iscte. Membro da Equipa Coordenadora da Secção Temática Classes, Desigualdades e Políticas Públicas da Associação Portuguesa de Sociologia (APS). Tem desenvolvido atividades enquanto assistente de investigação em projetos no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) sobre a temática das desigualdades sociais, territórios e bem-estar em Portugal (TIWELL - "Territórios de Desigualdade e Bem-Estar Social”) e no ICS-Universidade de Lisboa no Estudo de Opinião em Portugal ("Next Steps in Securing the Sustainability of the European Social Survey").  Assume responsabilidades de coordenação executiva no Portfólio Profissional de Sociólogos/as.  
Metodologias de Avaliação | Metodologias de Planeamento
  Sérgio Caramelo (Malange, 1972) é Professor Auxiliar do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, investigador no DINÂMIA’CET – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade de Nova de Lisboa, Pós-graduado em Estudos Europeus e Doutorado em Geografia (especialidade de Análise Regional) pela Universidade de Salamanca, com uma tese sobre a territorialização de políticas comunitárias à escala europeia. Foi Professor Associado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Professor Coordenador do Instituto Superior de Ciências da Administração, Professor Adjunto Convidado do Instituto Politécnico da Guarda e Vice-Presidente do IPPS - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais. As suas principais áreas de atuação/investigação são a análise, avaliação e planeamento de políticas públicas, o planeamento regional e local e a cooperação territorial.  
Sistemas Políticos Comparados | Teoria Política: Contemporâneos
Tiago Fernandes (PhD European University Institute, Florence, 2009) is associate professor (with habilitation) in the department of political science and public policy and a researcher of the Center for International Studies (CEI) at the University Institute of Lisbon – ISCTE (Portugal). He works on the politics of democracy, social movements and civil society, with a regional specialization on Southern Europe (https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/tiago-fernandes/cv). Before coming to ISCTE, he was for twenty years in the faculty of Nova University of Lisbon, where he taught in the departments of sociology and political studies, was director of graduate studies and head of the department of political studies, and served in the directive board of the Portuguese Institute of International Relations (IPRI).  His most recent publications are Civil Society, Democracy, and Inequality: Cross-Regional Comparisons (1970s-2010s), Special Issue, Comparative Politics (2017) (co-edited); Memories and Movements. The Legacy of Democratic Transitions in Contemporary Anti-Austerity Protest (Oxford University Press, 2017); Late neoliberalism and its discontents: Comparing crises and movements in the European periphery (Palgrave-Macmillan, 2016) and Democracy, Institutions and Political Culture: Southern Europe, 1970s-2010s, Lisbon, Francisco Manuel dos Santos Foundation, 2019 (co-authored); Varieties of Democracy in Southern Europe, 1968-2016: A Comparison of France, Italy, Greece, Portugal, and Spain (Social Sciences Press, Lisbon, 2018) and Forty-Five Years of Democracy in Portugal: Achievements and Prospects, Lisbon, Portuguese Parliament, 2020 (co-edited). Together with Staffan Lindberg of the Varieties of Democracy Institute of the University of Gothenburg, he directs the project Varieties of Democracy in Southern Europe, which focuses on the causes and consequences of democratization in the region from the 1960s to the present and is funded by the Francisco Manuel dos Santos Foundation (https://www.v-dem.net/en/regional-centers/southern-europe/). He also coordinates the Portuguese team of the project Disobedient Democracy, led by Danijela Dolenec at the University of Zagreb and funded by the Swiss National Science Foundation, which looks at the causes and patterns of protest in the Southwest and Southeast regions of Europe (https://disdem.org/). He is also a non-resident fellow at the Center on Social Movement Studies (Scuola Normale Superiore, Florence) and head of the Varieties of Democracy Regional Center for Southern Europe. He was a visiting scholar at Princeton University, the Juan March Foundation (Madrid) and the Kellogg Institute for International Studies at the University of Notre Dame (USA) and is the recipient of the Gulbenkian Foundation award for the best article in the social sciences and the Best PhD Dissertation prize of the Portuguese Political Science Association. Before starting his academic career, he took a BA in Sociology (minors in History and Philosophy) and an MPhil in Historical Sociology at Nova University of Lisbon and an MPhil in Social and Political Sciences at the European University Institute (Florence). He also passed the national examinations for the diplomatic service at the Portuguese Ministry of Foreign Affairs, where he briefly attended the attaché training course (1997).
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo