Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
22 mai 2017
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 112/2017 de 02-10-2017
Registo de alteração
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Período de aulas

Ínicio 27 set 2021
Fim 28 mai 2022

Propinas estudantes UE (2021/2022)

1.ºAno 2000.00 €
2.ºAno 1000.00 €

Propinas estudantes fora da UE (2021/2022)

1.ºAno 3000.00 €
2.ºAno 1600.00 €
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Leccionado em Português

O Mestrado, através da forte ligação "plano de estudos/empresas" permitirá o acesso a atividades como a comunicação empresarial, comunicação social e outras empresas de comunicação, consultadoria, marketing e negócios internacionais, investigação, administração pública, organizações não-governamentais e criação de empresas ligadas aos novos media.

O programa consiste em dois semestres de componente letiva e dois semestres para a preparação e realização da dissertação ou trabalho de projeto. No primeiro semestre do 1º ano, os alunos frequentam uma unidade curricular optativa em Gestão de Novos Media; no segundo semestre do 2º ano, os alunos frequentam duas unidades curriculares optativas, estando uma associada à Gestão de Novos Media e outra às Técnicas Especializadas de Pesquisa (TEP). As optativas permitem aprofundar a formação especializada na área, ao

mesmo tempo que possibilitam a aquisição de conhecimento interdisciplinar, servindo como complemento aos trabalhos de preparação da dissertação ou trabalho de projeto.

Aos estudantes que obtiverem aproveitamento em todas as unidades curriculares do 1.º ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados de 2º ciclo em Gestão de Novos Media.

Plano de Estudos para 2021/2022

1º Ano
Dinâmicas Sociais da Internet
6.0 ECTS
Empreendedorismo em Media
6.0 ECTS
Estratégia e Desenvolvimento Organizacional para os Media
6.0 ECTS
Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia
6.0 ECTS
Desenho da Pesquisa
6.0 ECTS
Economia e Sistema dos Media
6.0 ECTS
Gestão de Redes Sociais e Audiências
6.0 ECTS
Gestão Estratégica de Recursos Humanos nos Media
6.0 ECTS
Informação Financeira e Tomada de Decisões
6.0 ECTS
Optativas > Livre
2º Ano
Dissertação em Gestão de Novos Media
48.0 ECTS
Trabalho de Projeto em Gestão de Novos Media
48.0 ECTS
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS
Optativas > Optativa em Gestão de Novos Media
Optativas > Técnicas Especializadas de Pesquisa

Optativas recomendadas

O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º  mínimo de inscrições.

1.º semestre

02171 | Estudo Crítico e Deontologia dos Média (ESPP | CC)

02175 | Reportagem, Entrevista e Investigação em Rede (ESPP | CC)

02177 | Linguagens Digitais (ESPP | CC)

02208 | Jornalismo de Dados e Visualização de Informação (ESPP | CC)

Objetivos

Diferenciando-se pela importância conferida às abordagens e métodos que se centram nos media digitais, o presente mestrado tem como principais objetivos a formação especializada e o conhecimento e investigação nos domínios da gestão e marketing dos novos media. Ao fornecer as competências técnicas e enquadramentos conceptuais necessários ao exercício profissional na gestão de novos media, este curso procura aliar uma vertente pragmática assente na exploração das potencialidades do digital com o rigor académico inerente à tradição do pensamento crítico sobre os media.

  • Desenvolvimento de competências profissionais, de estudo e de inovação em assuntos relacionados com o design, gestão e marketing dos media digitais.
  • Familiaridade com modelos de gestão e de negócio praticados no âmbito das indústrias criativas dos media.
  • Aplicação de conceitos teóricos a estudos de caso com uma dimensão prática.
  • Reflexão estratégica sobre os desafios que as empresas experimentam na gestão de dados cada vez mais volumosos.

Dissertação / Trabalho de Projeto

A aprovação no Mestrado em Gestão de Novos Media está dependente da apresentação de uma dissertação ou de um trabalho de projeto. Atendendo à proximidade do curso com a prática e experiência profissionais, o trabalho de projeto é habitualmente encorajado, permitindo que se aposte no desenvolvimento sustentado de propostas que visem melhorar a qualidade dos serviços fornecidos nesta área.

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