Acreditações
Período de aulas
Propinas estudantes UE (2023/2024)
Propinas estudantes fora da UE (2023/2024)
O Mestrado, através da forte ligação "plano de estudos/empresas" permitirá o acesso a atividades como a comunicação empresarial, comunicação social e outras empresas de comunicação, consultadoria, marketing e negócios internacionais, investigação, administração pública, organizações não-governamentais e criação de empresas ligadas aos novos media.
O programa consiste em dois semestres de componente letiva e dois semestres para a preparação e realização da dissertação ou trabalho de projeto. No primeiro semestre do 1º ano, os alunos frequentam uma unidade curricular optativa em Gestão de Novos Media; no segundo semestre do 2º ano, os alunos frequentam duas unidades curriculares optativas, estando uma associada à Gestão de Novos Media e outra às Técnicas Especializadas de Pesquisa (TEP). As optativas permitem aprofundar a formação especializada na área, ao
mesmo tempo que possibilitam a aquisição de conhecimento interdisciplinar, servindo como complemento aos trabalhos de preparação da dissertação ou trabalho de projeto.
Aos estudantes que obtiverem aproveitamento em todas as unidades curriculares do 1.º ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados de 2º ciclo em Gestão de Novos Media.
Plano de Estudos para 2023/2024
Unidades curriculares | Créditos | |
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1º Ano | ||
Dinâmicas Sociais da Internet
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Empreendedorismo em Media
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia e Desenvolvimento Organizacional para os Media
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho da Pesquisa
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia e Sistema dos Media
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Redes Sociais e Audiências
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão Estratégica de Recursos Humanos nos Media
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Informação Financeira e Tomada de Decisões
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Optativas > Livre
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2º Ano | ||
Dissertação em Gestão de Novos Media
48.0 ECTS
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Trabalho Final | 48.0 |
Trabalho de Projeto em Gestão de Novos Media
48.0 ECTS
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Trabalho Final | 48.0 |
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS
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Optativas > Optativa em Gestão de Novos Media | 6.0 |
Optativas > Optativa em Gestão de Novos Media
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Optativas > Técnicas Especializadas de Pesquisa
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A Internet tem sido associada a mudanças sociais na governação, nos negócios, na investigação e em muitas outras áreas da vida quotidiana. A investigação sobre as implicações sociais da Internet ainda está numa fase inicial mas algumas ideias-chave foram forjadas. Este curso proporcionará uma visão geral actualizada dos principais desenvolvimentos no seio de várias disciplinas das ciências sociais, incluindo os estudos da comunicação, sociologia e ciência política. Um dos objectivo do curso passa por identificar as sobreposições e divergências entre diferentes abordagens de investigação. Outro é dar uma base comum para a investigação sobre a Internet, a sua formação social e impacto a alunos com formações de origem em diversas disciplinas.
ProgramaO curso irá identificar os pontos fortes e fracos das diferentes abordagens das ciências sociais. Irá cobrir grandes debates teóricos e as evidências empíricas necessários para a sua avaliação. O curso é transversal a alguns temas-chave : incluindo o papel das tecnologias de informação e comunicação na vida quotidiana, a fractura digital entre sociedades desenvolvidas e em vias de desenvolvimento, e a relação entre a Internet e outras tecnologias, como telefones móveis de forma a ilustrar a amplitude e a variedade da áreas de estudos da Internet. Os tópicos abordarão "A Internet na Vida Quotidiana: Domesticação e Globalização"; "Investigação da Experiência do Utilizador: Uma Perspectiva da Indústria"; "A Psicologia Social das Relações Mediadas por Computador"; "Telefones Móveis, Internet e Contactibilidade Permanente"; "Jovens e Novos Media";" Pesquisa e Acesso à Informação e Conhecimento"; "A política e a Internet"; e "Internet e Sociedade: Visões e Realidades".
Processo de AvaliaçãoParticipação activa em todas as sessões. Escrita de um primeiro draft de um artigo de investigação. O tempo total de trabalho necessário para a redacção deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, cálculos e/ou trabalho de campo. A versão final do artigo representará 70% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho de investigação para a redacção do artigo contribuirá para a avaliação com 20%. E a participação/assiduidade no seminário será avaliada em 10%.
BibliografiaHaddon, L. (2004) Information and Communication Technologies in Everyday Life: A Concise Introduction and Research Guide, Berg; Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann; Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press; Bakardjieva, M. (2005) Internet Society, Sage; Berker, T, Hartmann, M., Punie, Y and Ward, K. (Eds) (2005) Domestication of Media and Technologies, Open University Press; Ito, M., Matsuda, M. & Okabe, D. (Eds) (2005) Personal, Portable, Pedestrian, Mobile Phones in Japanese Life, MIT Press; Buckingham D. and R. Willett, Digital Generations (Eds) (2006) Digital Generations, Erlbaum; Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA; Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London; Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford.
Bibliografia Opcional----------------------
1.? O novo ecossistema dos media na Era Pós-Industrial
2.? A rutura dos modelos de media da Era Industrial
3.? O jornalista empreendedor: reinventar o jornalismo
4.? A cultura das startup tecnológicas e sua importância para o jornalismo
5.? Da ideia inicial à startup: o desenvolvimento de um projeto
6.? Elevator pitch: como apresentar um projeto
7.? Sete passos para o jornalismo empreendedor segundo Jeremy Caplan
8.? Princípios do Design Thinking: inspiração, ideation e implementação
9.? Business Model Generation: a elaboração de canvas para modelos de negócio.
Avaliação:1)ao longo do período letivo e 2) avaliação final1)Assiduidade igual ou superior a 80% e participação ativa (10%); trabalho escrito individual(30%)2)Trabalho escrito individual:projeto de uma startup de jornalismo e informação.Tempo total de trabalho necessário para a redação é contabilizado em cerca de 20 h.Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas 2 avaliações (admitidas 2 faltas)Os alunos podem submeter-se a exame final escrito,valor de 100% da nota
BibliografiaAnderson, C.W; Bell, Emily; and Sharky, Clay. Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School, Tow Center, 2012. disponível online Briggs, Mark. Entrepreneurial Journalism: How to Build What?s Next for News. CQ Press, Thousand Oaks, CA, 2012. Christensen, Clayton M.; Skok, David; Allworth, James. Be the Disruptor, in Nieman Reports, Fall 2012, Vol. 66, No. 3, The Nieman Foundation for Journalism at Harvard University. disponível online. Osterwalder, Alexander and Pigneur, Yves. Business Model Generation. John Wiley and Sons Inc., Hoboken, NJ 2010. Ries, Eric. The Lean Startup. Crown Business, New York, NY. 2011.
Bibliografia Opcional-
A Unidade Curricular pretende preparar profissionais para compreenderem e contribuírem para o processo de gestão estratégica de organizações que atuam no mercado dos media.
Nesse sentido, serão exploradas as diferentes características de plataformas convencionais e digitais e as suas implicações na gestão da mudança organizacional e no desenvolvimento de estratégias para cada uma das plataformas ou multi-plataforma.
CP1. A estratégia empresarial num mundo imprevisível
CP2.Novos modelos competitivos para novas plataformas de conteúdos
CP3.Mudança e desenvolvimento organizacional para responder a desafios estratégicos
CP4.Desenvolver estratégias para um mercado multi-plataforma.
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final.1- Frequência: 40%2- Relatório: 50%3- Participação: 10%Em alternativa os alunos podem submeter-se a exame final escrito, com valor de 100% da nota.
Bibliografia- TAPSCOTT, Dan, WILLIAMS, Anthony D. (2010) MacroWikinomics: New Solutions for a Connected Planet, Penguin Books- ANDERSON, Chris (2006) The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More, Hyperion- FONSECA, José (2002) Complexity and Innovation in Organizations, Routledge- BATTELLE, John (2005) The Search: How Google and Its Rivals Rewrote the Rules of Business and Transformed Our Culture, Penguin
Bibliografia OpcionalEsta UC está estruturada em torno da investigação académica sobre o uso articulado de vários media para o desdobramento de uma narrativa.
Tem como objetivo geral uma introdução, quer ao pensamento teórico, quer às melhores práticas de produção em multiplataforma no campo das indústrias de entretenimento.
Pretende ainda o enquadramento destas narrativas transmedia no actual panorama mediático, fomentando uma compreensão profunda dos principais conceitos e debates relativos às novas tecnologias de informação e comunicação.
Esta UC aborda o estudo de narrativas transmedia desdobrando o percurso pedagógico sobre várias dimensões temáticas articuladas entre si.
P1: Olhar panorâmico sobre o movimento contemporâneo favorável ao advento de narrativas transmedia e entretenimento multiplataforma
P2: Propostas de definição da categoria "transmedia" e termos similares
P3: Genealogia deste tipo de narrativas
P4: Características chave de uma narrativa transmedia
P5: Estratégias de construção de uma narrativa em várias plataformas de media
P6: Métodos de análise de um projeto transmedia
A avaliação periódica consiste em 2 momentos: 1) apresentação oral do tema do trabalho final e sua problematização (10%) e 2) um trabalho individual escrito com peso de 90%, com uma componente teórica/conceptual, complementada com um caso de estudo prático ou projeto.A possibilidade de avaliação periódica implica uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas.A avaliação por exame será por via de trabalho escrito com peso de 100%.Não existe possibilidade de prova oral.
BibliografiaEvans, Elizabeth (2011) 'Transmedia Television: Audiences, New Media, and Daily Life', London, SageGambarato, Renira Rampazzo (2013) 'Transmedia Project Design: Theoretical and Analytical Considerations', Baltic Screen Media Review 1, 81-100.Gambarato, Renira Rampazzo & Geane C. Alzamora (eds.) (2018) Exploring Transmedia Journalism in the Digital Age, Hershey, IGI GlobalFreeman, Matthew & Renira Rampazzo Gambarato (eds.) (2019), The Routledge Companion to Transmedia Studies, Londres, RoutledgeJenkins, Henry (2006), Convergence Culture. Where Old and New Media Collide, New York and London, New York University Press.Pratten, Robert (2011), Getting Started in Transmedia Storytelling. A Practical Guide for Beginners, Marston Gate, self-published.Scolari, Carlos (2013) Narrativas Transmedia: Cuando Todos Los Medios Cuentan, Bilbao, Deusto
Bibliografia OpcionalBernardo, Nuno (2011) The Producer's Guide to Transmedia. How to Develop, Fund, Produce and Distribute Compelling Stories Across Multiple Platforms, Lisbon, beActive books.Bernardo, Nuno (2013) Transmedia 2.0, How to create an entertainment brand using a transmedial approach to storytelling, Lisbon, beActive books.Dena, Christy (2009) Transmedia Practice: Theorising the practice of expressing a fictional world across distinct media and environments. PhD Thesis, School of Letters, Art and Media, SydneyEdmond, Maura (2015) 'All platforms considered: Contemporary radio and transmedia engagement', New Media & Society 17(9), 1566-1582Evans, Elizabeth (2015) 'Layering Engagement: The Temporal Dynamics of Transmedia Television', Storyworlds: A Journal of Narrative Studies 7(2), 111-19.Evans, Elizabeth (2008) 'Character, audience agency and transmedia drama', Media, Culture & Society 30(2), 197-213Gambarato, Renira Rampazzo & Lorena Peret Teixeira Tárcia (2016) 'Transmedia Strategies in Journalism', Journalism Studies, 1-19.Graves, Michael (2011) 'Lost in a Transmedia Storytelling Franchise: Rethinking Transmedia Engagement'. PhD Thesis, Film and Media Studies and the Graduate Faculty of the University of Kansas, KansasJenkins, Henry (2003), "Transmedia Storytelling. Moving characters from books to films to video games can make them stronger and more compelling", MIT Technology Review, (Online). Available at: http://www.technologyreview.com/news/401760/transmedia- storytelling/.Jenkins, Henry (2007), "Transmedia Storytelling 101", Confessions of an Aca-Fan. The Official Weblog of Henry Jenkins, (Online). Available at: http://henryjenkins.org/2007/03/ transmedia_storytelling_101.html.Jenkins, Henry (2009a), "The Revenge of the Origami Unicorn: Seven Principles of Transmedia Storytelling (Well, Two Actually. Five More on Friday)", Confessions of an Aca- Fan. The Official Weblog of Henry Jenkins, (Online). Available at: http://henryjenkins.org/ 2009/12/the_revenge_of_the_origami_uni.html.Jenkins, Henry (2009b), "Revenge of the Origami Unicorn: The Remaining Four Principles of Transmedia Storytelling", Confessions of an Aca-Fan. The Official Weblog of Henry Jenkins, (Online). Available at: http://henryjenkins.org/2009/12/ revenge_of_the_origami_unicorn.html. Jenkins, Henry (2010), "Transmedia Storytelling and Entertainment: An annotated syllabus", Continuum: Journal of Media & Cultural Studies, XXIV, (6), pp.943-958. Jenkins, Henry, Sam Ford and Joshua Green (2013), Spreadable Media. Creating Value and Meaning in a Networked Culture, New York and London, New York University Press. Long, Geoffrey A. (2007), Transmedia Storytelling. Business, Aesthetics and Production at the Jim Henson Company, Master Thesis in Comparative Media Studies, Massachusetts Institute of Technology, CambridgeMittell, Jason (2013), "Forensic Fandom and the Drillable Text", Spreadable Media: Enhanced Version, (Online). Available at: http://spreadablemedia.org/essays/mittell/#.VHqBXmSsWtu.Moloney, Kevin T. (2011), Porting Transmedia Storytelling to Journalism, Master Thesis in Social Sciences, Denver, University of Denver.Pearson, Roberta & Anthony N. Smith (eds.) (2015) Storytelling in the media convergence age. Exploring screen narratives, Hampshire, Palgrave MacmillanPerryman, Neil (2008), "Doctor Who and the Convergence of Media: A Case Study in 'Transmedia Storytelling'", Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, XIV, (1), pp.21-39.Rodríguez-Ferrándiz, Raúl et al. (2014) 'Transmedia contents created around Spanish television series in 2013: typology, analysis, overview and trends', Communication & Society 27(4), 73-94.Roos, Cecilia (2012) 'Producing Transmedia Stories. A Study of Producers, Interactivity and Prosumption', Malmö, Malmö University.Scolari, Carlos Alberto (2009) 'Transmedia Storytelling: Implicit Consumers, Narrative Worlds, and Branding in Contemporary Media Production', International Journal of Communication, 1-21.Scolari, Carlos, Paolo Bertetti & Matther Freeman (2014) Transmedia Archaeology. Storytelling in the Borderlines of Science Fiction, Comics and Pulp Magazines, Basingstoke, PalgraveSmith, Aaron Michael (2009) 'Transmedia Storytelling In Television 2.0', Thesis, Middlebury College.Smith, Aaron Michael (2011) 'Lost in a Transmedia Universe', Geminis, 1-31.Ugartemendía, José Ig Galán (2012) 'La transmedialidad, una nueva gramática para el sujeto complejo', Portal Comunicación, http://portalcomunicacion.com/lecciones_det.asp?id=71Various Authors (2014) International Journal of Communication, Special Issue "Transmedia Critical: Empirical Investigations into Multiplatform and Collaborative Storytelling"
A unidade curricular Desenho da Pesquisa tem como objetivo principal fornecer aos estudantes de nível de mestrado os instrumentos conceptuais e operativos fundamentais para o desenho de um projeto de pesquisa e/ou intervenção em ciências sociais. Tratando-se de uma unidade curricular comum a vários mestrados, está desenhada para o cumprimento de um objetivo final: apetrechar os estudantes para a elaboração de um projeto próprio.
Programa1. A pesquisa como produtora de conhecimento para conhecer e/ou para intervir.
1.1. A pesquisa empírica como sendo teoricamente orientada.
1.2. A pesquisa como 'problem solving': diagnósticos, avaliações, intervenções.
1.3. A ética nos diferentes tipos de pesquisa.
2. Como desenhar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
2.1. Formulação do problema e definição de objetivos.
2.2. Conceptualização.
2.3. Operacionalização e observação.
2.4. Redação do projeto.
3. Estratégias metodológicas.
3.1. Adequação das estratégias metodológicas aos objetivos da pesquisa.
3.2. Pesquisa extensiva: grandes inquéritos, bases de dados estatísticos, etc.
3.3. Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, abordagem etnográfica, etc.
3.4. A investigação ação e a intervenção social.
3.5. Pesquisa comparativa: objetivos e problemas da comparação.
3.6. Os 'métodos combinados'.
Avaliação periódica, contemplando as seguintes componentes:a) Participação nas aulas e apresentação do projeto de pesquisa e/ou de intervenção (35%)b) Trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção (65%).Avaliação final, constituída por um trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção, complementado com uma discussão oral, caso o/a docente considere necessário (100%).A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
BibliografiaBabbie, E 1989 The practice of social research.Belmont:CWP.Blaikie, N 2007 Approaches to social enquiry.Cambridge:PP.Bryman, A 2012 Social Research Methods.Oxford:OUP.Burgess, R 2001 A pesquisa de terreno.Oeiras:Celta. Campenhoudt, L van 2003 Introdução à análise dos fenómenos sociais.Lisboa:Gradiva.Capucha, L 2008 Planeamento e avaliação de projectos: guião prático.Lisboa:DGIDC.Chen, H 2015 Practical program evaluation: theory-driven evaluation and the integrated evaluation perspective.Thousand Oaks:Sage.Creswell, JW 2003 Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches.Thousand Oaks:Sage.Della Porta, D&M Keating, eds 2008 Approaches and Methodologies in the Social Sciences.Cambridge:CUP.Quivy, R&Champenhoud,L 2003 Manual de Investigação em Ciências Sociais.Lisboa:Gradiva.Ragin, C 1994 Constructing social research. Thousand Oaks:Pine Forge.Silva, A S&Pinto, J M, org 1986 Metodologia das Ciências Sociais. Porto:Afrontamento.
Bibliografia OpcionalNa medida em que o desenho de pesquisa pode ter algumas especificidades em função da área científica de pesquisa, listam-se abaixo algumas sugestões de suporte bibliográfico.Mestrado em Ação HumanitáriaSe necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).Mestrado em Administração EscolarSe necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).Mestrado em Ciência PolíticaJohnson, J B & Reynolds, H T 2020 Political Science research methods, 9ª ed. Los Angeles: Sage.Silverman, D (2018) Doing qualitative research. Los Angeles: Sage.Pollock III, Philip H.& Edwards, B C 2019 The Essentials of political analysis. 6ªed., Washington D.C.: CQ Press.Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações LaboraisSe necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da InformaçãoBerger, A. A. 2018 Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications.Kubitschko, S., & Kaun, A. (eds). 2016 Innovative methods in media and communication research. Cham: Palgrave Macmillan.Quan-Haase, A., & Sloan, L. (eds.). 2022 The SAGE handbook of social media research methods. Sage.Treadwell, D, & Davis, A 2016 Introducing communication research: Paths of inquiry. Thousand Oaks: SAGE Publications, 3ª ed.Mestrado em Educação e SociedadeBogdan, R & Biklen, S 1994 Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.Mestrado em Estudos AfricanosOuédraogo, J-B & Cardoso, C (ed) 2011 Readings in methodology: African Perspectives. Dakar: CODESRIA. Em linha: https://www.codesria.org/spip.php?article1502&lang=enZeleza, T (ed) 2006 The Study of Africa. Disciplinary and interdisciplinary encounters (Vol I). Dakar: CODESRIA.Zeleza, T (ed) 2007 The study of Africa. The global and transnational engagements (Vol II). Dakar: CODESRIA.Mestrado em Estudos e Gestão da CulturaOsterwalder, A., & Pigneur, Y. 2010 Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers (Vol. 1). John Wiley & Sons.Quan-Haase, A., & Sloan, L. (Eds.). 2022 The SAGE handbook of social media research methods. Sage.Stein, T. S., Bathurst, J. R., & Lasher, R. 2022 Performing arts management: A handbook of professional practices. Simon and Schuster.Mestrado em Estudos InternacionaisLamont, C 2015 Research methods in International Relations. Thousand Oaks: Sage Publications (capitulo 1 on-line em: https://uk.sagepub.com/sites/default/files/upm-binaries/71316_Lamont_Research_Methods_in_International_Relations_Chapter_1.pdf).Sprinz, D F & Wolinsky, Y (eds.) 2004 Cases, numbers and models: International Relations research methods. Ann Arbor: Michigan University Press. (Em linha: https://pdfs.semanticscholar.org/89c3/34b5c514acb817b8862dcdf675bd7d4863de.pdfKlotz, A & Prakash, D (eds) 2008 Qualitative methods in International Relations: A pluralist guide. New York: Palgrave (v. plataforma moodle).Mestrado em Gestão dos Novos MediaBerger, A. A. 2018 Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications.Hine, C. (2017). Digital Ethnography. In The Wiley-Blackwell Encyclopedia of Social Theory, B.S. Turner (Ed.). https://doi.org/10.1002/9781118430873.est0628Kubitschko, S., & Kaun, A. (eds). 2016 Innovative methods in media and communication research. Cham: Palgrave Macmillan.Quan-Haase, A., & Sloan, L. (eds.). 2022 The SAGE handbook of social media research methods. Sage.Silverman, D. (2017) Doing Qualitative Research. Londres: Sage. https://us.sagepub.com/en-us/nam/doing-qualitative-research/book251108Treadwell, D, & Davis, A 2016 Introducing communication research: Paths of inquiry. Thousand Oaks: SAGE Publications, 3ª ed.Mestrado em Políticas PúblicasBukve, O 2019 Designing Social Science Research. Cham: Palgrave.Filho, Dalson Britto Figueiredo; Paranhos, Ranulfo; Rocha, Enivaldo Carvalho da; Silva Junior, José Alexandre da; Santos, Manoel Leonardo Wanderley Duarte 2012 Levando Gary King a Sério: Desenhos de Pesquisa em Ciência Política. In Revista Eletrônica de Ciência Política 3 (1-2), pp. 86-117.Howard, C 2017 Thinking Like a Political Scientist: A Practical Guide to Research Methods. Chicago: University of Chicago Press.Toshkov, D 2016 Research Design in Political Science. London: Palgrave.Mestrado em Serviço SocialBell, L 2017 Research methods for Social Workers. Londres: Palgrave.Hardwick, L et al (eds) 2017 Innovations in Social Work Research. London: Jessica Kingsley Publishers.Shaw, I, Briar-Lawson, K, Orme, J & Ruckdeschel, R 2010 The Sage Handbook of Social Work Research. Londres: Sage.Mestrado em SociologiaBecker, H S 2017 Evidence. Chicago: The University of Chicago Press.Blaikie, N 2010 Designing Social Research. The logic of Anticipation. Cambridge: Polity Press.Lenoir, R 1988 Objeto Sociológico e Problema Social. In: Champagen, P. et al. Iniciação A Prática Sociológica. Petropólis: Vozes, pp. 59-104.Outras referências bibliográficas complementaresBeckett, C (2010) Assessment and intervention in social work. Sage Publications: London.Bertaux, D. (2020) As narrativas de vida. LIsboa: Mundos Sociais.Booth, W C, Colomb, G G e Williams, J M (2003) The Craft of Research. Chicago: The University of Chicago Press.Brady, H E & Collier, D (2004) Rethinking Social Inquiry: Diverse Tools Shared Standards. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers.Brannen, J (2005) Mixed methods research: a discussion paper, Economic & Social Research Council, National Centre for Research Methods. URL: http://eprints.ncrm.ac.uk/89/1/MethodsReviewPaperNCRM-005.pdfCalley, N. (2011). Program development in the 21st Century: an evidence-based approach to design, implementation and evaluation. Thousand Oaks: Sage.Carvalho, H (2004) Análise Multivariada de Dados Qualitativos. Lisboa: Sílabo. Dogan, M & Pelassy, D (1990, 1984) How to Compare Nations. Strategies in Comparative Politics. New Jersey: Chatham House Publishers.European Institute of Public Administration (2004) Improving an organization through self-assessment? common assessment framework. Maastricht: European Institute of Public Administration.Foddy, William (1996) Como perguntar. Teoria e Prática da construção de perguntas para entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora.Ghiglione, R & Matalon, B (1992) O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora.Kettner, P., Moroney, R. & Martin, L. (2016). Designing and managing programs: an effectiveness-based approach. (5nd. Ed.). Thousand Oaks: Sage.Patton, M. (2018). Facilitating evaluation: principles in practice. Sage Thousand Oaks. Oyen, Else (1990) Comparative methodology. Theory and practice in international social research. London: Sage. Ragin, C C. (1987) The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press.Schiefer, U, et al. (2007) Método aplicado de planeamento e Avaliação. Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Estoril: Editora Principia.Scott, J. (1990) A Matter of Record: Documentary Sources in Social Research. Cambridge: Polity Press.Silverman, D (ed.) (2011) Qualitative Research. London: Sage. Turner, F J. (2005). Social Work Diagnosis in Contemporary Practice. New York, Oxford: University Press.Turner, Jonathan (2005) "A new approach for theoretically integrating micro and macro analysis", in Craig Calhoun, C. Rojek,B. Turner (Ed.) , The Sage Handbook of Sociology. London: Sage Publications.Whyte, William Foote (ed.) (1991) Participatory Action Research. London: Sage Publications.
O principal objetivo desta unidade curricular é o de promover a aprendizagem e domínio das principais questões e técnicas relacionadas com a teoria de negócio dos media noticiosos, a gestão dos media, bem como o desenvolvimento de projetos de media noticiosos ou de novos media.
O enfoque principal da unidade curricular será o processo de criação de produtos inovadores para o ecossistema de media emergente, resultante da revolução digital. O impacto das tecnologias digitais na indústria dos media tradicionais, tanto ao nível da produção como do consumo, será analisado. Atenção especial será conferida às mudanças nos modelos de negócio e distribuição dos media noticiosos. Mediante o estudo de casos relevantes, analisaremos iniciativas inovadoras de jornalismo digital.
Esta unidade curricular tem como objetivo preparar profissionais e académicos para trabalhar como 'jornalistas empreendedores' num contexto de ecossistemas de tecnologia digital como a Internet ou meios móveis.
1. Teorias de negócio dos media noticiosos
2. Análise dos Ecossistemas dos Media
3. Mercados dos media globais e regionais
4. Modelos de negócio dos media
5. Empreendedorismo e Inovação
6. Desenho e Desenvolvimento de Projectos
A avaliação comporta duas fases: 1) contínua e 2) final 1 - Participação em aula: 10 %2 - Apresentação oral de grupo: 40 %3 ? Trabalho: 50 %
BibliografiaAlbarran, A. (2010), The Media Economy, London: Routledge.Briggs, Mark. Entrepreneurial Journalism: How to Build What?s Next for News. CQ Press, Thousand Oaks, CA, 2012.Deuze, Mark & Mirjam Prenger. Making Media: Amerterdam University Press, 2019Kay, Jeff and Quinn, Stephen. Funding Journalism in the Digital Age. Peter Lang Publishing, New York, NY, 2010.
Bibliografia OpcionalAnderson, C.W.; Bell, Emily; and Sharky, Clay. Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School, Tow Center, 2012. Available onlineGrueskin, Bill; Seave, Ava; and Graves, Lucas. The Story So Far: What We Know About the Business of Digital Journalism. Columbia Journalism School, Tow Center, 2011. Available onlineKovach, Bill and Rosenstiel, Tom. The Elements of Journalism, revised and updated. 3th edition. Random House, New York, NY. 2014.Kueng, Lucy (2015). Innovators in digital news, Oxford: Reuters Institute.Lowe, Gregory e Brown, C. (org) (2016). Managing Media Firms and Industries ? What?s so special about media management?. New York, Springer.Osterwalder, Alexander and Pigneur, Yves. Business Model Generation. John Wiley and Sons Inc., Hoboken, NJ 2010.Ries, Eric. (2011) The Lean Startup. Crown Business, New York, NY.
As diferentes topologias das redes sociais serão analisadas e readaptadas criticamente aos vários contextos socio-comunicacionais onde ocorrem as interações online.
Analisando os estudos e as experiências ligadas às tipologias das redes perspectivar-se-á uma comparação entre media sociais on-line e os seus usos.
Partindo da literatura sobre a génese de diferentes tipologias de laços sociais e formas de capital social, os alunos irão centrar-se na análise empírica da formação de grupos sociais online, da criação/gestão das identidades sociais em rede, da codificação de novas linguagens, das formas de interação, informação, partilha, afetividades, propagação virais de conteúdos no contexto proporcionado pelas plataformas digitais.
Um aspeto fundamental da UC será o conhecimento dos estudos de audiência, metodologias e técnicas para a recolha de informação e indicadores disponibilizados para o planeamento de investimentos publicitários.
1.- As redes sociais, as suas affordances e o requerimento de novas literacias.
1.1. O papel dos estudos de audiência na decisão de investimentos publicitários
2.- Metodologias de estudos de audiência utilizadas em Portugal e no mundo.
2.1.Internet
2.2.Televisão
2.3.Rádio
2.4.Imprensa
2.5.Outdoor
3.- Características dos media do ponto de vista da comunicação publicitária
4.- O planeamento de investimentos publicitários - fundamentos teóricos
5.- Os conceitos, as variáveis para análise e os indicadores
6.- A web 2.0
7.- As 4 fases de entrada nas redes sociais
8.- Os 3 objetivos principais a conseguir nas redes sociais
9.- Tipos de comunidades online
10.-Como gerir páginas de facebook: as 7 regras-chave
11.- Modelo Social Media War
12.- Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Linkedin, Snapchates utilizados no planeamento de meios
Os alunos poderão optar pela avaliação periódica ou pelo exame final. Haverá dois momentos de avaliação: 1) um teste durante o período letivo sobre a parte teórica e 2) um trabalho para a primeira época sobre a parte prática.1) O teste conta o 60% da nota;2)Trabalho escrito individual sobre a vertente prática (por exemplo, apresentação de uma estratégia de redes sociais) contam o 30%. A assiduidade e a participação ativa na componente prática contam o 10% da nota final.Ficam aprovados os alunos com notas superiores a 9,5 val nas 2 avaliações.Em alternativa, os alunos podem realizar o exame final escrito, com valor de 100% da nota.
BibliografiaBarabasi, L. (2002). Linked. How Everything Is Connected To Everything Else And What It Means For Business, Science, And Everyday Life. Ed: Basic BooksSissors, Jack Z. e Baron, Roger B. (2010), Advertising Media Planning, McGraw-Hill (7ª edição).KABANI, Shama; BROGAN, CHRIS "The Zen of Social Media Marketing: An Easier Way to Build Credibility, Generate Buzz, and Increase Revenue", Page, R. (2018). Narratives Online: Shared Stories in Social Media. Cambridge University Press.QUALMAN, ERIK, "Socialnomics: How Social Media Transforms the Way We Live and Do Business"BERGER, JONAH, "Contágio"Rieder, B. (2020) Engines of Order: A Mechanology of Algorithmic Techniques. Amsterdam University PressVan Dijck, J. et al (2018). The Platform Society: Public Values in a Connective World. Oxford University PressZuboff, S. (2019) The Age of Surveillance Capitalism: The Fight for a Human Future at the New Frontier of Power. Profile Books
Bibliografia OpcionalApós a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão explicar as relações entre a gestão de recursos humanos (GRH) e o desempenho organizacional, tendo por base a evidência disponível mais recente sobre este tópico e conceber capazes de estimular o desempenho em condições competitivas diferenciadas.
OA1. Descrever as condições nas quais a competitividade organizacional está associada às práticas e sistemas de GRH
OA2. Conceber estratégias de RH capazes de originar diferentes vantagens competitivas sustentáveis
OA3. Avaliar a adequação entre sistemas de GRH e eventos estratégicos específicos
CP1. GRH e organizações: das práticas de GRH à performance
CP2. Diferentes tipos de alinhamento: horizontal, vertical e temporal
CP3. O modelo AMO
CP4. GRH e capacidades organizacionais: clima de serviço, coordenação relacional e fiabilidade
CP5. GRH e capacidades dinâmicas: ambidextria, aprendizagem organizacional, resiliência organizacional
CP6. GRH no contexto de grandes movimentos estratégicos
A avaliação periódica implica: um exame escrito (70%); um trabalho de grupo (30%) Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 10 na componente individual ou que tenha uma taxa de presença nas aulas inferior a 2/3 das leccionadas deverão submeter-se a avaliação final (exame que conta 100% da nota final).
BibliografiaBoxal, P. & Purcell, J. (2015). Strategy and Human Resource Management (4 ed.). London: Palgrave McMillan.r, B. et al. (2006). The climate of service: A review of the construct with implications for achieving CLV goals. Journal of Relationship Marketing, 5, 2/3, 1111-132.
Bibliografia OpcionalAvolio, B. J., & Bass, B. M. (1995). Individual consideration viewed at multiple levels of analysis: A multi-level framework for examining the diffusion of transformational leadership. The leadership quarterly, 6(2), 199-218.Bastiani, V., & Gutierrez, R. (2016). Ambidestria organizacional e gestão de processos: Uma revisão integrada da literatura. In Congresso Nacional de Excelência em Gestão & INOVARSE (Vol. 3, pp. 1-22).Becker, B., & Gerhart, B. (1996). The impact of human resource management on organizational performance: Progress and prospects. Academy of management journal, 39(4), 779-801.Bettis-Outland, H. (2012). Decision-making's impact on organizational learning and information overload. Journal of Business Research, 65(6), 814-820.Bjornberg, L., DellCioppia, S., & Tanzer, K. (2002). Training and development: Best practices. Public Personnel Management, 31(4), 507-516.Boyatzis, R. E., Goleman, D., & Rhee, K. (2000). Clustering competence in emotional intelligence: Insights from the Emotional Competence Inventory (ECI). Handbook of emotional intelligence, 99(6), 343-362.Collings, D. G., & Mellahi, K. (2009). Strategic talent management: A review and research agenda. Human resource management review, 19(4), 304-313.Cravens, K. S., Oliver, E. G., & Stewart, J. S. (2010). Can a positive approach to performance evaluation help accomplish your goals?. Business Horizons, 53(3), 269-279.De Vos, A., De Hauw, S., & Van der Heijden, B. I. (2011). Competency development and career success: The mediating role of employability. Journal of vocational behavior, 79(2), 438-447.DeNisi, A. S., & Pritchard, R. D. (2006). Performance appraisal, performance management and improving individual performance: A motivational framework. Management and organization review, 2(2), 253-277.Draganidis, F., & Mentzas, G. (2006). Competency based management: a review of systems and approaches. Information management & computer security.Dries, N., Vantilborgh, T., & Pepermans, R. (2012). The role of learning agility and career variety in the identification and development of high potential employees. Personnel Review.Fletcher, C. (2001). Performance appraisal and management: The developing research agenda. Journal of Occupational and organizational Psychology, 74(4), 473-487.Ghasabeh, M. S., Soosay, C., & Reaiche, C. (2015). The emerging role of transformational leadership. The Journal of Developing Areas, 49(6), 459-467.Goleman, D. (2012). Emotional intelligence: Why it can matter more than IQ. Bantam.Harris, L. C., & Ogbonna, E. (2001). Strategic human resource management, market orientation, and organizational performance. Journal of business research, 51(2), 157-166.Hiltrop, J. M. (1999). The quest for the best: human resource practices to attract and retain talent. European Management Journal, 17(4), 422-430.Irigaray, H. A. R., Paiva, K. C. M. D., & Goldschmidt, C. C. (2017). Organizational resilience: a proposition of an integrated model and research agenda. Cadernos EBAPE. BR, 15(SPE), 390-408.Leuven, E., Oosterbeek, H., Sloof, R., & Van Klaveren, C. (2005). Worker reciprocity and employer investment in training. Economica, 72(285), 137-149.Levy, P. E., & Williams, J. R. (2004). The social context of performance appraisal: A review and framework for the future. Journal of management, 30(6), 881-905.McClelland, D. C. (1973). Testing for competencies rather than intelligence American Psychologist. Internet][Consultado el 03 de diciembre del 2018. Disponible en: https://rieoei. org/historico/deloslectores/Maura. PDF].Schneider, B., Ehrhart, M. G., & Macey, W. H. (2013). Organizational climate and culture. Annual review of psychology, 64, 361-388.Shin, Y., Sung, S. Y., Choi, J. N., & Kim, M. S. (2015). Top management ethical leadership and firm performance: Mediating role of ethical and procedural justice climate. Journal of Business Ethics, 129(1), 43-57.Svetlik, I., Stavrou?Costea, E., Vakola, M., Soderquist, K. E., & Prastacos, G. P. (2007). Competency management in support of organisational change. International journal of manpower.Tarique, I., & Schuler, R. S. (2010). Global talent management: Literature review, integrative framework, and suggestions for further research. Journal of world business, 45(2), 122-133.Wright, P. M., & McMahan, G. C. (1992). Theoretical perspectives for strategic human resource management. Journal of management, 18(2), 295-320.
1. Compreender o impacto económico, financeiro e monetário das decisões.
2. Compreender a utilidade da informação financeira para a tomada de decisões, direcionada para a indústria de media.
1 ? Dinâmica do Negócio e Decisões de Negócio
1.1. Literacia financeira: das finanças pessoais às finanças de um negócio
1.2. Negócio, atividades e decisões
1.3. O sistema de informação contabilístico-financeiro
1.4. O triunvirato FEM: posição financeira, económica e monetária
1.5. Relatórios financeiros
2 ? Decisões de Financiamento e de Investimento
2.1. Conceitos fundamentais
2.2. Decisões e posição financeira
2.3. Impacto das decisões de financiamento e investimento na posição financeira
2.4. Relatório da posição financeira
3 ? Decisões Operacionais
3.1. Conceitos fundamentais
3.2. Decisões e posição económica
3.3. Impacto das decisões operacionais na posição económica
3.4. Relatório da posição económica
4 ? Outcomes das Decisões e Modelização
4.1. Outcomes e/ou outputs das decisões
4.2. Drivers do valor económico do negócio
4.3. Modelização e modelos práticos
4.4. Análise dos impactos das decisões
4.5. Integração: decisões de negócio e relatórios financeiros (visão integrada)
Duas modalidades:1. Avaliação periódica- Resolução de casos (temáticos) e/ou trabalho de grupo, com eventual discussão oral(40%)- Exame final (60%)Requisitos: - Assiduidade mínima de 2/3 das aulas, exceto situações regulamentadas- Execução dos trabalhos/casos de avaliação- Média mínima de 10 valores nas casos e trabalhos- Nota mínima de 7,5 valores no exame2. Avaliação por exame:- Exame final (100%)Defesa de nota: eventual, oral ou escrita,para classificação superior a 16 valores.
Bibliografia1. Libby, R., Libby, P. and Hodge, F. (2020), Financial Accounting, 10ª Ed., McGraw Hill.2. Lourenço, I., et al., (2020), Fundamentos de Contabilidade Financeira - Teoria e Casos (3ª Ed.), Lisboa: Sílabo.3. Textos de apoio e casos práticos elaborados pelos docentes e distribuídos ao longo da unidade curricular (exercises and lecture notes).
Bibliografia Opcional1. Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L. (2020), Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos, 3ª Ed., Lisboa: Sílabo.2. Jordan, H., Neves, J. C. e Rodrigues, J. A. (2020), O Controlo de Gestão, 11ª Ed., Lisboa: Áreas Editora.3. Outra a indicar ao longo da unidade curricular.
Em estreita ligação com o orientador da investigação, os alunos deverão: - Formular a questão de partida - Identificar literatura relevante e elaborar uma revisão teórica e empírica - Formular o problema de investigação e as hipóteses - Desenhar um estudo que teste as hipóteses - Criar um procedimento e os materiais - Conduzir o estudo - Analisar e interpretar resultados - Elaborar o plano da dissertação - Escrever a dissertação.
Processo de AvaliaçãoA dissertação será avaliada por um júri, em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada e discutida publicamente. A avaliação basear-se-á no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
BibliografiaAnderson, C.W; Bell, Emily; and Sharky, Clay (2012) Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School, Tow Center Anderson, Chris (2006) The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More, HyperionBabbie, E. (1989) The Practice of Social Research, Belmont, California Wadsworth Publishing Comp.Blaikie,N. (2007) Approaches to social enquiry:advancing knowledge,Cambridge,Polity PressBryman,Alan (2012)Social Research Methods, Oxford,OUPCapucha,Luís (2008) Planeamento e Avaliação de Projectos,Guião Prático,Lisboa, DGIDC/MECastells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, OxfordCreswell,John W.(2003) Research design: qualitative, quantitative,and mixed methods approaches,Thousand Oaks,SagePicard, Robert G. (2002) Media Firms: Structures, Operations, and Performance, London: RoutledgeSilverman, David (ed.) (2011) Qualitative Research, London, SageVan Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London
Bibliografia Opcional-
No início desta unidade curricular, os alunos escolherão um tópico de interesse pessoal e passível de ser alvo de uma intervenção, bem como um orientador com a ajuda do qual deverão: - Enquadrar cientificamente o problema escolhido - Reunir literatura relevante e elaborar uma revisão teórica/empírica - Formular hipóteses - Desenhar uma intervenção - Preparar materiais - Conduzir o programa - Analisar e interpretar resultados - Avaliar a eficácia do programa - Escrever um relatório
Processo de AvaliaçãoO trabalho de projeto será avaliada por um júri, em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que está concluído e se encontra em condições de ser apresentado e discutida publicamente. A avaliação basear-se-á no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
BibliografiaAnderson, C.W; Bell, Emily; and Sharky, Clay (2012) Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School, Tow Center Anderson, Chris (2006) The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More, HyperionBabbie, E. (1989) The Practice of Social Research, Belmont, California Wadsworth Publishing Comp.Blaikie,N. (2007) Approaches to social enquiry:advancing knowledge,Cambridge,Polity PressBryman,Alan (2012)Social Research Methods, Oxford,OUPCapucha,Luís (2008) Planeamento e Avaliação de Projectos,Guião Prático,Lisboa, DGIDC/MECastells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, OxfordCreswell,John W.(2003) Research design: qualitative, quantitative,and mixed methods approaches,Thousand Oaks,SagePicard, Robert G. (2002) Media Firms: Structures, Operations, and Performance, London: RoutledgeSilverman, David (ed.) (2011) Qualitative Research, London, SageVan Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London
Bibliografia Opcional-
O Estágio tem como objetivos:
1. Proporcionar uma experiência de atuação profissional e de aplicação prática de conhecimentos e competências adquiridas ao longo do mestrado;
2. Estabelecer uma relação positiva entre formação, investigação e profissão.
1. Temática e problema de estágio
2. Plano de estágio
3. Quadro teórico e metodológico
4. Metodologia de investigação-ação colaborativa
5. Avaliação
6. Relatório
Relatório individual de estágio, que contém os seguintes elementos:a) Caracterização do contexto institucional (história, organização, políticas e serviços, atividades, estrutura orgânica e funcionamento);b) Enquadramento do local do estágio;c) Descrição das atividades desenvolvidas (funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas)d) Balanço crítico e teoricamente fundamentadoe) Bibliografia A UC não contempla a modalidade de avaliação por exame.
Bibliografia- Capucha, Luís (2008), Planeamento e Avaliação de Projetos. Guião Prático, Lisboa: ME/DGIDC- Courtney, Roger (2013), Strategic Management in the Third Sector, Basingstoke: Palgrave Macmillan- Della Porta, Donatella e Keating Michael (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press- Neves, José, Garrido, Margarida, Simões Eduardo (2008), Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática, Lisboa: Editora SÍLABO- Reeher, Gant e Mariani, Mack (2002), The Insider's Guide To Political Internships: What To Do Once You're In The Door, Nova Iorque: Basic Books- Sweitzer, H. Frederick e King, Mary A. (2014), The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning.
Bibliografia OpcionalOptativas recomendadas
Objetivos
Diferenciando-se pela importância conferida às abordagens e métodos que se centram nos media digitais, o presente mestrado tem como principais objetivos a formação especializada e o conhecimento e investigação nos domínios da gestão e marketing dos novos media. Ao fornecer as competências técnicas e enquadramentos conceptuais necessários ao exercício profissional na gestão de novos media, este curso procura aliar uma vertente pragmática assente na exploração das potencialidades do digital com o rigor académico inerente à tradição do pensamento crítico sobre os media.
Dissertação / Trabalho de Projeto
A aprovação no Mestrado em Gestão de Novos Media está dependente da apresentação de uma dissertação ou de um trabalho de projeto. Atendendo à proximidade do curso com a prática e experiência profissionais, o trabalho de projeto é habitualmente encorajado, permitindo que se aposte no desenvolvimento sustentado de propostas que visem melhorar a qualidade dos serviços fornecidos nesta área.
Acreditações