Mestrado

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Acreditado
2 Anos
30 jul 2023
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 112/2017 de 02-10-2017
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2023/2024)

Gestão Estratégica de Recursos Humanos nos Media
Economia e Sistema dos Media | Empreendedorismo em Media
Estratégia e Desenvolvimento Organizacional para os Media
Gustavo Cardoso é Professor Catedrático de Ciências da Comunicação no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador no CIES. É também investigador associado no CADIS (Center d'Analyze et d'Interventions Sociologiques) em Paris e Director do OberCom - Observatório dos Meios de Comunicação Social em Lisboa. Actualmente é director do Doutoramento em Ciências da Comunicação e dos três programas de Pós-Graduação em Comunicação do ISCTE-IUL, nomeadamente a Pós-Graduação em Jornalismo, a Pós-Graduação em Factchecking e desinformação e a Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação e Política. De 1996 a 2006, foi consultor do Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, para a política da Sociedade da Informação e das Telecomunicações. De 2006-2012, foi Vice-Presidente não executivo do Conselho de Administração da Agência noticiosa portuguesa Lusa. Foi agraciado em 2006 com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique por serviços relevantes prestados a Portugal. Em 2009 foi eleito como Young Global Leader e em 2018 foi proposto para membro da Academia Europaea onde ocupa o cargo de vogal da secção de Cinema, media e estudos visuais. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, é Mestre em Estudos Europeus e Doutorado em Sociologia da Comunicação. Obteve, igualmente, uma especialização em "Global Leadership and Public Policy for the 21st Century" pela Harvard Kennedy School. 
Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia
Jorge Vieira nasceu no Porto e é atualmente Professor Auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É membro da direção do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e do LIA Iscte - Laboratório para a Inovação na Academia. É doutorado em Sociologia, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e licenciado em Sociologia. Leciona e orienta discentes nos programas de mestrado: “Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação”; “Estudos e Gestão da Cultura” e Gestão dos Novos Media, bem como na licenciatura em Sociologia e no doutoramento em Ciências da Comunicação. Para além da docência e gestão académica desenvolve investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e no OberCom - Observatório da Comunicação enquanto investigador integrado.  Já foi investigador em projetos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), nomeadamente no Observatório Permanente da Juventude Portuguesa. Participou também no programa Europeu Erasmus na Universidade de Warwick, e desenvolveu uma Short Term Scientific Mission na London School of Economics (LSE) e participou em redes internacionais tais como as ações COST (European Cooperation in Science and Technology) nomeadamente a ação COST-298. Recebeu o “Prémio Paquete de Oliveira – Prémio Nacional de Excelência para Teses de Doutoramento em Universidades Portuguesas” em 2017. Media e cultura, e a forma como se interligam, são as suas principais áreas de interesse.
Gestão de Redes Sociais e Audiências
INFORMAÇÃO PESSOAL José Carlos Moura Moreno T.  913 580 631       jose_carlos_moreno@iscte.pt www.linkedin.com/in/jcmoreno iscte.academia.edu/JoséMoreno   EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO            2016-2019 - Doutorando em Ciências da Comunicação - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e a Empresa (ISCTE-IUL) - Projeto de Tese “From news to platforms: the transformative role of digital information and communication technologies in the network society”. 2012-2014 - Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e a Empresa (ISCTE-IUL) -  Dissertação de Mestrado “O valor económico e social da informação no quadro da sociedade em rede”. Disponível em iscte.academia.edu/JoséMoreno 1988-1993 - Licenciatura em Comunicação Social - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-UTL)               EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL        De Janeiro 2018 até ao presente - Assistente de Investigação no ISCTE-IUL De 2009 até Outubro 2017 - Sub-Director de Multimédia - Motorpress Lisboa, S.A.  De 2000 até 2009 - Director da revista mensal “Automagazine” - Motorpress Lisboa, S.A. De 1998 até 2000 - Chefe de Redacção da revista semanal “Autohoje” - Motorpress Lisboa, S.A. De 2000 até 2009 - Redator da revista mensal “Guia do Automóvel” - Motorpress Lisboa, S.A.   COMPETÊNCIAS PESSOAIS            Língua materna: Português Outras línguas: Inglês, Francês, Espanhol            Domínio de várias ferramentas de analytics (Google Analytics, Gemius) Domínio de vários content management systems (Joomla, Wordpress, Symphony) Conhecimentos de marketing e publicidade digital Conhecimento profissional das principais plataformas e redes sociais
Desenho da Pesquisa | Dissertação em Gestão de Novos Media
Investigadora Principal, nos últimos anos, de quatro projetos de investigação e investigadora de quatro projetos internacionais de consórcio, Cláudia Álvares integra atualmente o European Science Foundation College of Experts. Tem exercido funções de avaliadora, desde 2014, para o European Research Council, Ações Cost, a British Academy, FCT e A3ES. Foi eleita presidente da European Communication Research and Education Association (ECREA) para o mandato 2012-2016, tendo sido editora da coletânea Routledge Studies in European Communication Research and Education e editora sénior da revista em acesso aberto ‘Cogent Social Sciences’ do Grupo Taylor & Francis (Routledge). Entre as suas publicações principais encontram-se Media in Europe: New Questions for Research and Policy (co-authoria, 2014), Gendered Transformations: Theory and Practices on Gender and Media (co-autoria, 2010), Teorias e Práticas dos Media: Situando o Local no Global (org. conjunta, 2010), Representing Culture: Essays on Identity, Visuality and Technology (org., 2008), Humanism after Colonialism (2006). Os seus artigos peer-review mais recentes foram publicados nas revistas Journalism Practice, Feminist Media Studies, Empedocles: European Journal for the Philosophy of Communication, European Journal of Communication, International Commmunication Gazette, Javnost – The Public e The International Journal of Iberian Studies. Doutorada pela Goldsmith’s College, University of London (2001), é professora associada no Departamento de Sociologia (área de Comunicação e Media) do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Estágio de 2º Ciclo
Maria João Lima é doutorada em Sociologia (Iscte). É Mestre em Etnomusicologia e Licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Foi investigadora do INET-MD-Instituto de Etnomusicologia Música e Dança (1995-2000) e do OAC - Observatório das Atividades Culturais (2001-2013) tendo colaborado em diversas pesquisas e publicações sobre a avaliação de políticas culturais locais e nacionais, públicos da cultura, práticas culturais, entre outros. Atualmente integra a equipa de investigação do Observatório Português das Atividades Culturais (https://www.opac.cies.iscte-iul.pt/) 
Empreendedorismo em Media
Jornalista e especialista em comunicação digital, é doutorando em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-IUL. É investigador assistente no CIES-IUL e no Obercom, foi coordenador da Pós-Graduação em Jornalismo ISCTE-IUL/ Media Capital entre 2013 e 2018 e do Mestrado em Gestão de Novos Media, e é assessor da direção e vogal do conselho técnico-pedagógico do Cenjor. Leciona no ISCTE-IUL, na pós-graduação em Marketing Digital do IPAM e é formador do Cenjor (desde 2001) e da ETIC. Foi jornalista em vários diários nacionais e diretor, diretor editorial e publisher de diversas revistas e projetos online. Recebeu uma dezena de distinções nacionais e internacionais com projetos online e multimédia.
Estratégia e Desenvolvimento Organizacional para os Media
Doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL. Actua nas áreas das Ciências Sociais, com ênfase em ciências da comunicação, sectores da televisão, rádio, imprensa e estudos de Internet. Actua como membro do corpo editorial da revista Observatorio (OBS*) desde 2015. Frequenta o terceiro ano do curso de doutoramento em Ciências da Comunicação, no ISCTE-IUL. Recebeu cinco prémios de mérito académico durante a licenciatura em Sociologia e Planeamento. É coautor de três livros, três capítulos de livros e mais de 50 relatórios de pesquisa nas áreas dos media e comunicação produzidos no OberCom - Observatório da Comunicação, em parceria com o ISCTE-IUL e com o LCC-IUL.
Informação Financeira e Tomada de Decisões
Economia e Sistema dos Media
Sandro Mendonça é Professor Auxiliar do Departamento de Economia do ISCTE Business School. É Professor Convidado do ISEG - Universidade de Lisboa e Professor Visitante no Dept. de Economia da Università degli studi dell'Insubria, Itália. O seu trabalho científico e técnico tem incidido primeiramente sobre economia da inovação e política industrial. Tem também desenvolvido actividade na área da prospectiva estratégica, na temática da sustentabilidade, e em desafios-agenda relacionados a segurança e defesa. Em 2012 foi "Visiting Fellow" do King's College, London. Desde 2013 é "Associate Faculty" do SPRU, University of Sussex, e "Fellow" do German Marshall Fund of the United States. Em 2015 foi nomeado "European Young Leader" pela Fundação Friends of Europe. Desde 2012 tem desenvolvido trabalho de docência e orientação nos Programas Doutorais coordenados pelo ISCTE e que são reconhecidos pelo Ministério da Educação da República Popular da China, nomeadamente na Southern Medical University (Cantão) e na University of Electronic Science & Technology of China (Chengdu). Foi membro da Comissão Executiva do Obercom - Observatório da Comunicação (www.obercom.pt) de 2008 a 2018. Foi Gestor Científico no CYTED - Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, de 2014 a 2018 cumprindo dois mandatos, seguindo depois na qualidade de Assessor (www.cyted.org). Foi Director da Licenciatura de Economia (durante dois mandatos) e também membro do Conselho Científico do ISCTE (até ter assumido responsabilidades institucionais no domínio da regulação).  Na sua trajectória profissional foi perito junto do INPI, da FCT, da Fundação Gulbenkian, entre outras entidades incluindo Câmaras Municipais (Amadora, Lisboa) e Ministérios (Finanças, Economia). Elaborou projectos e actuou como consultor junto de várias empresas, como a INCM, idD/Indústrias de Defesa, Riopele, Efapel, entre outras, bem como associações empresariais e sectoriais (COTEC, IFF, Centromarca, Câmaras de Comércio). Ao nível internacional tem desenvolvido trabalho em várias capacidades para várias organizações (European Research Council, CEN - Comité Europeu de Normalização, ENCoRe - European Network for Conflict Research, rede OceanGov, entre outras). Membro do juri do prémio "Regiostars" no ano de 2020, mecanismo da Comissão Europeia para reconhecer os projectos mais exemplares em desenvolvimento regional na UE O seu trabalho tem sido citado em relatórios de organizações como a Comissão Europeia, OCDE, US Census Bureau, CPB Netherlands Bureau for Economic Policy Analysis, Canada School of Public Service, The Centre of Excellence for National Security (Singapura), várias agências das Nações Unidas (UNIDO, OMPI, UNESCO), etc. Em Portugal o seu trabalho embasou as "Normas Portuguesas" 4456 e 4455, e a nível Europeu integrou a "Especificação Técnica" TC 389 WI 00389004 (TC 389 WG4 N 111 - prCEN TS 16555-3). Aquando da sua nomeação para a ANACOM assinava um espaço semanal no jornal Expresso. Manteve colunas de opinião nos jornais Público, Diário de Notícias e Diário Económico. Colaborou ainda na revista de bordo da TAP (Up) e na Revista Macau. Na rede x-twitter anota assuntos profissionais relacionados com regulação de mercados e tecnologias, desenvolvimento industrial e estratégias de inovação: @sfm_reg . É membro do Conselho Consultivo do "Observatório de Cibersegurança" do Centro Nacional de Cibersegurança (www.cncs.pt). É membro do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi) da Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil (Anatel). Colabora como analista da DPL News desde 2023, agência de notícias e análise especializada em temas digitais e telecom na América Latina. É colunista na revista Macau Business desde 2023 e no Jornal de Negócios desde 2024. Entre 2018 e 2023 exerceu funções no Conselho de Administração da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). Coordenador do relatório The Futures of Big Tech para a Comissão Europeia (Directorate-General for Research and Innovation) publicado em 2024. Nomeado como Fellow Economist para 2024 pela Comissão Europeia (DG Grow).
Dinâmicas Sociais da Internet
Tiago Lapa exerce funções como professor auxiliar e investigador integrado no CIES-IUL, na área da comunicação, no Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Coordena e/ou lecciona unidades curriculares de 1º, 2º e 3º ciclo nas áreas da sociologia da informação e das redes, comunicação e métodos de inquirição online. Tem cerca de 10 anos de experiência no ensino académico na área da sociologia e das ciências da comunicação, tendo leccionado unidades curriculares como Sociologia da Comunicação, Teorias da Comunicação e Competências Comunicacionais no ISCTE-IUL mas igualmente noutras instituições nacionais, como a ESECS do Instituto Politécnico de Leiria e a Universidade Europeia. É igualmente nesta área que tem efetuado orientações de mestrado e doutoramento, colaborado como revisor em publicações e participa em programas COST e Erasmus+ e em redes científicas de âmbito internacional como o World Internet Project e o European Media Coach Initiative, relacionados com os estudos da internet, a divisão digital e a literacia dos novos media. Também pertence ao conselho consultivo do Centro Internet Segura da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O produto do seu trabalho científico tem sido publicado em formato de livros, capítulos e artigos em revistas indexadas de circulação internacional.  
Gestão de Redes Sociais e Audiências
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