O que é o Iscte-Sintra?
É a nova faculdade do Iscte, dedicada ao ensino e investigação em Tecnologias Digitais, Economia e Sociedade, localizada na vila de Sintra.
O Iscte-Sintra entrará em funcionamento em Setembro de 2022 com uma vasta oferta de cursos de licenciatura em tecnologias digitais aplicadas, um curso de Matemática Aplicada às Tecnologias Digitais e outro em Política, Economia e Sociedade.
Que licenciaturas vão abrir em Sintra?
A Iscte-Sintra vai ter 11 licenciaturas:
Todos estes cursos são novos – no Iscte e em Portugal – e estão sujeitos à acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Quais as saídas profissionais destes cursos?
As tecnologias digitais estão a transformar todas as esferas da economia e da sociedade. Os diplomados do Iscte-Sintra serão os profissionais que vão apoiar as empresas e as entidades públicas, em Portugal e no estrangeiro, neste processo de transformação.
Sendo as tecnologias digitais de aplicação transversal, os profissionais com competências nestas áreas têm oportunidades de emprego em áreas tão diversas como: os serviços tecnológicos, o setor financeiro, a administração pública, a cultura, a saúde, o ensino, as telecomunicações, a energia, a indústria transformadora, o comércio, o turismo, entre outros.
Qual a empregabilidade destes cursos?
De forma geral, os cursos do Iscte têm elevados níveis de empregabilidade, sendo esse um dos factores pelos quais é a universidade pública portuguesa com maior índice de força (candidatos em 1ª opção/número de vagas).
Quanto aos cursos do Iscte-Sintra, acresce o facto de se focarem em áreas emergentes do conhecimento, onde existe grande procura de competências por parte dos empregadores, sendo a oferta de formação superior ainda escassa.
Os currículos das licenciaturas do Iscte-Sintra foram concebidos em articulação com empregadores privados e públicos, reforçando assim a adequação dos conteúdos e dos métodos pedagógicos às necessidades identificadas no mercado de trabalho.
Quais as provas de acesso?
Em 9 das 11 licenciaturas é exigida a prova de Matemática A. No caso das licenciaturas em Tecnologias Digitais e Ensino e Tecnologias Digitais, Cultura e Património é exigida a prova de Português.
Em todas as licenciaturas os alunos podem optar por se candidatar só com a nota da prova obrigatória (Matemática A ou Português, conforme o caso) ou com a média entre essa e outra prova. Assim:
Licenciaturas |
Provas de acesso |
Inteligência Artificial Desenvolvimento de Software e Aplicações Cibersegurança Robótica Tecnologias Digitais e Gestão Matemática Aplicada à Transformação Digital |
Só Matemática A ou Matemática A e Economia ou Matemática A e Português |
Tecnologias Digitais e Ensino Tecnologias Digitais, Cultura e Património |
Só Português ou Português e História ou Português e História da Cultura e das Artes |
Tecnologias Digitais e Saúde |
Só Matemática A ou Matemática A e Economia ou Matemática A e Biologia e Geologia |
Tecnologias Digitais e Construção |
só Matemática A ou Matemática A e Geometria Descritiva A ou Matemática A e Desenho |
Política, Economia e Sociedade |
Só Matemática A ou Matemática A e Economia ou Matemática A e Filosofia. |
Qual a ponderação das provas de acesso?
As provas de acesso têm um peso de 40% no cálculo da nota de candidatura aos cursos do Iscte-Sintra (os restantes 60% resultam da classificação final do ensino secundário).
Quais as médias de entrada?
A média de entrada do último candidato admitido a cada curso depende da procura registada em cada ano. Sendo a primeira vez que os cursos do Iscte-Sintra são oferecidos, não é possível antecipar com certeza qual será esse valor.
Com base em inquéritos já realizados a alunos do 12º ano e na experiência das primeiras edições de cursos semelhantes oferecidos pelo Iscte, espera-se que a média de entrada do último candidato admitido aos cursos do Iscte-Sintra varie, de forma geral, entre 14 e 17 valores.
Quantas vagas vão abrir?
No Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2022/2023 serão colocadas a concurso 20 vagas em cada licenciatura do Iscte-Sintra.
Há vagas para cursos profissionais e para maiores de 23 anos?
Todos as licenciaturas do Iscte, incluindo as do Iscte-Sintra, preveem quatro vagas para alunos dos cursos profissionais e um número variável de vagas para alunos com mais de 23 anos.
As condições de acesso para estes casos são especiais podem ser preenchidas através da frequência e aprovação em cursos especiais de acesso (cursos preparatórios) ou através da realização de provas específicas. Para mais informações, consultar o site do Iscte.
Onde vai funcionar o Iscte-Sintra?
As instalações do Iscte-Sintra localizam-se numa zona central da vila de Sintra (Avenida Heliodoro Salgado), junto à Biblioteca Municipal e muito próximo do Centro Cultural Olga Cadaval.
É fácil chegar ao Iscte-Sintra?
As instalações do Iscte-Sintra ficam a 7 minutos a pé das estações de comboio de Sintra e da Portela de Sintra, com ligações frequentes às várias localizações do concelho, ao centro de Lisboa e às linhas do Sul, do Norte e do Oeste.
Sintra tem também boas ligações para quem se desloca de automóvel a partir de diversas localidades (cerca de 30 minutos ou menos de Lisboa, Almada, Cascais, Oeiras, Mafra e Vila Franca de Xira). Existem três grandes parques de estacionamento junto à Estação de Comboios da Portela de Sintra.
Há residências para estudantes em Sintra?
Serão disponibilizados 40 lugares de residência universitária para estudantes do Iscte-Sintra, a preços reduzidos, na Pousada de Jovens de Sintra (recentemente inaugurada).
O Iscte-Sintra tem espaços de estudo e biblioteca?
As instalações do Iscte-Sintra têm espaços dedicados ao trabalho em grupo e ao estudo individual. Foi estabelecido um acordo com a Biblioteca Municipal (que fica junto à universidade), que permitirá aos alunos do Iscte-Sintra utilizarem as instalações e os serviços da biblioteca, incluindo a requisição de livros de estudo.
Estão previstas bolsas de estudo para os alunos do Iscte-Sintra?
Serão concedidas 50 bolsas de estudo de apoio social e de mérito aos alunos do Iscte-Sintra, distribuídas em função das necessidades e do desempenho.
Qual o valor das propinas?
O valor da propina é estabelecido anualmente para todos os cursos do Iscte. O valor atual é de 697 euros por ano.
As licenciaturas do Iscte-Sintra preveem estágios curriculares?
Os currículos dos cursos não incluem estágios obrigatórios. No entanto, prevê-se que os alunos possam realizar estágios no último ano da licenciatura ou logo após a sua conclusão, ao abrigo de protocolos estabelecidos entre o Iscte e um conjunto alargado de empresas e outras instituições parceiras do Iscte-Sintra. Ao longo do curso, os alunos desenvolverão projetos em conjunto com empresas e instituições públicas parceiras.
É possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo?
As licenciaturas do Iscte-Sintra funcionam em regime diurno. As aulas de cada curso decorrem em metade do dia (manhã ou tarde), prevendo-se que uma parte importante do estudo se realize de forma autónoma, com apoio dos docentes. A compatibilidade entre os estudos e o exercício de uma profissão é possível dentro destas restrições.
Os alunos têm a possibilidade de participar em projetos com os professores ao longo do curso?
O Iscte-Sintra incentivará o envolvimento dos alunos, desde o primeiro ano das licenciaturas, em atividades de investigação, intervenção comunitária e prestação de serviços conduzidas pelos docentes.
O que fazer em Sintra (para além de estudar):
Mais Informações
Apresentação do Projeto - Escola de Tecnologias Digitais