Apresentação

O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) é uma instituição pública de ensino universitário criada em 1972. Em  2010,  o  Instituto  implementou  uma  nova  estrutura  organizacional  e  é  atualmente  uma  instituição  de  ensino  superior  público de média dimensão, composta pelas seguintes unidades orgânicas descentralizadas: 4 Escolas, 16 Departamentos 8  Unidades  de  Investigação  (UI).

A identidade científica e pedagógica do ISCTE-IUL, como instituição de conhecimento no sistema de ensino universitário em Portugal, construiu-se em torno das áreas disciplinares que fizeram e continuam a fazer a reputação do ISCTE-IUL e em que assentou a sua passagem a universidade-fundação: Gestão, Finanças, Contabilidade, Economia, Métodos Quantitativos, Antropologia, Psicologia Social, Sociologia, História, Ciência Política e Políticas Públicas, Tecnologias de Informação e Arquitetura. Estas áreas estão organizadas em quatro escolas: Escola de Ciências Socias e Humanas (ECSH); Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP); Escola de Gestão (IBS); Escola de Tecnologias e Arquitetura (ISTA)

O campus do ISCTE-IUL localiza-se no centro de Lisboa. Integra quatro edifícios (cerca de 45 000 m2), um dos quais vencedor de um prémio Valmor, o maior prémio português de arquitetura. O acesso ao campus é livre e aberto a todos os cidadãos. A Biblioteca do ISCTE-IUL, especializada na área das ciências sociais e humanas, empresariais e tecnológicas tem como objetivo apoiar todos os setores de atividade do Instituto, facultando, nas melhores condições de utilização, os recursos bibliográficos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação, educação permanente e extensão cultural.

Com aproximadamente 9600 estudantes em programas de graduação (44%) e pós-graduação (56%), 390 docentes (ETI), 390 investigadores a 100% e 270 funcionários não docentes, o ISCTE-IUL orgulha-se de ser uma das universidades mais dinâmicas e inovadoras do país. Com forte procura, o ISCTE-IUL tem sempre preenchido a totalidade das vagas disponíveis.

O ISCTE-IUL apresenta uma elevada taxa de empregabilidade dos seus diplomados atingindo, na maioria das áreas, resultados próximos de 100%. Vários dos seus ex-alunos desempenham hoje cargos de alta responsabilidade em empresas, instituições e funções governamentais. Isto confirma não só o prestígio da Instituição, mas também a qualidade do ensino que ministra.

No vetor da prestação de serviços à comunidade foram sendo criadas múltiplas ligações a empresas e organizações (estatais e da sociedade civil), através de professores e diplomados do ISCTE-IUL. Participa ainda  em  3 entidades  que  se  dedicam  à  transferência  de  conhecimento  para  a  sociedade  através  da  promoção  do  empreendedorismo, da consultoria e da formação de executivos não só em empresas privadas, mas também em entidades públicas  e  organizações  sem  fins  lucrativos:  AUDAX-ISCTE  -  Centro  de  Empreendedorismo  e  Inovação;  INDEG-ISCTE  -  Executive  Education; IPPS-IUL - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais.

 

Mais Informações

Estatutos do ISCTE
Voltar ao topo