Pesquisa de informação: onde pesquisar

Se se encontra na fase de recolha de bibliografia para o seu projeto de pesquisa ou para o seu trabalho académico, a Biblioteca faculta-lhe um conjunto de recursos de informação de qualidade, multidisciplinares ou temáticos, subscritos pelo Iscte ou disponíveis em acesso aberto. Percorra as listas e selecione o(s) recurso(s) mais adequado(s) à sua necessidade de informação.

Numa fase inicial ou exploratória, o recurso mais útil para recuperar informação poderá ser o agregador de recursos Iscte Discovery Service. Esta ferramenta reúne toda a informação, em formato impresso e digital, que a Biblioteca disponibiliza à comunidade.

Caso pretenda ter acesso às dissertações de mestrado e teses de doutoramento da sua área, utilize o Repositório Iscte, que tem como objetivo preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual do Iscte em formato digital.

Se for um investigador experiente e com obra publicada, poderá utilizar as bases de dados referenciais Scopus e Web of Science, sobretudo se pretender responder a qualquer uma das seguintes questões: o que se publica na minha área de conhecimento?; quem publica na minha área de conhecimento?; quem financia o que é publicado na minha área de conhecimento?

Para saber mais sobre a utilidade destas bases de dados para os investigadores, consulte os Guias online Web of Science e Scopus para investigadores [link a ser disponibilizado proximamente]

Nota: Para consultar os recursos de informação fora do Campus é necessária uma ligação VPN, com exceção do Catálogo Bibliográfico, do Repositório Institucional e da Plataforma IFRS que autentica através do registo do utilizador.

 

Pesquisa de informação: como pesquisar

Para uma exploração mais eficaz dos recursos existentes, deverá definir uma estratégia de pesquisa de informação. Uma estratégia de pesquisa consiste na organização estruturada de termos usados para pesquisar numa base de dados. Se inicia agora o seu percurso de investigação, saiba como identificar termos de pesquisa relevantes.

Três conselhos úteis:

Pesquise os termos em inglês: a língua inglesa é a língua da ciência, logo, recuperará um conjunto de informação mais conforme ao estado da arte na sua área de conhecimento.

Identifique os termos compostos como frases: para termos constituídos por mais de uma palavra as bases de dados têm sinais (o mais comum, as aspas) que permitem identificar os termos como uma frase e não um conjunto de vocábulos soltos.

Utilize os operadores booleanos AND, OR, NOT: estes operadores permitem construir equações de pesquisa quando os conceitos a explorar são mais complexos.

 

Pesquisa de informação: como utilizar

Após a recolha da informação pretendida, deverá ter alguns cuidados na sua utilização. Caso seja um/a investigador/a ainda pouco experiente será aconselhável definir um sistema de notas que lhe permita, no momento da escrita, localizar a informação e evitar situações de plágio.

Para saber mais sobre Integridade académica e plágio, assista ao curso online sobre o tema.

Utilizar um gestor de informação bibliográfica, desde o início do processo é uma boa sugestão, pois permitir-lhe-á reunir toda a informação pertinente, organizá-la e utilizá-la posteriormente, de forma prática.

A Biblioteca oferece formação regular sobre o gestor de informação bibliográfica Mendeley. Mantenha-se atento à divulgação do nosso calendário. Disponibiliza igualmente um guia de apoio e um curso online sobre este software.

Para apoio a trabalhos académicos, a Biblioteca elaborou também guias de apoio sobre estilos de referenciação bibliográfica. Conheça todos os guias aqui.

Saiba mais sobre o processo de escrita científica no Guia onlineEscrita científica: comunicar com eficiência

 

Gerir dados de investigação: como e porquê

Para um/a investigador/a com percurso de investigação mais complexo e, sobretudo, com projetos financiados por agências nacionais e internacionais, a gestão de dados de investigação é, cada vez mais, um tema relevante. Numa colaboração entre a Biblioteca e o Gabinete de Apoio à Investigação, foi elaborado o guia online Gestão de dados de investigação que tem como objetivo apoiar e facilitar o processo de gerir dados de investigação, reunindo num só ponto de acesso, informação, recursos e exemplos de boas práticas.

Voltar ao topo