Serviços

Conta de utilizador

Para aceder aos serviços informáticos necessita de credenciais de acesso válidas para os serviços em que tem conta no Iscte.

As credenciais de acesso são compostas pelo nome de utilizador e respetiva palavra-passe, em que "Nome de utilizador" corresponde ao nome de utilizador associado ao utente, qualificado com @iscte-iul.pt, como por exemplo: user@iscte-iul.pt.

Cada utente é responsável pelas suas credenciais (não repetir a password de contas pessoais ou outras). Os SIIC nunca perguntam pelas mesmas.

Veja aqui os requisitos a que a palavra passe deve obedecer.

Fénix+

O serviço Fénix+ permite aos utentes certificados - alunos, docentes, investigadores e funcionários e candidatos - do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa utilizar diversos serviços e funcionalidades de forma a simplificar o quotidiano de todos aqueles que estudam ou trabalham.

O Fénix disponibiliza aos seus utilizadores funcionalidades como por exemplo, assiduidade de alunos, gestão de sumários, lançamento de notas, candidaturas, horários, inscrições, propinas, reserva de salas, entre outras.

Para aceder e saber mais sobre este serviço, clique aqui.

Página de apoio ao serviço, disponível aqui.

E-mail e Office 365

O Projeto 365@ISCTE-IUL.pt tem por objetivo uniformizar para toda a comunidade académica o login nas várias plataformas existentes no Iscte e implementar a Plataforma Office 365.

A plataforma Office 365 permite a toda a comunidade académica a possibilidade de realizar o download e instalação do Microsoft Office para diversos dispositivos, PC/Mac, Tablet e Smartphone e permite ainda o acesso a diversas ferramentas colaborativas e acesso ilimitado no OneDrive.

Esta plataforma é atualmente utilizada para todo o correio Institucional e trabalho colaborativo do Iscte e para tal dispõe de ferramentas como o SharePoint e o Skype for Business, tendo um diretório global único com mais de 73 000 contas que serve de  base à comunicação e a realização de trabalho colaborativo entre toda a Comunidade do Iscte.

O acesso ao e-mail institucional poderá ser feito no seguinte endereço.

Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.

Em caso de dificuldade contacte-nos.

Redes e Internet

Rede com fios

Serviço de rede com fios em gabinetes, salas e espaços públicos (auditórios, laboratórios, salas de aula e salas de estudo).

Requisito de acesso: Ter registado o computador pessoal para utilização na rede do Iscte.

Este acesso é apenas para equipamento terminal, não estando autorizada a ligação de equipamentos de rede ou outro semelhante.

Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.

Em caso de dificuldade contacte-nos.


Rede sem fios

A rede sem fios do Iscte integra a rede eduroam e pode ser utilizada por qualquer membro de qualquer instituição que faça parte dessa rede. Do mesmo modo os membros do Iscte, quando em visita a instituições de ensino superior eduroam, em Portugal ou no estrangeiro, poderão ter acesso às respetivas redes sem fios sem qualquer alteração na configuração dos seus equipamentos.

A configuração de dispositivos móveis, sejam iPhones, iPads ou Android, com o SSID "EDUROAM" está facilitada pelas suas credencias de acesso aos serviços (nome de utilizador e palavra passe).

Para outros dispositivos móveis existe um modo de autoconfiguração, podendo ser consultadas as instruções em https://cat.eduroam.org/, devendo selecionar a opção Iscte.

Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.

Em caso de dificuldade contacte-nos.

Virtual Private Network (VPN)

É possível aceder a partir de casa aos recursos do Iscte através de VPN (Virtual Private Networking), estabelecendo uma ligação segura em túnel entre o computador pessoal e a rede do Iscte.

Ao estabelecer uma ligação privada virtual (VPN), o computador de casa comporta-se como se estivesse ligado fisicamente ao Iscte. Dessa forma pode aceder a serviços cuja subscrição depende de os acessos serem realizados usando um endereço IP atribuído ao Iscte.

Entre esses serviços encontra-se o acesso ao conteúdo de muitas publicações científicas pesquisáveis através do serviço b-on (da FCCN) e a várias bases de dados.

Pode ainda aceder a outros serviços, como desktop remoto, através da configuração da VPN do Iscte.

Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.

Em caso de dificuldade contacte-nos.

Plataforma de e-Learning

O Iscte disponibiliza a toda a comunidade académica uma plataforma de gestão de ensino e de aprendizagem (plataforma de e-learning), denominada Moodle, que permite a gestão e distribuição de conteúdos académicos, bem como outras funcionalidades de comunicação e avaliação, entrega de trabalhos aos docentes com deteção de plágio, entre outras, complementando as atividades desenvolvidas presencialmente.

Esta ferramenta pode suportar modelos pedagógicos desenvolvidos num ambiente de trabalho tecnologicamente avançado, o que permite uma forte interação entre o(s) docente(s) e estudante(s), promovendo a aprendizagem cooperativa como metodologia na aquisição e avaliação de conhecimentos.

Para aceder a este serviço, clique aqui.

Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.

Em caso de dificuldade contacte-nos.

Plataforma digital de gestão documental (apenas docentes e funcionários)

O sistema de Gestão Documental do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, designado de edoclink, vem dar resposta a uma necessidade sentida de otimizar a gestão e circulação de informação, em formato eletrónico, dentro da instituição.

Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.

Em caso de dificuldade contacte-nos.

Software

Para o desenvolvimento de trabalho académico e investigação, os SIIC gerem os processos de licenciamento de software, disponibilizando software para a comunidade.

Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.

Em caso de dificuldade contacte-nos.

Laboratórios de Informática

O Iscte possui 13 laboratórios de informática: 11 na zona D1 (espaço correspondente ao piso 1, do bloco D, do Edifício II); 2 laboratórios na zona 0S (espaço correspondente ao piso 0, da ala Sul, do Edifício I).

Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.

Em caso de dificuldade contacte-nos.

Videoconferência

A videoconferência compreende um conjunto de tecnologias de comunicação interativa que permitem a colaboração simultânea entre dois ou mais locais através da transmissão de vídeo e áudio.

A videoconferência é adequada em todas as situações de colaboração em tempo real em que dois ou mais participantes se encontrem separados geograficamente. Diversas atividades podem obter vantagens desta tecnologia:

  • Reuniões de trabalho de projetos nacionais ou internacionais
  • Apresentações de trabalhos de final de curso
  • Reuniões de júri (mestrados ou doutoramentos)
  • Eventos com participação de plateia remota
  • Eventos com orador em local remoto
  • Aulas à distância

O Iscte possui atualmente duas salas dotadas com equipamento de videoconferência H.323.

Para poder utilizar estas salas no Iscte, por favor registe um pedido no Portal de Serviços com informação sobre a atividade e indicação dos contactos.

Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.

Em caso de dificuldade contacte-nos.

Serviços federados de comunicação e colaboração on-line (via FCCN)

Os SIIC facultam o acesso através da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de um conjunto de serviços, aos quais os utilizadores do Iscte podem aceder e recorrer, nomeadamente:

  • Educast@fccn.pt
  • Ambiente Colaborativo Multimédia "COLIBRI"
  • Filesender
  • Estúdio de Vídeo HD
  • Salas Tejo e Douro HD Videoconferência avançada
  • Vídeo-Difusão (VD)
  • Vídeo on Demand (VOD)

Para saber mais sobre estes serviços consulte esta página.

Para obter condições de acesso institucional contacte-nos.

Outros recursos disponíveis

Os SIIC em articulação com outros serviços e entidades do Iscte, fornecem sistemas e infraestruturas de suporte a outros recursos essenciais para o desenvolvimento das atividades académicas, nomeadamente:

  • Recursos de Informação (via Biblioteca do Iscte)
  • Bases de Dados (via Biblioteca do Iscte)
  • Repositório Iscte (via Biblioteca do Iscte)
  • Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) (via Biblioteca do Iscte)

Para saber mais sobre estes recursos consulte esta página.

Google Apps Iscte

Os utentes do Iscte têm disponível o Google Apps for Education: um serviço com características bastante superiores ao serviço gratuito da Google.

A cada utilizador é atribuído um espaço ilimitado de correio eletrónico e áreas de arquivo partilháveis (Google Drive).

Voltar ao topo