Serviços

Conta de utilizador

Para aceder aos serviços informáticos necessita de credenciais de acesso válidas para os serviços em que tem conta no ISCTE-IUL.

As credenciais de acesso são compostas pelo nome de utilizador e respetiva palavra-passe, em que "Nome de utilizador" corresponde ao nome de utilizador associado ao utente, qualificado com @iscte.pt, como por exemplo: xxenes@iscte.pt ou xxenes@iscte-iul.pt (no caso do aceso ao Google Apps)

Cada utente é responsável pelas suas credenciais. Os SIIC nunca perguntam pelas mesmas.

Veja aqui os requisitos a que a palavra passe deve obedecer.

FénixEdu

O serviço FénixEdu permite aos utentes certificados - alunos, docentes, investigadores e funcionários e candidatos - do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa utilizar diversos serviços e funcionalidades de forma a simplificar o quotidiano de todos aqueles que estudam ou trabalham.

O FénixEdu disponibiliza aos seus utilizadores, funcionalidades como por exemplo: assiduidade de alunos, gestão de sumários, lançamento de notas, candidaturas, horários, inscrições, propinas, reserva de salas, entre outras.

Para aceder e saber mais sobre este serviço, clique aqui.

Página de apoio ao serviço, disponível aqui.

Google Apps ISCTE-IUL

Os utentes do ISCTE-IUL têm disponível um novo serviço com novas funcionalidades e ferramentas colaborativas. É o Google Apps for Education: um serviço com características bastante superiores ao serviço gratuito da Google.

A cada utilizador é atribuído um espaço de 30 GB de correio eletrónico e áreas de arquivo partilháveis (Google Drive).

As mensagens de correio eletrónico enviadas para os endereços dos utilizadores no ISCTE-IUL passam a ser entregues neste novo serviço, com os níveis de segurança garantidos pelos motores anti-spam e anti-malware- da Google.

Para ativar e configurar a sua conta de correio eletrónico, basta configurar o seu ambiente Google Apps de acordo com o Guia de Activação de Conta Google Apps

Para aceder ao seu correio eletrónico institucional clique aqui.

Redes e Internet

Rede com fios

Serviço de redes com fio em gabinetes, salas e espaços públicos (auditórios, laboratórios, salas de aula e salas de estudo).

Requisito de acesso: Ter registado o computador pessoal para utilização nas redes do ISCTE-IUL.

Este acesso é apenas para equipamento terminal, não estando autorizada a ligação de equipamentos de rede ou outro semelhante.

Para requerer o registo do endereço físico da placa de rede (MAC) do seu computador, aceda ao serviço FénixEdu, separador Pessoal, menu Serviços, Registo de endereço MAC.

Em caso de dificuldade contacte-nos.

Rede sem fios

A rede sem fios do ISCTE-IUL integra a rede eduroam e pode ser utilizada por qualquer membro de qualquer instituição que faça parte dessa rede. Do mesmo modo os membros do ISCTE-IUL, quando em visita a instituições de ensino superior eduroam, em Portugal ou no estrangeiro, poderão ter acesso às respetivas redes sem fios sem qualquer alteração na configuração dos seus equipamentos.

A configuração de dispositivos móveis, sejam iPhones, iPads ou Android, com o SSID "EDUROAM" está facilitada pelas suas credencias de acesso aos serviços (nome de utilizador e palavra passe).

Para outros dispositivos móveis existe um modo de autoconfiguração, podendo ser consultadas as instruções em https://cat.eduroam.org/, devendo selecionar a opção ISCTE-IUL).

Poderá também recorrer aos manuais disponíveis (de acordo com o sistema operativo do seu computador pessoal).

Virtual Private Network (VPN)

É possível aceder a partir de casa aos recursos do ISCTE-IUL através de VPN (Virtual Private Networking), estabelecendo um ligação segura em túnel entre o computador pessoal e a rede do ISCTE-IUL.

Ao estabelecer uma ligação privada virtual (VPN), o computador de casa comporta-se como se estivesse ligado fisicamente ao ISCTE-IUL. Isso permite aceder a serviços cuja subscrição depende de os acessos serem realizados usando um endereço IP atribuído ao ISCTE-IUL.

Entre esses serviços encontra-se o acesso ao conteúdo de muitas publicações científicas pesquisáveis através do serviço b-on (da FCCN) e a várias bases de dados.

Se pretende aceder apenas às bases de dados bibliográficas do ISCTE-IUL, poderá também aceder com as suas credenciais em: https://vpn2.iscte.pt.

Pode ainda aceder a outros serviços, como desktop remoto, através da configuração da VPN do ISCTE-IUL.

O cliente VPN da Cisco suporta os sistemas operativos e plataformas:

  • XP (x86/32-bit), Vista (x86/32-bit e x86/64-bit), and Windows 7 (x86/32-bit e x86/64-bit);

Para ajuda na configuração da VPN do ISCTE-IUL consulte a página de manuais.

Plataforma de e-Learning

O ISCTE-IUL desde 2004 disponibiliza a toda a comunidade académica uma plataforma de gestão de ensino e de aprendizagem (plataforma de e-learning), que permite a gestão e distribuição de conteúdos académicos, bem como outras funcionalidades de comunicação e avaliação, entrega de trabalhos aos docentes, deteção de plágio, entre outras, complementando as atividades desenvolvidas presencialmente.

Esta ferramenta pode suportar modelos pedagógicos desenvolvidos num ambiente de trabalho tecnologicamente avançado, o que permite uma forte interação entre o(s) docente(s) e aluno(s), promovendo aprendizagem cooperativa, como metodologia na aquisição e avaliação de conhecimentos.

Para aceder a este serviço, clique aqui.

Página de apoio ao serviço, disponível aqui.

Software

Para o desenvolvimento de trabalho académico e investigação, os SIIC gerem os processos de licenciamento de software, disponibilizando software para a comunidade.

Para aceder a licenças consulte o serviço FénixEdu, separador Pessoal, menu Gestão de Sofware, Software.

Em caso de dificuldade contacte-nos.

Laboratórios de Informática

O ISCTE-IUL possui 15 laboratórios de informática: 13 na zona D1 (espaço correspondente ao piso 1, do bloco D, do Edifício II); 2 laboratórios na zona 0S (espaço correspondente ao piso 0, da ala Sul, do Edifício I).

Se pretende obter informação detalhada sobre os laboratórios de informática (número de computadores, equipamento instalado, software disponível), contacte-nos.

Videoconferência

A videoconferência compreende um conjunto de tecnologias de comunicação interativa que permitem a colaboração simultânea entre dois ou mais locais através da transmissão de vídeo e áudio.

A videoconferência é adequada em todas as situações de colaboração em tempo real em que dois ou mais participantes se encontrem separados geograficamente. Diversas atividades podem obter vantagens desta tecnologia:

  • Reuniões de trabalho de projetos nacionais ou internacionais
  • Apresentações de trabalhos de final de curso
  • Reuniões de júri (mestrados ou doutoramentos)
  • Eventos com participação de plateia remota
  • Eventos com orador em local remoto

O ISCTE-IUL possui atualmente duas salas dotadas com equipamento de videoconferência.

A reserva das salas e a disponibilização do serviço devem ser realizadas através do sistema de suporte ao utilizador iAjuda.

Para poder utilizar as salas de videoconferência do ISCTE-IUL envie um pedido para sistema de suporte ao utilizador iAjuda.com informação sobre a atividade e indicação de uma forma de contacto.

Serviços federados de comunicação e colaboração on-line (via FCCN)

Os SIIC facultam o acesso através da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de um conjunto de serviços, aos quais os utilizadores do ISCTE-IUL podem aceder e recorrer, nomeadamente:

  • Educast@fccn.pt
  • Ambiente Colaborativo Multimédia "COLIBRI"
  • Filesender
  • Estúdio de Vídeo HD
  • Salas Tejo e Douro HD Videoconferência avançada
  • Vídeo-Difusão (VD)
  • Vídeo on Demand (VOD)

Para saber mais sobre estes serviços consulte esta página.

Para obter condições de acesso institucional contacte-nos.

Serviço de gravação de aulas e eventos – Recad-AV / LoD

O sistema de gravação de aulas e eventos RECAD-AV, ou Learn on Demand (LoD), foi concebido para oferecer à comunidade ISCTE-IUL num único ambiente robusto, seguro e integrado para registo, arquivo e distribuição de conteúdos audiovisuais educacionais.

Este serviço pode ser requisitado para outras atividades além do ensino.

Agendamento

Os agendamentos são feitos pela equipa dos SIIC por solicitação dos interessados via iajuda@iscte.pt ou em iajuda.iscte.pt / carregue em “Novo pedido de serviço” , “Lecture capture”

Se estiver a solicitar a gravação de uma aula deve indicar o código da UC no Blackboard.

Indique sempre a sala e os horários das sessões.

Se for um evento deve indicar também os apresentadores, títulos das sessões, e resumos.

As alterações aos agendamentos devem ser comunicadas com a antecedência necessária para efetuar a alteração ou cancelamento da sessão.

Sessão de gravação

O responsável da sessão deve conhecer e ter experimentado as condições de gravação: enquadramentos de câmara e alcance dos microfones, quadros interativos, entre outros equipamentos.

O sistema começa e acaba de gravar automaticamente conforme agendamento.

A equipa de supervisão monitoriza as sessões e toma a iniciativa de intervir sempre que detete algum mau funcionamento do sistema

direitos de autor e publicação de gravações

Os responsáveis pelas sessões devem devolver os formulários de cedência de direitos devidamente preenchidos antes da publicação.

Outros recursos disponíveis

Os SIIC em articulação com outros serviços e entidades do ISCTE-IUL, fornecem sistemas e infraestruturas de suporte a outros recursos essenciais para o desenvolvimento das atividades académicas, nomeadamente:

  • Recursos de Informação (via Biblioteca do ISCTE-IUL)
  • Bases de Dados (via Biblioteca do ISCTE-IUL)
  • Repositório ISCTE-IUL (via Biblioteca do ISCTE-IUL)
  • Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) (via Biblioteca do ISCTE-IUL)
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