A equipa é multidisciplinar, aberta e decidida. Conta com elementos das quatro escolas do Iscte, com backgrounds tão variados como medicina, gestão, sociologia e psicologia.

A equipa Iscte-Saúde foi criada por despacho Reitoral conta com a coordenação da Professora Luísa Lima, com o apoio do Professor Henrique Martins, e na gestão do Iscte-Saúde a Doutora Cristina Camilo. Estão na equipa os Professores Diana Mendes, Elizabeth Reis, Elsa Pegado, Francisco Nunes, Generosa Nascimento, Rita Espanha, Octavian Pastolache, Sibila Marques, João Ferreira, Patrícia Arriaga e Sónia Bernardes.



LuísaLim


Luísa Lima é Professora Catedrática de Psicologia Social na Escola de Ciências Sociais e Humanas do Iscte, para além de coordenar a equipa da Missão Iscte-Saúde e de ser presidente do Conselho Científico. É Professora Honorária da Universidade de Bath. A sua investigação aplica a psicologia social a questões de saúde e ambientais, nomeadamente à perceção de risco e à participação social.


Henrique Martins tem uma licenciatura em Medicina, com Especialidade de Medicina Interna, Mestrado e Doutoramento em Gestão, e está a terminar o seu mestrado em Direito. É Auditor Nacional de Defesa e Professor Universitário ensinando e investigando em Saúde Digital, Liderança e Educação em Gestão para Estudantes de Medicina e Profissionais de Saúde. Foi um dos primeiros CMIOs em Portugal em 2009-2013 no Hospital Fernando Fonseca, Lisboa. É o antigo presidente da SPMS, Agência de Saúde Digital de Portugal, onde liderou os esforços nacionais de eHealth durante cerca de 7 anos. Representou Portugal durante 8 anos e foi co-chair na eHealth Network da UE, o mais alto organismo político sobre saúde eletrónica da União. Foi eleito membro da Academia Internacional de Informática em Ciências da Saúde em Julho de 2020. Desde Agosto de 2020, integra o Conselho de Administração da FundaçãoHL7 Europe Foundation. Trabalha agora como académico em duas escolas de negócios de alto nível e numa escola médica, e em projetos de consultoria individual em Transformação dos Cuidados de Saúde e Saúde Digital (www.henriquemartins.eu). É autor de uma série de artigos, alguns dos quais sobre as novas tendências para a saúde digital a nível nacional e hospitalar.


 

Cristina Camilo é docente convidada no Departamento de Psicologia do Iscte, onde lecionou sobre o impacto das relações sociais na saúde e sobre os efeitos da partilha emocional no bem-estar. É doutorada em psicologia pelo Iscte. Tem desenvolvido investigação em temáticas como a gestão das emoções na comunicação em saúde e a ligação entre a integração social, a saúde e o bem-estar.


 


Rita Espanha é Professora Auxiliar com Agregação no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e diretora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação. É investigadora do CIES-Iscte e desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da "Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde", "Literacia em Saúde", "Gerações e Tecnologia de Comunicação". Coordena o programa ERASMUS do Departamento de Sociologia.  É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal. 


Elsa Pegado


Elsa Pegado tem um doutoramento em Sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do iscte  e, actualmente, vice-directora do Centro. É também Professora Assistente no Iscte, onde ensina Sociologia da Saúde e Métodos e Técnicas de Investigação. Tem desenvolvido investigação na área da sociologia da saúde e da doença, mais especificamente sobre medicinas complementares e alternativas e sobre medicação. 



Generosa do Nascimento


Generosa do Nascimento é docente do Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do Iscte. É Diretora do Executive Master em Gestão de Serviços de Saúde, da Pós-Graduação em Gestão para Profissionais de Saúde e do Executive Master em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança do Iscte Executive Education. É Doutorada em Gestão com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, pelo Iscte. Foi assessora de Conselhos de Administração e consultora, nas áreas da Gestão de Serviços de Saúde e Gestão de Pessoas, no setor público, privado e social. A Gestão de Serviços de Saúde e Gestão Estratégica de Pessoas são as suas principais áreas de investigação e docência. 



Sibila Marques é Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia do Iscte e a Directora do Mestrado em Psicologia Social da Saúde e Coordenadora do Grupo de Investigação Health4All. É membro do grupo europeu EURAGE e foi a coordenadora científica no Iscte dos projectos Europeus SIforAGE e INHERIT. É autoria do ensaio Discriminação da Terceira idade publicado em 2011 pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Completou o seu doutoramento em 2009.


elizabeth reis

Elizabeth Reis é Professora Catedrática de Estatística e Análise de Dados na Escola de Gestão do Iscte. É atualmente Vice-Reitora para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Tem focado a sua investigação nas áreas das metodologias de investigação, de recolha de dados (avaliação comparativa de métodos amostrais, validade e fiabilidade de instrumentos de recolha e qualidade dos inquéritos) e nos métodos analíticos de análise de informação.



fn24

Francisco Guilherme Nunes é Professor Auxiliar do Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do Iscte. É coordenador do Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde. Tem como interesses de investigação os fatores determinantes do desempenho de organizações que operam em ambientes complexos e altamente institucionalizados, como é o caso dos serviços de saúde.



octavi

Octavian Adrian Postolache é Professor Associado com Habilitação no DCTI – ISTA, diretor do programa doutoral em Ciência e Tecnologias de Informação e diretor da Delegação do Instituto de Telecomunicações. É Investigador Sénior do Instituto de Telecomunicações, Conferencista IEEE, e Presidente do capitulo Português IEEE IMS. Os seus campos de interesse são os sensores inteligentes para aplicações biomédicas, a computação ubíqua e a inteligência artificial embebida para sistemas distribuídos de monitorização dos sinais fisiológicos, ambientes VR e AR para apoio à fisioterapia e sistemas IoT para saúde. É membro ativo de equipas de investigação nacionais e internacionais que participam em projetos portugueses e comunitários e internacionais.



diana mendes prf

Diana Aldea Mendes é professora associada no Departamento de Métodos Quantitativos de Gestão e Economia. É matemática e cientista aplicada com ampla experiência em dinâmicas não lineares (estocástica e determinista), análise de séries temporais, ciência de dados, economia computacional e finanças, controlo e sincronização. É investigadora da BRU-IUL (Unidade de Investigação Empresarial - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal) e é autora ou co-autora de mais de 40 artigos e relatórios técnicos. 


patricarr

Patrícia Arriaga é Professora Auxiliar com Agregação no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no CIS-IUL. É Doutorada em Psicologia Social e Organizacional na especialização de Psicologia Social (2006), Mestre em Psicologia Clínica e Psicopatologia (2000) e Licenciada em Psicologia (1996). É certificada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e pela EuroPsy nas áreas "Psicologia Clínica e da Saúde", "Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações" e especialização avançada em “Neuropsicologia”. Foi diretora do Mestrado Psicologia das Emoções durante 4 anos e do Mestrado Ciências em Emoções durante 5 anos. Os interesses de investigação têm-se centrado no estudo de processos afetivos e cognitivos aplicados à psicologia da saúde e social, que têm resultado em publicações e contributos para o desenvolvimento, avaliação e partilha de ferramentas para a comunidade (e.g. jogos e outros sistemas de informação, entretenimento e comunicação) numa perspetiva de promoção do bem-estar e de competências cognitivas e sociais. Atualmente procura estudar a articulação do envolvimento na arte e o bem-estar e a saúde. A sua investigação, que na maioria integra equipas multidisciplinares, tem sido financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Fundação Bial e Comissão Europeia (Erasmus+).


soniab

Sónia Bernardes é mestre (2003) e doutorada (2008) em Psicologia Social da Saúde (Iscte). É Professora Associada com Agregação em Psicologia no Departamento de Psicologia do Iscte, onde começou a lecionar em 1999. Atualmente é a Diretora do Departamento de Psicologia. Foi vice-presidente da Escola de Ciências Sociais e Humanas, vice-diretora do Centro de Investigação e Intervenção Social, diretora do Mestrado em Psicologia Social da Saúde e coordenou o Grupo de Investigação Saúde para Todos (H4A). Fascinada pelas relações (sociais) mente-corpo, tem dedicado atenção a estas questões no seu ensino e investigação. Os seus principais interesses de investigação têm geralmente girado em torno das disparidades sociais na saúde e do papel das influências psicossociais nos processos de adaptação a doenças crónicas. Explorou principalmente estas questões em relação a um tema particular relacionado com a saúde - a dor (crónica). Vários prémios científicos reconheceram as suas contribuições científicas, nomeadamente, o Prémio de Mérito de Investigação da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (2008), Prémio Jovem Investigador da Associação Portuguesa de Psicologia (2013), Prémio de Melhor Trabalho da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento de Terapias da Dor (ASTOR) e o Prémio Grüenenenthal PAIN Award 2016.


joao frrr2


João Carlos Amaro Ferreira é professor auxiliar com agregação no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e investigador no ISTAR-IUL. Licenciado em Engenharia Física Tecnológica (91), Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (93), e Doutoramento em Informática (06) e segundo Programa de Doutoramento em Líderes das Indústrias Tecnológicas, MIT-Portugal (13). Os seus interesses de investigação são Text Mining, Data Mining, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS), Cidades Inteligentes, e Saúde Inteligente. É autor de cerca de 200 artigos científicos na área da informática. Participou em 25 projetos científicos (nacionais e internacionais) e apresentou 53 projetos no âmbito dos programas H2020, FP7 e PT2020, dez dos quais como PI. Uma patente em Edge Computing para um sistema de monitorização de pesca. Foi o organizador principal de várias conferências: OAIR 2013, INTSYS 2018, 2019, 2020 e 2021. Já proferiu mais de 20 conferências Keynote/plenary e mais de 30 conferências convidadas sobre vários tópicos sobre inteligência computacional. Faz parte do conselho editorial de 12 jornais. Avaliador e auditor do projetos europeus Foi membro do PC de mais de 50 conferências científicas e presidiu a mais de 12 secções em conferências internacionais.

Voltar ao topo