A equipa é multidisciplinar, aberta e decidida. Conta com elementos das quatro escolas do Iscte, com backgrounds tão variados como medicina, gestão, sociologia e psicologia.

A equipa Iscte-Saúde foi criada por despacho Reitoral conta com a coordenação da Professora Luísa Lima, com o apoio do Professor Henrique Martins, e na gestão do Iscte-Saúde a Doutora Cristina Camilo. Estão na equipa os Professores Diana Mendes, Elizabeth Reis, Elsa Pegado, Francisco Nunes, Generosa Nascimento, Rita Espanha, Octavian Pastolache, Sibila Marques e Sofia Crisóstomo.

LuísaLim

Luísa Lima é Professora Catedrática de Psicologia Social na Escola de Ciências Sociais e Humanas do Iscte, para além de coordenar a equipa da Missão Iscte-Saúde e de ser presidente do Conselho Científico. É Professora Honorária da Universidade de Bath. A sua investigação aplica a psicologia social a questões de saúde e ambientais, nomeadamente à perceção de risco e à participação social.

Henrique Martins tem uma licenciatura em Medicina, com Especialidade de Medicina Interna, Mestrado e Doutoramento em Gestão, e está a terminar o seu mestrado em Direito. É Auditor Nacional de Defesa e Professor Universitário ensinando e investigando em Saúde Digital, Liderança e Educação em Gestão para Estudantes de Medicina e Profissionais de Saúde. Foi um dos primeiros CMIOs em Portugal em 2009-2013 no Hospital Fernando Fonseca, Lisboa. É o antigo presidente da SPMS, Agência de Saúde Digital de Portugal, onde liderou os esforços nacionais de eHealth durante cerca de 7 anos. Representou Portugal durante 8 anos e foi co-chair na eHealth Network da UE, o mais alto organismo político sobre saúde eletrónica da União. Foi eleito membro da Academia Internacional de Informática em Ciências da Saúde em Julho de 2020. Desde Agosto de 2020, integra o Conselho de Administração da FundaçãoHL7 Europe Foundation. Trabalha agora como académico em duas escolas de negócios de alto nível e numa escola médica, e em projetos de consultoria individual em Transformação dos Cuidados de Saúde e Saúde Digital (www.henriquemartins.eu). É autor de uma série de artigos, alguns dos quais sobre as novas tendências para a saúde digital a nível nacional e hospitalar.

 

Cristina Camilo é docente convidada no Departamento de Psicologia do Iscte, onde lecionou sobre o impacto das relações sociais na saúde e sobre os efeitos da partilha emocional no bem-estar. É doutorada em psicologia pelo Iscte. Tem desenvolvido investigação em temáticas como a gestão das emoções na comunicação em saúde e a ligação entre a integração social, a saúde e o bem-estar.

 

Rita Espanha é Professora Auxiliar com Agregação no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e diretora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação. É investigadora do CIES-Iscte e desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da "Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde", "Literacia em Saúde", "Gerações e Tecnologia de Comunicação". Coordena o programa ERASMUS do Departamento de Sociologia.  É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal. 

Elsa Pegado

Elsa Pegado tem um doutoramento em Sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do iscte  e, actualmente, vice-directora do Centro. É também Professora Assistente no Iscte, onde ensina Sociologia da Saúde e Métodos e Técnicas de Investigação. Tem desenvolvido investigação na área da sociologia da saúde e da doença, mais especificamente sobre medicinas complementares e alternativas e sobre medicação. 

Generosa do Nascimento

Generosa do Nascimento é docente do Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do Iscte. É Diretora do Executive Master em Gestão de Serviços de Saúde, da Pós-Graduação em Gestão para Profissionais de Saúde e do Executive Master em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança do Iscte Executive Education. É Doutorada em Gestão com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, pelo Iscte. Foi assessora de Conselhos de Administração e consultora, nas áreas da Gestão de Serviços de Saúde e Gestão de Pessoas, no setor público, privado e social. A Gestão de Serviços de Saúde e Gestão Estratégica de Pessoas são as suas principais áreas de investigação e docência. 

Sibila Marques é Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia do Iscte e a Directora do Mestrado em Psicologia Social da Saúde e Coordenadora do Grupo de Investigação Health4All. É membro do grupo europeu EURAGE e foi a coordenadora científica no Iscte dos projectos Europeus SIforAGE e INHERIT. É autoria do ensaio Discriminação da Terceira idade publicado em 2011 pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Completou o seu doutoramento em 2009.

elizabeth reis

Elizabeth Reis é Professora Catedrática de Estatística e Análise de Dados na Escola de Gestão do Iscte. É atualmente Vice-Reitora para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Tem focado a sua investigação nas áreas das metodologias de investigação, de recolha de dados (avaliação comparativa de métodos amostrais, validade e fiabilidade de instrumentos de recolha e qualidade dos inquéritos) e nos métodos analíticos de análise de informação.

fn24

Francisco Guilherme Nunes é Professor Auxiliar do Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do Iscte. É coordenador do Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde. Tem como interesses de investigação os fatores determinantes do desempenho de organizações que operam em ambientes complexos e altamente institucionalizados, como é o caso dos serviços de saúde.

octavi

Octavian Adrian Postolache é Professor Associado com Habilitação no DCTI – ISTA, diretor do programa doutoral em Ciência e Tecnologias de Informação e diretor da Delegação do Instituto de Telecomunicações. É Investigador Sénior do Instituto de Telecomunicações, Conferencista IEEE, e Presidente do capitulo Português IEEE IMS. Os seus campos de interesse são os sensores inteligentes para aplicações biomédicas, a computação ubíqua e a inteligência artificial embebida para sistemas distribuídos de monitorização dos sinais fisiológicos, ambientes VR e AR para apoio à fisioterapia e sistemas IoT para saúde. É membro ativo de equipas de investigação nacionais e internacionais que participam em projetos portugueses e comunitários e internacionais.

diana mendes prf

Diana Aldea Mendes é professora associada no Departamento de Métodos Quantitativos de Gestão e Economia. É matemática e cientista aplicada com ampla experiência em dinâmicas não lineares (estocástica e determinista), análise de séries temporais, ciência de dados, economia computacional e finanças, controlo e sincronização. É investigadora da BRU-IUL (Unidade de Investigação Empresarial - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal) e é autora ou co-autora de mais de 40 artigos e relatórios técnicos. 

sofia crisóstomo

Sofia Crisóstomo é co-coordenadora do projeto MAIS PARTICIPAÇÃO, melhor saúde e gestora da iniciativa Lisboa, Cidade Sem Sida, realizando consultoria para várias entidades no âmbito do envolvimento das pessoas que vivem com doença. É membro do GAT - Grupo de Ativistas em Tratamentos, da APC – Associação Portuguesa de Celíacos e da EPI – Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia. Foi membro do Conselho Nacional de Saúde entre 2017 e 2020. É farmacêutica (FFUL) e mestre em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais (Iscte), com uma dissertação sobre o envolvimento das pessoas que vivem com VIH/Sida nas políticas públicas de saúde. É atualmente doutoranda em Políticas Públicas, dedicando-se à análise do financiamento público de medicamentos e da participação dos cidadãos. Tem experiência profissional na indústria farmacêutica e de dispositivos médicos, assessoria política e consultoria para o envolvimento do público e das pessoas que (con)vivem com doença. Lista completa de publicações aqui.

Voltar ao topo