Para aceder aos serviços informáticos necessita de credenciais de acesso válidas para os serviços em que tem conta no Iscte.
As credenciais de acesso são compostas pelo nome de utilizador e respetiva palavra-passe, em que "Nome de utilizador" corresponde ao nome de utilizador associado ao utente, qualificado com @iscte-iul.pt, como por exemplo: user@iscte-iul.pt.
Cada utente é responsável pelas suas credenciais (não repetir a password de contas pessoais ou outras). Os SIIC nunca perguntam pelas mesmas.
Veja aqui os requisitos a que a palavra passe deve obedecer.
O serviço Fénix permite aos utentes certificados - alunos, docentes, investigadores e funcionários e candidatos - do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa utilizar diversos serviços e funcionalidades de forma a simplificar o quotidiano de todos aqueles que estudam ou trabalham.
O Fénix disponibiliza aos seus utilizadores funcionalidades como por exemplo, assiduidade de alunos, gestão de sumários, lançamento de notas, candidaturas, horários, inscrições, propinas, reserva de salas, entre outras.
Para aceder e saber mais sobre este serviço, clique aqui.
Página de apoio ao serviço, disponível aqui.
O Projeto 365@ISCTE-IUL.pt tem por objetivo uniformizar para toda a comunidade académica o login nas várias plataformas existentes no Iscte e implementar a Plataforma Office 365.
A plataforma Office 365 permite a toda a comunidade académica a possibilidade de realizar o download e instalação do Microsoft Office para diversos dispositivos, PC/Mac, Tablet e Smartphone e permite ainda o acesso a diversas ferramentas colaborativas e acesso ilimitado no onedrive.
Esta plataforma é atualmente utilizada para todo o correio Institucional e trabalho colaborativo do Iscte e para tal dispõe de ferramentas como o Sharepoint e o Skype for Business, tendo um diretório global único com mais de 73 000 contas que serve de base à comunicação e a realização de trabalho colaborativo entre toda a Comunidade do Iscte.
O acesso ao e-mail institucional poderá ser feito no seguinte endereço.
Rede com fios
Serviço de rede com fios em gabinetes, salas e espaços públicos (auditórios, laboratórios, salas de aula e salas de estudo).
Requisito de acesso: Ter registado o computador pessoal para utilização na rede do Iscte.
Este acesso é apenas para equipamento terminal, não estando autorizada a ligação de equipamentos de rede ou outro semelhante.
Para requerer o registo do endereço físico da placa de rede (MAC) do seu computador, aceda ao serviço Fénix, separador Pessoal, menu Serviços, Registo de endereço MAC.
Em caso de dificuldade contacte-nos.
Rede sem fios
A rede sem fios do Iscte integra a rede eduroam e pode ser utilizada por qualquer membro de qualquer instituição que faça parte dessa rede. Do mesmo modo os membros do Iscte, quando em visita a instituições de ensino superior eduroam, em Portugal ou no estrangeiro, poderão ter acesso às respetivas redes sem fios sem qualquer alteração na configuração dos seus equipamentos.
A configuração de dispositivos móveis, sejam iPhones, iPads ou Android, com o SSID "EDUROAM" está facilitada pelas suas credencias de acesso aos serviços (nome de utilizador e palavra passe).
Para outros dispositivos móveis existe um modo de autoconfiguração, podendo ser consultadas as instruções em https://cat.eduroam.org/, devendo selecionar a opção Iscte.
É possível aceder a partir de casa aos recursos do Iscte através de VPN (Virtual Private Networking), estabelecendo uma ligação segura em túnel entre o computador pessoal e a rede do Iscte.
Ao estabelecer uma ligação privada virtual (VPN), o computador de casa comporta-se como se estivesse ligado fisicamente ao Iscte. Dessa forma pode aceder a serviços cuja subscrição depende de os acessos serem realizados usando um endereço IP atribuído ao Iscte.
Entre esses serviços encontra-se o acesso ao conteúdo de muitas publicações científicas pesquisáveis através do serviço b-on (da FCCN) e a várias bases de dados.
Pode ainda aceder a outros serviços, como desktop remoto, através da configuração da VPN do Iscte.
Em caso de dificuldade contacte-nos.
O Iscte disponibiliza a toda a comunidade académica uma plataforma de gestão de ensino e de aprendizagem (plataforma de e-learning), denominada Moodle, que permite a gestão e distribuição de conteúdos académicos, bem como outras funcionalidades de comunicação e avaliação, entrega de trabalhos aos docentes com deteção de plágio, entre outras, complementando as atividades desenvolvidas presencialmente.
Esta ferramenta pode suportar modelos pedagógicos desenvolvidos num ambiente de trabalho tecnologicamente avançado, o que permite uma forte interação entre o(s) docente(s) e estudante(s), promovendo a aprendizagem cooperativa como metodologia na aquisição e avaliação de conhecimentos.
Para aceder a este serviço, clique aqui.
Página de apoio dos SIIC, disponível aqui.
O sistema de Gestão Documental do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, designado de edoclink, vem dar resposta a uma necessidade sentida de otimizar a gestão e circulação de informação, em formato eletrónico, dentro da instituição.
Para o desenvolvimento de trabalho académico e investigação, os SIIC gerem os processos de licenciamento de software, disponibilizando software para a comunidade.
Para aceder a licenças consulte o serviço Fénix, separador Pessoal, menu Gestão de Sofware, Software.
Em caso de dificuldade contacte-nos.
O Iscte possui 15 laboratórios de informática: 13 na zona D1 (espaço correspondente ao piso 1, do bloco D, do Edifício II); 2 laboratórios na zona 0S (espaço correspondente ao piso 0, da ala Sul, do Edifício I).
Se pretende obter informação detalhada sobre os laboratórios de informática (número de computadores, equipamento instalado, software disponível), contacte-nos.
A videoconferência compreende um conjunto de tecnologias de comunicação interativa que permitem a colaboração simultânea entre dois ou mais locais através da transmissão de vídeo e áudio.
A videoconferência é adequada em todas as situações de colaboração em tempo real em que dois ou mais participantes se encontrem separados geograficamente. Diversas atividades podem obter vantagens desta tecnologia:
O Iscte possui atualmente duas salas dotadas com equipamento de videoconferência H.323.
A reserva destas salas e a verificação da sua disponibilidade podem ser feitas através do sistema de apoio ao utilizador iAjuda.
Para poder utilizar estas salas no Iscte, por favor envie um pedido para o sistema de apoio ao utilizador iAjuda com informação sobre a atividade e indicação dos contactos.
Os SIIC facultam o acesso através da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de um conjunto de serviços, aos quais os utilizadores do Iscte podem aceder e recorrer, nomeadamente:
Para saber mais sobre estes serviços consulte esta página.
Para obter condições de acesso institucional contacte-nos.
Os SIIC em articulação com outros serviços e entidades do Iscte, fornecem sistemas e infraestruturas de suporte a outros recursos essenciais para o desenvolvimento das atividades académicas, nomeadamente:
Os utentes do Iscte têm disponível o Google Apps for Education: um serviço com características bastante superiores ao serviço gratuito da Google.
A cada utilizador é atribuído um espaço ilimitado de correio eletrónico e áreas de arquivo partilháveis (Google Drive).