Teses e dissertações

Mestrado
Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Título

Projeto de negócio : o agenciamento e recrutamento artístico e cultural: plataforma artística e cultural

Autor
Gomes, Manuel de Sá
Resumo
pt
Com o objetivo de trazer um novo dinamismo aos processos de agenciamento e de recrutamento artísticos, de forma a trazer mais oportunidades tanto de emprego - no caso dos artistas - como de aumento de qualidade e eficiência - no caso das instituições e organizações - traçou-se o plano de negócios para dar origem à SARPA, Lda. Tendo como base da sua atividade a ligação laboral ou conexão entre artistas e instituições/entidades/organizações culturais de diferentes áreas, a SARPA pretende ocupar, de maneira muito forte e incisiva, um lugar no mercado cultural e artístico. Para que tal aconteça, é aqui apresentado todo o contexto e envolventes que rodeiam esta empresa e este negócio (desde a nossa missão e visão até à viabilidade financeira e capacidade de atracão de investimento, entre muitas outras coisas). A razão de ser da existência de uma empresa como a SARPA é fácil de explicar face à realidade cultural e social que se vive num país como Portugal - onde se verifica uma grande vontade e iniciativa por parte dos agentes e sujeitos envolvidos, mas os apoios para que essa iniciativa se traduza em algo concreto escasseiam e, a existirem, são na sua grande maioria parcos para criar novas dinâmicas no sector. É exatamente deste ponto que a SARPA parte para dar justificação ao estruturamento das suas atividades e à oferta dos seus serviços específicos.
en
Regarding the goal of bringing a new dynamic to the agecying and recruitment processes in the artistic area, in a way that would create more job opportunities - concerning artists - as an increment in quality and efficiency - concerning institutions - a business model was planned to give origin to SARPA, Lda. With the work link or connection between artists and institutions from different areas as ground zero of its structure, SARPA intents to stand a firm ground, in a very strong and incisive fashion, in the cultural and artistic market. So that could happen, all the context and environment that surrounds this company and this business (from our vision and mission to the financial viability and the hability to be attractive for future investments) is brought up to consideration. The reason for existence of a company like SARPA is quite easy to explain due to the cultural reality of a country like Portugal - where a gret desire and iniciative exists from the agents and parties involved but where the support and public funding are too short to turn those iniciatives into reality and if this actually exists, it is not enough to create a new dynamism in the sector. This is exactly the starting point from which SARPA comes to justify all the planning of its activities and the supply of its unique services.

Data

10-out-2019

Palavras-chave

Portugal
Business
Plano de negócio
Services
Empreendedorismo
Recruitment
Trabalho de projeto
Viabilidade económica
Recrutamento de pessoal
Empresa de serviços
Organização cultural
Agencying

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo