Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços e da Tecnologia
Título

Plano de negócios: R-Campers

Autor
Ferreira, André Filipe de Oliveira
Resumo
pt
Este plano de negócios analisa a viabilidade financeira de um negócio de aluguer de autocaravanas através da marca R-Campers. Pretende-se oferecer autocaravanas seminovas e totalmente equipadas que proporcionem ao cliente uma experiência de elevado conforto, não menosprezando o contacto com a natureza e a mobilidade. Adicionalmente, são disponibilizados pacotes turísticos que complementam a viagem com itinerários predefinidos, locais a visitar e descontos em diversas atividades e outros serviços. O turismo em Portugal tem verificado um crescimento substancial durante a última década, o que potenciou o desenvolvimento económico do país. Esta indústria suporta 7,8% do produto interno bruto português e 17,8% das exportações. Este crescimento em Portugal é resultado de condições excecionais para o turismo, com adequadas infraestruturas turísticas e elevada diversificação de segmentos turísticos. O interesse pelo autocaravanismo tem acompanhado esta tendência. A maioria dos praticantes são estrangeiros, mas o público português começa a mostrar curiosidade pela modalidade. Após a revisão de literatura ao turismo no mundo e em Portugal, assim como ao autocaravanismo, foi realizada uma análise externa de mercado e da concorrência onde se apontam as principais oportunidades e ameaças para o negócio. Foi definida a estratégia de negócio como uma estratégia de diferenciação em que se presta um serviço de qualidade superior face à oferta atual, assim como os principais objetivos do projeto. Através do plano de marketing foram definidas todas as políticas de implementação relevantes para o negócio, resultando no plano financeiro que corrobora a viabilidade do projeto com um período de retorno de 9 anos.
en
This business plan aims to analyse the financial viability of a business related to motorhome renting under the R-Campers brand. The company offers fully equipped new brand motorhomes that translates into a highly comfortable experience, not forgetting the contact with nature and mobility. Besides that, the company offers touristic packages complementing the customers’ trip with predefined routes, visiting places and discounts on several activities and other services. Tourism in Portugal experienced a steady growth over the last decade, which improved the country’s economic development. This sector contributes to 7,8% of the portuguese gross domestic product and to 17,8% of total exports. This growth happened due to the extraordinary tourism conditions, with adequate support infrastructures and high touristic segments diversification. Motorhome travelling excitement follows this tourism growing trend. Most of the motorhome travellers are not portuguese, but the natives’ curiosity about it is growing also. After a literature revision about world and portuguese tourism, as well as about motorhome travel, a competitive and external market analysis were conducted resulting on the main opportunities and threats to the business. The competitive strategy was defined as a differentiation one offering a higher quality service and the main goals of the project were also presented. All the relevant implementation policies were characterized on a marketing plan, followed by a financial plan that confirms the viability of the project that pays the investment after 9 years.

Palavras-chave

Portugal
Gestão
Turismo
Plano de negócio
Business plan
Serviços
Produto turístico
Trabalho de projeto
Viabilidade económica
Portugal tourism
Motorhome travelling
Motorhome

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo