Título
Dimensions of a brunch experience: a study about the consumer behavior, the drivers, and the post-consumption phase of brunches in Lisbon
Autor
Martins, Ricardo Alexandre Ferreira
Resumo
pt
O mundo da restauração está repleto de conceitos e serviços diferentes, com o objectivo
estratégico dos espaços se destacarem e oferecerem experiências distintas aos
consumidores. O Brunch é um desses conceitos que, em pleno século XXI, está a ganhar
uma popularidade imensa junto de diferentes tipos de consumidor que apresentam
necessidades e padrões distintos. O principal ojectivo deste estudo é entender e identificar
o que é mais valorizado durante a experiência de Brunch, quais os seus drivers e que
conclusões se podem retirar com base nas reviews partilhadas na fase pós-consumo do
processo. Complementarmente, esta dissertação pretende também perceber se as
dimensões da experiência variam de acordo com o segmento “genero”, de Brunch para
Brunch e de acordo com as avaliações dadas nos 734 comentários online. As ferramentas
utilizadas para a analise dos principais temas dos comentários são o Wordle e o
Leximancer. Após esse processo, os temas são expostos graficamente num mapa
conceptual do qual derivam resultados de 4 restaurantes de Brunch distintos: Nicolau
Lisboa, Heim Café, Fauna & Flora e Zenith Brunch & Cocktail. Desta análise retiraramse 13 temas que retratam a experiência num Brunch: Brunch, espaço, panquecas, lugar,
espera, delicioso, tempo, sumo, experimentar, pessoas, melhor, recomendação,
experiencia. Foi também possivel concluir que existem várias variáveis que impactam a
experiencia durante o brunch, que as reviews são uma ferramenta muito útil para retirar
pontos a melhorar para o próprio restaurante e que existe uma divergência de genero no
que toca ao que é valorizado num brunch. Nesta dissertação revela-se que os diferentes
ratings dados na plataforma Zomato representam diferentes temas da experiência.
en
The world of restauration is full of different concepts and services, with the strategic
objective of places to stand out and offer different experiences to consumers. Brunch is
one of those concepts that, in the middle of the 21st century, is gaining a huge popularity
among different types of consumers with different needs and standards. The main
objective of this study is to understand and identify what is most valued during the Brunch
experience, what are their drivers and what conclusions can be drawn based on the
reviews shared in the post-consumer phase of the process. In addition, this dissertation
also intends to understand if the dimensions of the experience vary according to the
"gender" segment, from Brunch to Brunch and according to the evaluations given in the
734 comments online. The tools used to analyze the main themes of the comments were
Wordle and Leximancer. After this process, the themes were displayed graphically on a
conceptual map from which results data from 4 distinct Brunch restaurants: Nicolau
Lisboa, Heim Café, Fauna & Flora and Zenith Brunch & Cocktail. From this analysis, 13
themes that depict the experience in a Brunch were discovered: Brunch space pancakes
place waiting delicious time juice try people best recommend experience. It was also
possible to conclude that there are several variables that impact the experience during
brunch, that the reviews are a very useful tool to remove points to improve for the
restaurant itself and that there is a gender divergence in what is valued at a brunch. In this
dissertation it is revealed that the different ratings given in the Zomato platform represent
different themes of the experience.