Theses and dissertations

Master
Management
Title

Ações estratégicas que possam ser determinantes no processo de escolha do consumidor nas hamburguerias

Author
Simões, Mafalda Torres de Carvalho
Summary
pt
Esta dissertação pretende contribuir para a compreensão da RBV, de modo a ajudar as empresas presentes no estudo a alcançarem vantagem competitiva sustentável, e ainda para investigadores, como fonte de material de referência para futuras investigações. Para o efeito, adotou-se uma pesquisa qualitativa que consistiu na recolha de dados, a representantes das três marcas presentes no estudo, a fim de se obter uma melhor compreensão sobre as respetivas empresas e desta forma responder ás questões de pesquisa definidas: “Quais os principais recursos e capacidades das empresas em estudo? Os recursos e capacidades identificados permitem obter vantagem competitiva? Quais os fatores externos que mais influenciam as empresas? Quais os principais concorrentes?” E ainda uma análise quantitativa, elaboraram-se questionários que foram feitos a consumidores aleatórios, com o intuito de cruzar a informação fornecida pelas empresas com as respostas fornecidas pelos consumidores. Em concordância com os objetivos de pesquisa acima referidos, as seguintes conclusões foram obtidas: (1) As hamburguerias envolvidas possuem bastantes recursos em comum, sendo que os consumidores não concordam com alguns recursos referidos pelas marcas (2) Grande parte dos recursos detidos pelas hamburguerias sob estudo não permitem alcançar uma vantagem competitiva sustentável (3) O fator externo que as hamburguerias consideram mais influenciador é a economia do país, sendo que os consumidores não partilham da mesma opinião (4) Relativamente á concorrência constatou-se que a Burger King e McDonalds se consideram concorrentes diretos, no entanto o H3 considera marcas com conceitos diferentes, como seus principais concorrentes. Os consumidores concordam com esta visão.
en
This dissertation focus is to contribute to a better understanding of RBV, with intentions of helping the companies within the study to achieve and maintain sustainable competitive advantage, and also help investigators, as a source reference for future investigations. For this purpose, a qualitative analysis was adopted which consisted in data obtained from representatives of the three brands represented in the study, as a means to better understand the respective companies, and answer the defined research questions: “What are the main resources and capabilities from the companies in the study? Do the resources and capabilities identified allow for competitive advantage to be obtained? What external factors influence the companies the most? Who are the main competitors?” There was also adapted a quantitative analysis, using surveys made to random consumers, for the purpose of cross checking the surveys’ information with the data obtained from the companies. In accordance with the previously established research objectives, the following conclusions were made: (1) The burger restaurants involved have most of the resources in common, while the consumers don’t agree with the resources established by the brands (2) Most of the resources of the companies that were observed by the study do not achieve sustainable competitive advantage (3) The external factor that burger restaurants consider as being the most influential is the country’s economy, although consumers don’t share the same opinion (4) In what competition is regarded, on one hand Burger King and McDonalds consider themselves direct competition, on the other hand H3 considers brands with different concepts as their main competitors. Consumers agree with this vision.

Keywords

gestão estratégica
Vantagem competitiva
Sustentabilidade
Satisfação do consumidor
Sustainable competitive advantage
Vantagem competitiva sustentável
Gestão de empresas
Indústria da restauração
Capacidades dinâmicas
Dynamic capabilities
Resource based view
Método RBV
VRIO framework
Análise da concorrência -- Competition Analysis

Access

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