Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços e da Tecnologia
Título

A intenção de compra nas marcas no Facebook

Autor
Coelho, Ana Carolina Monte Rocha Baltazar
Resumo
pt
Esta investigação enquadra-se na área do marketing, mais concretamente na área do marketing digital e tem como tema o impacto do "Facebook" na intenção de compra numa marca. Abrange temas como a Revolução Digital, Web 2.0, redes sociais e os consumidores, faz um enquadramento dos motivos que levam as pessoas a usar o "Facebook" e da importância do "word-of-mouth" das marcas nessas plataformas no mundo e em Portugal. São ainda abordadas as tendências futuras neste ramo. Tem por objetivo perceber se os utilizadores estão dispostos a seguir marcas no "Facebook", o que pensam da sua marca favorita e se consideram que o "Facebook" tem impacto na intenção de compra na mesma e, pretende-se averiguar se o carácter visual "online" da marca tem impacto na compra nas marcas favoritas dos utilizadores. Paralelamente tem ainda por objetivo analisar se o que faz variar a intenção de compra são motivos pessoais, a relação com a mesma, o "word-of-mouth" ou o carácter visual. Como referido, para avaliar o relacionamento entre marcas e consumidores foi escolhido como referência o Facebook, que apesar do aparecimento do "Instagram" continua a ser a rede social predominante, e foi adotada uma metodologia quantitativa, que assentou na realização de um inquérito por questionário, reunindo 163 respostas. Concluiu-se que apenas a visualização de vídeos/imagens da marca contribui positivamente para a intenção de compra na marca.
en
This investigation fits in the marketing area, specifically in the digital marketing area and its main theme is the Facebook impact on the purchase intention on a brand. It encompasses topics such as the Digital Revolution, Web 2.0, social networks and consumers, makes an outline of the reasons people use Facebook and the importance of electronic word-of-mouth for brands on these platforms worldwide and in Portugal. Future trends in this field will also be addressed. Its purpose is to understand if users are willing to follow brands in Facebook, what they think of their favorite brand and if they consider that Facebook has an impact on the buying intention of them, and it is pretended to find out if the online visual aspect has an impact on the buying decision on their favorite brands. Concurrently, it has the objective of analysing if what makes buying intention change are personal motives, the relationship with it, the word-of-mouth or the visual character. As mentioned, to evaluate the relationship between brands and consumers, Facebook was chosen as a reference, which despite the appearance of Instagram, continues to be the predominant social network. It was adopted a quantitative methodology that was based on a questionnaire survey, gathering 163 responses. It was concluded that only the visualization of videos/images of the brand positively contributes to the purchase intent of that brand.

Data

24-mai-2018

Palavras-chave

Marketing
Facebook
Social networks
Digital marketing
Rede social
Imagem de marca
Preferência do consumidor
Marketing eletrónico
Gestão de marketing

Acesso

Acesso livre

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