Título
Plano de negócio de uma plataforma de notificação para produtos frescos
Autor
Prada, Mário António da Silva
Resumo
pt
O objetivo deste projeto passa por criar uma plataforma para o Mercado das Padarias e
Pastelarias em Portugal, que visa ajudar na comunicação entre o estabelecimento e os
vários tipos de consumidores.
A plataforma apresenta-se em dois formatos: Aplicação para telemóvel e Website. O
principal objetivo é notificar os consumidores dos horários a que saem novas fornadas
de pães e bolos, nos estabelecimentos ao seu redor. Para uma melhor análise à
necessidade por parte do consumidor e da loja, foi feito um questionário para estas duas
perspetivas, com o intuito de entender os principais constrangimentos deste mercado.
Através da análise feita, destacaram-se dois pontos fundamentais. Para o consumidor, a
proximidade do estabelecimento e a frescura do produto são fatores essências para a
compra e consumo do artigo. Relativamente à loja, a incerteza das quantidades a
produzir é uma realidade que afeta as suas vendas, pois muitas vezes traduz-se em
quebras do seu "stock".
Perante estas duas perspetivas, e com o intuito de satisfazer os interesses dos
consumidores e das Padarias e Pastelarias, surgiu a oportunidade da criação da
Plataforma "Freshcato".
A fim de permitir o arranque do projeto, será necessário um investimento inicial de
10.000,00€, destinado à contratação de programadores especializados, administrativo e
também para a construção da própria plataforma.
De acordo com os pressupostos considerados, a avaliação do projeto demonstra que este
Plano de Negócio viável a nível financeiro e económico, uma vez que o Valor Atual
Líquido é de 291.003,73 €, com uma Taxa Interna de Rentabilidade de 627%, e um
período de recuperação ("Payback Period") de 2 anos, pelo que são valores positivos para
este tipo de negócio avaliado.
en
The goal of this project is to create a platform for Bakery and Pastry Market in Portugal,
which aims to help in communication between the store and the different types of
consumers.
The platform comes in two formats: Mobile application and Website. The main goal is
to notify consumers regarding the hours of a batch of breads and cakes, at a store
nearby. In order to understand the real need to consumers and stores, in Bakery and
Pastry Market, a query was made for these two perspectives, with the purpose of
understanding the main problems of this market.
Tha analysis made highlighted two fundamental points. In a consumer perspective,
proximity of the store and a freshness of the product are essential for a purchase and
consumption of the article. Regarding store perspective, the uncertainty of the quantities
to produce is a reality that affects their sales, once it translates into stock break.
Given these two perspectives, and to satisfy the interests of consumers and bakeries, a
great opportunity arose to create "Freshcato" Platform.
In order to allow the startup of project, an initial investment of € 10,000.00 will be
required, to hiring specialized programmers, administrative and also for construction of
the platform itself.
According to the assumptions considered, the project evaluation demonstrates that this
Business Plan is financially and economically viable, since the Net Present Value is
291.003,73 €, with an Internal Rate of Return of 627%, and a Payback Period of 2
years, where it shows positive values for this project evaluation.